quarta-feira, 8 de junho de 2022

Viver equilibrado


Todos nós que servimos ao Senhor, devemos seguir a linha do equilíbrio. E digo isto, por saber da propensão de muitos a viver nos extremos. Todos nós sabemos o valor que tem o estudar. Entretanto, está escrito que "não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne" (Ecl 12:12); e isto nos soa como exagero a ser evitado. Ou seja: Não é sábio irmos além dos limites de nossa condição física e mental. Esta observação bíblica parece dizer o mesmo: "Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta em conhecimento, aumenta em dor." (Ecl 1:18). Entendo que ambos os textos recomendam o equilíbrio.

É comum vermos crentes tentando demonstrar um nível de conhecimento, dedicação e espiritualidade que não possuem. Aos tais, recomendo meditar neste salmo: "SENHOR, o meu coração não se elevou nem os meus olhos se levantaram; não me exercito em grandes matérias, nem em coisas muito elevadas para mim. Certamente que me tenho portado e sossegado como uma criança desmamada de sua mãe; a minha alma está como uma criança desmamada. Espere Israel no Senhor, desde agora e para sempre" (Sal 131:1-3). Enfim, devemos ter uma vida cristã equilibrada, olhando para Jesus e demonstrando a alegria de sermos cristãos.

Vejo neste texto bíblico, uma implícita (mas clara) recomendação do equilíbrio: "No dia da prosperidade goza do bem, mas no dia da adversidade considera; porque também Deus fez a este em oposição àquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele. Tudo isto vi nos dias da minha vaidade: há justo que perece na sua justiça, e há ímpio que prolonga os seus dias na sua maldade. Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo? Não sejas demasiadamente ímpio, nem sejas louco; por que morrerias fora de teu tempo?" (Ecl 7:14-17). Bom para pensar e refletir.

Somos povo adquirido! Gosto de ouvir esta canção:
https://youtu.be/D2LlWnujnSc

Cordialmente;
Bispo Calegari

5 comentários:

Compartilhar