quinta-feira, 30 de junho de 2022

O tempo passa

Meus amados irmãos, devemos aproveitar o tempo que ainda temos.

Hoje o ano fecha o seu primeiro semestre... Como o tempo passa! A Bíblia diz que "passamos os nossos anos como um conto ligeiro" (Sal 90:9). O tempo vai passando e, na vida de muitos, sonhos e planos sendo cobertos pelas cinzas da desesperança. Isto acontece porque muitos colocam sua esperança em homens falhos e coisas perecíveis. Logo, vamos sonhar e planejar mais alto.

Este é um tempo em que eventos proféticos se sucedem; tais como: Pandemia, instabilidade climática, guerras mundiais, fome planetária, grandes sinais nos céus... E outros em curso. Todavia, grande parte da humanidade vive mergulhada em seus planejamentos utópicos e sonhos côr-de-rosa. Eles nem se apercebem que o tempo está chegando ao seu limite. E isto será inevitável.

Na Bíblia, Jesus nos diz que "como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem." (Mat 24:37); e o salmista falou que "Quanto ao homem, os seus dias são como a erva, como a flor do campo assim floresce." (Sal 103:15). Por estes dois textos, vemos que a nossa vida é breve e que nosso tempo é curto. Enfim, como foi nos dias de Noé, o fim será repentino.

Devemos com ousadia "entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu." (Hebreus 10:19-23). https://youtu.be/siz2S83kNn8

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Família em foco


Meus irmãos, a família tem sido foco de discussões polêmicas e de ataques perversos. E digo isto porque, todos os que lutam contra a família tradicional, só existem por ela existir. Portanto, lutar contra a família constituída por Deus é uma cruel traição ao seu Criador. A Bíblia registra bons e maus exemplos de relação familiar. Um doloroso exemplo é o histórico da família de Davi, ferida por mágoa sentida e filhos arruinados. Nela, vemos consequências punitivas que por causa do pecado, podem se estender à família do crente relapso. Logo, antes de praticar atos ilícitos, pensemos no mal que causam.

Penso que a oração secreta em favor da família - quando feita com zelo e temor, corpo curvado e rosto molhado, ajuda muito. Pois "A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos." (Tg 5:16). Uma outra atitude importante, na vida cristã - seja na família ou na igreja, é o reconhecimento e confissão de culpa entre seus integrantes; pois a Bíblia diz: "Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis" (também tg 5:16). Tenho desfrutado da segurança trazida pela fervente oração; a qual traz paz à família, calma à mente agitada e descanso ao coração angustiado. Que benção!

Sobre o valor da oração, temos dois textos bíblicos que devem ser considerados. Um deles é incentivo a estarmos "Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos." (Ef 6:18). O outro, assim como o primeiro, impõe oração e vigilância como medida preventiva: "Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem." (Lc 21:36). Por experiência, digo que eles me têm ajudado. E digo que não vejo futuro sem os praticar.

Aproveito para postar esta bela canção sobre oração:
https://youtu.be/6vLP0wvJXGI

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 28 de junho de 2022

Jesus vai comigo


Meus irmãos, nós que servimos a Jesus, precisamos viver sempre sob o manto da graça, e dependentes do renovo da misericórdia. Pois este é de longe o melhor remédio para não nos deprimirmos, quando fracassarmos; e para não nos envaidecermos, quando acertarmos. Na verdade, se estivermos cobertos pelo manto da graça e o renovo da misericórdia, seremos guardados pela promessa que garante paz em nossa mente (Isaías 26:3), limpeza em nossas mãos e pureza em nosso coração (Salmos 24:4). Portanto, devemos perseverar no caminho da Verdade eterna (Hebreus 10:19-20) pela fé em Jesus. Glória a Deus!

Nós que servimos a Jesus, devemos ser gratos, em tudo e por tudo; pois, em um mundo que nos odeia e quer destruir, ele é aquele que nos protege e defende. Sabemos que esta graça não nos isenta das dores e das lágrimas; pois Jesus mesmo disse que teríamos aflições no mundo (João 16:33). Porém, ele garantiu sua presença conosco todos os dias (Mateus 28:20), em todos os bons e maus momentos (Isaías 43:2). Enfim, quando as provações baterem em nossa porta, ela nos encontrará sob os cuidados do Senhor que nos "chamou das trevas para a sua maravilhosa luz." (1 Pedro 2:9). Amém. Louvado seja o nosso Deus!

Esta promessa do Senhor é para Israel (seu povo eleito) e para a Igreja (seu povo adquirido): "Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e a Seba em teu lugar. Visto que foste precioso aos meus olhos, também foste honrado, e eu te amei, assim dei os homens por ti, e os povos pela tua vida. Não temas, pois, porque estou contigo" (Isaías 43:2-5). Enfim... Permanecer na graça é perseverar na fé.

Mesmo nos sentindo sozinhos, Jesus está sempre conosco:
https://youtu.be/HGkOWGHp6Gw

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 27 de junho de 2022

A Bíblia nos diz

Sou abençoado por poder crer no que a Bíblia diz. Obrigado Jesus!

A Bíblia diz que "a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito." (Pv 4:18). Esta luz que brilha em nós, tem como fonte inesgotável a pessoa do Santo Espírito de Deus. E também diz que ele nos "guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir." (Jo 16:13). Amém.

A Bíblia diz que "Os que confiam no Senhor serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre." (Sl 125:1). Esta confiança nos leva a perseverar. Logo, devemos confiar. A Bíblia diz que somos odiados e perseguidos no mundo, por anunciarmos o nome de Jesus. Ela também diz que "aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo." (Mt 10:22). Amém.

A Bíblia diz que precisamos clamar pelo nome de Jesus; pois "todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (At 2:21). Esta invocação deve ser firme, liberada pela oração da fé, e precisa ser constante; sendo esta fé gerada no coração e declarada pela boca; "Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação." (Rm 10:10). Amém.

A Bíblia diz: "E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração." (Cl 3:15-16). Amém. https://youtu.be/2PeDgzbqjj4

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 26 de junho de 2022

Família é missão


Se alguém me perguntar qual, nesta vida, é o bem mais importante; sem dúvida eu respondo que, neste mundo, a família é o bem mais precioso. Pois ela é base das gerações futuras. Vejo muitos dando mais valor à fama, ao dinheiro, aos prazeres; sendo esta a causa de tantos lares enfraquecidos e desfeitos. Abaixo dos bens eternos (mas bem acima dos bens terrenos), a família é o bem mais importante. Ao criar o homem, Deus lhe deu a mulher dizendo: "deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher" (Gn 2:24). E instituiu a família dizendo: "Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra" (Gn 1:28). Então, a família é nossa missão original.

Todo lar cristão precisa repensar prioridades e se voltar para uma vida pautada na Palavra de Deus, "remindo o tempo; porquanto os dias são maus" (Ef 5:16). Ou seja: Toda família deve ocupar seu lugar de oração. Pois, segundo a Bíblia, família é a missão divina original; porém, tantos cristãos pensam diferente. Muitos, sem qualquer razão que justifique, desfazem seu casamento. Enfim, exceto naqueles casos em que o divórcio passa a ser amarga solução - a qual é permitida pelo Senhor, para as crises conjugais sem remédio; eu declaro que todo crente precisa orar mais em favor de seu lar; investindo mais amor e companheirismo em sua vida familiar.

Esta é uma palavra para a família: "ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas. Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor. Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo." (Cl 3:16-21). E se isto for praticado, tudo vai terminar bem.

Eis uma excelente canção para enriquecer esta reflexão:
https://youtu.be/5vULIBk4Be0

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 25 de junho de 2022

Viver passageiro


Meus irmãos, enquanto aqui vivermos, nossa natureza humana estará sempre a nos infligir os seus humores e temores, dores e dissabores; pois é próprio do ser humano, tais sensações. Todavia, não devemos nos deixar abater por seus destemperos; pois somos seres espirituais, criados a imagem do Criador, com vocação para a eternidade. Então, por mais que os limites da natureza carnal nos incomodem (as vezes com rigor); neste lado da vida, tudo é passageiro; e quando se der a nossa inteira libertação, deste invólucro de carne que tanto nos limita e constrange, viveremos a plenitude do ser espiritual que nós somos.

Na verdade, precisamos estar em Jesus, para sermos a "nova criatura" que antecede a plenitude eterna, precisamos estar em Cristo (2 Cor 5:17). Assim, vivendo nele, entenderemos melhor este dizer de Paulo: "aprendi a contentar-me com o que tenho." (Fil 4:11). Então, estando temporariamente vestidos de carne, precisamos entender suas dores e aflições impostas; e saber que "todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus" (Rom 8:28) inclusive as dores e aflições. Enfim, se os nossos males - sejam eles físicos ou morais, nos afligem; temos Jesus vindo sempre ao nosso encontro, para nos tratar.

Devemos viver como Paulo "Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos" (2 Cor 4:10). E chegar a este nível de entendimento que ele teve: "Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece." (Fil 4:11-13). Maravilhosa graça! Glória ao Senhor!

Na vinda de Jesus, tudo se acalma e o coração descansa:
https://youtu.be/DSRNbK83a-k

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 24 de junho de 2022

Amigos e irmãos

Sendo servos, "alguns, não o sabendo, hospedaram anjos" (Heb 13:2)

Ontem, Maria Célia & eu estivemos em Nilópolis, para tentar levantar certidões. Sabedores de nossa ida, estes queridos pastores nos deram um importante apoio: Gutemberg (IMW Edson Passos), João Alfredo (IMW Nova Iguaçu), Waldir Júnior (IMW Nova Olinda) e Luiz Cavalcante (IMW Vila Norma). Este último - desde a rodoviária de Nova Iguaçu, nos conduziu em todo o tempo.

Almoçamos juntos, em um bom restaurante de peixe. E depois o Pr Gutemberg nos levou à casa da irmã Isabel, em Olinda (em sua casa se deu a festa de nosso casamento, 52 anos atrás). E Isabel, com seus 95 anos, seu filho Faustinho, noras e netos, nos recebeu com indizível alegria. Conversamos, jantamos deliciosa comida, falamos sobre quase tudo. No fim, oramos juntos. Bom demais!

As 19:00 os Prs Gutemberg e João Alfredo foram nos buscar na casa da família Arona (da qual Isabel é matriarca) e fizeram a gentileza de nos levar até Petrópolis (nós tínhamos as passagens de volta, mas eles fizeram questão de nos levar)... Como retribuir este gesto de amor? Mas, eles têm nossa gratidão. Obrigado Senhor Jesus, pelos amigos e irmãos que nos deste! São pra a vida toda!

Marcado por sentimento de gratidão, disse Paulo: "Mas bastante tenho recebido, e tenho abundância. Cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a Deus. O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. Ora, a nosso Deus e Pai seja dada glória para todo o sempre. Amém." (Filipenses 4:18-20). E assim como aconteceu com Paulo, nós que servimos ao  Senhor, temos os nossos Epafroditos. https://youtu.be/P9OH9rd6ICI

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 23 de junho de 2022

Motivos de oração


Mais uma vez, em plena madrugada, me dirijo ao lugar de oração, pois tenho um dever a cumprir e não devo me omitir. E em meu lugar costumeiro, agradeço por minha querida esposa (nos vemos um no outro e Cristo em nós) e pela família que temos; pelos amigos que tenho, pelo ar que respiro, pela água que bebo, pelo pão que como; e pelo manto que me cobre e me blinda. Na oração, nem precisamos pedir; pois o Senhor conhece as nossas necessidades. Porém, devemos pedir; pois a Bíblia diz que "se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve." (1 Jo 5:14). E devemos ser gratos e dar glórias a Deus.

Estou convencido que qualquer situação deve ser motivo para nos rendermos em oração; pois enquanto oramos, nossa mente sossega, nosso coração se abre e nosso espírito se acalma. Na verdade, sem diminuir o valor das terapias, creio que a oração é melhor de todas. Sempre que oramos, temos o "socorro do Espírito de Jesus Cristo" (Fil 1:19). Então, seja em meio às lutas e provas; ou recebendo acusações e ofensas; ou sendo feridos pelos que amamos; devemos perseverar em oração e sermos gratos ao Senhor. Enfim, poderia citar muitas outras razões pelas quais se deve orar; mas as que citei são suficientes.

A Bíblia registra este testemunho de Paulo: "foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte." (2 Cor 12:7-10). Que benção! Glória a Deus!

Esta canção pode ajudar a entender o que eu sinto:
https://youtu.be/qqG0KF5jnjM

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 22 de junho de 2022

A Fé e a loucura


Segundo meu entendimento, todo cristão precisa entender que a fé não dispensa a razão; mas, a ela se sobrepõe. Verdade é que ambas podem caminhar juntas, até o limite da razão; então, após este ponto, a fé segue além do limite racional, indo além da própria lógica e entra no terreno do impossível... É quando milagres acontecem. Na verdade, desde os meus primeiros dias no Caminho da Vida, comecei a me dar conta disso; e fui me apegando e me firmando nas bases da fé bíblica. Louvo a Deus, por ter assim me posicionado; pois, em várias ocasiões, cheguei ao limite do impossível e vi os milagres acontecerem. Glória a Jesus!

A Bíblia fala que "sem fé é impossível agradarmos a Deus" (Heb 11:6). Todavia, a fé de muitos é incapaz de ir além do nivel da razão; pois é misturada com incredulidade. Sabemos de muitos que confundem fé com loucura; e há os que fazem loucura em nome da fé. Entretanto, existe uma grande diferença entre ambas: e esta diferença chamamos de: Resultado! Até nas coisas comuns, precisamos pôr fé. E dou como exêmplo o plantio: A Bíblia diz que "O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos." (2 Tim 2:6). Mas para colher, ele precisa acreditar. Enfim, se crermos, veremos "a glória de Deus" (João 11:40).

A Bíblia nos diz que "Pela fé José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel, e deu ordem acerca de seus ossos. Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei. Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado; Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa." (Hebreus 11:22-26). Eles são veros exemplos de fé bíblica.

Creio! Graças a Deus, posso fazer coro com esta canção:
https://youtu.be/YQn-jkupQuU

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 21 de junho de 2022

Orar para vencer

No poder do amor de Deus, e em oração a ele, a vitória é garantida.

Ao longo dos anos em que sigo a Jesus no caminho (há quase 58 anos) tenho visto a necessidade de orar. E tenho procurado praticar; muitas vezes, em estado de graça; mas também, em estado de medo. Isto faz com que, em certas ocasiões, orar seja bem mais leve, pelo socorro do Espírito; e outras vezes, pela indisposição carnal, exige um grande esforço. Mas... Orar é urgente!

Quando a situação exigir devemos, não apenas nos prostrar, mas nos derramar diante de Deus. Nas crises o clamor deve se intensificar; como fez Davi ao dizer: "Na minha angústia clamei ao SENHOR e me ouviu." (Sal 120:1); e Jonas ao dizer: "Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz." (Jon 2:2 ). Maravilha!

O crente atento e precavido sabe que a sobrevivência espiritual, em um mundo que lhe é hostil, não depende só de boa fé e de boas intenções (dizem até que de boas intenções o inferno está cheio); e nem de experiências (tenho visto crentes experientes sucumbirem em um momento). Estamos em guerra! E a oração é arma para lutar e remédio para curar. Enfim... Precisamos orar!

"No dia da minha angústia busquei ao Senhor; a minha mão se estendeu de noite, e não cessava; a minha alma recusava ser consolada. Lembrava-me de Deus, e me perturbei; queixava-me, e o meu espírito desfalecia. (Selá.) Sustentaste os meus olhos acordados; estou tão perturbado que não posso falar. Considerava os dias da antiguidade, os anos dos tempos antigos. De noite chamei à lembrança o meu cântico; meditei em meu coração, e o meu espírito esquadrinhou" (Sal 77:1-6). Amém.
https://youtu.be/yT4VfQtFcNk

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 20 de junho de 2022

Depender de Deus


É muito comum ouvirmos crentes conversarem sobre dependência de Deus; e quanto a isto, estou de pleno acordo! Porém, é lamentável ver que, no viver de muitos crentes, esta declaração é muito mais um chavão que uma posição. Portanto, devido a tendência de muitos - de se deixar angustiar e afligir, até mesmo por medo imaginário, vejo quão difícil é viver na total dependência do Senhor. Todavia, precisamos entender que a dependência de Deus não nos isenta de assumir nossas responsabilidades. Tais como: Cuidarmos de nossa vida e família, para não sermos pesados aos outros; e uma total dependência de Jesus, para encarar os desafios de cada dia. Enfim, darmos conta de nossas obrigações.

O Senhor Jesus assim nos diz: "Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?" (Mateus 6:26). Vejamos: Esta divina provisão não isenta as aves de recolherem, todos os dias, o seu alimento. Portanto, cabe a todos nós, sem perder de vista a promessa divina de provisão, precisamos sair em campo - ocupando nosso lugar na porta de trabalho que Deus nos abriu. Enfim, trabalhando com afinco, para pôr o pão em nossa mesa; e para poder ajudar a quem precisa, e para poder dizimar e ofertar na casa de Deus; bem como Israel que saia todos os dias em campo, para colher o maná dado pelo Senhor.

Imperativo do trabalho: "não nos houvemos desordenadamente entre vós, Nem de graça comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós. Não porque não tivéssemos autoridade, mas para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes. Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também. Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs. A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão." (2 Tes 3:7-12). Amém.

Assim como diz esta canção, eu dependo de Jesus:
https://youtu.be/NKslVwXpTaE

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 19 de junho de 2022

Grandeza de Deus

O Deus de nossos antepassados na fé, se revelou na pessoa de Jesus.

O Deus eterno, criador dos céus e da terra, que fez o homem do barro, este Deus "conta o número das estrelas, chama-as a todas pelos seus nomes." (Salmo 147:4). Este Deus voa "sobre as asas do vento." (Salmo 18:10) e "tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés." (Naum 1:3). Obrigado meu Senhor! Pois, sendo tão grande, estás entre nós!

O salmista, ao ver sua glória, extasiado exclamou: "Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus!" (Salmos 8:1); e maravilhado indagou: "Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?" (Salmos 8:4). Como permanecer insensível, ante tanta beleza e majestade! Maravilha!

Este Deus e Pai, "amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16). A Bíblia diz que "Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens." (João 1:4). E Jesus declarou que "veio buscar e salvar o que se havia perdido." (Lucas 19:10). Enfim, negar a Cristo é negar a propria vida. Glória a Jesus!

Pela graça de Deus, eu creio na salvação que Jesus nos oferece. "Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus." (João 3:17-18). Amém Senhor! https://youtu.be/7vjZC6YwVjs

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 18 de junho de 2022

A geração do fim


Na vida de um cristão, há muitas noites mal dormidas (esta foi uma das minhas). Na madrugada, despertei inquieto e fui buscar quietude em Jesus que sempre está conosco. Orando me lembrei da geração de Noé (seu fim pelo dilúvio); da geração de Sodoma (seu fim pelo fogo); da geração de Jericó (seu fim pela queda de seus muros); e da geração de Nínive que escapou. Experiências passadas demonstram que nem mesmo o amor de Deus é capaz de impedir a degradação humana; a qual pode chegar aos índices mais elevados de maldade. Que Jesus veio salvar, sabemos; mas são muitos os que não desejam ser salvos.

Enquanto eu orava, pude entender que sempre haverá escape para os que se humilham diante do Senhor. E a humilhação à qual me refiro, é aquela que se veste de contrição e confissão. A Bíblia diz que vivemos "no meio de uma geração corrompida e perversa" (Fil 2:15); geração obstinada e de coração inconverso que transborda de maldade. Enfim, Jesus "veio buscar e salvar o que se havia perdido" (Luc 19:10). Porém, nem todos desejam a salvação que ele oferece e pela qual, deu a sua própria vida. A Bíblia adverte o crente: "se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também." (Rom 11:21). Senhor!

Na parábola, Jesus ilustra a missão: "convidai para as bodas a todos os que encontrardes. E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e a festa nupcial foi cheia de convidados. E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste de núpcias. E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu. Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos." (Mat 22:9-14). Amém.

Esta canção se alinha com o relato da Palavra de Deus:
https://youtu.be/mIFG391_9UA

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 17 de junho de 2022

Sermão profético


Recebi encaminhamento do Pr Paulo Roberto, sobre postagem feita por Ciro Sanches Zibordi, acerca do famoso e contundente discurso de Davi Wilkerson, com especial destaque nesta parte do mesmo: "O lugar mais conveniente para trazer alívio à consciência que procura se esconder dos olhos inflamados de um Deus santo é o interior de uma igreja morta. Seus pregadores mais parecem carregadores de caixão que apóstolos de vida. Em vez de guiar crentes famintos à vida abundante oferecida por Jesus, fazem promessas agradáveis tentando apenas acalmar sua fome." É como se Wilkerson tivesse hoje pregado!

Na mesma postagem de Ciro Sanches Zibordi, ele cita esta resposta, de David Wilkerson à reação negativa dos contradizentes que pregavam um "outro" evangelho: "Alguns pregadores protestam, alegando que suas igrejas, longe de serem mortas, estão repletas de orações fervorosas e adoração a Deus. Contudo, nem todas as igrejas opulentas e avivadas são necessariamente cheias de vida. A adoração vinda de lábios impuros, na verdade é abominação a Deus. O louvor que sai de corações cheios de adultério, cobiça ou orgulho, não chega a Deus como aroma suave." E vemos isto ainda hoje.

Assim falou Jesus ao anjo da igreja em Laodicéia: "Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu... Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." (Ap 3:14-20). Este texto confirma o dito sermão.

Esta canção tem tudo a ver com o sermão de Wilkerson:
https://youtu.be/PFe1FBfAhS4

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 16 de junho de 2022

Divina presença

Vida carente em madrugada fria se aquecendo na presença do Senhor.

Início de madrugada e, meu Deus, eis que estás aqui. Glória a Jesus! Que mais posso eu querer, se já tenho tudo! Pois, tenho a ti, amado Senhor. Deus vivo, que se move entre os anjos no céu e os homens na terra. És aquele que acende as estrelas do céu e inunda a terra de luz e calor; pois o próprio sol que nos ilumina e aquece se banha em tua luz... Sou eternamente grato ao Senhor!

Tua Palavra foi dada aos homens, para lhes mostrar que o Filho se fez carne "e se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai." (Gl 1:4); para que "renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente." (Tt 2:12). Que benção! Obrigado, Salvador Jesus!

A canção abaixo diz que tu "Estás aqui movendo entre nós... Mudando destinos... Operando milagres... Meu Deus, este é quem tu és." Senhor! Não serei insensível à tua santa presença; pois tenho comunhão com os que comungam contigo; e me alegro com os que se alegram em ti. Que mais posso dizer? Se tudo que disser nada irá acrescentar ao que tu és, eras, e hás de ser. Maranata!

O apóstolo João ouviu "o anjo das águas, que dizia: Justo és tu, ó Senhor, que és, e que eras, e hás de ser, porque julgaste estas coisas." (Ap 16:5). E os vinte quatro ainciãos se prostaram "Dizendo: Graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, que és, e que eras, e que hás de vir, que tomaste o teu grande poder, e reinaste." (Ap 11:17). Glória a Deus! https://youtu.be/AAvjEp7u9tA

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 15 de junho de 2022

Poder da oração


Aos meus seguidores, faço questão de dizer e repetir que a oração faz a diferença. Ou seja: Na vida do crente, Tudo resulta da oração ou da falta dela. Daniel foi lançado aos loões, porque orava; e os venceu, porque orava. Jonas fugiu em um navio, porque deixou de orar; e indo parar no ventre do grande peixe, dele saiu ileso porque orou. O que transfoma nossas lutas em vitória ou fracasso, não é a intensidade das mesmas; e sim, a vida de oração ou a falta dela. Em meu viver, não poucas vezes, as orações que fiz foram marcadas por incerteza e insegurança. O que me fez vencer foi minha permanência em oração.

Na História da Igreja, lemos sobre grandes mulheres e homens de Deus. E um denominador comum entre eles, foi sua vida de oração. Infelizmente, lemos também sobre aqueles que se deixaram enredar pelas teias da heresia apostasia. Senhor! É triste ver que não foram poucos que fracassaram; e isto, por terem se deixado tanger e sufocar pelo ativismo, sem terem entendido a diferença que a oração faz na vida do cristão. Enfim, assim como não existe vitória sem luta; também não existe vitória sem oração. Tenho visto que os níveis que subirmos em nossa vida, depende dos níveis de oração que galgarmos.

Este salmo é prova bíblica indiscutível a confirmar o que digo: "Louvarei ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca. A minha alma se gloriará no Senhor; os mansos o ouvirão e se alegrarão. Engrandecei ao Senhor comigo; e juntos exaltemos o seu nome. Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. Olharam para ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficaram confundidos. Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias" (Salmos 34:1-6). Nele, vemos Deus responder ao clamor do aflito.

Eu também creio (e como creio) no poder da oração:
https://youtu.be/aJohy4wmvI8

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 14 de junho de 2022

Nosso descanso


Neste mundo, todo ser humano sabe que o viver é sempre cansativo. Este sentimento levou Jonas a se esconder em um barco, e Elias a se ocultar em uma caverna, tão cansativa como o barco de Jonas. Alguns até desistem da vida, por não suportarem a canseira do viver. Porém, este cansaço tem solução - e tão simples que muitos a menosprezam: A Bíblia declara que Deus "Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor" (Isaías 40:29).Um compositor cristão diz numa canção que "Há momentos que na vida pensamos em olhar atrás; é preciso pedir ajuda para poder continuar. E clamamos o nome de Jesus."

Tenho percebido que a vida cansa, muito mais pela inércia que pelo trabalho. Então, uma simples observação revela que os mais cansados são os que menos trabalham. São os que vivem sempre a procura de uma cadeira para sentar ou de uma cama para deitar. Para um viver abençoado, ao mesmo tempo ativo e descansado, é só atentar ao que disse Jesus: "Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também." (João 5:17); e "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." (Mat 11:28). Estas duas frases resumem duas grandes necessidades: A de admitir o valor do trabalho; e a de buscar a ajuda de Jesus.

A Bíblia diz: "Por que dizes, ó Jacó, e tu falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao Senhor, e o meu juízo passa despercebido ao meu Deus? Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão." (Isaías 40:27-31). Aleluia! Nela, podemos confiar e descansar.

Esta é a canção que acima fiz menção:
https://youtu.be/fPjR-IIMHls

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 13 de junho de 2022

Breve Jesus virá

Jesus voltará e os que o esperam para a salvação subirão com ele.

Ontem, a minha cirurgia de catarata foi adiada mais uma vez... Porém, nada foge ao divino controle. Logo, ontem pude pregar na central de Cabo Frio (talvez fosse este o propósito). Ainda é madrugada. E agora pouco eu me levantei da oração, grato por saber que "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." (Ecl 3:1). Obrigado Jesus!

Sou abençoado em saber que "Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos." (Sal 19:1). E assim, posso dizer como o salmista: "Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; seja a tua glória sobre toda a terra" (Sal 57:5). Pois a glória de Deus é projetada nos céus, refletida nas águas, declarada por anjos, e revelada em toda a criação. Glória a Deus!

No dia em que Jesus voltar (este dia está perto) nós veremos o que os nossos melhores sonhos sempre anelaram, e aquele que nossos olhos desejam ver, e nos tornaremos o que havemos de ser. E enquanto este dia não chega (embora esteja perto) nosso viver deve seguir alinhado com a Palavra. Uma antiga canção que eu já cantei inúmeras vezes diz que "um dia Cristo voltará".

A Bíblia diz que os discípulos "estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir" (At 1:10-11). https://youtu.be/tIg4B0n9oPg

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 12 de junho de 2022

Que amor é este


Ainda há pouco eu me levantei do lugar de oração (me curvei em madrugada escura e fria e me levantei ao nascer do dia). Agradeço a Deus, por tudo que ele tem feito em minha vida, mesmo sem eu merecer. Como me sinto envolto em seu grande amor, muito além do que possa entender! E fico a pensar: Que amor é este! Amor bem mais vasto que a vastidão do universo e mais profundo que as profundezas dos oceanos! Amor que a nenhum outro se compara! Amor que me abraça, nas aflições previstas, em meio as injustiças que algumas vezes eu sofro! Amor que torna minhas trevas em luz! Amor que me brinda com a alegria da salvação em Cristo!

Segundo a Bíblia, devemos orar com o espírito e também com o entendimento; e no louvor, devemos cantar com o espírito, mas também com o entendimento (1 Cor 14:15). Na Palavra, aprendemos que "as armas da nossa milícia não são carnais; mas sim, poderosas em Deus para destruição das fortalezas" (2 Cor 10:4). A Bíblia também diz que devemos nos opor e anular "os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo" (2 Cor 10:5). Enfim, tudo aquilo que atrapalha (até mesmo o próprio entendimento) precisa ser, em oração, levado cativo ao nosso Deus.

A Bíblia diz que "Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo. No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor. Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro. Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?" (1 João 4:16-20). Enfim, quão grande e insondável é o amor de nosso Jesus!

Esta canção valora e transpira o amor de Deus por nós:
https://youtu.be/P6fgv8EbXqM

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 11 de junho de 2022

A chancela prévia


Preciso, em todo tempo, alimentar a minha fé, esperança e amor, que são cuidadosamente regados, no jardim de minha espiritualidade. Pois são valores recebidos por herança sacramentada na cruz do calvário. É triste ver certos cristãos em desarmonia com estes princípios exarados nos pergaminhos eternos, ao longo de muitos séculos, por patriarcas, reis, profetas, apóstolos e por pessoas comuns como nós; que foram vasos de Deus para a escrever nas sagradas páginas, da Bíblia Sagrada. E hoje, através dela, podemos aprender o melhor jeito para viver; e o melhor modo de morrer: Que é estar em Jesus, o Fundamento da vida!

Sei que os dias hodiernos são difíceis, aflitivos, e nos causam angústia. Porém, o futuro será bem pior para os que se recusam a reconhecer os seus pecados, e se constristar arrependidos, se rendendo a Jesus que veio sofrer as nossas dores, morrer nossa morte e nos dar vida eterna. No Senhor Jesus, a nossa fé não será vã, a nossa esperança não será infrutífera, nem nosso amor será estéril. Todavia, cristãos inconfessos, assim como os ateus confessos, correm grande risco de se perderem eternamente - morrendo e sendo lançados no abismo sem Deus; pois fé, esperança e amor são chancela prévia da vida futura com o Senhor.

Sabemos pela Bíblia que "num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade... Tragada foi a morte na vitória... Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor." (1 Cor 15:51-58). -Louvado seja Jesus!

Esperança vivida antecede promessa cumprida:
https://youtu.be/ixcyrnZXJZo

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 10 de junho de 2022

Louvor nos liberta

O viver cristão precisa ser marcado pelo louvor que alegra e liberta.

Penso que todo cristão deve sentir desejo de louvar a Deus; e esta é uma das coisas que mais gosto de fazer. Sempre estou cantando ou cantarolando; ou então, praticando minha "arte" de assobiar canções de louvor. Pois, ainda cedo, pude perceber que o louvor consegue me transportar a um lugar imaginário. Lugar onde eu me sinto bem mais distante do mundo e mais próximo do céu.

Algumas vezes, eu busco proteção no louvor; outras vezes, canto para espantar alguma teimosa tristeza que insiste em ocupar lugar em meu viver. Até porque uma clássica e antiga canção cristã, em seu estribilho assim nos exorta: "Não consentir que qualquer dor ou tristeza venha apagar teu amor". Então, posso dizer sinceramente que me sinto protegido e iluminado enquanto louvo.

Na verdade, enquanto sigo caminhando no plano terreno da jornada que leva ao céu, procuro me transportar ao plano eterno da mesma. E assim imaginando, sinto conforto e paz. Enfim, como viver no mundo pode nos cansar e magoar; Então, nossa vida precisa estar baseada em um conjunto de valores bíblicos; dentre os quais, o louvor a Deus deve ocupar um lugar preferencial.

Salmo lindo este: "Louvai ao SENHOR. Louvai ao SENHOR desde os céus, louvai-o nas alturas. Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos. Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes. Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus. Louvem o nome do Senhor, pois mandou, e logo foram criados" (Salmo 148:1-5). Glória a Deus!
https://youtu.be/-go3Gt5TdmE

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 9 de junho de 2022

Vida bem dirigida


Tenho ouvido pessoas dizerem que, antigamente, a vida era melhor". Penso que não se trata de ser melhor ou pior; o passado era apenas diferente. Os crentes reclamam de suas lutas, sem pensar no que Jesus disse sobre nossas aflições no mundo (Jo 16:33). Então, devemos crer que "as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada" (Rm 8:18). E antes de culparmos alguém por nosso sofrer, leiamos este texto bíblico: "porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor bramando como leão, buscando a quem possa tragar" (1 Pd 5:8). Pois o diabo e o pecado são nosso mal.

Na vida presente, devemos esperar mais do céu e menos da terra; e em oração, pôr fé nas promessas do Pai; pois, para que o nosso viver seja pautado em esperança e alegria, devemos ser firmes e confiantes nas promessas de Jesus. A Bíblia assim nos diz: "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças" (Fp 4:6). Será Tão difícil entender isto? Todavia, vejo muitos que preferem ansiedade e queixa. Mas, devemos louvar a Deus por tudo! E isto será possível, se trocarmos a ansiedade e queixa pela oração da fé. Jesus é nosso bem.

Tenho predileção por este maravilhoso texto bíblico: "muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade. Não digo isto "como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece." (Filipenses 4:10-13). Meu Jesus! Como este testemunho do grande Apóstolo Paulo me inspira e edifica!

Meu Jesus! Ajuda-nos a viver e crer exatamente assim:
https://youtu.be/FoFbr6wYSrM

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 8 de junho de 2022

Viver equilibrado


Todos nós que servimos ao Senhor, devemos seguir a linha do equilíbrio. E digo isto, por saber da propensão de muitos a viver nos extremos. Todos nós sabemos o valor que tem o estudar. Entretanto, está escrito que "não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne" (Ecl 12:12); e isto nos soa como exagero a ser evitado. Ou seja: Não é sábio irmos além dos limites de nossa condição física e mental. Esta observação bíblica parece dizer o mesmo: "Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta em conhecimento, aumenta em dor." (Ecl 1:18). Entendo que ambos os textos recomendam o equilíbrio.

É comum vermos crentes tentando demonstrar um nível de conhecimento, dedicação e espiritualidade que não possuem. Aos tais, recomendo meditar neste salmo: "SENHOR, o meu coração não se elevou nem os meus olhos se levantaram; não me exercito em grandes matérias, nem em coisas muito elevadas para mim. Certamente que me tenho portado e sossegado como uma criança desmamada de sua mãe; a minha alma está como uma criança desmamada. Espere Israel no Senhor, desde agora e para sempre" (Sal 131:1-3). Enfim, devemos ter uma vida cristã equilibrada, olhando para Jesus e demonstrando a alegria de sermos cristãos.

Vejo neste texto bíblico, uma implícita (mas clara) recomendação do equilíbrio: "No dia da prosperidade goza do bem, mas no dia da adversidade considera; porque também Deus fez a este em oposição àquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele. Tudo isto vi nos dias da minha vaidade: há justo que perece na sua justiça, e há ímpio que prolonga os seus dias na sua maldade. Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo? Não sejas demasiadamente ímpio, nem sejas louco; por que morrerias fora de teu tempo?" (Ecl 7:14-17). Bom para pensar e refletir.

Somos povo adquirido! Gosto de ouvir esta canção:
https://youtu.be/D2LlWnujnSc

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 7 de junho de 2022

Essência de tudo

Bendito amor! Pois, estando em Jesus, este amor pode transformar em dia a nossa noite.

Graças a Deus! Tenho ciência que seu amor é a essência de tudo. Amor que é maior que a graça, sendo esta, dele resultante. Amor maior que a lei, o qual é capaz de justificar o que por ela é condenado. Amor maior que a fé, pois dela é avalista. Amor que é maior que a própria vida e a ela dá sentido; Pois é incomparavelmnte maior que o ódio, pois abraça os inimigos. Sim! amor de Deus é dom supremo!

Amor de Deus! Que me amou antes que eu o amasse, dando sua própria vida em meu resgate. E por seu amor, sendo eu sua criação, posso me prostrar e adorar o Criador. Porque, sendo seu filho, posso adorar meu Pai; e sendo seu servo, posso adorar o meu Senhor. Uma antiga canção declara que este amor é "mais vasto que o mundo, mais alto que os céus, mais fundo que os mares". Louvado seja Deus!

Deus é amor! E Seu amor supera o ódio e lança fora o medo. Segundo a Palavra de Deus, "No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor. Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro." (1 João 4:18-19). Onde falta o amor, sobra o sofrimento humano. Pois sem o amor de Deus, a nossa vida perde o sentido.

Em Jesus, somos "mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor" (Romanos 8:37-39). Amém. https://youtu.be/i47CWF7_10I

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 6 de junho de 2022

Orar exige esforço


Aqui em Petrópolis, levantar de madrugada para orar, com o frio que está fazendo, exige esforço e submissão. Todavia, está é apenas a parte visível das barreiras que se interpõem entre nós e o lugar de oração. Sei que cada crente tem suas próprias barreiras - algumas parecidas, outras diferentes; porém, o que importa é ter boa disposição para levantar do leito e se render aos pés do Jesus. Mas, não com alma distraída viajando entre sonhos, interesses e compromissos adversos aos motivos da prostração. Pois, a oração - para ser aceita, precisa ser fervente e brotar no coração de um adorador contrito e atento ao ouvir e agir de Deus.

Os crentes, antes de se curvarem para orar, podem fazer preparação espiritual com alguns textos bíblicos. Eu recomendo este, apropriado à qualquer situação: "Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança" (Ef 6:18). Eis outro texto indicado: "Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas" (Lc 21:36). E este também: "Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites" (Tg 4:3). Sem esquecer este: "quando orares, não sejas como os hipócritas" (Mt 6:5). E sempre orar com fé.

A Bíblia diz que "o Senhor apareceu de noite a Salomão, e disse-lhe: Ouvi a tua oração, e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício. Se eu fechar os céus, e não houver chuva; ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra; ou se enviar a peste entre o meu povo; E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar." (2 Crônicas 7:12-15). Logo, assim devemos orar.

No prelúdio antes da oração, esta canção pode ajudar:
https://youtu.be/WA2dwiWFpi0

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 5 de junho de 2022

Soberana vocação


Em janeiro último, completei 54 anos de trabalho no ministério da Palavra... Já tenho dito que duas convicções seguem comigo, ao longo de todo este tempo: Uma é a certeza que meu chamado ao ministério é uma viagem sem volta. Outra é que, no dever do chamado, não deve haver lugar especial onde o mesmo deva ser cumprido. Posso dizer que esta duas premissas muito me ajudaram a tirar o melhor proveito dos lugares em que trabalhei; pois, ao mesmo tempo que procuramos admirar suas belezas, amar seus habitantes, e enfrentar seus desafios; tomamos o cuidado de não nos deixarmos prender por eles. Como fomos ajudados!

Em todos os concílios em que participei; no momento das nomeações, cantei o hino de abertura às mesmas, com uma grande emoção. Se compararmos as missões com algum tipo de jogo, creio poder dizer que sempre orei antes de tomar as decisões que a situação impunha; então, na grande maioria das vezes, acertei na decisão tomada. E mesmo nas decisões em que errei, os erros pouco ou nada afetaram o resultado final, justamente por ter orado antes. Enfim, Maria Célia e eu sabiamos que nomeações não são questão de recompensa ou castigo; e que o lugar - por melhor que fosse, não é mais importante que a missão a ser por nós cumprida no lugar.

Nos concílios, antes da proclamação das nomeações pastorais estes tres hinos sempre me inspiraram e fortaleceram para a Missão ordenada: 1) "Se Cristo comigo vai"; 2) "Nem sempre será para onde eu quiser"; 3) "Seguirei ao meu bom mestre". Não saberia traduzir em palavras, o turbilhão de pensamentos e sentimentos que o momento exercia sobre mim. Enfim, Maria Célia e eu sempre carregamos conosco a certeza de que "todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Rom 8:28). E ainda hoje, levamos em nosso coração esta certeza.

Simples assim: Com Jesus ao lado, a qualquer lugar irei:
https://youtu.be/GEsCXxm9YVU

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 4 de junho de 2022

Enquanto não vem

Trabalhar e acreditar na promessa de Jesus.

Fico a pensar... Se Jesus viesse hoje? Não sei se será hoje... ou amanhã... ou neste tempo. Todavia, enquanto Jesus não vem, tenho deveres inadiáveis que preciso cumprir. Na verdade, entendo bem mais de deveres que de direitos. Pois sei que deveres são sempre reais; já os direitos, nem sempre exatos. Portanto, enquanto ele não vem, tenho o dever da missão a ser cumprida. E quanto aos direitos? Aguardemos Pacientes! Que depois a gente vê.

Jesus veio ao mundo. Mas os judeus o rejeitaram. Na verdade, o "homem de dores" (Is 53:3) veio para nós os gentios; pois "o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado" (Rm 11:25). Se para nós, ele veio como salvador; para Israel, virá como libertador! "E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades." (Rm 11:26). Logo, logo, Jesus virá!

Enfim, de uma coisa eu bem sei: Enquanto ele não vem, preciso estar ocupado com as coisas de Deus. Pois Jesus assim falou: "Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também." (João 5:17). E nós também devemos trabalhar com o mesmo afinco; pois ele nos disse: "Trabalhai, não pelo pão que perece, mas pelo que subsiste para a vida eterna" (João 6:27). Simples assim: Enquanto ele não vem, vamos trabalhar, com amor e confiança, firmes em Jesus.

Este texto pode nos inspirar: "Esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos. Segundo a palavra da aliança que fiz convosco, quando saístes do Egito, o meu Espírito permanece no meio de vós; não temais. Porque assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda uma vez, daqui a pouco, farei tremer os céus e a terra, o mar e a terra seca; E farei tremer todas as nações, e virão coisas preciosas de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o Senhor" (Ageu 2:4-7). https://youtu.be/sSNu2Cgu8po

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 3 de junho de 2022

Salvos pela graça


Hoje, novamente em casa, orei em meu canto costumeiro, ao Deus que até aqui me guardou... E guardará sempre! Ao Senhor que me amou e me buscou; pois, o "Verbo se fez carne e habitou entre nós e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade" (João 1:14). Então, o Verbo virou gente e adquiriu forma humana, para buscar e salvar o ser humano. Mas, para isto, precisou nascer em humilde estrebaria e ser posto em humilde mangedoura. Em seu viver, se moveu entre doutos e indoutos. Foi por fim levado à rude cruz sendo nela exposto. E nela, ferido de dor e tinto de sangue, Jesus deu sua vida por nós.

Alguém assim falou: "Jesus está vivo; falei com ele esta manhã". Eu também digo a mesmo coisa; pois, tenho estado com ele, todos os dias. Este Jesus me alcançou e me deu graça bastante, para me salvar e guiar minha vida; a qual, antes de se tornar venturosa, era uma vida desventurada, estragada eu seus delitos e pecados. Porém, como em Jesus está a Vida; hoje, enfim, eu posso dizer que sou liberto! Enfim, eu pergunto: Tenho ou não tenho razão para amar e servir Jesus? Se não tenho; então é vã a minha fé; e se tenho... Por que nem todos fazem o que eu fiz? Ou é por ignorância ou por rebeldia. Pois Jesus está vivo! E ele quer nos libertar.

Devemos procurar viver e praticar este testemunho de Paulo: "Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura. E a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus. Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito! Amém." (Gál 6:14-18). Louvado seja o nosso Deus!

Deus nos perdeu e enviou Jesus; o qual nos achou e nos levará ao Pai. 
ttps://youtu.be/ezaO79mBFWc

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 2 de junho de 2022

Vivendo e viajando


Após vôo sem sobressaltos, chegamos no aeroporto de Amsterdam. Daqui há pouco, se Deus permitir, seguimos rumo ao Brasil. Meu Deus! Perdi a conta de quantas viagens já fiz... A vida é mesmo assim - breves e longas viagens, até o dia em que faremos a derradeira viagem; e para esta, devemos estar preparados; pois é viagem sem volta. Vejo gente tão despreparada - vivendo seu dia a dia sem noção do perigo real de perder o rumo da eternidade. Pois, existe uma cruz que sinaliza a vida; e um guia chamado Jesus que nos leva à mais importante viagem; e um manual de sobrevivência, popularmente chamado de Bíblia.

Na verdade, vemos muitos insistindo em dizer que vivem neste caminho. Todavia, os vemos seguindo por caminhos sem futuro que terminam em um beco sem saída. E o pior é que - por mais que os alertemos, seguem como surdos à voz da profecia; a qual proclama juízo divino sobre os recalcitrantes, alertando aos crentes e descrentes, que Jesus é o único capaz de salvar e conduzir com segurança "os pobres, aleijados, mancos e cegos" (Lucas 14:13). no real caminho para a eternidade com Deus. A cruz é o ponto de encontro com a Vida; pois nela que o Senhor Jesus se doou pagando alto preço de sangue por nós pecadores.

Abrindo as sagradas Escrituras, podemos deparar com o resumo sagrado, da mais importante atitude a se tomada por alguém que deseja a vida no céu. A qual é assim formulada: "Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus." (Hebreus 12:1-2). Que benção! Louvado seja Deus!

Que linda canção! Boa para ouvir e fácil de cantar:
https://youtu.be/MB8Af0j3iEM

Cordialmente;
Bispo Calegarei

quarta-feira, 1 de junho de 2022

Dormir e despertar

Vivo, entre acordado e adormecido, até meu despertar ao som da trombeta.

Hoje despertei em minha última noite dormida em Portugal... Dormi e acordei pensando em Deus! Como canta o "Preto no Branco" (em "Ninguém explica Deus"): "Antes que o haja houvesse, ele já era Deus"; como Delcindo Amaral canta (em "Deus é Deus"): "Se Deus fizer ele é Deus, se não fizer, ele é Deus". Louvado seja Deus, pela assertiva de ambas as canções (e de muitas outras).

Meu espírito tem consciência da grandeza de Deus... Aleluia! Creio que acordar pela manhã não é o melhor despertar. Pois em meu entender, despertar para a realidade física se situa em um plano bem inferior ao despertamento para a realidade espiritual. E a Palavra de Deus nos diz: "Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá." (Efésios 5:14). Amem.

O salmista Davi atribui ao Senhor, o seu dormir e acordar, ao dizer: "Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou." (Salmos 3:5). Esta verdadeira e profética realidade abrange as duas dimensões (física e espiritual). Como diz Zilanda em uma antiga canção: "Vem o dia em que o sol não vai nascer e a noite nunca mais aparecerá"; e, para este dia, devemos estar despertos.

A Palavra de Deus diz que "a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória." (1 Cor 15:52-54). Glória a Deus! https://youtu.be/znhTOuPsfK4

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar