segunda-feira, 6 de junho de 2022

Orar exige esforço


Aqui em Petrópolis, levantar de madrugada para orar, com o frio que está fazendo, exige esforço e submissão. Todavia, está é apenas a parte visível das barreiras que se interpõem entre nós e o lugar de oração. Sei que cada crente tem suas próprias barreiras - algumas parecidas, outras diferentes; porém, o que importa é ter boa disposição para levantar do leito e se render aos pés do Jesus. Mas, não com alma distraída viajando entre sonhos, interesses e compromissos adversos aos motivos da prostração. Pois, a oração - para ser aceita, precisa ser fervente e brotar no coração de um adorador contrito e atento ao ouvir e agir de Deus.

Os crentes, antes de se curvarem para orar, podem fazer preparação espiritual com alguns textos bíblicos. Eu recomendo este, apropriado à qualquer situação: "Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança" (Ef 6:18). Eis outro texto indicado: "Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas" (Lc 21:36). E este também: "Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites" (Tg 4:3). Sem esquecer este: "quando orares, não sejas como os hipócritas" (Mt 6:5). E sempre orar com fé.

A Bíblia diz que "o Senhor apareceu de noite a Salomão, e disse-lhe: Ouvi a tua oração, e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício. Se eu fechar os céus, e não houver chuva; ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra; ou se enviar a peste entre o meu povo; E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar." (2 Crônicas 7:12-15). Logo, assim devemos orar.

No prelúdio antes da oração, esta canção pode ajudar:
https://youtu.be/WA2dwiWFpi0

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar