domingo, 5 de junho de 2022

Soberana vocação


Em janeiro último, completei 54 anos de trabalho no ministério da Palavra... Já tenho dito que duas convicções seguem comigo, ao longo de todo este tempo: Uma é a certeza que meu chamado ao ministério é uma viagem sem volta. Outra é que, no dever do chamado, não deve haver lugar especial onde o mesmo deva ser cumprido. Posso dizer que esta duas premissas muito me ajudaram a tirar o melhor proveito dos lugares em que trabalhei; pois, ao mesmo tempo que procuramos admirar suas belezas, amar seus habitantes, e enfrentar seus desafios; tomamos o cuidado de não nos deixarmos prender por eles. Como fomos ajudados!

Em todos os concílios em que participei; no momento das nomeações, cantei o hino de abertura às mesmas, com uma grande emoção. Se compararmos as missões com algum tipo de jogo, creio poder dizer que sempre orei antes de tomar as decisões que a situação impunha; então, na grande maioria das vezes, acertei na decisão tomada. E mesmo nas decisões em que errei, os erros pouco ou nada afetaram o resultado final, justamente por ter orado antes. Enfim, Maria Célia e eu sabiamos que nomeações não são questão de recompensa ou castigo; e que o lugar - por melhor que fosse, não é mais importante que a missão a ser por nós cumprida no lugar.

Nos concílios, antes da proclamação das nomeações pastorais estes tres hinos sempre me inspiraram e fortaleceram para a Missão ordenada: 1) "Se Cristo comigo vai"; 2) "Nem sempre será para onde eu quiser"; 3) "Seguirei ao meu bom mestre". Não saberia traduzir em palavras, o turbilhão de pensamentos e sentimentos que o momento exercia sobre mim. Enfim, Maria Célia e eu sempre carregamos conosco a certeza de que "todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Rom 8:28). E ainda hoje, levamos em nosso coração esta certeza.

Simples assim: Com Jesus ao lado, a qualquer lugar irei:
https://youtu.be/GEsCXxm9YVU

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar