sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Os dois componentes


Em minha vida cristã, desde muito cedo, logo percebi que a maior demonstração de fé (aquela que é aceitável aos olhos de Deus) tem tudo a ver com dois componentes: O amor (misericórdia e perdão disponível ao outro) e a conduta (simplicidade e respeito ao outro). Ou seja: Quem ama, não pratica injustiça e maldade, trata com amor e cortesia a igreja e a família; quem se conduz corretamente, não profana valores bíblicos nem quebra valores morais; não trai a confiança nem injuria ou ofende; não trapaceia  nem engana o próximo para auferir vantagens... Esta lista é longa e não acaba aqui.

O apóstolo Paulo nos assevera que o amor "Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha" (1 Coríntios 13:7-8). E o apóstolo Tiago assim nos desafia: "mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras" (Tiago 2:18). Portanto, o nosso amor - para ser amor baseado no amor de Deus, precisa ser aferido no texto de Paulo; e a nossa fé - para ser fé bíblica, precisa estar em linha com o que diz Tiago, com obras dela oriundas e por ela manifestas. E se neste quesito a nossa fé for reprovada, ela pode até ser fé em Deus; porém... Nunca será fé de Deus.

Este texto me causa forte impressão: "Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha" (Mateus 7:22-24). Este texto muito me ajuda; pois vejo tanta gente expulsando demônios e curando enfermos; mas... Sem um testemunho condizente.

O evangelho de Cristo impõe amor e santidade:
https://youtu.be/PFe1FBfAhS4

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar