domingo, 30 de abril de 2023

O maior amor


Ó Espírito Santo! Enquanto oro com tua ajuda, penso... Como orar sem teu socorro? E me comovo!. Pois posso entender tuas movimentações na terra - anteriores e posteriores ao Éden. Mesmo pouco sabendo, sei do teu agir na criação e na recriação, entre céu e terra, com mudanças que transformariam para sempre a vida dos que renasceram, da água e do Espírito, por meio de Jesus.

Ó Pai de amor! Orando quedado aos teus pés, posso sentir tuas ações de amor - anteriores e posteriores ao diluvio, e ouvir a tua Palavra me dizer que meu Deus e Pai "amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16). A graça fluída deste texto me faz crer que, em Cristo Jesus, me amas e me salvas.

Ó Senhor Jesus! Orando, me sinto salvo, livre e guardado para a vida eterna. Enfim, posso auscultar tuas dores - anteriores e posteriores ao calvário, me dizendo que meu Salvador "foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." (Isaías 53:5). Que benção Jesus!

Como eu me sinto fortalecido e motivado, ao ler que "os onze discípulos partiram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes tinha designado. E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém." (Mateus 28:16-20). Que benção! Me sinto como se lá estivesse estado. Aleluia!

Que benção maravilhosa! Nada vencerá o amor de Jesus:
https://youtu.be/vglVAX44cLo

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 29 de abril de 2023

Ele vem breve


Em algumas postagens anteriores, tenho procurado traçar uma linha que nos leve a compreender um pouco melhor o estado deste mundo. Pois, aos que estudam escatologia, está cada vez mais evidente que nosso mundo a humanidade está a beira o apocalipse. Então, precisamos tomar medidas urgentes, para lidarmos com esta terrível possibilidade; pois, já ultrapassamos o primeiro estágio que antecede a ruína - que é a decadência global sem precedentes, e passamos das intenções belicosas às ameaças (se fala abertamente em uso de armas nucleares). Na verdade, nem mesmo durante a guerra fria, vimos o que hoje se vê.

Se por um lado, livros e tratados proliferam e especulam sobre a questão do fim dos dias, e as redes sociais comentam sobre o tema; por outro lado, temos o testemunho fidedigno da Palavra de Deus. Este é um deles: "Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas." (Mateus 24:32-33). E o texto que antecede esta advertência de Jesus, mostra em detalhes o que está acontecendo e aponta para este desfecho. Sim! Estamos nos arredores do Apocalipse.

Disse Jesus: "Em verdade vos digo que não passará esta geração até que tudo aconteça. Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar. E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra. Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem." (Lucas 21:32-36). Ele vem breve e levará os precavidos.

Isto é advertência de Deus! E está prestes a se cumprir:
https://youtu.be/lsYY_j2NXS4

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 28 de abril de 2023

O Senhor é fiel


Madrugada agradável em Valadares... Como não pensar na fidelidade de Deus! Senhor, tua santa Palavra diz que "grande é a tua fidelidade." (Lam 3:23). Mas, tua Palavra também diz que "Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo." (2 Tim 2:13); e que tua "palavra é fiel e digna de toda a aceitação" (1 Tim 4:9). Obrigado Jesus, por tua fidelidade! Aleluia!

Gosto de pensar que Deus é fiel "a si mesmo" (2 Tim 2:13); e que é fiel a sua Palavra, pois ele assim declara: "eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la." (Jer 1:12); E que é fiel aos fiéis da terra, segundo o texto que diz: "meus olhos estarão sobre os fiéis da terra" (Sal 101:6). Todavia, enganam-se aqueles que pensam que Deus é fiel para com os infiéis; porque isto não é verdade.

Não consigo deixar de pensar nos que se autodeclaram cristãos e que em sua vida e conduta, não lhe demonstram fidelidade. Infelizmente, muitos que agem deste modo, pensam que o Deus de amor premiará infiéis. Triste engano! Pois o amor de Deus não anula sua justiça. Não digo que Deus não perdoe infiéis arrependidos. Todavia... É temerário falar que ele perdoará renitentes.

Se "Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo; E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, a oitava pessoa, o pregoeiro da justiça, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios; E condenou à destruição as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza, e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente" (2 Pd 2:4-6). Como perdoará infiéis que não se arrependem? https://youtu.be/R5PxefuSisM

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 27 de abril de 2023

As promessas


Estou em Valadares, na casa de Jairo e Rute, onde estou hospedado... Meu Jesus! Minha primeira oração foi de gratidão e quebrantamento. Em volta da mesa do café, conversamos sobre muitas coisas, todas edificantes e em torno da Palavra... Que benção! Temos histórias de sobra, agradáveis de lembrar e de contar. A família Leal sempre teve lugar especial em minhas memórias. Devo ficar por aqui, até domingo. E na segunda-feira, retorno à Petrópolis. Pregarei hoje e domingo, na IMW Central de Valadares. Preciso orar um pouco mais, para receber a unção que preciso para pregar a Palavra de Deus.

Falamos um pouco sobre promessas do Pai. Penso que as promessas de Deus estão intimamente ligas às responsabilidades que ele nos deu (igreja, família, negócios, etc). As responsabilidades que Deus nos legou são intransferíveis e inescusáveis. Portanto, devemos manter os olhos nas promessas e as mãos nas obrigações. Pois, agradar a Deus é sustentáculo de suas promessas. E assim pensando, precisamos orar, vigiar, trabalhar e agradecer ao Senhor, todos os dias que ele nos dá para viver. Enfim... Pretendo fazer algumas visitas, e viver cada dia no Senhor, e cumprir o propósito de Deus. Bendito seja o Senhor.

A Palavra de Deus nos diz que "todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém, para glória de Deus por nós. Mas o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu, é Deus, O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações. Invoco, porém, a Deus por testemunha sobre a minha alma, que para vos poupar não tenho até agora ido a Corinto; Não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas porque somos cooperadores de vosso gozo; porque pela fé estais em pé." (2 Coríntios 1:19-24). Senhor Jesus! Que benção é poder desfrutar das promessas do Pai!

Realidade nem sempre condiz com a promessa de Deus:
https://youtu.be/f_pIjf7gKBY

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 26 de abril de 2023

O crente carnal


Meus irmãos, a Bíblia diz que "os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito." (Rm 8:5). E nela, o apóstolo Paulo adverte o crente carnal, quando diz: "ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?" (1 Co 3:3); e também expõe deste modo, o grito dos que vivem na carne: "Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?" (Rm 7:24). Na Bíblia, lemos que "os que estão na carne não podem agradar a Deus." (Rm 8:8). Misericórdia Jesus!

Diante do acima exposto, fica a seguinte questão: Haverá cura para o mal da carnalidade? A resposta é sim! Viver em Cristo e andar no Espírito. Pois a Palavra de Deus diz que "agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito." (Rm 8:1). O mal da carnalidade pode levar o cristão a se meter em confusão, a ser inconveniente, desleal, a ser contencioso, iracundo. Mas este mal tem remédio! E este remédio é o Espírito Santo. E aos que têm alguma dúvida quanto a isto, a Bíblia assim adverte: "Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito." (Gl 5:25).

A Palavra de Deus nos assegura que "o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz." (Romanos 8:3-6). Infelizmente, esta é uma verdade que muitos cristãos têm procurado esconder.

Vem sobre mim, Santo Espírito de Deus! Eu preciso de ti:
https://youtu.be/Z-F4fGUU5SU

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 25 de abril de 2023

O sofrimento


Hoje pensei em como aprendemos no sofrer... Fui muito edificado por uma canção que ouvi (a apontei ao final desta). Sei que os erros que cometemos podem nos ensinar bastante. Todavia, o aprendizado obtido na escola do sofrimento lhe é superior. E sobre ele, podemos ouvir isto que disse Jesus sobre Paulo: "eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome." (Atos 9:16). Glória a Jesus!

Penso que aquilo que Jesus falou ao anjo da igreja em Éfeso - "e sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste" (Ap 2:3) - tem tudo a ver com o que acima tenho dito. Pois está alinhado com isto que Paulo escreveu aos irmãos em Roma: "a tribulação produz a paciência" (Rm 5:3). Meu Senhor Jesus! Isto está tão claro! Bendita a escola do sofrimento! Louvado seja Deus!

Nos frustramos com os que são injustamente perseguidos. Porém, este é o modo como Jesus a eles se refere: "Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus" (Mt 5:10). Jesus! Posso eu, como Jeremias, dizer "que por amor de ti tenho sofrido afronta." (Jr 15:15)? E como Paulo, posso dizer que "tudo sofro por amor dos escolhidos" (2 Tm 2:10)?

Paulo assim orientou o jovem Timóteo: "Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus ...Tu pois, sofre as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. E o que de mim ...ouviste, confia-o a homens fiéis ...Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra." (2 Timóteo 2:1-4). Aleluia!!! https://youtu.be/28gKyq4egbg

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 24 de abril de 2023

Oração diária


Dias atrás, respondendo a um amado irmão, eu lhe disse que devemos orar constantemente; porque a oração que é feita com devoção e contrição - mesmo quando não consegue mudar tudo à nossa volta (pois, seja para fazer, ou para não fazer, Deus sempre tem suas razões) ela pode nos mudar para sempre. Oração é ao mesmo tempo, remédio e chave. Ou seja: Quando ela não cura o mal, ameniza a dor; quando à nossa volta, tudo está fechado, ela abre portas onde portas não existem. Então, não devemos deixar de orar. Devemos estar "Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito" (Ef 6:18). Ó meu Senhor Jesus!

Nem é preciso dizer que oração é ao mesmo tempo, arma que nos defende e alimento que nos sustenta. Pois agressão e fome têm sido males inevitáveis e frequentes, causadores de inúmeras vítimas, ao longo de toda a vida humana. O profeta Elias precisou se esconder "junto ao ribeiro de Querite" (1 Rs 17:3) e corvos lhe levavam alimento. Deus os enviou e as orações os trouxeram. Este mesmo Elias, na guerra contra os falsos profetas, fez cair fogo do céu; Entretanto, foi a oração que o fez descer sobre o altar feito por Elias. Enfim, Jesus falou "sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer" (Lc 18:1). Senhor "ensina-nos a orar (Lc 11:1).

Davi assim orou: "Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. (Selá.) Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. (Selá.) Por isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão. Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia; tu me cinges de alegres cantos de livramento." (Salmos 32:4-7). Na verdade, Davi Jamais seria o homem que se tornou, se ele não orasse como orou.

Não há mal que um chãozinho de oração não ponha fim:
https://youtu.be/E1ScGDFq_fM

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 23 de abril de 2023

Vou crer e falar


Em meu viver cristão, uma das maiores lições que aprendi foi a de que não devo falar tanto dos meus problemas; mas sim, da solução que tenho em Deus. Nem devo falar tanto de minhas enfermidades; mas sim, da cura divina que tenho por promessa. E não devo falar tanto de minha pobreza; mas sim, do provisão de Deus em minha vida. Jesus disse que "se creres, verás a glória de Deus" (Jo 11:40). Então, devo falar no que eu creio! Pois, a Bíblia diz: "Cri, por isso falei" (Sl 116:10). E ela diz também que temos o mesmo espírito de fé "como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos." (2 Co 4:13). Que maravilha!

Faz tempo, aprendi um princípio saído da sabedoria cristã que assim diz: "Não diga: Deus, eu tenho um grande problema. Diga: problema, eu tenho um grande Deus!" Isto sim é falar assertadamente! Então, este princípio é um recurso a ser usado em qualquer circunstância da vida que nos ameace ou nos preocupe. Uma antiga canção nos diz: "Tens acaso mágoas, triste é teu lidar? É a cruz pesada que tens de levar? Conta as muitas bênçãos, não duvidarás E em canção alegre os dias passarás." É assim mesmo que devemos agir! As dores diminuem (ou desaparecem) e a própria cruz se torna mais leve, quando vivemos e falamos por fé. Isto sim que é viver!

Ensino apostólico: "O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco. Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade. Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece." (Fil 4:9-13). Precisamos obedecer!

Eu creio que viver contando as bençãos é bem melhor!
https://youtu.be/sL5v4CbPnQw

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 22 de abril de 2023

Sábio e santo


Em meu espírito, pedi ao Senhor que me ajude a guardar meus olhos e ouvidos - porta de entrada de tudo que ouço e vejo; e pedi que me ajude a manter minha mente - criadora de ideias e conceitos, sempre pensando nas coisas do céu, fonte de todo bem que eu possuo; e que me ajude a guardar meu coração - cofre que mantém minha vida e os meus tesouros bem guardados. Amém Senhor.

Na verdade, estando diante de tudo que é mais sagrado, preciso saber me sobrepor às coisas da terra - mesmo as que me são úteis e lícitas, para que não tomem em minha vida, o lugar que só a ti pertence. Pois, preciso cultivar e preservar minha inteligência espiritual, para poder aprimorar o meu conhecimento e discernir a fonte donde ele provém. E isto, só com a ajuda do Santo Espírito.

Preciso ser sábio. Pois "O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos." (Pv 1:5). Para isto, preciso andar com os sábios; pois, "o que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído." (Pv 13:20). E devo ser santo. "Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo" (1 Pd 1:16). Enfim, vivendo e andando com Jesus.

A Bíblia diz: "cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver" (1 Pd 1:13-15). https://youtu.be/B0RPAVuzgY0

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 21 de abril de 2023

Filho do homem


Hoje, enquanto ainda orava, fui pensei nesta geração; e vi razão para o caos anterior a Adão e para o dilúvio anterior a Abraão. Meu Senhor! Entendi melhor, porque o "unigênito Filho de Deus" (João 3:18) se tornou o "Filho do homem" que "veio buscar e salvar o que se havia perdido." (Luc 19:10). Ou seja: O Filho de Deus se tornou Filho do homem, para tornar os homens filhos de Deus. Porém... a maioria não deseja! E isto torna os filhos de Deus amados pelos anjos do ceu, odiados pelos demônios, e perseguidos pelos homens. Mas, nem tudo está perdido. Pois Jesus veio salvar; e os homens (até os maus) ainda são amados. Glória a Jesus!

Segundo a Palavra de Deus, a geração anterior a Abraão foi destruída pelas águas (escapando somente Noé e os seus); e a geração do fim será destruída pelo fogo. A Bíblia nos diz que "Pela fé Noé ...preparou a arca, pela qual condenou o mundo" (Heb 11:7). O qual, se guarda "para o fogo" (2 Ped 3:7). Porém, nesse entretempo, Jesus veio ao mundo para salvar os perdidos. Enfim, enquanto esse dia não chegar e a graça vigorar, só se salva ou se perde quem quiser. Jesus amou quem o odiou, abençoou quem o feriu, e perdoou quem se arrependeu. Logo, antes de Jesus levar seu povo e a terra pegar fogo, sempre haverá lugar para o arrependido.

A Bíblia diz que a terra e o sistema "se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios. Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão." (2 Pedro 3:6-10). Maranata!

Meu Deus! Jesus veio para nos salvar! Que maravilha!
https://youtu.be/PNzSv_t9OJE

cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 20 de abril de 2023

Jesus nos ama


Nós cristãos, devemos adorar a Deus, pois sua Palavra diz que todos o devem adorar. E a nossa adoração deve ser misturada com gratidão, pois são sentimentos que se combinam. Porém, com frequência ouvirmos gente dizer que se Deus nos amasse, não haveria miséria e sofrimento no mundo. Todavia, eles ignoram que segundo a Bíblia, o sofrer e o morrer humano é o efeito do pecado em nós. Pois, "por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte" (Rm 5:12). Então, Jesus veio a este mundo, para nos dar sua vida! Ele "é a propiciação pelos nossos pecados" (1 Jo 2:2). Nele temos vida plena!

O Pai, por nos amar, nos deu o seu Filho, para salvar todos os que nele acreditam. E assim, "Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus." (Jo 3:18). Então, não temos outro remédio que não seja o sangue de Jesus que "nos purifica de todo o pecado." (1 Jo 1:7). Davi demonstra saber disto ao dizer: "Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado." (Sal 51:2). Enfim, "Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece." (João 3:36).

Segundo a Bíblia, "Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós." (1 Jo 1:5-10). Obrigado Jesus, por nos amar tanto!

Se estamos em Cristo, desfrutaremos do amor de Deus:
https://youtu.be/7UAnDYi02z4

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 19 de abril de 2023

Fé para vencer


Hoje pensei nesta resposta de Paulo e Silas, ao carcereiro de Filipos, ao serem por ele inquiridos: "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa." (Atos 16:31). Então, senti renovo e reforço em minha fé no Senhor. Pois sei que a "a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem." (Heb 11:1). Amém! Que benção! Assim que eu creio!

A Bíblia diz que pela fé "os antigos alcançaram testemunho." (Heb 11:2); e seu testemunho chegou até nós. Que benção! Na verdade, a experiência dos antigos cristãos, de sua fé no Senhor, são referência e farol para os crentes deste tempo. Eles nos deixaram marcas indeléveis e exemplo a ser seguido - Filemon, Dorcas, Onésimo, Priscila... E tantos outros. Louvado seja meu Jesus!

Está escrito que "Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente" (Heb 11:3). Agradeço ao Senhor por assim entender. Enfim, pela fé, o crente que é espiritual (infelizmente, alguns não são) "discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido." (1 Cor 2:15). Quando eu crescer quero ser assim.

A Bíblia diz que "Jesus, pois, movendo-se outra vez muito em si mesmo, veio ao sepulcro; e era uma caverna, e tinha uma pedra posta sobre ela. Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias. Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?" (João 11:38-40). Amém Jesus. https://youtu.be/b3dpGF-yBd0

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 18 de abril de 2023

Orar é preciso


A presença de Deus é lugar de benção e resposta. Porém, em nosso viver no mundo, podemos ser surpreendidos por eventos sem benção do céu e resposta de Deus... Então, muitos se perguntam "por que" e "como isto pode acontecer"? Digo que no mundo, sem a Palavra de Deus e a benção que dela procede, nada será plenamente entendido. Alguns retrucam dizendo: "Nós temos a ciência". Aos tais, em oração, Jesus responde dizendo: "Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos." (Mt 11:25). Ou seja: Só Deus tem resposta certa para tudo.

Na verdade, aquele que busca sinceramente ao Senhor, pode até não ter resposta pra tudo (certas coisas, Deus mantém em sigilo); porém, para uma oração contrita e sincera, sempre haverá algum tipo de benção e resposta. Logo, não basta querer saber; é preciso buscar de Deus. Estive orando, adorando a Deus e me lavando na Fonte. Em oração, pedi ao Senhor que me mantenha na base da cruz, onde sou molhado com o sangue purificador e abençoado com toda a sorte de bênçãos e respostas, pelo seu Espírito que habita em mim. Pois, sua Palavra ensina que "os que buscam ao Senhor entendem tudo." (Pv 28:5). Amém Jesus.

A Bíblia nos mostra que aos que oram com verdade, Deus sempre oferece algum tipo de resposta. Nas Escrituras, lemos que "Tinha Uzias dezesseis anos quando começou a reinar, e cinqüenta e dois anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Jecolia, de Jerusalém. E fez o que era reto aos olhos do Senhor; conforme a tudo o que fizera Amazias seu pai. Porque deu-se a buscar a Deus nos dias de Zacarias, que era entendido nas visões de Deus; e nos dias em que buscou ao Senhor, Deus o fez prosperar" (2 Crônicas 26:3-5). Ó meu Senhor! Por que ainda vemos tantos cristãos orando tão pouco ou até deixando de orar?

Para conhecermos mais, devemos ser cheios do Espírito:
https://youtu.be/nSvxVCdj_gU

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 17 de abril de 2023

Lógica de Deus


Penso que a maioria concorda comigo, quando digo que se nossos ancestrais se levantassem do túmulo e vissem o estado em que este mundo se encontra, correriam o risco de morrer novamente de um baita susto... Como pode? O que hoje vemos, não corresponde ao avanço científico e tecnológico deste tempo... Valores tradicionais e milenares, inspirados nos ensinos bíblicos e na tradição cristã são descartados; e os substituem por práticas e conceitos estranhos (isto para não dizer revoltantes). Verdades sagradas e eternas são trocadas por verdades profanas e mutantes... Até onde irá esta confusão? Deus sabe.

Vemos a objeção de consciência ser tratada como crime; e criminosos já julgados e condenados (estes sim, notórios praticantes de crimes) serem soltos, por filigranas jurídicas que não resistiriam ao julgamento justo; e tudo isto, sem o menor respeito às leis vigentes. Sim, digo e repito: O mundo está mergulhado em lama e confusão. Porém, graças ao amor de Deus por nós, Jesus veio ao mundo para "buscar e salvar o que se havia perdido" (Lc 19:10); e logo virá outra vez "trazer a justiça eterna" (Dn 9:24). Então, os que ensinam "a reta justiça" (Jo 7:24) serão "como as estrelas sempre e eternamente" (Dn 12:3). Assim seja.

Sobre este tempo, Deus disse a Daniel: "naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro. E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente. E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará" (Daniel 12:1-4). Mas não precisamos temer! Pois, naquele dia, a reta justiça será feita.

Esta é uma antiga canção que soa como se de hoje fosse:
https://youtu.be/CB5pFm5lgMM

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 16 de abril de 2023

Meu bem viver


Jesus declarou haver dois caminhos: um estreito - dífícil, mas construtivo; outro largo - fácil, mas desastroso. É triste ver gente obssecada por facilidade a qualquer preço, enveredar rumo ao desastre. Vemos isto, todos os dias. Será que não percebem que "Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o paciente de espírito do que o altivo de espírito." (Ecl 7:8). Aleluia!

Hoje me sinto uma vida nova habitando em um corpo velho. Ou seja: mente lúcida, coração batendo forte, espírito contemplativo, alma investigativa... Tudo residindo em um corpo bem usado e desgastado pelo tempo... O que fazer? Vou confiar! Pois "se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus" (2 Cor 5:1).

Bom é viver bem com o Senhor e ter comunhão com os irmãos (como ontem, em São Vicente de Minas; e hoje, em Pequeri e Santana do Deserto)... Isto sim que é viver bem! Abraçar estando perto, perdoar quando ferido, e ser em tudo agradecido, e viver cada dia no Senhor. Isto sim é viver a vida com boa qualidade! "Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si." (Rom 14:7).

Enquanto aqui vivemos, precisamos pensar no que é o bem viver. "Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor. Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos." (Romanos 14:8-9). Que benção! https://youtu.be/lItKk20A2nc

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 15 de abril de 2023

O nosso barco

Alta madrugada e eu orando. Em minha mente, me vejo como num frágil e imaginário barco, com pequeno grupo de irmãos, navegando entre o mar chamado Pequeri e outro mar chamado Santana do Deserto. Neste barco da imaginação, não há leme nem motor; mas, há no céu o brilho das estrelas e no barco a presença de Jesus. Entre ondas, a imaginária embarcação deve lidar com humores dos mares e dos ventos, as vezes mansos, as vezes bravios. Meu Senhor Jesus! A vida é assim. As vezes, força; as vezes, medo... Vez e outra, há um clamor: "Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim". E o barquinho firme nas águas.

Se na vida há dores e tormentas, na experiência de vida há reais promessas de Deus! Estas são tão sólidas e estáveis, como as rochas em meio aos oceanos. E sempre haverá um porto seguro, para acolher os navegantes que confiam nas promessas do Senhor. Pois, aqueles que oram e acreditam, sabem que força dos ventos e braveza dos mares, ainda que tão enfurecidos, não resistem à voz de Deus. E se as tormentas são reais, a presença de Jesus é tão real quanto elas... Enfim, como declara uma antiga canção: "Com Cristo no barco, tudo vai muito bem e passa o temporal." Glória a Deus! Pois... Barco com Cristo é barco seguro.

Jesus ia com seus discípulos. "E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco; e havia também com ele outros barquinhos. E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia. E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança. E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?" (Marcos 4:36-41). Após a palavra de Jesus, a paz voltou ao barco.

Na vida, sempre enfrentaremos ventos e mares. Só Jesus!
https://youtu.be/rC9rZHnjWlg

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 14 de abril de 2023

O amor original


Des'que me entendo por crente, tenho ouvido falar sobre o primeiro amor (sobre quem o pratica e quem dele se afasta). E as canções sobre ele... São lindas! Então, logo procurei conhecer melhor sua fonte e origem... E assim, em meu imaginário, vislumbrei a face de Jesus refletindo o primeiro amor. Sim! Porque Jesus é - há um só tempo, nascedouro e vertedouro do amor original. E quem dele se aproxima, sente o coração aquecer com suas chamas; ao passo que aquele que dele se afasta - ainda que conserve traços de vida com Deus, vai se apagando aos poucos, até deixar de luzir o brilho que só este amor pode produzir.

O primeiro amor não faz parte de uma suposta escala numérica, como eu pensava (segundo, terceiro, etc). Pois, aquilo que está implícito em Apocalipse 2:1-5 é o conceito de amor original e demais amores que dele derivam; ou seja: Amor à família, amor aos amigos, amor aos inimigos... Em suma, amor ao próximo. Portanto, para que haja o amor estendido aos outros, precisamos amar a Deus sobre todas as coisas, que é o primeiro amor (Mat 22:37); e amar ao próximo como a nós mesmo (Mat 22:37). Pois, "Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso" (1 João 4:20). Enfim... Amar é preciso!

Assim falou o Senhor ao anjo da igreja de Éfeso: "Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste. Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres." (Apocalipse 2:1-5). E esta solene advertência é extensível aos cristãos de todas as gerações.

Meu Jesus amado! Como precisamos desta proximidade:
https://youtu.be/w8qr2dbZSb0

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 13 de abril de 2023

O sentir solidão


Por experiência própria, digo que há em cada cristão que se dispõe a orar, um sentimento de solidão. Mas isto não significa que ele esteja sozinho. Pois está sempre cercado de pessoas - umas que o amam, outras que procuram nele pontos para então o acusar, e até as que o odeiam por ele ser como é. Este sentimento intrínseco, eu não o chamo de isolamento; e sim, sede de Deus.

Outra experiência que eu trago comigo é que somos o que a Bíblia diz que somos. Ela diz que somos filhos de Deus, abraçados por seu amor, alcançados por sua graça, renovados pelo Espírito, nascidos de novo em Jesus, quando este morreu na cruz e se ergueu do túmulo por nós. Ó meu amado Senhor! Eu sou o que os teus olhos veem, e não o que dizem nem o que penso que sou.

Na verdade, entre uma e outra oração, temos uma vida a viver e uma missão a cumprir. E assim, se porventura houver o que chamam de "destino", este é o nosso! Pois, segundo a Bíblia, o nosso "viver é Cristo, e o morrer é ganho" (Filipenses 1:21). Então, creio que esta complexidade explica em boa parte, o sentimento de solidão que move e retroalimenta o que somos em Cristo.

Os onze disseram: "cremos que saíste de Deus. Respondeu-lhes Jesus: Credes agora? Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo. Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16:30-33). Amém. https://youtu.be/GC96LPAQwz8

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 12 de abril de 2023

Para orar mais


Devemos orar um pouco mais... Mas, o que fazer, se o pouco que oramos já é tão difícil? Precisamos recorrer à mediação do Santo Espírito! Pois a Bíblia diz que devemos orar "em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito" (Ef 6:18). Porém, para que isto aconteça, busquemos ao que - na oração, "ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis" (Ro 8:26). Sei dizer isto soa algo repetitivo... Parecido com este dizer de Paulo: "Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas e é segurança para vós" (Fl 3:1). Amém Jesus.

Preciso orar mais, isto eu sei. O problema é que sempre há entrave no caminho que me leva ao lugar de oração... Ufa! Não é tão fácil quanto parece. Todavia, sei que posso contar com a ajuda de Deus, "pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo" (Fl 1:19). Meu Jesus! Ainda bem que posso fazer como Israel, e dizer: "Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado" (Sl 124:1) as águas da oposição ao clamor "nos teriam engolido vivos" (Sl 124:3). Sobre o cuidado de Deus por nós, há tanto que dizer! Enfim... O vento do Espírito sopra ao nosso favor; então, podemos dizer: "Em todas estas coisas somos mais que vencedores." (Ro 8:37). Aleluia!

Assim nos diz a Palavra de Deus: "Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós, Eles então nos teriam engolido vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós. Então as águas teriam transbordado sobre nós, e a corrente teria passado sobre a nossa alma; Então as águas altivas teriam passado sobre a nossa alma; Bendito seja o Senhor, que não nos deu por presa aos seus dentes. A nossa alma escapou, como um pássaro do laço dos passarinheiros; o laço quebrou-se, e nós escapamos. O nosso socorro está no nome do Senhor, que fez o céu e a terra." (Sl 124:2-8). E assim devemos crer. E então... Praticar!

Quando o Espírito sopra, a vitória chega e paz se instala:
https://youtu.be/_gIjmQgCtD0

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 11 de abril de 2023

A cruz era nossa


Nesta manhã ainda escura, penso na visão de Débora, ao declarar que aqueles amam a Deus brilham "como o sol quando sai na sua força." (Ju 5:31). Como é bom saber que o amor cobre as culpas (Pv 10:12). E o apóstolo confirma esta consciência, ao dizer que "o amor cobrirá a multidão de pecados." (1 Pd 4:8). E assim, mesmo tão imperfeitos, nos tornamos como o sol que brilha! E penso nas paixões que assustavam Elias - as mesmas que as nossas (Tg 5:17). Ele sentiu ira, sentiu fome, sentiu medo e sentiu desejos que não foram admitidos em seu viver... Pois é, Elias era como nós. Porém, buscou fazer a coisa certa e bebeu da Fonte certa. Que benção!

Elias negou-se a si mesmo. É foi isto que Jesus nos mandou fazer (Luc 9:23), Na verdade, é isto que faz toda a diferença entre nós. Enfim... Nossos medos, culpas e pecados foram cravados na cruz, quando nela mataram Jesus, e é lá que eles deve ficar; pois, para isto, a cruz foi erguida e, nela, Jesus deu a sua vida. Então, a cruz que Jesus corregou sobre os ombros, era nossa; e o calvário de Jesus, era o nosso calvário. A Bíblia diz que Deus deu seu filho ao mundo (João 3:16) e "o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus" (2 Cor 5:21). Logo, "tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira." (Rom 5:9).

A Bíblia nos diz que o Senhor Jesus "Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." (Isaías 53:3-6) Enfim... Só Jesus pode nos salvar.

Obrigado Jesus! Por tudo que, por amor, fizeste por nós:
https://youtu.be/8-oBoaH5SEs

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 10 de abril de 2023

Palavra ungida


Madrugada fria e eu erguido a orar, chamado por uma voz distante... Obrigado Pai! Tenho ministrado em alguns lugares... Meu Deus! O que tem saído de meus lábios não tem sido gerado em minha mente... Creio que meu coração tem acolhidos palavras que - ainda que saiam de mim, sei que não são minhas... Elas vão ao encontro de corações sedentos da divina verdade. Amado Salvador Jesus!

O salmista Davi assim se expressou: "Preguei a justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios, Senhor, tu o sabes." (Sal 40:9)... Meu Jesus! Assim eu quero falar. Pois sei que palavras justificam e condenam... Ó Pai! "Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!" (Sal 19:14). Amém!

Ó meu Senhor! Tanta gente (até servos teus) dizem o que lhe vem à boca, espalhando sementes de incredulidade e veneno de serpentes... Não quero ser assim! Pois sei que pelo teu Espírito, agindo e falando através de mim, "A minha boca falará de sabedoria, e a meditação do meu coração será de entendimento." (Sal 49:3)... Obrigado meu Deus, por este entendimento que me deste.

Senhor, tua Palavra diz que "Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém." (1 Pedro 4:11). Ajuda-me Senhor Jesus, a entender e praticar este santo e abençoado princípio. https://youtu.be/w8qr2dbZSb0

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 9 de abril de 2023

O Espírito Santo


Estando em oração, fico a pensar... E pedir! Pai, preciso viver no Espírito; pois, sem ele em nós, haverá um desvio progressivo - sem que percebamos. Creio ser esta é a causa de tantos desvios da fé e da Palavra, até o total afastamento de ti. Estou convencido que a mudança para pior, de muitos servos teus (outrora tão usados por Deus) teve o seu início, quando os mesmos começaram se esvaziar do Espírito e se encher de outras coisas. Pois, somente estando nele, "conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro." (1 Jo 4:6). Creio ser esta uma das razões que levou Paulo a assim nos exortar: "enchei-vos do Espírito" (Ef 5:18). Vem, ó Espírito Santo!

Jesus estando com os discípulos, "assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo." (Jo 20:22). Em uma outra ocasião, lhes disse: "se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem" (Lc 11:13). Pouco antes de subir, ele falou: "recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, até aos confins da terra." (At 1:8). Ontem, vidas cheias do Espírito, legaram à geração seguinte uma Igreja ungida. E hoje, se quisermos fazer o mesmo, precisamos ser cheios do Espírito.

O apóstolo Paulo "chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos, Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam." (Atos 19:1-6). Como precisamos.

Canção de Elizeu Gomes gravada pela Banda Rhema:
https://youtu.be/8zyD71ud9Gw

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 8 de abril de 2023

Jesus está vivo


Estou a pensar na transição entre a morte e a ressurreição de Jesus... Seu corpo em repouso no sepulcro, seu espírito em trabalho no hades, "No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão" (1 Ped 3:19), tomou "as chaves da morte e do inferno" (Apc 1:18). E a este Jesus, "ressuscitou Deus ao terceiro dia, e fez que se manifestasse" (Atos 10:40); e este Jesus, dias depois "Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro,e deu dons aos homens" (Efé 4:8). Como não pensar e render graças ao Senhor?!  Se por amor ele veio ao mundo, por amor nos deu sua vida, e por amor (junto ao Pai) ele vive a interceder por nós.

Existem expressões que traduzem o nosso sentimento de gratidão ao Senhor; "Graças a Deus", "Bendito é o Senhor", "Louvado seja Deus", "Glorificado seja o nome de Jesus", "Glória a Jesus", e outros afins. Segundo a Bíblia, foi ele "quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos" (Rom 8:34). Senhor! Tanto amor revelado em Jesus, para sempre exaltado! Sua morte nos deu a vida; e sua vida nos deu a eternidade. Glória a Jesus! A Bíblia ordena que "ao nome de Jesus se dobre todo o joelho... E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor" (Fil 2:10-11). Enfim, é o que nós devemos fazer agora!

Jesus! "Que diremos, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?" (Rom 8:31-35). Amém!

Por tudo que Jesus fez por nós, rendei graças ao Senhor!
https://youtu.be/3guCEgikXB4

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 7 de abril de 2023

Males no mundo


Quando eu estava fazendo o meu mestrado em teologia, recebi como tarefa, explicar o mal que Deus criou, tomando como base o seguinte texto do Livro de Isaías: "Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas" (Isa 45.7). Minha primeira impressão foi que seria uma tarefa simples; mas logo percebi que não era tão fácil como pensei.

Então, tentando entender o texto, logo percebi que existem estes dois tipos básicos de mal: O mal natural e o mal moral. Este último (o mal moral) é promovido pelos poderes do inferno, sendo lamaçal de todo pecado, e tem no ser humano seu principal vetor. Ou melhor dizendo: A humanidade é - em um só tempo, sua propagadora e sua vítima; e sofrerá as graves consequências deste mal.

Já o mal natural é resposta da natureza que se torna em punição ao mal moral, por ser (salvo exceções) um dos instrumentos do juízo de Deus. Enfim, quando este mal responde como agente do juízo divino, seja sobre comunidades e nações que aos olhos de Deus se tornaram irrecuperáveis, suas consequências podem ser catastróficas e eternas. Sodoma, Gomorra e Pompéia foram assim extintas!

O mundo sofre com vulcões, tsunamis, trovões, relâmpagos. E a Bíblia diz que no fim dos dias haverá "um grande terremoto, como nunca houve desde que há homens sobre a terra". E com este tão grande terremoto, "a grande cidade" vai se dividir "em três partes, e as cidades das nações" vão caír e Deus lhes dará "o cálice do vinho da indignação da sua ira." (Ap 16:17-19). Meu Jesus amado! https://youtu.be/nsYcRlvHtQU

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 6 de abril de 2023

Orações insanas


Nós que servimos ao Deus vivo e dele tanto dependemos, precisamos ser mais sábios em nosso modo de pensar, de pedir, de votar... A Bíblia nos alerta dizendo: "Melhor é que não votes do que votares e não cumprires" (Ecl 5:5). Pois a Palavra diz que se não votarmos, não haverá pecado em nós (Deut 23:22). Sobre pedido mal feito, ela assim nos alerta: "Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." (Tiago 4:3). E sobre mau pensamento, Jesus disse que "qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela" (Mateus 5:28). Devemos ser mais sábios!

Em nossa vida cristã, podemos nos tornar tão imprudentes que até na oração nós erraremos... Há oração incrédula, como a deste pai (Mar 9:22); oração de soberba, como a deste fariseu (Luc 18:11). Há orações vingativas (que pedem o mal para seus inimigos), orações soberbas (de autoelogio); orações cobiçosas (que cobiçam o bem de outrem); orações adulterinas (pedem o cônjuge de uma outra pessoa). Lemos na Bíblia que por Deus não executar "logo o juízo sobre a má obra, por isso o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para fazer o mal." (Ecl 8:11). Na oração, devemos buscar ajuda do Espírito Santo de Deus.

Na Bíblia, podemos ver que na oração, como em outras esferas de nosso viver, "da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Rom 8:26-28). Enfim, não basta sermos cristãos; precisamos ser cristãos cheios do Espírito.

Espírito Santo! Não podemos ser crentes fiéis sem ele:
https://youtu.be/tCwsz1f8v4o

cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 5 de abril de 2023

Guerra espiritual


O mal que nos rodeia é rude... Ainda bem que "temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo." (1 Jo 2:1). O nosso Advogado é fiel e imbatível! Portanto, a ciranda do inferno não prosperará contra nós; pois, aquele que intercedeu por Pedro, quando este foi cirandado (Lc 22:31-32) é o mesmo que está a destra do Pai "e também intercede por nós." (Rm 8:34). E aos que pensam que o perigo já passou, eu digo que - até que Jesus venha, a guerra está em curso. E nela, perfídia e perversidade venceram esta batalha... Mas não vencerão a guerra. Pois Jesus que é "A Palavra de Deus" (Ap 19:13) está intercedendo por nós.

Aos que não entendem claramente o que digo, eu explico que certos assuntos devem ser ditos em enigmas e parábolas... "porquanto os dias são maus." (Ef 5:16). Então, devido aos imperativos profanos deste tempo, "Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus" (1 Pd 4:11); porquanto, estes dias que vivemos são "os maus dias" (Ec 12:1). E neles o que nos dá esperança é que segundo a Palavra de Deus, os que permanecerem fiéis ao Deus vivo "Não serão envergonhados nos dias maus, e nos dias de fome se fartarão" (Sl 37:19). Enfim, em meio a esta guerra, sejamos firmes na "confissão da nossa esperança" (Hb 10:23). Glória a Deus!

Este texto nos alenta: "Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bemaventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis; Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo. Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que fazendo mal." (1 Pedro 3:12-17). Jesus é o nosso advogado!

Aleluia! Jesus é nosso defensor e nosso advogado fiel:
https://youtu.be/aDO1DV1J9is

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 4 de abril de 2023

Esperança viva


Tenho percebido que há bons cristãos presos ao seu passado ruim. Por que viver preso aos maus dias? Se sobre eles, assim nos diz o Senhor: "serei misericordioso para com suas iniqüidades, e de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais" (Hb 8:12). Eu não me prendo ao passado; em nossa jornada, bom mesmo é ficar de olho no parabrisa, não no retrovisor.

Prefiro fazer como o salmista: "Eu me lembrarei das obras do Senhor; certamente que eu me lembrarei das tuas maravilhas da antiguidade" (Sl 77:11). Em minha memória, eu mantenho as boas lembranças num relicário para me dar esperança; e as ruíns, prefiro manter num arquivo morto, só para lembrar daquilo que o Senhor me livrou. Sou sempre grato a Deus pelo livramento.

Em nosso viver, bom é praticar o que a Bíblia ensina, olhando sempre em frente recordando e relatando "a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu." (Hb 10:23). Enfim, o crente não deve viver preso ao passado de onde Deus o tirou; e sim preso ao futuro, ligado ao lugar para onde Jesus o está a guiar. Ou seja: sempre firmado nas promessas do Senhor. Que benção!

Deus nos diz: "Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo ...porque porei águas no deserto, e rios no ermo, para dar de beber ao meu povo, ao meu eleito. ...A esse povo que formei para mim; o meu louvor relatarão." (Is 43:18-21).
https://youtu.be/OgH8-5OAQzg

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 3 de abril de 2023

Avivamento real


Obrigado Jesus! Por ter estado este fim de semana em Pequeri (onde pernoitei) e Santana do Deserto (onde estive dois dias) revivendo lembranças, revendo amigos e fazendo novos amigos. Falando sinceramente: Este 'post' não diz tudo que senti! Nas visitas que fizemos, no modo carinhoso como fui recebido, no modo como o Espírito Santo falou e agiu... Não exagero no que digo! Em Pequeri, ontem de manhã, pude abraçar o Pr Sotero (amigo de longa data) e ministrar a palavra revelada, com visível impacto sobre todos. Em Santana, ministrei na EBD e preguei a palavra no culto... Senti o calor do avivamento.

Obrigado Senhor! Pois, enquanto a terra gira, nos movemos em espírito, atiçados pelo sopro Espírito. Assim como um incêndio de grandes proporções não pode ser facilmente apagado; assim também as as brasas vidas das chamas acesas do teu divino amor provocam avivamento de efeito duradouro (para não dizer eterno). Temos a marca da Promessa! E ela é marca indelével indelével do genuíno cristão. Jesus! Vejo crentes vivendo um horizontalismo cristão maçante e frustrante. Vivamos em Cristo! Pois, prazer e ventura há na vida dos que assim vivem seu dias... Só quem sente sabe! José Paulo e Eliane, obrigado pelo convite!

A Bíblia diz: "Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre." (Sl 133:1-3). Então, "enchei-vos do Espírito; Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo" (Ef 5:18-20). Isto é causa e efeito do avivamento.

Realmente, viver no Senhor é benção sobre benção:
https://youtu.be/UM7c12wn1nE

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar