domingo, 31 de dezembro de 2023

A virada do ano


Em alta madrugada deste último dia do ano, já fiz oração, pela família, pelos amigos e irmãos, pelo país e pelas nações... E por minha própria vida. No passado, cheguei a pensar que não chegaria ao ano 2000... Estou prestes a atravessar os umbrais do ano 2023... Glória a Deus! Sei que o novo ano não será melhor que este... Profecias dizem isto. Não sei se estou preparado; mas... Me sinto protegido.

Dentro de algumas horas, o estampido dos fogos se transformarão em um belo espetáculo de luz e côr... Que nele, só o Senhor seja louvado! Porém, infelizmente, não é com esta intenção que age o espírito do mundo... O mundo jaz no maligno. Mas, aqueles que têm o Espírito de Deus, esses sabem o que devem fazer. Pois... Em um mundo de tão variadas crenças, as formas de comemorar também variam.

Ao pensar no mundo cristão, vejo tres classes de ovelhas: As ovelhas abrigadas, as ovelhas desgarradas, e as falsas ovelhas (estas são lobos disfarçados). Sobre os que leem meus escritos, não sei em qual a sua classe (cada um se autoexamine); porém, quanto a mim, sei que sou ovelha abrigada. Pois, o "que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará." (Salmo 91:1). Jesus!

A Bíblia diz: "A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz. Andemos honestamente, como de dia, não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências" (Romanos 13:12-14). Amém.

O cristão precisa estar no abrigo de Deus:
https://youtu.be/v2ZW7uNdALc

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 30 de dezembro de 2023

Bom aprendizado


Um ano que parece ter se iniciado a tão pouco tempo, já está tão perto do fim... E a vida continua. Então, sobre este tempo, Jesus já nos alertou, assim dizendo: "Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo." (João 16:33). Logo, Jesus virá e então dará fim "as aflições deste tempo presente" (Rom 8:18). Vem Senhor!

Enquanto Jesus não vem, o crente precisa aprender, com Davi, a dizer: "Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor." (Sal 40:1). E em meio as tribulações deste mundo, aprender a ser paciente. Pois "a tribulação produz a paciência" (Rom 5:3). E nas lutas e provas, "somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Rom 8:37). Amém Jesus!

O crente pode, mesmo sem ter asas, aprender a flutuar ao vento (vento do Espírito) e a ser paciente "nas tribulações, sabendo que a tribulação produz paciência; e a paciência, experiência; e a experiência, a esperança. E a esperança não traz confusão" (Rom 5:3-5). E como diz esta canção: "O Espírito Santo está aqui, sua doce presença podemos sentir." Que benção maravilhosa, meu Senhor!

A Bíblia nos diz que o Senhor "Dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os jovens certamente cairão. Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão." (Isaías 40:29-31). https://youtu.be/HDxPQiH6wwM

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Eu falo por mim


Devemos ser gratos, sempre, pelo dom de crer e viver. Pois, a vida e a fé, são valores inestimáveis e indivisíveis. Sob hipótese alguma, devemos olvidar o grande amor de Deus. Hoje mesmo, me sinto grato ao Senhor, por residir onde resido, cercado pela natureza e ouvindo sons originais e belezas naturais... Quanta bondade! Olho no horizonte e vejo o azul do céu e o verde das matas se tocarem... Glória a Deus! Como desprezar valores tão harmoniosos - isto sem contar o ozonio e o oxigênio... Temos razões conhecidas (e até desconhecidas) para dar glória e aleluia e cantar louvores ao nosso Deus que nos salvou em Jesus.

Na verdade, somos alvos nem sempre gratos, da bondade de Deus. Que benção! Então falando por mim mesmo, como me faz bem dizer, como Davi ao acordar, que "Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou" (Sal 3:5); e ao me render ao sono dizer, como Davi ao deitar, que "Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança." (Sal 4:8). À samaritana à beira de um poço, disse Jesus: "Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva." (João 4:10). Infelizmente, há quem viva e morra sem desejar saber.

Jesus disse à mulher samaritana: "Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te dariaágua viva. Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? És tu maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado? Jesus respondeu e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede, mas aquele que beber da água que eu lhe dernunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna." (João 4:10-14). Isto sim é que é crer e viver!

Como ser insensível a tão grande bondade de Deus!
https://youtu.be/mZ9yZYo9Mmk

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Vou perseverar


Ao pensar na doutrina bíblica da salvação pela graça, tanto do ponto de vista da doutrina calvinista (predestinação) como da arminiana (perseverança); chego a conclusão que os conceitos arminianos têm mais fundamento bíblico que os calvinistas. Pois, segundo a doutrina apostólica, a salvação ocorre em três tempos: Ela é imediata, depois progressiva, e finalmente consumada. Isto é perseverança.

Para explicar o que digo, ilustro a salvação como um náufrago em alto mar: uma boia lhe é lançada do barco e está salvo (mas dela pode se desprender); então, é transportado para o barco e continua sendo salvo (mas o barco pode afundar); afinal, ele chega ao porto desejado e está definitivamente salvo do perigo. Ou seja: A salvação é imediata (a boia), progressiva (o barco) e consumada (o porto).

Na bíblia, encontramos a salvação em três lances: O lance imediato: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus." (Efé 2:8); o lance progressivo: "Porque a nossa salvação está, agora, mais perto de nós do que quando aceitamos a fé." (Rom 13:11); e o lance consumado: "aquele que perseverar até ao fim será salvo." (Mat 24:13). E sou perseverante!

Está escrito: "Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias.Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas:O que vencer não receberá o dano da segunda morte." (Apocalipse 2:10-11). Amém Senhor! https://youtu.be/KZRxLsgLbRo

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Gratidão sempre


O crente em Jesus tem uma impagável dívida de gratidão ao Senhor. Portanto, em suas orações, deve sempre reservar tempo de gratidão; pois, se ele assim não fizer, correrá o risco de esquecer o que Deus já fez por si, ficar rememorando suas queixas (pelo que sofre e pelo que não tem) e alimentando seu orgulho ferido e seu ego amargurado, pelas aflições deste tempo presente. Meu Jesus!

Sempre que eu oro, minhas primeiras palavras intercalam adoração, contrição, gratidão... Meu Senhor! São tantos os motivos para louvar Aquele que me amou tanto, até ao ponto de por mim morrer. Então, não devo me deixar seduzir por meus próprios sentimentos, eles são enganosos. É por dar ouvido aos sentimentos que lares são desfeitos, recursos perdidos e vidas arruinadas. Misericórdia!

Em certos momentos, até a voz do coração pode ser distorcida pelo espírito de engano. Talvez por isto, lemos na Bíblia que "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" (Jer 17.9). Enfim... A Palavra diz: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." (Pv 4.23). Amém. Gratidão, sempre!

A Bíblia diz: "Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize ó minha alma ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. É ele que perdoa todas as tuas iniquidades e sara todas as tuas enfermidades; quem redime a tua vida da perdição e te coroa de benignidade e de misericórdia" (Salmo 103:1-4). https://youtu.be/oQs4ek-Ikzg

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 26 de dezembro de 2023

O renascimento


Existem duas categorias de cristãos que definem resultados diametralmente opostos: Os renascidos e os recaídos. E estes primeiros são os que nasceram de novo em Cristo Jesus (Jo 1:12-13). Pois, Jesus disse que "aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus" (João 3:3). Então, só podemos ser considerados verdadeiros cristãos, mediante o novo nascimento. Amém Senhor!

Sobre os recaídos, penso existir grande diferença entre o recaído e o caído. "Porque sete vezes cairá o justo e se levantará; mas os perversos são derribados pela calamidade" (Pv 24:16). Ou seja: Recaída não é simples queda; e sim, apostasia; da qual o apóstata não mais se levanta. E ao que pergunta: "Mas e a graça?" A este a Bíblia responde: "da graça tendes caído" (Gl 5:4). Jesus amado!

Tenho visto até pastores (uns bem conhecidos) nalfragarem no mar da vaidade e da loucura; os quais apostataram da fé. E sobre estes, a Bíblia diz: "nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência" (1 Tm 4:1,2). Meu Senhor!

Temos esta declaração de Jesus ao fariseu Nicodemos: "Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo." (João 3:5-7). Renascer é o que importa! https://youtu.be/WqkOINDpUUQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

Seu nascimento


A Bíblia (livro sagrado dos judeus e cristãos) é Palavra de Deus que traz ao mundo, informações sobre o passado, orientações sobre o presente, e revelações sobre o futuro. Nela, vemos que Jesus nasceu na plenitude dos tempos (seu foco não é o dia do seu nascimento; e sim, o seu nascimento naquele dia). E, assim como em um churrasco, não se deve discutir o tipo de espeto a ser utilizado; e sim, a qualidade da carne assada; assim também, mais importante que o dia de seu nascimento é o fato dele ter nascido. A Bíblia diz que ele nasceu em Belém e morreu em Jerusalém... Informação mais que suficiente. E quem nele nasce, viverá para sempre.

Jesus nasceu! E isto é verdade, sagrada e histórica. Profetas anteciparam a divina revelação, anjos anunciaram esta informação e apóstolos orientaram sobre o modo de viver de seus seguidores... Está tudo na Bíblia! Logo, mais útil que polemizar sobre leis, doutrinas, tempos e estações; é viver de tal modo que Jesus seja visto em nosso viver, glorificado em nosso proceder. Porque, melhor que discutir questões secundárias (sobre as tradições, o que comer, o dia a ser guardado) é viver em conformidade com o padrão de vida vincado pelos apostolos. Enfim, "o viver é Cristo, e o morrer é ganho" (Fil 1:21). Nele nascer é viver duas vezes!

A Bíblia diz: "vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. ...Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Mas, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses. ...agora, conhecendo a Deus ou, antes, sendo conhecidos de Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós que haja eu trabalhado em vão para convosco." (Gálatas 4:4-11). Amém, Jesus!

Jesus nasceu e viveu, para nele renascermos e vivermos:
https://youtu.be/0cNNDwlakAA

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 24 de dezembro de 2023

Jesus e o Natal


Hoje, véspera do Natal, eu me pergunto: Natal de quem? De Papai Noel e seus elfos ou de Jesus e seu anjos? É só ver o lugar ocupado por Jesus, para concluir que - assim como em Belém, a presença de Jesus continua sendo discreta e desconhecida da maioria das pessoas. E num condenável paradoxo, nas festas natalinas, Jesus o real Dono da festa não é nem lembrado... É muito triste.

Na verdade, assim como no Dia do Natal o Pai eterno e seu presente (Jesus) para salvar o mundo (realidade) tem sido trocado pelo pai Natal e seus presentes (mentira) para iludir o mundo (ficção); também no Dia da Páscoa, o Cordeiro de Deus que veio nos salvar (a Verdade) foi trocado por um estranho coelho que põe ovos (a mentira). Meu Deus! E as pessoas nem percebem.

Ao pensar nesta inversão de valores, me consolo com a certeza de que a vinda de Jesus ao mundo, desde seu nascimento na mangedoura em Belém, até sua morte na cruz em Jerusalém, dividiu o mundo em antes & depois: Antes, trágica condenação; depois, salvação eterna; antes, vale da sombra da morte (Mt 4:16); depois, assento nos lugares celestiais em Cristo (Ef 2:6). Amém Jesus!

Nas campinas de Belém, o anjo disse aos pastores: "Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador que é Cristo o Senhor. E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura." (Lucas 2:10-12). O verdadeiro Natal! https://youtu.be/5y0J38nFmBs

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 23 de dezembro de 2023

Deus responderá


Em plena contagem regressiva para o fim de mais um ano - com duas grandes celebrações em pauta (Natal e Virada) me sinto compelido a adorar e interceder... Adorar, mesmo não vendo a materialização de sonhos recorrentes. E interceder, mesmo não vendo resposta na vida daqueles por quem intercedemos. Mas, o importante é continuar adorando e intercedendo. Pois, ainda que Deus não seja insensível ao clamor de quem ora e adora com fé, ele impõe condições ao que adora e intercede.

Tenho consciência que ao verdadeiro adorador, o Senhor sempre se revelará; e ao real intercessor, Deus sempre atenderá. Então, ainda que a resposta de Deus, nem sempre seja visível aos olhos; ela deve ser gerada pela fé, e sustentada pela gratidão, no coração dos que realmente confiam no Deus eterno, e a ele se rendem, em nome de Jesus. Pois, "Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abala, firme para sempre." (Salmo 125:1). Enfim, crer, adorar, interceder, sempre! Glória a Deus!

A Bíblia diz que "o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou a Jó outro tanto em dobro a tudo quanto dantes possuía. Então, vieram a ele todos os seus irmãos e todas as suas irmãs e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele pão em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram de todo o mal que o Senhor lhe havia enviado... E, assim, abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro" (Jó 42:10-12). Amém Senhor!

O cristão precisa acreditar, interceder e adorar, sempre!
https://youtu.be/YwDO0BDfGXs

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Revisão de vida


Todos nós que servimos ao Senhor Jesus em espírito, em maior ou menor escala, sempre precisamos de renovação espiritual. Maiores e menores profetas de Deus, em certos momentos de sua vida, clamaram por esta renovação. E os que assim não fizeram (Jonas é triste exemplo) sofreram perda de alegria e paz que só o Senhor pode dar. E esta quadra do final do ano é sempre uma boa oportunidade para revisão.

Penso que todos os crentes, em maior ou menor intensidade, devem ouvir uma voz em seu íntimo (tão suave e nem sempre notada) a lhe dizer: "Volte ao primeiro amor" ou "volte ao ponto onde caíste" ou "volte às primeiras obras"... Geralmente, esta é a voz do Espírito Santo buscando nos reconduzir ao caminho do chamado e da visão do reino de Deus. Devemos obedecer, para termos o melhor de Deus.

Não sei se a oração é o único meio de alcançar renovação espiritual; porém, se outros houverem, penso ser ela, um dos mais importantes. Na vida de qualquer cristão, sempre haverá propósitos em tempo de espera; mas... O tempo não para! Então, é necessário rever propósitos e projetos que foram guardados (ou até esquecidos) na gaveta do tempo. Meu Senhor amado, preciso tanto! Renova-me Senhor Jesus!

Disse Deus: "Se tu voltares, então, te trarei, e estarás diante da minha face; e, se apartares o precioso do vil, serás como a minha boca; tornem-se eles para ti, mas não voltes tu para eles. E te porei contra este povo como forte muro de bronze; e pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo para te guardar, para te livrar deles, diz o Senhor" (Jer 15:19-20). https://youtu.be/-qj1IF54k9A

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Louvor a Jesus


O Pai eterno enviou seu eterno Filho ao mundo. E assim, Jesus nasceu em uma estrebaria, cresceu e se revelou ao mundo. João o apresentou como "o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (Jo 1:29). Pois, enviado "em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne" (Rm 8:3). Estando entre os homens, sofreu nossas dores e morreu nossa morte; pois "o castigo que nos traz a paz estava sobre ele" (Is 53:5). Após ser condenado, Jesus levou a cruz sobre si, subindo a via dolorosa, até o calvário sendo lá crucificado, morto e sepultado; mas ele ressuscitou e subiu ao céu levando "cativo o cativeiro" (Ef 4:8); de onde virá (Atos 1:11) para nos levar; e então, estaremos para sempre consigo.

Jesus veio ao mundo, "buscar e salvar o que se havia perdido" (Lc 19:10). Então, "aos que estavam assentados na região e sombra da morte a luz raiou" (Mt 4:16). Antes de Jesus, "andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também" (Ef 2:3). Podemos (e devemos) celebrar o nascimento de Jesus; porém, foi a sua morte na cruz que nos deu a vida futura! Pois, antes, vivíamos "sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos aos concertos da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo." (Ef 2:12). Enfim, o Rei Jesus veio ao mundo, para morrer nossa morte e nos dar sua Vida!

Sobre o sacrifício de Cristo, a Palavra de Deus nos diz que Jesus "tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados. Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca." (Isaías 53:4-7). Louvores a Jesus!

Que benção! Jesus, o Pão da Vida, veio nos dar a vida:
https://youtu.be/zXXy4i-Tv4E

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Céu de estrelas


Neste mundo, o homem pode até fazer seu chão de estrelas; Porém, eu prefiro o céu de estrelas, feito por Deus. Pois mesmo estando fora de alcance, o céu pode por nós ser visto engalanando nossas noites. E na imensidão dos mares, mesmo em noites tão escuras, as estrelas tremeluzentes podem nos guiar ao porto desejado... O universo é tão grande! Porém, menor que seu Criador!

O salmista, ao comparar o ser humano com a grandeza do universo, assim questionou: "que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites?" (Salmo 8:4). E muitos, só por estuda-lo, pensam conhece-lo (como se alguém, por estudar o mapa mundi, pudesse ser conhecedor do mundo). Ou seja: O mero fato de estudar o céu, não significa conhece-lo.

Enfim, o ser humano desceu tanto, que passou a coroar sua própria cabeça, beijar sua própria mão e se deslumbrar com seus próprios feitos... Quanta mediocridade. Pura loucura! Por aqui, manicômios são feitos, para restringir os loucos, sem perceberem que loucos bem mais perigosos vivem fora dele, e até governando nações, e suas vítimas estão em todo lado. Só Jesus nos salva.

Assim falou Davi: "Ó Senhor, Senhor nosso, ...Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; que é o homem mortal para que te lembres dele? ... Contudo, pouco menor o fizeste do que os anjos e de glória e de honra o coroaste. ...Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra!" (Salmo 8). https://youtu.be/NKslVwXpTaE

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Brilhe nossa luz


A oração, mesmo quando não parece ajudar em nosso sofrer, sempre nos ajuda a entender o seu porquê... E não só isto! Pois ela refina a nossa espiritualidade. E "o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido." (1 Co 2:15). Orando, o Espírito Santo nos faz saber que o mundo nos odeia por sermos luz, pois a Bíblia diz: "noutro tempo, éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz" (Ef 5:8). Esta luz expõe o estado de condenação do mundo. "E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más." (Jo 3:19). Amém.

Sabemos que a cultura judaico-cristã promove a luz e a reflete à sua volta. Esta é a razão porque o mundo tanto odeia judeus e cristãos: Porque a luz, além de denunciar as suas más obras, restringe a sua liberdade para as praticar. Por isto, o mundo - mesmo convencido pelo Espírito, "do pecado, e da justiça e do juízo" (Jo 16:8) tanto nos odeia. Pois cada pecador que é convencido de seu mau estado e atraído pelos que andam "como filhos da luz" (Ef 5:8) passa a luzir seu brilho. Enfim, "quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus" (Jo 3:21). Louvado seja o Senhor!

"Quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. Vós sois o sal da terra; e, se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeiae se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus" (Mateus 5:11-16). Amém, Jesus!

Neste mundo, enquanto Jesus não vem, a Igreja vem:
https://youtu.be/v3tM-jd8CrU

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Minhas escolhas


Vivemos dias maus... Quanto a estes dias, Jesus nos alertou. Então, ciente da inevitabilidade destes dias, optei por dizer como Pedro: "Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna" (João 6:68). Creio nunca ter havido tanta urgência para adotar como profissão de fé e regra de vida, isto que disse Pedro. Pois, em maldade, estes dias superam os maus dias antes vividos.

Penso em Israel, povo eleito de Deus, instrumento de benção para o mundo; e no ódio insano e injustificável contra este povo; e penso na Igreja, povo adquirido por Jesus, dentre os povos e nações da terra; também odiado pelo mundo, com igual rancor; então, para sustentar a fé e manter a segurança, coleciono ricas e doces promessas que nos foram feitas por Deus. Amém Jesus!

Enfim, eu posso dizer que não tenho razão pra ter dúvida ou medo. Pois, sobre o fundamento de minhas certezas, posso dizer que tenho o testemunho dos anjos, o testemunho dos profetas, o testemunho dos apóstolos, o testemunho do próprio Jesus, quanto ao acerto de minha escolha. Porque, assim como Maria que escolheu sua melhor parte (Lc 10:42), eu escolhi estar ao pé de Jesus.

A Bíblia diz: "Não te indignes por causa dos malfeitores... Porque cedo serão ceifados como a erva... Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra e, verdadeiramente, serás alimentado.Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará." (Salmo 37:1-7). https://youtu.be/5BCuZ1tFcmA

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 17 de dezembro de 2023

Templo de Deus


Vivemos num mundo repleto de religiões impuras e insanas. Porém, segundo as Escrituras, o verdadeiro cristão "considera como religião pura e imaculada, visitar órfãos e viúvas em suas aflições, mantendo-se incontaminado pelo mundo" (Tiago 1.27). Então, por não podermos nos distanciar do sentimento religioso, devemos praticar melhor este sentimento optando por servir a Deus no corpo, alma e espírito. Pois, assim está escrito: "o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." (1 Tes 5:23). Amém.

Segundo a Palavra de Deus, o nosso corpo deve ser considerado um santuário. Pois assim está escrito: "não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus." (1 Cor 6:19-20). Enfim, a Bíblia adverte: "Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo." (1 Cor 3:16-17). Amém, Senhor!

A Palavra de Deus assim nos orienta: "Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos. Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." (1 Tessalonicenses 5:15-23). Amém.

Devemos ser e viver inconformados com este mundo:
https://youtu.be/8UDd5hSeAeI

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 16 de dezembro de 2023

A divina Palavra


Meus irmãos, precisamos pensar e crescer, no conhecimento de Deus, e conhecer e praticar a vontade de Deus. Sei que isto parece ser inerente à vida espíritual. Mas, se fosse, Deus não teria dito: "meu povo pereceu, porque lhe faltou o conhecimento" (Os 4:6). Então, como o profeta Oséias recomenda: "conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor" (Os 6:3). Glória ao Senhor!

Na verdade, o conhecimento de Deus e da vontade de Deus, depende do conhecimento da Palavra de Deus; porque é nela e por ela que este conhecimento se desenvolve. Jesus assim nos exortou: "conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (Jo 8:32). Logo, busquemos na Bíblia, pelo Espírito, o que Jesus nos ensinou e o que ela nos ensina sobre Jesus, e assim temos vida e paz.

Quando falo sobre este conhecimento, estou dizendo também que ele deve pautar os nossos pensamentos, palavras e ações. Isto se resume em uma palavra: Sabedoria! Daí a Bíblia dizer: "se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando" (Tg 1:5-6). Que maravilha!

Enfim, segundo as Escrituras, devemos ser "cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era." (Tiago 1:22-24). https://youtu.be/YQn-jkupQuU

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Seremos levados


Uma breve oração, vale tanto quanto uma oração longa (Mt 6:7). Então, quando o sol brilhar ou a noite chegar, seja pra dormir ou acordar, pra trabalhar ou descansar, precisamos de Jesus. Porém, na grande maioria das vezes, parece que esquecemos desta dependência; e de entendermos que é tão bom esperar em Jesus, como trabalhar pra Jesus. Ou seja: Sempre Jesus! Pois, o mundo gira loucamente, e tomado pelo engano, e homens perversos controlam instituições e nações da terra. E esta terra, antes paradisíaca, foi tão profundamente seduzida pela mentira, que hoje, tal e qual bailarina enlouquecida, segue girando no espaço, como nau sem rumo e condenada. Meu Senhor!

Desde crente novo, tenho ouvido que viria o dia em que o mundo seria seduzido, e dominado pelo Anticristo, e o falso profeta - com engano, levaria até mesmo Israel a aceita-lo. Penso que este dia está em curso. Pois o engano é tão convincente que até certos cristãos, sem se dar conta, a dão como verdade. Enfim, o homem do pecado já está entre nós. Logo, a vinda de Jesus é iminente! Não sabemos quando; mas sabemos que antes virá a apostasia (ela já veio); Pois até muitos cristãos, antes luzeiros, sucumbiram aos seus encantos. E sua vinda se dará enquanto reina o homem do pecado; e ele já se revela. Logo, muito em breve, a trombeta soará e seremos levados. Amém.

A Bíblia diz: "Irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele, Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto. Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, o qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus." (2 Ts 2:1-4). Meu Senhor! Louvado seja o nosso Deus. Maranata! Vem Senhor Jesus.

Seja trabalhando ou descansando, precisamos de Jesus:
https://youtu.be/UBmTuo4dep8

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Amor pra sempre


Em madrugada fria, mas, celebrada... O nosso garnisé branco é o primeiro a cantar, o tico-tico rei a ele se une com o seu canto pontual, nas proximidades de minha janela, e a sabiá laranjeira ensaia seu canto, e se une a ambos, formando um trio com eles... São os primeiros sons da natureza, neste amanhecer alvissareiro. Que posso eu fazer, além de dizer primeiro: Louvado seja Deus!

Enquanto eu ainda orava, adorei e louvei ao Senhor por seu tão grande amor... Deus é amor! Amor que, por amor, veio a este mundo... Amor que nos deu seu próprio filho (Jo 3:16). Amor que ama a quem o ama (Pv 8:17). Amor que aos que o amam faz que brilhem como o sol (Jz 5:31). Amor que nos amou até o fim (Jo 13:1). Jesus! Se somos tão amados, por que amamos tão pouco?

Temos o testemunho da Palavra a nos dizer que "Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele." (1 Jo 4:16). E esta mesma Palavra declara que "Nós o amamos porque ele nos amou primeiro" (1 Jo 4:19). Enfim... Nesta mesma Palavra, "temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão." (1 Jo 4:21). Obrigado, Senhor Jesus, por teu amor!

Está escrito: "O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha" (1 Co 13:4-8). https://youtu.be/EJshu07d2Lw

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Limite do tempo


A Bíblia diz que "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." (Ecl 3:1). No passado houve dempo determinado para o dilúvio, a peregrinação de Abraão, para Israel no Egito, para a travessia no deserto, para o nascer, o morrer e o ressuscitar de Jesus, para o descer do Espírito... Pois, a vida humana - com seus erros e acertos, tem o seu tempo determinado; assim como, a maldade e a mentira. Ou seja: O mal existente - assim como os seus crueis mentores e agentes, não vai durar além do tempo por Deus determinado. E se a revelação não convencer, basta olhar a história, para ver estas realidades.

Que o bem tem existência eterna e que o mal tem prazo limitado, isto já sabemos, pois está visível na história, bíblica e secular. E que existe o tempo de revisão de vida e restauração de tudo, isto está incluso no tempo da graça. E sobre o tempo do fim, "assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda uma vez, daqui a pouco, farei tremer os céus e a terra, o mar e a terra seca; E farei tremer todas as nações, e virão coisas preciosas de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o Senhor dos Exércitos" (Ageu 2:6-7). E ao fim do tempo determinado, os inconformados com o mundo e anelantes pelo céu, hão de ver que valeu a pena confiar e perseverar.

Sobre o tempo do fim, o Senhor do tempo e do espaço nos diz que "naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro. E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente. E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará." (Daniel 12:1-4). Então, importa crer e perseverar até o fim de nossos dias.

Que benção é saber que o Senhor não nos abandona:
https://youtu.be/GC96LPAQwz8

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Amor tão grande


Manhã fria em Petrópolis e eu a pensar na vida... Davi ao pensar no ser humano escreveu: "Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?" (Salmo 8:4). Na verdade, sempre que pensamos no ser humano, temos mais indagações que exclamações. Pois é... Não sei se são mais alegrias ou frustrações que a humanidade provoca em nós.

Jesus veio ao mundo para buscar e salvar o ser humano... Sim, ele o entendeu como ninguém mais. E com ele se identificou ao lhe declarar amor dizendo que "o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido." (Lucas 19:10). Está escrito que ele "não necessitava de que alguém testificasse do homem, porque ele bem sabia o que havia no homem." (João 2:25). Amém.

Ao pensar na vida, penso na grande amor de Deus que enviou o seu Filho ao mundo... Que amor é este! Que o ser humano é mau e o próprio Jesus reconheceu isto ao dizer: "Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?" (Mateus 7:11). Enfim, Deus nos ama e salva em Jesus. Aleluia!

Que amor tão grande este! Pois na Biblia está escrito que "Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores." (Romanos 5:6-8). https://youtu.be/2TwaiwTq-2s

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

O jardim de Deus


Através do véu, pela oração que une ao céu, vejo algo se aproximar e não gosto do que vejo... É assustador. E a minha oração é feita com temor, gemido e intercessão; pois, o que vem acontecendo já está previsto. Orei por minha família. Pois, somos um jardim plantado por Deus, cuja responsabilidade por seu cuidado e proteção é nossa. Que salvação pela graça é um processo, nós sabemos; porém, nem sempre entendemos que o viver este processo implica em perseverança e santidade. Ou seja: Somos salvos para salvar, somos servos para servir e somos sal & luz para iluminar e temperar o mundo que nos rodeia. Amém.

A vida é um dom de Deus. E a vida humana, bem como a salvação eterna, é um processo em curso; um experimento que receberá o seu certificado de validade, após a conclusão do mesmo. Ou seja: Jesus veio nos salvar (Lc 19:10) e nós devemos nos salvar a nós mesmos (At 2:40); porquanto, a salvação é de graça, mas custou um alto preço (Rm 10:6). A salvação é um processo a ser operado com temor e tremor (Ef 2:12). Enfim, a salvação é eterna, mas deve ser continuamente atualizada (Rm 13:11). Pois ela é aplicada pela graça (Ef 2:8), alimentada pelo perdão (Mc 11:26), e consumada pela santificação (Hb 12:14). Amém.

Assim a Bíblia diz: "não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne. Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito. Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo. Não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus." (1 Coríntios 6:16-20). E assim nós devemos viver.

A nossa vida é como um jardim que deve ser regado:
https://youtu.be/-eq045iakyY

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 10 de dezembro de 2023

Jesus vem breve


Hoje me prostrei sem saber o que dizer... Terá sido fraqueza? Porém, a Bíblia diz que o Espírito Santo "nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós ...com gemidos inexprimíveis." (Rm 8:27). Em oração, me curvei enfraquecido e me levantei fortalecido. Com lágrimas nos olhos; mas, com sorriso nos lábios. Amém.

Enquanto eu orava, falei o que considerei importante no momento; e pedi ao Senhor, em fervente oração, que a minha família possa estar entre os que serão levados, ante o toque da última trombeta. Porque nos foi revelado que "Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados." (1 Co 15:52). Portanto, nós precisamos estar atentos, confiantes e perseverantes.

Na verdade, Deus nos amou, achou e salvou em Cristo Jesus. Porque, com o nascimento de Jesus, nasceu também a esperança de salvação para os que creem; e com sua morte na cruz, a morte morreu; e com sua ressurreição, ressurgiu a vida que estava morta; e finalmente, com a sua segunda vinda, os que estiverem redimidos e perseverantes, enfim, subirão ao seu encontro lá nos ares.

Assim nos assevera o testemunho apostólico: "Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados." (1 Coríntios 15:51-52). Amém. https://youtu.be/jZr_LJvlsmM

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 9 de dezembro de 2023

Sim Deus proverá


Uma das citações bíblicas mais utilizadas pelo povo de Deus é "Deus proverá". E ela nasce desta resposta dada por Abraão a seu filho Isaque, quando ambos seguiam para o monte Moriá, para consumar o maior desafio feito por Deus a este patriarca: "Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho" (Gên 22:8). Devo dizer que "Deus proverá" não é só demonstração de confiança; é também uma poderosa confissão de fé. Sim! Abraão estava disposto a ir até o fim na obediência (e foi preciso o anjo bradar, para que o cutelo não descesse sobre o menino); porém, Deus proveu o cordeiro.

Estou convencido que não é fácil para ninguém, cumprir ordenança divina - seja ela grande ou pequena. Pois, o conflito entre razão e fé, ora pende para um lado e ora para outro. Ao advertir os judeus sobre as ordenanças dos mestres judeus, lhes falou Jesus: "Fazei e obedecei, portanto, a tudo quanto eles vos disserem. Contudo, não façais o que eles fazem, porquanto não praticam o que ensinam. (Mat 23:3). Ou seja: Na vida em geral, é bem mais fácil ensinar que praticar. Enfim... O importante é saber que Deus é provedor e que "No monte do Senhor se proverá" (Gên 22:14). E feliz é aquele que assim crê e pratica.

A Bíblia diz: "Sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era. Aquele, porém, que atenta para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito. Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã" (Tg 1:22-26).

Declarar "Deus proverá" é uma poderosa confissão de fé:
https://youtu.be/KUBv8Sd0QTY

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Cantei um louvor


Hoje, ao me levantar (após chegar de uma breve estada de dois dias em Curitiba e de uma noite reparadora) minha mente foi iluminada por estas duas palavras: Resistir e perseverar. Logo me lembrei de Tiago dizer "resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tg 4:7); e de Jesus dizer: "aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo." (Mt 24:13). Logo, eu cantei um louvor ao Senhor.

Passei dois dias em Curitiba. Estive no jardim botânico, no tanguá, no bosque Alemão; caminhando por eles... olhando flores e pássaros, notei uma mamãe "quero-quero" olhando para frente e para os lados, enquanto os seus tres filhotes se moviam nas proximidades; ao emitir breve som, dois deles vieram e se ocultaram sob ela, mas o outro ficou perigosamente absorto naquilo que fazia.

Assim somos nós (como aqueles frágeis filhotes de quero-quero) uns atentos, outros absortos. Porém, enquanto persevera no Senhor e resiste ao diabo, o cristão precisa estar atento ao chamado do Senhor. Jesus chamou Jerusalém, para que viesse se abrigar sob suas asas (Mt 23:37) e Jerusalém não quis. Mas nós precisamos querer, e com avidez, e atender ao seguro chamado do Senhor.

Disse Jesus a Jerusalém: "matas os profetas e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste! ...vossa casa vai ficar-vos deserta; ...eu vos digo que desde agora me não vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor." (Mt 23:36-39). https://youtu.be/dw5a65AOgTw

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Oração abre o céu


Desde o começo de minha jornada cristã, tenho percebido que orar é como remar contra a maré e nadar contra a correnteza. Orar é tão importante que Jesus assim nos advertiu: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação" (Mat 26:41). E Paulo nos disse: "perseverai na oração" (Rom 12:12). E se alguém me contestar e disser algo diferente, como se orar fosse algo facil de se fazer, seja em problemas difíceis ou circunstâncias favoráveis, vou pensar que estou diante de um raro exemplo de vida de oração; ou então, de um grande mentiroso. Porém, eu sei que enquanto oramos, o céu se abre e o inferno se agita.

Na vida cristã, vejo dois casos bem comuns de falta de oração: A falta de oração de crentes que sofrem dolorosas perdas e usam isto como motivo para deixar de orar; e temos aqueles crentes que mesmo tendo uma vida plena de bençãos de Deus, vão diminuindo seu ritmo de oração, sem se darem conta que podem estar colocando em risco o fluxo da provisão. Meu Deus! Penso que orar é o melhor fundamento para uma família em crise e um casamento em risco. Não digo que não hajam outros recursos para para a solução de certos problemas. O que quero dizer é que deste lado da vida, sem oração, nada funciona.

A quem reprovar esta oração queixosa feita por Davi: "a boca do ímpio e a boca fraudulenta estão abertas contra mim: têm falado contra mim com uma língua mentirosa. Eles me cercaram com palavras odiosas, e pelejaram contra mim sem causa. Em paga do meu amor são meus adversários: mas eu faço oração. Deram-me mal pelo bem, e ódio pelo meu amor. Põe acima dele um ímpio, e Satanás esteja à sua direita. Quando for julgado, saia condenado; e em pecado se lhe torne a sua oração." (Salmo 109:2-8). Eu pergunto: Como podemos nós, nos sentirmos aptos a julgar quem sofreu o que nunca sofremos?

Gosto desta canção do Quarteto Gileade sobre oração:
https://youtu.be/gkxrmg7VB5k

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Mais que o sonho


Estou a pensar... Sei que os sonhos fazem parte da vida humana - as vezes nos assustando, as vezes provocando suspiros; pois, no mundo dos sonhos, as coisas mais estranhas diversas podem acontecer. Porém, ter a vida em Cristo e a esperança do céu é muito mais que um sonho. Sei que os sonhos podem antecipar realidades ainda abstratas, só possíveis nas profundezas da imaginação.

José era, maldosamente, chamado de sonhador por seus irmãos. Pois, em seu mundo real e em sua vida natural, os seus sonhos não tinham o menor sentido. Porém, o que seus irmãos não sabiam (nem mesmo seu pai) é que os seus sonhos eram como retalhos proféticos de uma realidade sobrenatural determinada por Deus, para compor o seu futuro... Os seus sonhos salvaram seu povo e nação!

Enfim, o viver cristão segundo a revelação dos profetas e a doutrina dos apóstolos é como um sonho que muitas vezes mistura em uma mesma imaginação, realidades mundanas e verdades eternas, sem que o crente carnal saiba distinguir o sagrado do profano. Então, repito, viver a esperança do céu é muito mais que um simples sonho. Enfim, aprendamos com Jesus, para nele crescermos.

A eternidade tem verdades e mistérios que se os seres humanos conhecessem, "nunca crucificariam ao Senhor da glória. Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito." (1 Coríntios 2:8-10). Amém. https://youtu.be/ixcyrnZXJZo

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Os filhos de Deus


Meus irmãos, por mais que sejamos tentados e provados, não devemos ceder terreno... Temos a nosso favor, o dizer das Escrituras sagradas que somos filhos e herdeiros de Deus em Cristo Jesus. E se com ele sofremos, a Palavra atesta que "é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados." (Rm 8:17-18). Então, não temos razão pra ter medo ou desvio; e sim, para viver em Cristo e perseverar na fé bíblica. Porquanto, os que assim vivem e perseveram, serão os que estarão de pé diante daquele, cuja vida - na cruz do calvário, se esvaiu em dor e em sangue, para que fôssemos salvos.

A Bíblia declara que: "esta é uma palavra fiel e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores" (1 Tm 1:15). Pois, esta era a nossa condição: "separados da comunidade de Israel, estranhos às alianças da Promessa, sem esperança e sem Deus no mundo" (Ef 2:12). Logo, mesmo sendo odiados perseguidos no mundo, firmemos a nossa fé em Jesus. Pois, os que perseverarem, estarão com aqueles que "pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões." (Hb 11:33). Enfim, sejamos "firmes e constantes." (1 Co 15:57). Aleluia!

Assim nos exorta a Palavra de Deus: "não recebestes o espírito de escravidão para outra vez estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não se comparam com a glória a ser revelada em nós." (Rm 8:15-18). Em Cristo, somos filhos de Deus!

Esta canção de Rose Nascimento nos exorta a não cedermos: 
https://youtu.be/9wPEs0ha1_k

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Os santos de Deus


Sei que (tão certo como eu vivo) haverá um dia em que os santos que estão na terra (Sl 16:3) se unirão aos santos que estão no céu (Ap 7:9); os quais "lavaram os seus vestidos e os branquearam no sangue do Cordeiro" (Ap 7:14). E no santo lugar em que para sempre estarão (Ap 7:15) os salvos pela graça, e santificados pela Palavra, entoarão louvor eterno ao Senhor Jesus. Amém.

Após esse grande dia os que foram, pelo Senhor Jesus, comprados da terra (Ap 14:3) "nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre eles. Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida" (Ap 7:16-17). Pois, eles foram "comprados por bom preço" (1 Co 6:20). Glória a Jesus!

Se somos salvos pela graça e justificados pela fé, não devemos temer nos dias maus, quando nos sentirmos cercados pela iniquidade dos que nos perseguem e nos maltratam (Sl 49:5). Pois "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia" (Sl 46:1) E "em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou" (Ro 8:37). Maranata.

Escrevendo aos salvos e remidos por Jesus, disse Pedro: "Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós, para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis" (1 Pedro 4:12-13). É benção! https://youtu.be/dANcAGydlsM

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 3 de dezembro de 2023

Meu viver é Jesus


Sempre que eu oro, procuro curvar meu espírito e desnudar meu coração, hoje não foi diferente. Revi meu passado, desde minha conversão, restauração, vocação, família e estrada percorrida ao longo de mais de 55 anos. Meu Jesus! Tudo tão rápido (como conto ligeiro). As vezes, me sinto como em um trem percorrendo a linha do tempo (ora tão rápido, e ora tão lento) parando aqui e ali, para que eu possa descer, cumprir missões temporárias, e prosseguir na viagem sem volta, rumo ao eterno futuro - sem saudosismo barato; mas, com as vivas lembranças de tudo (ou quase tudo) que o Senhor fez ao longo de todo este tempo.

Estou convencido que, em todas as orações que fiz (foram muitas) nos lugares mais diversos (montes, vales, templos, casas) em público e em secreto, fui ajudado, socorrido, confortado e fortalecido (jamais saberei quanto). Em todo esse tempo, procurei ser fiel e grato a Deus que, em Cristo Jesus, fez de mim o homem que sou. Enfim, em meus relacionamentos (institucionais ou informais) procurei honrar a fé que uma vez me foi dada, e o nome herdado de meus pais, e a confiança que em mim foi depositada - tanto por aqueles que me mentorearam e me presidiram, como por todos aqueles por mim protegidos e pastoreados.

Disse Davi: "O Senhor é o meu pastor: nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice trasborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida: e habitarei na casa do Senhor por longos dias." (Salmo 23:1-6).

Cantemos, com o "Pedras Vivas", a bondade de Deus:
https://youtu.be/sTDln6ZTuXo

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar