terça-feira, 12 de julho de 2022

Meus direitos

Preciso cobrar menos e perdoar mais; pois, todos somos devedores.

Eu não tenho o direito... De invadir o "pedaço" do meu próximo. Pois, ao fim e ao cabo, os limites que nos separam - por mais frágeis que pareçam ser, devem ser por mim respeitados. Logo, não devo saltar para o seu lado para mal. E mesmo para bem, nunca sem o seu consentimento. Na verdade, até mesmo o espaço que vivo a dizer que é meu direito, pode ser apenas direito relativo.

Eu não tenho o direito... De cobrar os que me devem, além daquilo que sejam capazes de pagar. Na Bíblia, um grande devedor encontrou alguém que lhe devia e "lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves." (Mat 18:28). Então, ao saber desta sua atitude, o seu credor o entregou aos atormentadores (Mat 18:34). Sempre que falta o perdão, sobra penalidade!

Eu não tenho o direito... De cobiçar a mulher do meu próximo (este pecado condena). Em termos comparativos (mulher por mulher) a mulher que Deus me deu - ainda que ela tenha os seus defeitos, é a melhor que alguém como eu poderia ter. Enfim, como acontece com tudo nesta vida, nós também temos os nossos "defeitos de fabrica". Ensina-me a entender melhor, meu Jesus!

A Bíblia diz: "não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um." (Rom 12:2-5). https://youtu.be/ybbGnzUTcVE

Cordialmente;
Bispo Calegari

2 comentários:

Compartilhar