domingo, 15 de setembro de 2019

Disciplina equilibrada


Não é de hoje, ouço dizer que "os pais aprendem com os filhos, para lidar melhor com os netos". Vejo relevância neste conceito popular; pois, conheço pais que foram rudes, no trato com seus filhos; e que se tornaram exemplo de doçura, no trato com com seus netos. Entendo que uma disciplina bem dosada é muito necessária; porém, não devemos confundir disciplina equilibrada e pautada no ensino e no exemplo, com o tipo de disciplina imposta pela dureza. Pois, disciplina sem amor é tão nociva quanto permissividade. Na verdade, muitos de nós fomos vítimas deste mal. Uns repetem os erros de seus pais em seus filhos; outros se tornaram pais bem melhores que seus pais.

Em minha vida cristã, desde cedo, percebi que todos os conceitos e valores adquiridos - seja dos pais, avós, e mestres, precisam ser avaliados à luz da Bíblia. Pois, em se tratando de conhecimento - seja ele prático ou teórico, a Palavra de Deus é o único aferidor que temos, digno de plena confiança. Enfim... Os usos e costumes, conceitos e tradições, ou qualquer outro valor à ser transmitido, não devem ser adotados fora do fundamento da Palavra de Deus. Ou seja: vida conjugal, relações familiares, atividades profissionais, e lazeres diversos, devem ser praticados tendo como base a sinceridade, o amor a Deus, o respeito ao próximo, e tendo por base os ensinamentos apostólicos.

Eis o que nos ensina a bendita Palavra de Deus:

"E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas. Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor. Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo. Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus. E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis. Mas quem fizer agravo receberá o agravo que fizer; pois não há acepção de pessoas."
(Colossenses 3:17-25)

Ela deve ser o aferidor de nossas ações e reações.

Esta canção de Anderson Freire nos ajuda muito:
https://youtu.be/ppSFxMDI7pA

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar