domingo, 31 de julho de 2022

Perdão Senhor


Meu Senhor Jesus! Tenho entendido que o salvo não é um pecador lutando para ser santo; e sim, um santo lutando contra o pecado. Pois o pecado se manifesta como um leque de pecados da carne que promovem pecados veniais e pecados mortais; pecados que entristecem o espírito humano e o Espírito Santo, e que ofendem a santidade e a autoridade de Deus. A Palavra diz que ainda não resistimos "até ao sangue, combatendo contra o pecado." (Hebreus 12:4). E isto tem quase tudo a ver com os nossos pecados; e quase nada a ver com os pecados alheios. Meu Senhor Jesus! Vem perdoar os nossos pecados e apagar nossas manchas!

Na Bíblia, o pródigo falou: "Pai, pequei contra o céu e perante ti" (Lucas 15:18) e Davi assim orou: "em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe" (Salmo 51:5) e disse Paulo: "Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal" (1 Tim 1:15). A Bíblia diz que "tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo" (1 João 2:16) e diz que "havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte" (Tiago 1:15). Enfim, Jesus diz: "não peques mais" (João 8:11). Amém.

Que texto maravilhoso este: "Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós." (1 João 1:6-10). Que benção, Senhor Jesus!

Esta canção denuncia o pecado e aponta a solução:
https://youtu.be/QjxY2puHFNo

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 30 de julho de 2022

Em meu viver


Em nosso viver cristão, certas atitudes devem ser rotineiras. Ou seja: Elas não podem ser tomadas apenas se temos vontade, ou quando o mal nos rodeia, ou quando em necessidade. E posso numerar algumas delas, sem esgotar esta relação: Devo, antes de qualquer outra coisa, buscar "primeiro o reino de Deus, e a sua justiça" (Mat 6:33). Devo, em tudo, dar graças "porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus" (1 Tes 5:18). Devo, acima de qualquer coisa, viver meu dia-a-dia em Jesus "Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho" (Fil 1:21). Mas, infelizmente, vemos com frequência, cristãos fazendo exatamente o oposto a tudo isto.

A vida cristã deve ser vivida de modo bíblico. Ou seja: De acordo com o evangelho de Cristo, segundo os ensinamentos apostólicos. E para não deixar qualquer dúvida, digo que estou me refirindo aos apóstolos do Novo Testamento, os quais não buscavam fama e riqueza. Uma outra atitude que devo sempre tomar é a de seguir "Jesus pelo caminho" (Marcos 10:52). Pois o próprio Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida" (João 8:12). Enfim, devemos fazer como Paulo que disse: "Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus" (Filipenses 3:14). Amém.

Paulo denuncia os que pregam a mensagem certa, mas por razões erradas, dizendo: "Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda. Porque sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo, Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho." (Filipenses 1:18-21). Nosso viver é Cristo!

Assim penso e vivo, porque Jesus mudou meu viver:
https://youtu.be/DwEfAUrKafE

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Viver cristão

O autêntico cristão evangélico deve pregar o que crê e viver o que prega.

O testemunho do evangelho de Cristo não é apenas uma mensagem com palavras corretas; ele é também, e sobretudo, uma mensagem vivida na íntegra. Ou seja: Mensagem pregada e mensagem vivida são inerentes; uma não se sustenta sem outra. Na verdade, o exemplo de vida de um cristão, tanto pode valorizar, como pode escandalizar a mensagem que esse cristão vive a pregar.

Em inúmeras ocasiões, aconselhei crentes (clérigos e leigos) a não queixarem dos outros. Então, aos que se sentirem injustiçados por alguém, recomendo ler o que ensinou neste texto: "quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus." (Mt 5:11-12). Meu Jesus!

Enfim, somos tentados a culpar pessoas por nossas dores e fracassos. E se assim agimos, acabamos por culpar até gente inocente! O crente que age assim - destilando mágoa ao falar dos males que sofre, devia antes falar de Jesus aos que sofrem males iguais ou até piores que os seus; sem atribuir culpa às vítimas do mesmo diabo que lhe faz mal: "o acusador de nossos irmãos." (Ap 12:10).

A Bíblia assim nos ensina: "Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade; Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram." (Rm 12:12-15). Amém, meu Salvador Jesus! https://youtu.be/-ljq8fDbbRI

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 28 de julho de 2022

Glória de Deus


Ao me prostrar diante do Senhor, ainda escuro, logo me vem à memória, a perfeição com que Deus nos criou... Meu Senhor! Por mais que o pecado nos tenha afetado, nossos olhos conseguem ver a luz do sol se aproximando da janela; e sua luz iluminando o mundo em trevas.... Como faz bem ver as cores florais e sentir seu perfume, antes que murchem e sequem. Enquanto considero as obras da criação, ouço os jacus vizinhos nossos, com sua peculiar algazarra, e os canários afinarem o seu gorgeio; tudo em harmonia com o ruído do vento no bambuzal e outros sons indecifráveis... Bela sinfonia da vida!

Momentos assim fazem a alma cantar e o espírito adorar... Louvado seja Deus! E fico a pensar: Se, mesmo tão imperfeitos, ainda podemos distinguir a real grandeza do Criador e a real beleza de suas obras; quando chegarmos à "unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo" (Efésios 4:13) como há de ser? Então, a Palavra de Deus responde que olhos não viram e ouvidos não ouviram o que Deus preparou para os seus amados. Enfim, vale a pena sermos firmes na fé. Pois em Cristo, a glória do porvir compensará as provações sofridas.

A Bíblia diz:que "falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória. Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas" (1 Cor 2:7-10). A glória será maior "quando vier o que é perfeito" (1 Cor 13:10). Glorificado seja Deus!

Gosto muito de ouvir esta canção entoada por Beatriz:
https://youtu.be/ICzA0r9PcpY

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 27 de julho de 2022

A minha visão


Nesta manhã, já sem a catarata do olho direito - ainda que com certa dificuldade, volto a escrever sobre Deus e os homens. E isto porque sempre penso em Deus (minha redenção) e nos homens (minha missão). Então, mantenho meus olhos fitos em dois pontos: Um é a missão que recebi de Jesus; à qual não devo nunca ignorar. Pois, pelo chamado que recebi do Senhor, me tornei devedor aos homens. Sei que - no cumprimento da missão, o cuidado da família é uma das prioridades. Todavia, no contexto da missão, a família não deve se sobrepor; razão pela qual há quem chegue até a deixar sua própria casa.

Enfim, como eu acima já disse, devo manter os olhos fixos em dois pontos. O primeiro, já citado, exige visão horizontal; pois os homens estão à nossa volta. Já o segundo (na verdade o primeiro) exige visão vertical; pois é o próprio Jesus, meu Salvador! Sei que devo me nortear por esta visão; pois a Bíblia diz que devo seguir "Olhando para Jesus, autor e consumador da fé." (Heb 12:2) Infelizmente, são muitos os que por não priorizarem esta visão, acabam por se ligar mais aos homens que a Deus. Porém, se quizermos viver plenamente a vida, devemos manter os olhos em Jesus! Não há como viver sem Ele!

Este salmo de Davi põe em relevo a vida em linha direta com Jesus: "Louvarei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca. A minha alma se gloriará no Senhor; os mansos o ouvirão e se alegrarão. Engrandecei ao Senhor comigo; e juntos exaltemos o seu nome. Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. Olharam para ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficaram confundidos. Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias." (Salmos 34:1-6). Porque os que olham para Jesus, são iluminados.

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 24 de julho de 2022

Orar é preciso

A oração, mesmo quando não resolve, torna o problema em benção.

Domingo é dia especial, em que o povo de Deus - em sua grande maioria, se reune no templo de sua preferência, para louvar e adorar e louvar ao Senhor. Como é bom entender e praticar o sentimento de Davi ao dizer: "Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor" (Salmo 122:1). Aqueles, cuja "alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do Senhor" (Salmo 84:2).

Logo de manhã, precisei orar por mim; pois amanhã de manhã vou ao hospital do olho, em Caxias, para passar pela cirurgia de catarata. Peço aos irmãos que orem por mim; para que Deus dê ao médico que vai me operar, sabedoria e mãos precisas. Pois "Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam" (Salmo 127:1). E esta regra se aplica a tudo na vida. Amém.

Na vida, coisas rotineiras podem causar graves problemas. Devemos pedir a Deus que nos proteja. Até mesmo um simples acidente doméstico pode ser causador de lamento para o resto da vida. Tenho visto pequenas decisões causarem grande males. Ezequias orou: "cura-me e faze-me viver." (Isaías 38:16). Sua oração não dispensou a pasta de figos, mas o livrou de uma morte certa.

A oração de Daniel não livrou da cova dos leões, mas o livrou de sua fúria. E ele pode dizer: "O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum" (Dn 6:22). Os servos do passado têm muito a nos dizer: https://youtu.be/hFnO-nLajNk

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 23 de julho de 2022

Escolher bem


Desde cedo, percebi a importância das escolhas feitas. Elas tanto podem alargar horizontes e valorizar o viver; como podem tornar estéreis os esforços, invalidar as crenças, e destruir o futuro. E nem é preciso ir longe; é só pensar nas consequências da escolha - no casamento, no modo de criar filhos, e no tipo preferencial de amigos. Na verdade, escolhas ruíns podem mudar destinos e transformar vitórias em fracassos. Então, precisamos pensar bem, e orar ainda mais, antes de tomar decisões e de fazer escolhas.

Na Bíblia, na salvação o perdido escolhe Jesus: "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me" (Lc 9:23). Na missão Jesus escolhe o vocacionado: "Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda" (Jo 15:16). Enfim, tenho aprendido que as escolhas ruíns podem enfernizar o nosso viver e eternizar o nosso sofrer.

Imperativo da escolha: "Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao Senhor. Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor" (Jos 24:14-15). Enfim, escolher bem para viver melhor.

Pensando bem e orando mais, escolheremos melhor:
https://youtu.be/CRIDVxw0oSY

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 22 de julho de 2022

Como bambu


Hoje, recomendo ao cristão observar e procurar imitar certas figuras comparativas que me vêm à mente. Uma delas é o bambu. Eles são frágeis e muito altos; mas, compensam esta fragilidade utilizando dois recursos que aproveitam muito bem: Eles são flexíveis (humildes). E isto permite que se dobrem, ante a força do vento e voltem à posição anterior após o vendaval. Eles estão unidos; pois brotam e crescem juntos; e usam este meio, para se espandir e vencer aquilo que tenta arranca-los. Ou seja: Sua resistência depende do conjunto. Portanto, devemos ser como o bambu; pois ele pode até vergar, mas não quebra.

Outra figura que os cristãos devem tomar como exemplo é as matas ciliares (aquelas que ladeiam os rios e riachos). Sabemos que as árvores que margeiam o curso das águas, estão sempre viçosas, frondosas; isto porque ambas (árvores e águas) parecem estabelecer entre si, uma relação interdependente, saudável e sustentável. Então, o cristão deve ser é como a árvore que margeia as águas. Pois - estando perto do rio de Deus, ele se preserva e recompõe do calor do sol ardente (tentações e provações) e da aridez e sequidão (frieza espiritual). Enfim... Um crente assim se mantém vivo e ativo!

A Bíblia diz que é "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos" (Salmo 1:1-5). Este crente se renova no dia-a-dia.

Ao cheiro das águas, a árvore, mesmo caída se revigora:
https://youtu.be/ENIVCz8Il6E

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 21 de julho de 2022

Santa virtude

Paciência, para se tornar virtude, é cultivada no canteiro da tribulação.

Nós cristãos, precisamos precisamos nos manter firmes nas promessas de Jesus. Pois, segundo a Bíblia, estes são tempos difíceis (2 Tm 3:1). Assim, devemos ser firmes e pacientes; pois que a Bíblia assim nos diz: "Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa." (Hb 10:36). Então, paciência é importante palavra chave.

O salmista Davi nos deixou este testemunho: "Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor" (Sl 40:1). E sobre Abraão, a Bíblia diz que ele "esperando com paciência, alcançou a promessa" (Hb 6:15). E também nos diz: "Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima" (Tg 5:8). Glória ao Senhor!

Enquanto aguardamos o grande dia, A Bíblia assim exorta: "Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração" (Rm 12:12). Creio ser por isto que a Palavra nos diz que devemos nos gloriar "nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência" (Rm 5:3). Na verdade, ao invés de ser inimiga, a tribulação é uma grande parceira e amiga da esperança do crente.

Paulo escreve aos irmãos de Tessalônica dizendo "Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações, Lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé, do trabalho do amor, e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai" (1 Ts 1:2-3). Devemos pensar nisto ouvindo esta linda canção: https://youtu.be/kbk0-6Hy43o

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 20 de julho de 2022

Homens maus


Meu Jesus! Neste mundo mau em que vivemos (hoje mais que nunca) precisamos nos refugiar em ti e orar como Moisés orou dizendo: "Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração." (Salmo 90:1). E como Davi, devemos assim orar: "Pois tens sido um refúgio para mim, e uma torre forte contra o inimigo" (Salmo 61:3). Porquanto, neste mundo perverso, proliferam os homens maus, em suas posições elevadas nas nações da terra. Homens amantes de si mesmos, sempre em busca de dinheiro e poder, sem respeito ao próximo, encastelados em suas fortalezas, inimigos de Deus e de seu povo.

Meu Senhor! Sabemos que isto terá fim; e que, até que o fim venha, temos um caminho a percorrer. Então, concede ao teu povo, a graça de andar nos caminhos desta vida, como o homem bem-aventurado "que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores." (Salmo 1:1). Segundo a tua Palavra, devemos andar "Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne" (Hebreus 10:20). Enfim... Que o teu Espírito siga conosco conduzindo nossa vida, renovando nossas forças e abençoando a nossa casa.

Este mal devemos evitar: "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos" (Salmo 1). Vivamos assim.

Viver é andar com Jesus, nos caminhos desta vida:
https://youtu.be/sjqWaaUKjgA

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 19 de julho de 2022

Vamos louvar


Sou grato ao Senhor, me por ter chamado e capacitado para o ministério da Palavra, mesmo não tendo eu a menor condição para o exercer. Devo a Ele, a graça de me ter tornado capaz de o honrar e servir com amor e humildade - missão que procurei cumprir em meus 54 anos de ministério. Porém, esta honrosa tarefa não teria sido possível, se eu não o tivesse aceito como meu Senhor e Salvador. Então, a maior dádiva que Jesus me concedeu, não foi o ministério que me levou aos homens; mas sim, a salvação que me levou a Deus. Aleluia! É benção demais, para um ser pequeno como eu!

Sou grato ao Senhor, pela querida família que me permitiu formar. Maria Celia, mulher que Deus me deu, tem sido esposa amorosa e fiel; um exemplo a ser imitado, em todos os sentidos. Juntos, construímos um lar que resultou em três filhos, uma filha, duas noras, um genro, cinco netas e dois netos... Uma família abençoada! Cada vez que os contemplo, ou converso com eles, eu me sinto o mais privilegiado dos homens! Minhas palavras não expressam toda a minha gratidão! Mas, sei que a maior dádiva que Jesus me deu foi a de me fazer filho de Deus. Obrigado, amado Senhor Jesus!

Nesta manhã, eu me uno ao salmista, em seu sentimento traduzido neste belo salmo: "Louvai ao Senhor. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder. Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza. Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa. Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos. Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes. Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor" (Salmo 150:1-5). Louvado seja o nosso Deus!

Como propõe esta linda canção, louvemos ao Senhor:
https://youtu.be/bWbRkY9QVkY

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 18 de julho de 2022

Quero Louvar

Sob manto do louvor, posso cantar ao Senhor, nos dias bons e maus.

Estou a pensar... Somos tão pequenos seres e tão grandes pecadores. A Palavra de Deus diz que "Nossos pais pecaram" (Lam 5:7); e que "Nós pecamos como os nossos pais" (Sal 106:6). E mesmo assim, o Senhor "é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou" (Efé 2:4). Pois, antes que nós o amássemos, o Senhor "nos amou primeiro" (1 João 4:19). Aleluia!

E ao pensar no seu amor, eu me visto com o manto do louvor; pois devo ter sempre o louvor como resposta, ao sopro do vento, ao fragor do temporal, ao cair da chuva... Louvor sempre! Quando tudo estiver bem... Ou mal. Quando houver ataque... Ou não. Ouço a Palavra me dizer: "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus" (1 Ts 5:18). Glória a Deus!

Enfim, quando me sentir sem forças, sei que "Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece." (Fil 4:13). E se tudo está contra mim, eu sei que "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Rm 8:31). Pois se Deus "nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?" (Rm 8:32). Louvado seja meu Jesus!

Enfim, hoje posso dizer que "já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Fl 4:11-13). Amém Jesus! https://youtu.be/07fj92QNHao

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 17 de julho de 2022

Lugar secreto


Em nossa jornada cristã, orar é medida necessária e urgente, para mantermos sempre em dia o nosso testemunho cristão. Portanto, precisamos orar mais, para continuarmos sendo fortalecidos. Porquanto, fracos que somos, devemos sustentar nosso viver em Cristo, para então, podermos dizer isto que a Bíblia ensina: "Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Fl 4:13). Pois, andar e viver em Cristo, é o segredo de nossa força! E sua presença é confirmada pela presença do Espírito Santo em nós.

Na verdade, precisamos orar mais, para continuar sendo vencedores. Pois nossa vitória não é por nossa própria força; e sim, pela fé. É assim que a Bíblia diz: "esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé" (1 Jo 5:4). Precisamos orar para seguir crendo. Enfim, devemos orar mais, para continuar sendo gratos. Pois a Palavra de Deus exorta: "E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações e sede agradecidos" (Cl 3:15). Enfim, gratidão sempre! Louvado seja Deus!

A Bíblia diz: "Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do ma. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará. Irmãos, orai por nós" (1 Ts 5:16-25).

O cristão vive entre dois mundos - o visível e o secreto:
https://youtu.be/by8j7vwPuXk

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 16 de julho de 2022

Vai ficar bem


Gosto muito de usar a expressão "tudo vai ficar bem" - ainda que a realidade diga o contrário; pois sei que Jesus tem cuidado de nós (1 Pd 5:7). Então, nós que servimos a Deus em espírito, não devemos nos deixar abater por lutas e aflições desta vida; pois "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia." (Sl 46:1). E assim refugiados, basta tão somente confiar e descansar nele. Sei que a vida é constituída de bons e maus momentos; mas, há segurança e paz na vida do crente fiel. Logo, em Cristo, sempre haverá calma para o coração aflito e paz para a mente em guerra. Vou confiar sempre!

As vezes, me sinto afligido - tanto pelos inimigos da paz, como pelas circunstâncias da vida; porém, com a minha fé firmada em Jesus, me sinto confortado pela presença do Espírito em minha vida e pela Palavra de Deus que diz: "Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada" (Rm 8:18). Enfim, como diz a canção entoada por Ozeias de Paula: "Na minha estrada iluminada, tudo será feliz". Da fé não abro mão! Pois, disse Jesus: "no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" (Jo 16:33). Aleluia!

Sempre recorro a este texto. Ele fala aquilo que precisamos sempre ouvir: "Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Rm 8:34-37). A Palavra de Deus traz resposta ao meu sofrer.

Esta canção causou grande impacto em minha vida:
https://youtu.be/ZwzKT14tKKo

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 15 de julho de 2022

Quem eu sou

Precisamos decidir aquilo que queremos ser:

Devemos ser como Abraão: Pois ele "em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações" (Rm 4:18). E não como Ló que - preferindo as campinas de Sodoma e Gomorra, no fim sofreu as consequências de sua infeliz escolha.

Devemos ser como Jacó. Pois ele lutou e venceu em "Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva" (Gn 32:30). E não como Esaú que, em busca de um prazer momentâneo, desprezou e por fim vendeu a sua formosa herança.

Devemos ser como Davi. Pois ele declarou: "Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios" (Sl 84:10). E não como Saul que rejeitou o conselho de Samuel, preferindo se manter em rebeldia, foi parar na casa da feiticeira.

Devemos ser como Maria. Pois ela preferiu estar aos pés de Jesus; e o próprio Jesus disse que "Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada" (Lc 10:42). E não como Marta que estando na cozinha, perdeu a grande chance de estar na sala com Jesus.

Disse Paulo: "uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus" (Fl 3:13-14). https://youtu.be/TnTMayKHhOY

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 14 de julho de 2022

Orando mais


Em noite fria e madrugada alta, senti Deus me tanger ao lugar de oração; e os motivos são diversos e nem sempre percebidos. Porém, o importante é sermos sensíveis ao toque do Senhor. Tenho percebido que - ainda que nossas orações não consigam mudar o mundo, elas podem nos mudar profundamente; e estabelecer um perímetro seguro à nossa volta. Na verdade, creio que o maior benefício trazido por nossas orações é a nossa própria mudança; porquanto, as orações provocam em nós, as mudanças que tanto desejamos ver nas pessoas. Então, para que mudemos, devemos por em prática a fervente oração.

São cenas tão tristes, vermos inúmeras pessoas sendo aos poucos consumidas por drogas pesadas, sexo desregrado e pecados ocultos. Infelizmente, muitos (até certos cristãos) se deixam encarcerar, por ideologias malignas, e se confundir por contradições deste tempo. É triste ver tantas vidas arruinadas e famílias destroçadas. Porém, a oração traça um perímetro seguro à nossa volta. Enfim, se as mudanças que cobramos nos outros, ocorrerem primeiro em nós, o mundo será melhor. No entanto, isto só será possível se colocarmos nossa vida no altar de Deus e no lugar de oração. Brndito seja o nome de Jesus!

Paulo disse: "Me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior; Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, E conhecer o amor de Cristo que excede todo entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus" (Ef 3:14-19).

É assim mesmo: No altar de Deus, em fervente oração:
https://youtu.be/1jfHGVdqZPE

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 13 de julho de 2022

Verbo divino


Creio em Jesus; pois ele disse: "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim" (Jo 14:1). Creio que estão ambos um no outro; pois Jesus disse: "Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras." (Jo 14:11). Creio que Jesus e o Pai são um; pois Jesus declara: "Eu e o Pai somos um" (Jo 10:30). Creio que Jesus é a expressa imagem do Pai; isto pode ser visto nesta sua resposta: "Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?" (Jo 14:9). Logo, assim eu creio!

Creio na divindade de Jesus; pois assim declara a Bíblia a seu respeito: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." (Jo 1:1). Creio em seu poder criador; pois a Bíblia declara que "Ele estava no princípio com Deus." (Jo 1:2) e que "Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez." (Jo 1:3). Creio que ele deve ser adorado; pois a Bíblia diz: "E todos os anjos de Deus o adorem." (Hb 1:6). Creio que seu nome deve ser confessado; pois a Bíblia diz: "E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai" (Fl 2:11). E assim eu creio!

Creio que o Logos veio em forma humana, para revelar o Deus eterno aos homens. E que "esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai." (Filipenses 2:7-11). Enfim, é assim que eu creio!

Faço coro com esta canção; pois é assim que eu creio:
https://youtu.be/Nj2YIgIJGgY

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 12 de julho de 2022

Meus direitos

Preciso cobrar menos e perdoar mais; pois, todos somos devedores.

Eu não tenho o direito... De invadir o "pedaço" do meu próximo. Pois, ao fim e ao cabo, os limites que nos separam - por mais frágeis que pareçam ser, devem ser por mim respeitados. Logo, não devo saltar para o seu lado para mal. E mesmo para bem, nunca sem o seu consentimento. Na verdade, até mesmo o espaço que vivo a dizer que é meu direito, pode ser apenas direito relativo.

Eu não tenho o direito... De cobrar os que me devem, além daquilo que sejam capazes de pagar. Na Bíblia, um grande devedor encontrou alguém que lhe devia e "lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves." (Mat 18:28). Então, ao saber desta sua atitude, o seu credor o entregou aos atormentadores (Mat 18:34). Sempre que falta o perdão, sobra penalidade!

Eu não tenho o direito... De cobiçar a mulher do meu próximo (este pecado condena). Em termos comparativos (mulher por mulher) a mulher que Deus me deu - ainda que ela tenha os seus defeitos, é a melhor que alguém como eu poderia ter. Enfim, como acontece com tudo nesta vida, nós também temos os nossos "defeitos de fabrica". Ensina-me a entender melhor, meu Jesus!

A Bíblia diz: "não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um." (Rom 12:2-5). https://youtu.be/ybbGnzUTcVE

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 11 de julho de 2022

52 anos hoje


Hoje faz 52 anos que Maria Célia & eu, diante de Deus, dissemos "sim" um ao outro... Meu Deus! Como o tempo passa ligeiro! E este "sim", até hoje, permeia as nossas ações e reações, nutrindo e sustentando a comunhão, amenizando as desigualdades e fortalecendo fragilidades. Que benção! Pois este "sim" permite a divergência, sem comprometer a unidade; e sustenta valores que fortalecem nossos laços de amor e amizade em Cristo. E este "sim" mantém firmes os nossos votos feitos diante de Deus.

Nesta manhã, ainda escuro, orei e agradeci ao Senhor o grande amor que envolve o nosso casamento. Pois sei que somente o amor tem estrutura e capacidade para sustentar o viver conjugal. Na verdade, o amor é há um só tempo, fundamento e cobertura da vida familiar; pois, sem ele, a família perde o melhor de sua existência e vive o risco constante de se desfigurar e se fragmentar. E esta é a razão de muitas famílias se desfazerem: A falta do jenuíno amor, o amor bíblico que deve cimentar o lar cristão.

A Bíblia diz que "O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá" (1 Coríntios 13:4-8). O amor é vida e sua ausência é trágica.

Esta canção descreve lindamente a natureza do amor:
https://youtu.be/LmMeOvSzwz0

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 10 de julho de 2022

Nosso desafio


Estou convencido que a maioria, dos cristãos, ainda não se deu conta do que - em termos escatológicos, este tempo significa. Sabemos que os dias são maus e que trevas cobrem o mundo. Porém, tudo que está acontecendo é previsto no propósito divino; então, nenhum dos mentores e agentes da maldade estará fora do alcance do juízo divino. Então, precisamos ser firmes e dizer como Davi: "Em Deus tenho posto a minha confiança; não temerei o que me possa fazer o homem." (Sal 56:11). Louvado seja Deus!

A Bíblia nos diz que "é por Cristo que temos tal confiança em Deus" (2 Cor 3:4). Na era antidiluviana, uma arca foi preparada, para livramento dos que quisessem nela entrar. No deserto, foi aberto um caminho no mar, pra libertação daqueles que o quisessem atravessar. E na cruz, foi aberta a Porta de salvação, para todo aquele que quiser passar da morte para a vida. Enfim, em Jesus, o Caminho da Vida estará sempre aberto; pois ele mesmo prometeu. E basta querer e decidir por Jesus, para desfrutar.

Este é nosso desafio: "Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu." (Hebreus 10:19-23). Glória a Jesus!

Povo adquirido! Esta deve ser a nossa firme convicção:
https://youtu.be/D2LlWnujnSc

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 9 de julho de 2022

Decidi confiar

Confiança em Deus é de grande valor para o cristão, portanto:

Decidi confiar... E assim, não vou reclamar daquilo que me falta; ainda que sinta carência de recursos tão necessários. Pois a minha confiança no Senhor é minha melhor apólice. Sei que em minha vida limitada e simples, posso não ter tudo. Mas tenho o necessário para viver. Tenho família, amigos e o cuidado do Deus que me ama e me toma nos braços. Glória a Deus!

Decidi confiar... Então, nada de exigir ou esperar reconhecimento ou promoção, além do ponto em que me encontro. E naquilo que me toca, não deixarei de fazer minha parte. Sei que um pássaro não pode voar além do ponto em que suas asas o podem levar: E assim sou eu. Portanto, agradeço a Deus por me pôr num ponto mais alto que as minhas reais condições permitiriam.

Decidi confiar... Logo, jamais tripudiarei sobre aqueles que, ao longo do tempo, me feriram e zombaram de mim. Em tempo hábil, aprendi que o simples fato de Deus me ter colocado acima de alguém que me tenha feito algum mal (e pior ainda se não me tiver feito mal) não me dá o direito de vingança, nem de submetê-lo aos meus caprichos. Obrigado Senhor, por me conduzir!

Decidi confiar! "Senhor DEUS; tu és a minha confiança desde a minha mocidade. Por ti tenho sido sustentado desde o ventre; tu és aquele que me tiraste das entranhas de minha mãe; o meu louvor será para ti constantemente. Sou como um prodígio para muitos, mas tu és o meu refúgio forte. Encha-se a minha boca do teu louvor e da tua glória todo o dia. Não me rejeites no tempo da velhice; não me desampares, quando se for acabando a minha força" (Salmo 71:5-9). https://youtu.be/l-FlUQn2Xb4

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 8 de julho de 2022

Revestimento


Para orarmos em espírito, não devemos ser levados por sentimentos. Nesta madrugada me senti indisposto; porém, reagi no espírito e cheguei ao lugar de oração. Talvez, algum dia, o lugar de oração tenha que ir ao meu encontro; porém, enquanto em mim força houver, irei ao seu encontro, para o meu encontro com Jesus. Deus disse ao ganancioso: "Louco! esta noite te pedirão a tua alma" (Lc 12:20). Meu Deus! Há tanta loucura no mundo; loucura que nada tem de Jesus. Meu Senhor! Em que direção estamos indo? Aos mentirosos, Jesus disse que o diabo é o "pai da mentira" (Jo 8:44). E há tanta gente vivendo de mentira.

Na realidade, se buscarmos em Deus o poder que nos mantém de pé, conseguiremos conviver com loucura e mentira, sem nos deixarmos contaminar por elas. Por falta de oração fervorosa, vejo valentes de Deus sendo dominados por cobiça e presos pelo espírito de engano. Aos irmãos em Corinto, Paulo assim advertiu: "ainda sois carnais" (1 Co 3:3). Há vemos tanta carnalidade. Por falta de oração, há crentes sendo inflamados por desejos carnais. "disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna." (Jo 6:67-68). Amém.

Nós cristãos, "não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido." (1 Coríntios 2:12-15). Que sejamos assim, Senhor Jesus.

Preciso ser segundo o teu coração. Ensina-me Senhor!
https://youtu.be/jI6JlX76mWk

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 7 de julho de 2022

Sua presença


Em mais um dia findo e início de madrugada... Que paz sentida em meu coração! Louvado seja Deus! Como não ser grato ao Deus eterno que por meio de seu Filho Jesus, se revelou aos homens trazendo salvação à todo aquele que crer... E eu entre eles, aleluia! Adorar a Deus é dever de toda criatura; porém, louva-lo com espontaneidade e alegria... Isto não tem preço! Os animais irracionais o fazem por instinto; mas o meu coração se abre em adoração, lúcido e voluntário. Sei o que sinto, mas nem sempre sei como explicar. Creio que todo crente com vida espiritual plena, entenderá este meu sentimento.

Estou convencido que o único modo de lidarmos com este tempo de inquietação e provação é mantendo um viver renovado no Espírito de Deus. Sei que isto é, ao mesmo tempo, fácil e difícil... A vida com Jesus é mesmo assim! Nosso coração deve estar plenamente voltado para o Pai que enviou seu Filho Jesus; "O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai" (Gál 1:4); pois, "Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho" (Heb 1:1).

Gosto desta rogativa: "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um." (Rom 12:1-3). E devo pratica-la.

Que benção! Aleluia! Tantas vezes cantei esta canção:
https://youtu.be/XqTDB7VGAVI

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 6 de julho de 2022

Vamos adorar

Criados para a glória de Deus, lhe devemos louvor e adoração.

O Pai nos diz na Palavra: "A todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para a minha glória: eu os formei, e também eu os fiz" (Is 43:7). Sim, aleluia! O ser humano foi criado para a glória de Deus e para o adorar. Mas, foi seduzido por Satã que com perfídia, confundiu seus pensamentos, corrompeu seus sentimentos e profanou a sua vida moral e espiritual.

Jesus diz que "os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem." (Jo 4:23). Muitos se dispõem a adorar a Deus, com seus movimentos corporais e canções cristãs. Porém, apenas os verdadeiros adoradores serão aceitos. Então, para que nossa adoração seja aceita, precisamos viver em santidade com Jesus.

Paulo declarou: "foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar" (2 Co 12:7). E Deus respondeu: "A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza" (2 Co 12:9). Nas lutas do dia-a-dia, as vezes nos sentimos tão fracos. Mas este poder faz do fraco um forte e faz dele um vencedor.

Este testemunho de Paulo pode ajudar bastante: "De boa vontade pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte." (2 Co 12:9-10). Aleluia! https://youtu.be/Q19Lz_BEjig

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 5 de julho de 2022

Deus de poder


Agora há pouco eu me ergui do lugar de oração... Senhor! O mundo está no maligno e a humanidade em trevas. E não há como conter o mal que cobre a terra. Vejo famílias inteiras se perderem... Creio não haver um só cristão que não tenha perdidos em sua própria família. Meu Deus! Meu espírito grita por dentro e chora por fora... Unindo adoração e intercessão. Oro em favor da humanidade; para que, em meio ao mal que ronda este mundo, os perdidos possam ser achados. Amém.

Meu Pai! Creio que a família deve ser prioridade em nossas orações. Agradeço ao Senhor por minha esposa, filhos, noras, genro e netos. Sei que eles não são imunes ao mal que chega sem aviso prévio; mas eles contam com tua proteção para os livrar do mal. Pois, nesta luta que não é contra a carne e o sangue, só contamos contigo. A Bíblia diz: "em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Rm 8:37). Então... Vamos à luta, em nome de Jesus!

Me lembro dos sonhos antigos e me deleito em os ver cumpridos em minha própria vida e família. Pois, o Deus de poder e compaixão, de amor e graça, de perdão e paz é nosso Rochedo forte! Em ti, somos guardados para a vida eterna. Ao me lembrar dos sonhos antigos, e os ver cumpridos, me deleito em tua presença! Os guardo vivos em minhas lembranças; pois eles são memoriais permanentes, do cuidado do Senhor para conosco. Enfim não podemos esquecer o que Jesus fez por nós.

A Bíblia diz que: "Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. Portanto, meus amados, fugi da idolatria. Falo como a entendidos; julgai vós mesmos o que digo. Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo?" (1 Co 10:12-16).

Cantemos esta canção: https://youtu.be/E1OFVUVJFsM

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 4 de julho de 2022

Dever e direito


É tão comum ouvir dizer: "Eu tenho direitos." Bem mais comum que ouvir dizer: "Eu tenho deveres." Fato é que algumas vezes, fazemos questão de "esquecer" que na vida, existem muitas coisas que vão alem dos direitos que julgamos ter. Vemos filhos cobrarem de seus pais e pais cobrarem de seus filhos. Ocorre que nas relações de amor, não deve existir dívida; e sim, doação. E se dívidas houverem, elas são impagáveis. Por outro lado, se fizermos uma lista honesta de nossos supostos direitos; é provavel descobrirmos que os tais "direitos" serão em um valor menor que o nosso endividamento. Sim! Porque todos somos devedores.

Na verdade, devemos priorizar nossa lista de dívidas a serem pagas e deveres a serem cumpridos; e esta será uma boa atitude cristã. Em minha vida, desde o início de minha conversão, percebi que minha imaginária lista de direitos foi ficando cada vez menor; até ao ponto de se tornar conta zerada. Então, me fez bem descobrir que meus direitos são aqueles que o nosso Deus bondosamente nos concedeu em Cristo Jesus. E por mais devedores que eu tenha à minha volta, Deus me fez saber que eu sou devedor - tanto ou mais que eles. Em contrição, com relação às nossas dívidas impagáveis, devemos antes perdoar, para sermos perdoados.

Paulo orava e pedia: "que nalgum tempo, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião de ir ter convosco. Porque desejo ver-vos, para vos comunicar algum dom espiritual, a fim de que sejais confortados; Isto é, para que juntamente convosco eu seja consolado pela fé mútua, assim vossa como minha. Não quero, porém, irmãos, que ignoreis que muitas vezes propus ir ter convosco (mas até agora tenho sido impedido) para também ter entre vós algum fruto, como também entre os demais gentios. Eu sou devedor, tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes." (Romanos 1:10-14). Somos todos devedores.

Esta é uma boa música, para aprender e cantar:
https://youtu.be/-eq045iakyY

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 3 de julho de 2022

Jesus conosco

Um poeta grafou: "Navegar é preciso..." Eu acrescentaria: Só com Jesus.

Neste mundo, vivemos a vida cristã como quem navega em um oceano - ora sob tempestade, ora em calmaria. Penso que seja esta percepção que tenha levado muitos compositores sacros a escreverem as suas músicas e versos. Vemos em belos poemas e canções cristãs, a figura de um barco sobre as ondas, as vezes mansas, as vezes bravas, seguindo com suas velas erguidas e enfunadas.

No oceano da vida, devemos navegar confiantes no mesmo Jesus que navegava com os seus discípulos, em meio a força do vento a fúria das ondas. Eles estavam muito assustados; mas Jesus ia com eles. "E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança" (Mat 8:26). Devemos navegar com Jesus!

Em outra altura, aqueles mesmos irmãos navegavam, mas sem Jesus no barco. Era forte o fragor da tormenta e o açoite das ondas. "Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar." (Mat 14:25). Ou seja: Mesmo quando optamos navegar sozinhos, Jesus está atento ao nosso viver. Pois prometeu estar sempre conosco (Mat 28:20). Louvado seja Jesus!

A Bíblia registra que "Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste? E, quando subiram para o barco, acalmou o vento." (Mateus 14:29-32). Ouça esta canção, composta por Edson Coelho e interpretada por Ozéias de Paula: https://youtu.be/aDI42h3dWr4

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 2 de julho de 2022

Tempos de dor


Meus amados irmãos, vivemos em um momento crítico da história humana. E concernente a este tempo, lemos na Bíblia que a ciência se multiplicará e aumentará o engano... Isto está patente aos nossos olhos! Então, nestes maus dias, devemos seguir em frente; vivendo sobre o fundamento da Palavra, cobertos sob o manto da Promessa. Infelizmente, o engano se faz presente, até mesmo no arraial do povo de Deus; e pode confundir, até os crentes mais zelosos. Os valores sagrados estão sendo tão sutilmente violados, que muitos cristãos se mostram simpatizantes com causas perversas e atitudes abomináveis.

Devemos orar; pois, ainda que este tempo não seja longo, ele trará grande dor aos perseverantes na fé bíblica; e levará muitos a desistir da mesma. Sobre este tempo, a Bíblia nos adverte que muitos correrão de uma parte para outra, perdidos em seus desejos, confundidos em seus pensamentos (e isto já está acontecendo). E sobre os dias que vivemos, assim falou Jesus: "se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias." (Mat 24:22). Enfim, o povo de Deus deve ser forjado nas provas; para suportar melhor as aflições dos dias que ainda estão por vir.

Em uma de suas declarações proféticas, a Bíblia diz que este mundo será marcado por "um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro. E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente" (Daniel 12:1-4). Enfim, diante de tudo aquilo que estamos vendo, vamos todos orar e vigiar.

Esta é uma das canções sobre os sinais dos tempos:
https://youtu.be/QJebQMrH1wE

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 1 de julho de 2022

Louvar sempre


Hoje despertei com um forte desejo de louvar a Deus. Louva-lo pela vida, pela alegria e pela paz. Louva-lo pelo que sou e pelo que um dia eu serei, pelo que tenho e pelo que não tenho. Sim! Louvar a Deus por tudo! Pois sei que "pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã" (1 Coríntios 15:10). Louva-lo por saber que - mesmo não sabendo até onde a minha vida vai, sei que ela irá até onde ele me conduzir. Eu o louvo por saber que o Deus Pai enviou e se manifestou por meio de seu filho Jesus, para nos salvar; e enviou o seu Santo Espírito para nos conduzir em toda a verdade. Louvado seja Deus!

Meu louvor a Deus se inspira neste imperativo bíblico: "Louvai ao SENHOR todas as nações, louvai-o todos os povos" (Salmos 117:1). E como Deus, em seu amado filho me fez seu servo; devo atender este imperativo: "Louvai ao Senhor. Louvai o nome do Senhor; louvai-o, servos do Senhor" (Salmo 135:1). E como se isto não bastasse; eu também o louvo inspirado no cantar dos pássaros ao despertarem; no sussurro dos ventos passando pelas árvores e fendas das rochas; no lamúrio das ondas ao espumarem nas praias; no ribombar dos trovões ao emitir seus raios de luz... Enfim, motivos não me falta, para louvar a Deus!

Assim diz a Bíblia:

"Louvai ao SENHOR. Louvai ao SENHOR desde os céus, louvai-o nas alturas. Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos. Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes. Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus. Louvem o nome do Senhor, pois mandou, e logo foram criados. E os confirmou eternamente para sempre, e lhes deu um decreto que não ultrapassarão. Louvai ao Senhor desde a terra: vós, baleias, e todos os abismos; Fogo e saraiva, neve e vapores, e vento tempestuoso que executa a sua palavra; Montes e todos os outeiros, árvores frutíferas e todos os cedros; As feras e todos os gados, répteis e aves voadoras; Reis da terra e todos os povos, príncipes e todos os juízes da terra; Moços e moças, velhos e crianças. Louvem o nome do Senhor, pois só o seu nome é exaltado; a sua glória está sobre a terra e o céu. Ele também exalta o poder do seu povo, o louvor de todos os seus santos, dos filhos de Israel, um povo que lhe é chegado. Louvai ao Senhor."
(Salmo 148:1-14)

Assim devo louvar.

Esta canção expressa o meu sentimento:
https://youtu.be/KwXHsDUl63Y

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar