sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Árvores - boas ou más


Na Bíblia, vemos árvores e plantas serem usadas como figuras para tipificar o caráter e a conduta de certos tipos de pessoas. Para nosso ensino, elas são divididas em três tipos: As que não dão frutos; as que dão maus frutos; e as que dão frutos bons. Deste modo, os frutos de uma árvore servem para enquadrar os que dizem servir a Deus. Pois, assim como as árvores podem ser conhecidas por seus frutos; assim também, os frutos daqueles que se dizem cristãos, podem traçar uma linha divisória entre os verdadeiros e os falsos seguidores de Jesus.

Nesta reflexão, quero destacar apenas dois tipos de planta: Um deles, a planta que Deus não plantou - sobre a qual Jesus falou: "Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada" (Mat 15.13). Neste texto, ele se refere aos que falam de Deus, sem por ele serem aceitos. O outro é a planta que se corrompeu; e sobre ela Jesus diz que "toda árvore, pois que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo" (Mat 3.10). Estes são os que tendo sido bons cristãos, se deixaram corromper espiritualmente, até virem a se tornar em motivo de escândalo.

Disse Jesus: "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem." (Jo 15:1-6). Que o Senhor Jesus nos livre deste triste fim.

Esta bíblica canção resume o perfil do verdadeiro cristão:
https://youtu.be/ckATSjHAPb8

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar