terça-feira, 10 de setembro de 2019

Hierarquia e disciplina


Tenho pensado... Existem duas palavras, cujo significado vem se perdendo - mormente, nos dias que vivemos. São elas: Hierarquia e disciplina. Só para lembrar... Hierarquia é a palavra ideal para definir os níveis de poder e de subordinação - também chamado de cadeia de comando (termo usado nas relações administrativas, civis e militares). Já o seu antônimo é anarquia que tem como seu significado mais comum, o desrespeito e a desordem. Estes são tipos de comportamento que se propagam - como um vírus, contagiando até mesmo crentes conhecidos. Porém, tanto no céu, como na terra, na igreja e na família, a hierarquia é um bem necessário à segurança e equilíbrio entre os seus integrantes.

Sempre que penso em disciplina, logo minha mente se volta para as leis e regras que regem a vida de todo ser humano (logicamente que não incluo aqui, os que enveredaram pelo caminho da indisciplina e do desmando). A disciplina impõe o dever de senso de justiça, nas ações de um disciplinador; e, ao mesmo tempo, exige atitude submissa e obediente dos subalternos, seja qual for o setor de atividade humana. Na verdade, a falta de disciplina tem sido uma das mais importantes causas de revolta e rebelião na terra; e os promotores da indisciplina estão presentes em todos os segmentos da sociedade (nas instituições, na família, e até na igreja). Enfim... Foi a rebelião que expulsou Lúcifer do céu.

Este é um texto de advertência:

"Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão, Aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância. Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos. Este testemunho é verdadeiro. portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé. Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade. Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados. Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra."
(Tito 1:10-16)

É uma advertência à todos nós.

Precisamos ouvir e acatar os termos desta canção:
https://youtu.be/tKJ9Lp3GwHs

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar