terça-feira, 27 de dezembro de 2022

A vida em ordem


Neste novo ano que se avizinha, devemos refletir sobre correções a serem feitas em nosso viver. E para reforçar este nosso dever de organizar e por em ordem a nossa vida, sugiro a leitura disto que disse Deus a Jó: "põe em ordem as tuas razões diante de mim, e apresenta-te." (Jó 33:5); e também isto que Isaías profetizou ao Rei Ezequias: "Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás." (Is 38:1). Assim como antes de uma viagem, precisamos por algumas coisas em ordem; em nossa existência, precisamos bem ordenar o nosso viver, para não sofrermos danos desnecessários.

A doutrina judáico-cristã inclui ordenanças que devem ser pautadas em nossa memória. Uma delas, sobre nossa conduta no culto e na obra de Deus, encontramos neste versículo: "Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação." (1 Co 14:26). E sobre o uso dos dons e talentos, a doutrina é assim resumida: "faça-se tudo decentemente e com ordem." (1 Co 14:40). O jovem Tito ouviu de Paulo: "Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam" (Tt 1:5). Enfim... É só praticar.

Escrevendo ao Timóteo, Paulo assim ordenou: "sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem." (1 Tm 4:12-16). Esta ordenança serve para todo cristão que deseja bem servir ao Senhor Jesus.

Esta canção é um excelente instrumento de discipulado:
https://youtu.be/B0RPAVuzgY0

Cordialmente;
Bispo Calegari

2 comentários:

  1. Amém. Sempre é tempo para se corrigir, e por em ordem as .nossas razões. Aleluia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, caro Pr Natanael. Na vida com Deus, devemos pensar e repensar sempre... E, sob a direção do Espírito, dispostos a corrigir o que pode ser corrigido.

      Excluir

Compartilhar