sexta-feira, 31 de julho de 2020

O coração na Palavra

Em tempos difíceis, coração na Palavra:

Nesta vida, lidamos com tempos difíceis - uns mais outros menos. Dificuldades financeiras e familiares costumam estar no topo de qualquer relação - alguns casos se tornando crônicos. Infelizmente, mesmo alguns crentes não sabem lidar com os tempos difíceis. E em função do despreparo de muitos, vemos inúmeros lares se desfazerem e até mesmo algumas vidas se suicidarem.

Na verdade, em temos difíceis, o coração na Palavra de Deus pode nos curar, sustentar, e proteger. Mas, infelizmente, muitos crentes - ao invés de buscar o pronto socorro provido por Deus em Cristo Jesus, pelo seu Espírito e pela sua Palavra; preferem murmurar e se revoltar. Então, precisamos seguir as recomendações prescrita pelo salmista, no salmo 119. Amém Jesus.

Enfim, Este texto confirma o que eu disse: "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. Bendito és tu, ó Senhor; ensina-me os teus estatutos." (Salmo 119:11-12). Mas não basta conhecer o ensino e saber ser bom; pois é preciso crer e obedecer a Palavra, buscando pratica-la no viver diário. E enquanto isto... os tempos difíceis vão passando.

Em seu contexto, este salmo - há um só tempo, assim nos questiona e responde: "Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra." (Salmos 119:9). Definitivamente, o Deus eterno deixa claro que a santidade convém ao seu povo e à sua casa. Ouvir esta canção,sempre me traz quebrantamento: https://youtu.be/9zB4rUQ0MV4

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 30 de julho de 2020

Crente fiel e confiante


Hoje orei e pensei, nas figuras comparativas utilizadas na Bíblia, referente ao crente fiel e confiante... É inspirador e motivante! Obrigado Deus, por dizeres que "Os que confiam no Senhor serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre." (Salmos 125:1). E por dizeres que os que te amam e em ti confiam são "como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará." (Salmos 1:3). Como me faz bem saber que aqueles que vivem em Jesus têm a solidez de uma montanha e a vitalidade de uma árvore. Aleluia!

Em minha vida, aprendi que se confio plenamente em Jesus sinto a paz de um riacho tranquilo e a leveza de um pássaro em seu voo. Sou grato ao Senhor, pela graça que me faz viver, cantar, sorrir, seguir, e morrer para transpor o portal da vida futura. Que prazer eu sinto por saber que o Senhor Jesus - para me dar vida eterna, morreu a minha morte e lavou os meus pecados. Na verdade, a graça de Deus abrange toda a terra sendo disponível à todas as pessoas; e é recurso redentor manifesto na cruz, para a salvação de todo aquele que crê em Jesus. Esta é a diferença entre vida religiosa e vida renascida. Glória a Deus!

Este texto de Isaías sempre me atraiu - tanto por se ensino como por sua promessa: "Naquele dia se entoará este cântico na terra de Judá: Temos uma cidade forte, a que Deus pôs a salvação por muros e antemuros. Abri as portas, para que entre nelas a nação justa, que observa a verdade. Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. Confiai no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR DEUS é uma rocha eterna... O caminho do justo é todo plano; tu retamente pesas o andar do justo." ((Isaías 26:1-4,7). Em minha vida, tenho provado  a fidelidade das promessas de Deus.

Que música abençoadora! Obrigado meu Senhor!
https://youtu.be/kaBcxOH3cKQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Em um dia pelo outro

Nossa vida, em um dia pelo outro:

O Senhor Jesus - ao orientar e advertir quanto à solicitude pela vida, chama minha atenção e me ajuda a viver o meu dia-a-dia, Ele disse: "Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." (Mateus 6:34). Então, no dia de hoje, devo procurar viver e trabalhar pela fé. Mas... E o amanhã? O amanhã saberá cuidar de si mesmo!

Ao pensar em minha vida - considerando um dia pelo outro, percebo que sempre terei desafios à enfrentar, dores à sofrer, e problemas à resolver. Daí a minha necessidade de considerar os ensinos de Cristo, sempre voltados ao meu aperfeiçoamento e bem estar. Sabemos que nesta vida, sempre teremos aflições e sofreremos perdas; porém, em Cristo Jesus, o amanhã há de chegar!

A Palavra de Deus nos preconiza que "a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito." (Provérbios 4:18). Portanto, em nossa jornada (segundo um antigo hino) "temos uma carreira à correr e uma vitória à alcançar". E nesta jornada, vamos sendo aperfeiçoados em amor e na "justiça de Deus de fé em fé" (Romanos 1:17). Aleluia!

Este é o testemunho do apóstolo Paulo: "Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." (Filipenses 3:13-14). E em nossa caminhada, este é o nosso grande desafio. E quanto ao amanhã... Eu não sei. Mas sei que Jesus estará comigo: https://youtu.be/Pjcrp4g0GvU

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 28 de julho de 2020

As promessas do Pai


O cristão que tem olhos de ver e ouvidos de ouvir, pode perceber que o cuidado de Deus em sua vida se manifesta sob muitas formas. Então, se atentarmos para tudo que se passa ao nosso redor; vamos encontrar as marcas do agir de Deus em nosso favor - ora, nos alertando; ora, nos corrigindo. Em meu viver tenho percebido que ao longo do tempo, o Senhor estabelece limites para minha segurança. Então, a bênção de Deus em minha vida vai depender do modo como interpreto os seus sinais e respeito os seus limites, deixados para o meu bem. Pois são a garantia que tenho para uma vida melhor e mais abençoada.

Precisamos focar a nossa fé nas promessas do Pai que nos são concedidas pela graça de Jesus. Portanto, precisamos seguir a direção do Espírito Santo para cada um de nós. Estou convencido que o crente que tem olhos de ver e ouvidos de ouvir sabe muito bem o que estou querendo dizer. Deus está pronto a nos abençoar com graça e unção em farta medida. Gloria a Deus! Todavia, o modo como entendermos e praticarmos os seus sinais e ensinamentos vai determinar a medida da proteção e da graça recebida. Algumas vezes, fico a pensar no quanto perdemos, quando ignoramos a direção de Deus para nossa vida.

Em vários textos da Palavra de Deus, encontramos promessas divinas relacionadas à nossa fé em Jesus: "Porque o Filho de Deus, Jesus Cristo, que entre vós foi pregado por nós, isto é, por mim, Silvano e Timóteo, não foi sim e não; mas nele houve sim. Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém, para glória de Deus por nós. Mas o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu, é Deus, O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações." (2 Cor 1:19-22). Enfim... Crendo em Jesus e obedecendo a voz do Espírito Santo, herdaremos promessas do Pai.

Devemos seguir em direção às promessas do Pai:
https://youtu.be/2XnE9_Vfx-8

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 27 de julho de 2020

Cada dia no Senhor

Saiba que viver é estar em Cristo:

Ontem -  após cinco meses de ausência, tive a honra de usar a tribuna da IMW de Lagos... Pregar é uma missão honrosa que resulta de um imperativo; "pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!" (1 Coríntios 9:16 ). Na verdade, qualquer atividade no reino de Deus é trabalho venturoso. Obrigado Senhor, por poder te servir!

Hoje - após uma noite bem dormida (mesmo com falta d'água causada pelo rompimento de uma tubulação); acordamos bem dispostos e prontos para os desafios que um novo dia sempre reserva. Segundo a Promessa, "O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã." (Salmos 30:5). Que benção Jesus, poder viver cada dia no Senhor!

A Palavra de Deus nos adverte "que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz." (Romanos 13:11-12). Enfim... Devemos Viver o nosso dia-a-dia, sob a luz do Sol da justiça. 

Esta exortação bíblica vem à calhar: "Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor." (Efésios 5:14-17). Pois benção sobre benção é viver cada dia no Senhor: https://youtu.be/UM7c12wn1nE

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 26 de julho de 2020

Oração feita em amor


A oração - por mais importante e essencial que seja, não é tudo na vida do crente. O amor sim, é tudo! Todavia, a oração é tão importante que o crente que não ora vive com se lhe faltasse um braço ou uma perna; pois, ao crente que ora mal, os efeitos colaterais podem ser mais perigosos que a própria falta de oração. E uma das piores causas de uma oração mal feita é orar sem amor. A Bíblia diz que "se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor" (1 João 4:12). Um dos mais importantes mandamentos de Deus é perdoar; e, este mandamento só pode ser praticado por quem ama.

Creio que todas as ações humanas - inclusive as bíblicas, serão melhor praticadas e consumadas, se forem feitas sob o manto do amor de Deus. Porém, o amor não se revela em uma mera frase declaratória; pois o amor - assim como a fé, se antecipa à qualquer declaração sobre ele. Segundo a Bíblia, "Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor." (1 Jo 4:8). O amor se revela através de atitudes. A Palavra diz que o amor "Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha" (1 Cor 13:6-8). E esta definição diz tudo: Deus é amor!

A Bíblia assevera que "Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo. No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor. Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro. Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?" (1 João 4:16-20). Amar a Deus é amar ao próximo.

Bendito amor de Deus! Feliz é quem tem este amor:
https://youtu.be/xUzITx6cWgI

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 25 de julho de 2020

O sacrifício de Cristo

Tente ver as coisas como elas são:

Hoje despertei marcado pelo valor da graça e da crença; duas forças que - quando biblicamente entendidas e valorizadas, se conjugam em nosso favor. Sinto poder dizer que - des'que me converti à Cristo, se iniciou o meu processo de desilusão com este mundo. Obrigado Senhor; por me permitir lidar com uma realidade que muitos insistem em menosprezar.

Penso que a maioria dos cristãos, mormente no hemisfério ocidental; ainda não se deu conta do que está ocorrendo no mundo: Rumor de guerra envolto em declarações de paz; peste singular na história humana; crimes praticados à luz do dia, em nome da pseudo ciência e do falso humanitarismo. Sim! Estamos à beira do desastre e muitos nem percebem.

Em dias assim, me volto para a Palavra que diz: "Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria." (Malaquias 4:2). Que bom saber, quão bondoso amigo é Cristo! Pois Ele levou sobre si, nossa dor e miséria; e levou sobre si os nossos pecados, Louvado seja o nosso Deus!

Sobre o sacrifício de Cristo, a Bíblia diz que "ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." (Isaías 53:5). E assim, Jesus morreu a nossa morte; para que pudéssemos viver a sua vida. Enfim... Não há amor maior nem prazer melhor! Como me conforta crer na mensagem desta canção: https://youtu.be/8-oBoaH5SEs

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 24 de julho de 2020

Certo tipo de solidão


Creio ser uma experiência comum aos crentes em Jesus - vez por outra, sentir-se abandonado e solitário. E o próprio Jesus sentiu-se assim, ao rasgar seu coração no Getsemani. As vezes, os cristãos sentem um tipo de solidão cercada de gente. Entretanto - assim como este sentimento não impediu Jesus de cumprir sua missão; ele também não pode nos impedir de cumprir a nossa. Enfim, a alegação de nos sentirmos sós e abandonados, não justifica fuga e omissão da nossa parte. Disse Jesus: "vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo." (Jo 16:32). Glória a Deus!

Em meu ministério pastoral, tenho ajudado muitos crentes que - em dado momento, se sentiram só em sua própria casa. Porém, isto é normal; é um sentimento que vem e vai: Ora, nos incomodamos com a solidão; ora, nos incomodamos com o excesso de gente. Tenho experimentado que o melhor contra-peso à este paradoxo é ter Jesus em nosso coração e a nossa vida cheia do Espírito Santo. E digo isto, porque aprendi que - se vivermos cada dia no Senhor, não haverá ausência (ou excesso) de gente que resista à sensação de plenitude que a presença de Jesus nos traz. Enfim, "enchei-vos do Espírito" (Ef 5:18). Amém Jesus!

Perdi a conta, das vezes que preguei sobre este texto: "Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus." (Ef 5:15-21). Amém!

O Espírito de Deus quer operar em nossos corações:
https://youtu.be/K4u4SMbhitI

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 22 de julho de 2020

Chamados para servir

Maria Célia e eu, nosso regresso à Portugal:

Se o Senhor permitir, hoje há noite estaremos viajando para Portugal (perdemos a conta, das vezes que saímos do Brasil para a pátria lusa). Nossa história, de vida e ministério, se entrelaça com belas lembranças reunidas ao longo do tempo - todas elas ligadas à vida familiar e ao chamado missionário. Obrigado Senhor, por tudo que tens feito por nós!

Se a vontade de Deus endossar os horários pre-estabelecidos, amanhã ao anoitecer estaremos em Lagos - nosso campo de trabalho. Já faz tempo que as saudades sempre presentes em nós - tantos dos familiares, como dos amigos, são companhia inseparável (penso ser assim com toda gente). Obrigado Jesus, por nos teres chamado e nos teres tornado missionários!

Certa feita o Senhor Jesus se postou no meio da multidão "E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me." (Lucas 9:23). Maria Célia e eu - mesmo distantes, no tempo e no espaço, ouvimos este chamado desafiador e o adotamos como missão e estilo de vida. E assim, nos tornamos salvos para servir.

Em uma reunião íntima com os seus mais chegados discípulos - depois tornados apóstolos, disse Jesus: "Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vô-lo conceda." (João 15:16). Esta é a mais nobre vocação!

Obrigado Senhor, por teu chamado! "Eis-me aqui":
https://youtu.be/0SbJVJt72GU

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 21 de julho de 2020

Desistir nem pensar


Muitas vezes, o cristão sente fraqueza e cansaço... Não há quem não sinta. São males que nem as pessoas que mais nos amam conseguem ver e nem mesmo os amigos mais chegados podem perceber... Assim é a vida. Em uma situação parecida, Jesus disse à Pedro: "eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça" (Lucas 22:32). Vivendo em meio à terrível luta - como espinho em sua carne, Paulo diz ter pedido à Deus, para se ver livre do mal: "três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim." (2 Coríntios 12:8). Isto, vez e outra, acontece com todos nós. O que nos vale é que temos Jesus, nosso intercessor.

Em certas ocasiões, é tão comum ao cristão se sentir só e cansado... Até sem desejo de orar. Porém, Jesus não desiste de orar por nós. E quando a luta aperta, alguns se sentem tão sufocados que pensam em desistir. Em situações assim, o próprio Espírito Santo nos ajuda a orar. Há momentos que o mal chega tão perto que parece não haver saída. Então, Jesus entra com provisão e nos dá alívio e força para prosseguir. Penso que os heróis da Bíblia, em sua jornada pela senda da cruz, passaram por tudo isto. Mas eles sabiam duas coisas: Que deviam romper a linha de chegada: e que Jesus intercedia por eles.

Até à vitória final, temos um novo e vivo caminho à percorrer: "Porque o povo habitará em Sião, em Jerusalém; não chorarás mais; certamente se compadecerá de ti, à voz do teu clamor e, ouvindo-a, te responderá. Bem vos dará o Senhor pão de angústia e água de aperto, mas os teus mestres nunca mais fugirão de ti, como voando com asas; antes os teus olhos verão a todos os teus mestres. E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda." (Isaías 30:19-21). E este caminho é Jesus, nosso intercessor.

Aleluia! Em Cristo, nosso caminho já está feito:
https://youtu.be/b9izBh6YPi0

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 20 de julho de 2020

A vida e os porques

Creia, Jesus é nossa melhor resposta!
 
Ontem, em nosso retorno à Petrópolis - em certo recho da BR 040, vimos o corpo de um motoqueiro estendido no asfalto (sua trágica se dera um pouco antes, o sangue ainda escorria no asfalto). Maria Célia e eu falamos sobre sua família enlutada e a triste notícia que receberia. Num relance, pensei na fragilidade da vida e em seus porques... Jesus é a resposta!

Sempre penso na vida e seus porques... Porque se vive, porque se morre; porque alguns casais se unem, porque se separam; porque alguns morrem tão cedo, porque alguns em terrível dor física custam tanto a morrer... São os porques da vida. Enfim... Haverá o dia que teremos todas as respostas. Mas... Só em Jesus entenderemos os porques e as suas razões.

Paulo, em seu testemunho apostólico, assim nos fala: "Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido" (1 Coríntios 13:12). Em seu testemunho ele chama a nossa atenção para o dia que, diante do Senhor, teremos todas as respostas - da morte e da vida.

A canção cristã, com base nas Escrituras, assim nos conforta: "Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor." (Romanos 14:8). Acredito ser este o melhor resumo da existência! Jesus é a resposta; mesmo quando não se sabe os porques: https://youtu.be/SlidoI-nSmo

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 19 de julho de 2020

Tendência mundial


Quando penso em nossos dias, logo penso nos dias de Sodoma e Gomorra - cidades em que a sociedade abdicou de seu direito de impor a lei e a ordem; abrindo espaço para desordeiros se aproveitarem da noite, para promover saques, estupros, e assassinatos pelas ruas da cidade. Assim, naquela sociedade fadada à ruína e ao extermínio, toda sorte de infâmia e barbárie era permitida em nome de uma liberdade que penalizava a honestidade e premiava o mau caráter - como se a liberdade tivesse o direito de justificar quebra de valores morais e espirituais que todo ser humano tem o dever de respeitar e praticar.

Hoje, vejo com preocupação uma tendência mundial - destituída de bom senso e valor moral, de usar como pretexto à defesa de direitos (sem deveres) e de liberdade (sem responsabilidade); de muitas nações em torno de pautas semelhantes às que foram usadas no passado que afundou aquelas cidades em fogo e ruína. E o que mais me preocupa é ver os que defendem a moral e os bons costumes, serem cruelmente caçados por um sistema alinhado com esta triste tendência mundial. Enfim, vejo governantes perdulários, legisladores omissos, magistrados equivocados, e o povo sendo vitimado por esta desordem.

Os dias em que viveu o profeta Isaías eram assim. Mas ele somente se deu conta da triste realidade de seu tempo, quando teve uma visão de Deus e experimentou profunda mudança em sua vida: "Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos." (Isaías 6:5). E nós vivemos dias até piores! Portanto, precisamos buscar uma visão de Deus para este nosso tempo, pois a nossa salvação vem lá do Alto, e em Deus esperar por dias melhores. Pois temos o Senhor Jesus ao nosso lado.

Senhor! Guia-nos nos caminhos desta vida:
https://youtu.be/sjqWaaUKjgA

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 17 de julho de 2020

Armadilhas do desejo

Reflita sobre esta minha observação:

No mundo, não há quem não sinta vontade de buscar certos atalhos - avançando sinais vermelhos da vida, no afã de atender  os desejos da carne e dos pensamentos. E assim, sem levarem em conta que tais desejos podem afasta-los da vontade de Deus; alguns saem do caminho reto e entram no mau caminho; achando que prazer momentâneo compensa riscos futuros.

Estou convencido que o único modo de escapar às armadilhas do desejo é nos enchermos do Espírito Santo. Na verdade, não existe alternativa válida à ausência do Espírito em nosso coração. Pois somente ele pode nos guiar em toda a verdade e nos ensinar a orar como convém. Enfim, não há como romper com o pecado sem o convencimento do Espírito Santo de Deus.

A Palavra fala que "o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis" (Rm 8:26). Ela também diz que o Espírito Santo "convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo" (João 16:8). Enfim, a Bíblia nos ordena: "enchei-vos do Espírito" (Ef 5:18). Amém.

Assim Deus nos ordena: "Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas" (Jr 6:16). E sua Palavra nos diz: "os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda" (Is 30:21). Amém! Eu vou seguir com fé, para a Rocha mais alta que eu: https://youtu.be/TnTMayKHhOY

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 16 de julho de 2020

A tentação perigosa


Em minha oração matutina, procurei buscar sabedoria espiritual, para lidar com provação e disciplina; pois estes são os dois métodos mais incisivos, na modelagem e transformação de nosso caráter. Portanto, saber diferenciar estas duas fontes de dor e preocupação é de vital importância para o crente que deseja crescer em conhecimento e graça de Deus. Assim, precisamos guardar nossa mente e coração, para não nos tornarmos vítimas de pensamentos e sentimentos que não são bons. Só Jesus!

A Bíblia diz que "Não veio sobre vós tentação, senão humana" (então, a tentação tem natureza humana) "mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar." (1 Coríntios 10:13). E o grande perigo da tentação não se restringe ao corpo bonito do sexo oposto, ou ao esbanjar prosperidade de alguém que esteja à nossa volta. Pois a tentação mais perigosa é a que consegue provocar em nós desejo correspondente.

A Bíblia diz que - ainda que Deus permita a tentação, ela não provém de Dele: "Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Não erreis, meus amados irmãos." (Tiago 1:13-16). Enfim, a tentação é anzol e rede de Satã.

No vale da tentação, só pelo Espírito podemos vencer:
https://youtu.be/EG7iI5hQKtk

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 15 de julho de 2020

Queixas sem razão

Pois é... Procure sentir este meu sentimento:

São tantas as vezes que nos queixamos sem justa causa... Queixas por aquilo que provoca a dor que nos aprimora - tal como a queixa do doente, provocada pelo gosto do remédio que o cura. Nos queixamos, sem considerar a única e bíblica razão para nossa queixa: "De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados." (Lam 3:39). Ó meu Senhor!

A Bíblia diz que as mesmas aflições que sofremos, fazem sofrer os nossos irmãos no mundo (1 Pd 5:9). Então, pense nisto que Jesus diz à todos nós: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16:33). Enfim, o nosso alívio não vem pela ausência de nossa dor; mas, pela paz que temos em Jesus.

Texto lindo: "Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito:Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia;Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou" (Rom 8:35-37). Amém!

Pela Palavra de Deus, "sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Rom 8:28). Portanto, Não devemos olhar as circunstâncias; mas sim, olhar o seu amor: https://youtu.be/g-K1_WtUABM

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 14 de julho de 2020

Jesus é Luz da Vida


A Palavra de Deus nos propõe que - como cristãos que somos, devemos seguir sempre em frente "Olhando para Jesus, autor e consumador da fé" (Hebreus 12:2). Todavia - biblicamente falando, por que devemos olhar para Jesus? Primeiro, porque a Bíblia diz que os servos de Deus do passado "Olharam para ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficaram confundidos" (Salmo 34:5). E também, porque o próprio Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." (João 8:12). Assim... O cristão que olha para Jesus, terá em seu rosto o brilho da Luz da Vida.

O salmista Davi nos oferece esta testemunho: "O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei?" (Salmos 27:1). Então, devemos olhar para Jesus, autor e consumador da nossa fé; pois o crente que - ao longo de sua vida, mantém os seus olhos postos em Jesus, desfrutará os bens do Senhor. E nesta confiança, Davi declarou que "Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria a bondade do Senhor na terra dos viventes." (Salmos 27:1). O cristão que olha para Jesus, jamais perderá a salvação recebida e o rumo em direção ao céu. 

Este texto muito nos inspira: "Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais desfalecendo em vossos ânimos" (Hebreus 12:1-3). Também nos fortalece.

Mesmo sendo provado, seguirei olhando para Jesus:
https://youtu.be/GW3gAF1KPB4

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 13 de julho de 2020

Engano e loucura

Vejo este mundo crescer em engano e loucura:

Em nossos dias, penso que o maior desafio dos pessoas ainda lúcidas é saber como falar e o que fazer. Creio vivermos a vigência de Mateus 24. E neste tempo, a palavra que se impõe é: Engano. Já se vê uma guerra aberta de ímpios empoderados contra gente simples, honesta, e preferencialmente cristã. Em dias assim, precisamos saber como falar e agir?

Se no reino dos homens, a palavra chave é ENGANO (Mateus 24:4); no reino de Deus, a palavra chave é VERDADE (João 8:32). Logo, devemos aprender como orar e o que pedir; para então, sabermos como falar e o que fazer. Pois, neste mundo de engano, só "o temor do Senhor e o conhecimento do Santo" (Pv 9:10) pode nos tornar sábios e prudentes.

A Palavra declara que Deus nos criou "Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência;" (Ef 1:6-8). E é ele quem nos dá sabedoria e prudência.

Pense nesta promessa de Jesus: "Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vô-la tirará." (João 16:22). Aleluia! Somos de Jesus! Somos cristãos! E este é o motivo da nossa alegria:
https://youtu.be/rSlBJ1HYee0

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 12 de julho de 2020

Promessas de Deus


Hoje de manhã, estive orando e agradecendo a Deus todo bem recebido. Pois, Maria Célia & eu, podemos olhar por sobre os ombros e ver 50 anos de vida conjugal já percorridos. Em 11/07/1970, o Bispo Gessé - adjuvado pelo Pastor Faleiro, impetrou a benção nupcial sobre nós; e ontem, em singela reunião em nossa casa, o Bispo Jamir (seu filho) adjuvado pelo Pastor Calegari (nosso filho) orou pela renovação e fortalecimento de nossos votos conjugais. Célia & eu, nunca nos assustamos com as lutas da jornada e as dificuldades  dos lugares. Pois nosso propósito sempre foi: Amar e servir, servir e amar.

Hoje de manhã, acordei em uma cama que não construí e em uma casa que não edifiquei... Meu Deus! Esta profecia que nos deste em Campos - em 1970, tem se cumprido plenamente: "Vos provei neste lugar, com todo tipo de privação, e vos aprovei. Para onde fordes, vos abençoarei - prosperando à vós e aos que estiverem convosco." Ontem, relatei isto aos filhos - exceto Ezequiel (está em Roraima), genro, nora e netos - exceto Simone, Isabela, e Rafaela (estão em Cataguases). Sim! Temos prosperidade! Não a que deriva de conceitos errôneos e interpretações teológicas espúrias; mas, a resultante de promessa.

Foi com este testemunho que Paulo agradeceu aos irmãos filipenses, por seu cuidado demonstrado para com ele: "Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição." (Filipenses 4:11-14). Estou convencido que todo cristão - obreiro ou não, deveria pautar sua vida cristã neste testemunho.

Aleluia! O nosso Deus nunca falha e nunca falhou:
https://youtu.be/yj3YJMACPUk

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 11 de julho de 2020

Nossas bodas de ouro

Neste dia, homenageio minha querida esposa:

Hoje, ao olhar pela janela do passado, no dia 11/07/1970, recordei esta cena: Eu com a irmã Delza - adentrando o corredor da 1ª IMW de Nilópolis; depois, recebendo Maria Célia - mulher única, da mão de seu pai, o Pastor Moacir... Foi o início de uma história de amor que resiste ao tempo e ainda provoca suspiros. É uma linda história, posso garantir! E os nossos filhos são seus frutos.

Por esta janela, vejo a irmã Isabel - hoje com mais de noventa anos, ainda lúcida; mulher de Deus que profetizou o nosso casamento e cedeu sua casa para as nossas bodas (os detalhes desta história não caberiam aqui). Segundo a Bíblia, o amor é o dom supremo. E este amor que tem sustentado a nossa união e ministério. Obrigado Senhor; por nos unir conduzir, em segurança e paz!

A Bíblia diz: "Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula... Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei... Com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem." (Hebreus 13:4-6). Obrigado Senhor; por tão belo presente!

Procure ouvir e se edificar com esta bela canção do Grupo Logos. Pois - em nossa vida conjugal, ela sempre inspirou, motivou, e cimentou nossa união: https://youtu.be/9TBMnW4Vtiw

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 10 de julho de 2020

Fonte de coisas boas


Nesta vida, sempre que alguém fizer uma retrospectiva de sua vida e obra; certamente que verá sua imperfeição nela estampada. Pois fomos imperfeitos em nossa infância, adolescência, juventude, e vida adulta. Ainda bem que isto não impediu Jesus de nos amar e dar sua vida por nós. E mesmo em idade avançada, continuamos imperfeitos; todavia, amados e guardados por Deus. Quanto à mim, em minha retrospectiva, constatei isto que eu já sabia: Se algo bom eu fiz, isto não foi devido à minha bondade ou virtude; e sim, à bondade e misericórdia de Deus que, pelo Espírito, me capacitou à viver e trabalhar com eficiência.

A Palavra de Deus diz que - aos que o procuraram, "João respondeu, e disse: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu" (Jo 3:27). Creio que nosso mundo seria muito melhor, se todas as pessoas (mormente os filhos de Deus) reconhecessem que o céu é a fonte das coisas boas que temos. Pois é exatamente isto que Tiago nos diz: "Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação." (Tg 1:17). Enfim... Se algo não nos corre bem; é provável que a resposta que buscamos - longe de estar no céu, esteja em nós mesmos.

Ao orientar sobre nossa participação na ceia do Senhor, Paulo nos faz esta advertência: "Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo." (1 Coríntios 11:28-32). E ela é válida para todas as esferas do nosso viver.

Vida ideal é Teu Santo Espírito vivendo em mim:
https://youtu.be/_gmrlJSx0Ac

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 9 de julho de 2020

Perguntas e respostas

Pense nestas duas indagações:

Um dia, Jesus "interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?" (Mt. 16:13). E sua resposta foi imprecisa; pois "eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas." (Mt 16:14). E hoje, a situação é a mesma. Pois  muitos - sem dizer quase nada, querem dizer quase tudo sobre Jesus.

Jesus questiona os discípulos perguntando: "E vós, quem dizeis que eu sou?" (Mt 16:15). É provável que tenha havido algum silêncio, logo interrompido por esta declaração de  Pedro: "E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo." (Mt 16:16). A resposta de Pedro fugiu aos padrões conceituais; pois foi liberada por divina revelação.

A resposta de Pedro - distante das opiniões alheias, levou Jesus a lhe dizer: "Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus." (Mt. 16:17). Na vida do salvo, conceitos - por mais sensatos que pareçam ser, não contam (pois alguns geram preconceito). O que conta é a revelação do Espírito. 

A Bíblia diz que "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16). O próprio João Batista viu em Jesus "o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." (João 1:29). Aleluia! Jesus é o Cordeiro que morreu em nosso lugar! O Filho do Deus Deus vivo! https://youtu.be/y1BDukXJqdE

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 8 de julho de 2020

A nossa imperfeição


É importante orar; pois é aos pés do Senhor - em contrição e devoção, que vemos melhor a nossa própria imperfeição. Vejo na contra-mão deste processo que quanto menos oramos, mais tendentes somos à ver a imperfeição nos outros. Logo, devemos orar sempre! Mas ainda assim, aos olhos de Deus seremos sempre imperfeitos. E mesmo que - em nossa busca por perfeição, consigamos causar boa impressão naqueles que nos admiram; continuaremos sendo imperfeitos. Resumindo: Nem mesmo as coisas perfeitas que porventura façamos, servirão para asseverar a suposta perfeição pessoal que as vezes, julgamos ter.

Creio que podermos progredir e alcançar certo tipo de perfeição relativa. Podemos ser perfeitos em amor, "que é o vínculo da perfeição" (Col 3:14) e em certas realizações. Mas, aos olhos do Deus que viu a imperfeição de Abraão - à quem disse: "anda em minha presença e sê perfeito." (Gênesis 17:1), seremos sempre imperfeitos; pois a perfeição absoluta é exclusividade sua. Me preocupa o modo de alguns julgarem a imperfeição alheia; pois isto tem causado sérios aborrecimentos. Vejo casamentos feridos por críticas de um dos cônjuges. E os que ainda resistem é mais pelo amor perseverante do cônjuge tachado de imperfeito.

O testemunho de Paulo, sobre suas perdas: "as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte; Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos. Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus." (Filipenses 3:8-12). O testemunho de vida é importante!

Ouça esta música. Pois ela confirma o que eu disse:
https://youtu.be/Y8QWKwo5Vw8

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 7 de julho de 2020

A Bíblia nos adverte

Os Crentes precisam voltar ao primeiro amor:

Ao pensar nestes dias, sinto que as profecias mais trágicas reservadas ao nosso planeta estão se cumprindo. Vejo governantes, legisladores e magistrados de muitos países contra as liberdades individuais, chegam a ser assustadoras. E as medidas restritivas contra judeus e cristãos ocorrem em toda a terra, com crescente e preocupante intensidade.

A triste verdade é que as pessoas estão semeando maldade e colhendo amargura; pois as suas tristes escolhas feitas ao longo do tempo, estão dando seus frutos. Antigas e novas religiões distantes da Bíblia crescem no mundo; e cresce também a intolerância contra o povo do Deus vivo. E a ONU? E a Mídia? São omissas e agem com aparente cumplicidade.

Ainda bem que "Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia" (Salmo 46:1). Ainda bem que Jesus é nossa esperança de salvação; pois, ele veio ao mundo para "buscar e salvar o que se havia perdido" (Lucas 19:10). Ainda bem que "em todas estas coisas, somos mais que vencedores por aquele que nos amou" (Romanos 8:37). Ainda bem!

Devemos refletir sobre isto que a Bíblia  preconiza:
"do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis" (Romanos 1:18-20).
Pois é assim mesmo que a humanidade vem agindo.

Precisamos rever conceitos, valores, e voltar à Deus:
https://youtu.be/9XFTC6zmX7M

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 6 de julho de 2020

Do trabalho honesto


Vez por outra, sinto necessidade de enfatizar o valor do trabalho honesto - tanto para o sustento da família, como para formar uma sólida poupança. Pois o trabalho tem sido o meio pelo qual Deus sempre proporcionou ao ser humano, frutos para uma vida farta e abençoada. Na verdade, até a quem vive deprimido, desmotivado, trabalhar pode ser boa terapia. Então - ainda que o trabalho remunerado nem sempre possa enriquecer alguém; eu posso dizer que o trabalho honesto é atividade honrosa que, além de contribuir para a glória do Senhor e o bom testemunho cristão, permite dormir, acordar, e viver em paz.

Sei de gente (até mesmo cristãos) que - sob a famosa "lei do menor esforço", vive em uma espécie de limbo ocupacional. Ou seja: No afã de ganhar dinheiro, "trabalham" na corda bamba do limite da ilegalidade, com real possibilidade de dar prejuízo aos outros. Desde o início de meu ministério, ouço falar sobre ganhos trazidos por certos tipos de pirâmides financeiras, chegando a ver bons crentes (até obreiros) que - em busca de dinheiro fácil, mancharam sua honra e espiritualidade no lodo das pirâmides financeiras; se tornando motivo de prejuízo, decepção, e até escândalo à irmãos e amigos. Que tristeza.

Assim a Bíblia nos exorta à renovação espiritual - assim nos exortando: "...vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo. Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade." (Ef 4:22-28). Enfim... Seja no pastorado, na atividade intelectual ou braçal, devemos trabalhar com honestidade.

É assim que a Palavra de Deus diz. E é assim que devemos fazer:
https://youtu.be/LblD-YKN7ws

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 5 de julho de 2020

As dores do Messias

Creia Nisto! Pois é assim que eu vivo e creio:

A Palavra de Deus oferece à todos nós, esta solução de largo espectro: O sacrifício vicário de Jesus. Pois ele - naquela cruz de dor, tomou o nosso lugar; porque a cruz era a nossa sentença. Portanto, todo aquele que crê em Jesus - de mente e coração, será salvo. Pois, se a natureza do pecado nos condena, a graça de Deus nos absolve. Glória a Deus!

Em Cristo Jesus, alcançamos a graça que nos salva tornando nossas transgressões perdoadas, nossa enfermidades saradas, nossas dores removidas, nossas maldições quebradas. Enfim, em Cristo, nossa condenação é anulada. Pois a graça que nos salva, dispensa justiça própria e se contenta com a fé que produz arrependimento e confissão.

Esta profecia de Isaías, em pleno Antigo Testamento, pode ser vista como uma palavra neotestamentária: "Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si" (Isaías 53:4). Pois descreve a causa das dores do Messias, tendo sido cumprida na pessoa de Jesus, Filho de Deus e salvador nosso. Aleluia!

Nesta profecia, podemos ver o caráter neotestamentário de sua mensagem:
"Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos." (Isaías 53:4-6).
Pois só a identificação da fonte do AT, a distingue dos escritos apostólicos. 

Aleluia! Jesus levou sobre si as nossas dores:
https://youtu.be/9ALqqqtIjGg

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 4 de julho de 2020

Ao cheiro das águas


Aos pastores e obreiros eu digo que - no ministério, não é tão simples lidar com a glória humana e o deserto da vida; pois são experiências tentadoras, na vida de qualquer servo de Deus. Digo que minha vida - em toda a sua extensão, tem sido marcada por estes dois fatores. Se no calor do deserto - sob o sol abrasador, eu me sinto enfraquecido e dependente; na glória terrena - sob refletores e aplausos, eu me torno tendente ao orgulho de pensar que sou melhor que outras pessoas. Algumas vezes, tenho dito que é mais gratificante e menos perigoso arcar com o peso da cruz do que conviver com o peso da fama e da glória. Assim, só em oração, poderemos vencer.

Aos crentes em geral, eu digo que não devemos nos desesperar com o tamanho das provações. Em meu viver, aprendi que a nossa vida é confundida pela Dúvida, enfraquecida pelo Descuido, e seduzida pelo Desejo. Em tais circunstâncias, nos sentimos tão golpeados pela Dor que pensamos até em desistir e morrer. Todavia, não devemos ceder à estas tentações; pois, assim como "há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos." (Jó 14:7); há também, belas promessas de Deus - umas já cumpridas e outras ainda em curso, para abençoar e coroar o cristão perseverante na fé bíblica. Enfim, é orar sempre e seguir em frente

Esta palavra que Jesus deu aos discípulos no cenáculo, se cumpriu nos dias bíblicos: "Tenho-vos dito estas coisas para que vos não escandalizeis. Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus... Respondeu-lhes Jesus: Credes agora? Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo. Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16:1-2; 31-33). E pela fé, ela se cumpre também em nossos dias. É só orar e crer.

Se formos feridos, ao cheiro das águas brotaremos:
https://youtu.be/6Rvd9nIcShM

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 3 de julho de 2020

Jesus, eterno socorro

Por favor! Pense e reflita sobre isto:

Todos nós sabemos quão difícil é lidar com este tempo... Logicamente, não me refiro aos que parecem viver no mundo da lua, em total descompasso com a realidade atual.  Pois estes são dias que exigem uma dedicação maior aos valores espirituais e morais; e uma posição corretamente definida, em relação à fé em Deus e em sua Palavra. Aleluia!

Neste tempo que vivemos - frente aos desafios e conflitos que todos nós enfrentamos, todo cuidado ainda é pouco. Portanto, não basta adotar um conjunto de boas intenções. Pois, nem mesmo o juízo crítico mais acertado será suficiente para entender este tempo. Enfim, precisamos nos apegar à Jesus e suas promessas, nele confiando sem reservas.

A Bíblia diz que não devemos temer, "ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza"; pois "Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo." (Salmo 46:2-3). Glória a Deus!

Sinto segurança ao meditar neste salmo:
"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. (Selá.) Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã. Os gentios se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá.) Vinde, contemplai as obras do Senhor; que desolações tem feito na terra! Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo. Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá.)" (Salmos 46:1-11).
Pois nele vejo Jesus, meu eterno socorro.

Esta bela canção faz coro com o salmo 46:
https://youtu.be/wOzj2OI_KPU

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 2 de julho de 2020

Humildade e renúncia


Qualquer cristão é tendente à minimizar seus defeitos e ocultar seus pecados; e vem daí a necessidade de vivermos em amor e santidade - sempre em busca da perfeição cristã. E isto vai depender muito, destas duas atitudes: Humildade e renúncia. É por isto que a Bíblia nos diz que "Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos" (Prov 16:19). E o próprio Jesus assim nos exorta: "qualquer de vós que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo" (Luc 14:33). Todavia, por mais que cresçamos, nossa santidade sempre carecerá de progresso e nossa perfeição de reparo.

Uma das razões, da necessidade de nos aprimorarmos em santidade bíblica e perfeição cristã, é para que a imagem de Cristo possa ser vista em nós (Gál 2:20); Outra razão é para que possamos um dia contemplar a face do Senhor (Heb 12:14). Todavia, a busca desenfreada em prol de necessidades físicas - ainda que justas, tem desviado cristãos do propósito de Deus para o seu viver. Enfim, Jesus ensina que devemos fazer como Maria que "escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada." (Luc 10:42); e nos exorta à buscar "o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Mat 6:33). Amém Jesus.

Em sua epístola à Timóteo, o apóstolo Paulo assim o adverte: "Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra." (2 Tim 3:14-17). E esta advertência é estendida à todos nós que cremos Em Jesus e recebemos a salvação pela graça.

Amém Jesus! Tu és meu Senhor e meu Deus:
https://youtu.be/VlLhu1jTm3s

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 1 de julho de 2020

Quando tudo diz não

Veja o valor da fé bíblica:

Vivemos um tempo em que incredulidade tenta confundir nossos discernimento. São dias em que se tornou comum, ouvirmos que "não tem jeito", "não tem solução", "você não consegue", e outros "não". E a voz do "não" procura se impor sobre toda e qualquer tentativa de reação nossa. Ou seja: Menor que a incredulidade, só o engano.

Vivemos dias em que a fé é o único reagente capaz de frear a incredulidade e o engano. Conheço muitos casos - dos tempos bíblicos e do nosso tempo, em que somente a fé nas promessas de Deus pode se impor ao "não" imposto pelo mundo e seus sistemas. Sei que vivemos nos limites do impossível. Mas, para Deus, tudo é possível!

A Palavra diz que Abraão "em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência." (Rom 4:18). Ou seja: Quando nossa esperança "joga a toalha" e desiste de lutar; a fé bíblica, no afã de nos conduzir em vitória, se sobrepõe à própria esperança,

Abraão "não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara. E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus, E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer." (Rom 4:19-21). Aleluia!

Senhor! Quando tudo diz que não, tua voz me encoraja à prosseguir!
https://youtu.be/2Jgdk1fc9Js

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar