segunda-feira, 11 de abril de 2022

Palavras e seus efeitos


Um texto da Bíblia que muito me marcou, diz que "todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar." (Tiago 1:19). Sei por experiência própria, o quanto é difícil conter as palavras; todavia, em certas situações, nossa melhor palavra é aquela que não dizemos. Alguém que não sabe conter sua fala, pode acarretar sobre si ou sobre os outros, os males que uma palavra imprópria pode causar. Há quem se apoie no argumento de que "a verdade deve ser dita" pra expor pessoas e fazer acusações. Todos nós sabemos que a verdade precisa ser dita; mas, no tempo próprio e do modo certo.

Aprendi na Bíblia que o diabo "é mentiroso e pai da mentira." (Jo 8:44); e que "a testemunha falsa se desboca em mentiras." (Pv 14:5). E com o tempo, também percebi que uma verdade dita com maldade (ou mal intencionada) pode fazer tanto mal, quanto a mentira mais cruel. Então, a Bíblia e a vida nos ensinam a conter o espírito (Pv 25:28) e dosar as palavras (Ec 5:2). Pois, "Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio." (Pv 10:19). Enfim, "Até o tolo, quando se cala, é reputado por sábio; e o que cerra os seus lábios é tido por entendido" (Pv 17:28). Isto é lição de vida!

Ao lermos a Palavra de Deus, encontramos textos de advertência - como este que segue: "Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; assim sejam poucas as tuas palavras. Porque, da muita ocupação vêm os sonhos, e a voz do tolo da multidão das palavras... Não consintas que a tua boca faça pecar a tua carne, nem digas diante do anjo que foi erro; por que razão se iraria Deus contra a tua voz, e destruiria a obra das tuas mãos?" (Ecl 5:2,3,6). Em muitos casos, o silêncio é a melhor resposta.

Realmente... Devemos evitar as más conversações:
https://youtu.be/ppSFxMDI7pA

Cordialmente;
Bispo Calegari

4 comentários:

Compartilhar