terça-feira, 17 de setembro de 2019

Envelhecer com graça


Este texto da Palavra de Deus sempre me moveu à reflexão e à gratidão: "Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão." (Salmos 37:25). E isto não é só pelo testemunho que Davi dá acerca de sua própria velhice; mas, sobretudo, por ter ao longo de sua vida, ter constatado que a descendência do justo é abençoada por Deus. Na verdade, sempre que alguém se rende a Jesus e se firma nele, sua vida é logo reconhecida no céu e abençoada na terra. E se, em seu testemunho cristão, ele demonstra "fome e sede de justiça" (Mateus 5:6) e vive para a glória de Deus, sua descendência colherá os frutos das sementes por ele plantadas.

Nesta manhã, quero pensar um pouco neste pedido do apóstolo Paulo: "Todavia peço-te antes por amor, sendo eu tal como sou, Paulo o velho, e também agora prisioneiro de Jesus Cristo." (Filemom 1:9). O apóstolo Paulo assumiu seu envelhecimento natural (lamentavelmente, velhice que não o livrou das masmorras do império romano). Porém, nem todos se dão conta dos limites provocados por sua velhice (geralmente, quem nos observa percebe isto melhor que nós). Bom é que a mente não envelheça tão rápido quanto o corpo. Todavia, isto pode nos dar a duvidosa sensação de sermos tão capazes, como éramos antes. Enfim... Novo ou velho, o justo dará seus frutos.

Segundo este salmo, tudo e todos devem louvar ao Senhor:

"Louvai ao Senhor desde a terra: vós, baleias, e todos os abismos; Fogo e saraiva, neve e vapores, e vento tempestuoso que executa a sua palavra; Montes e todos os outeiros, árvores frutíferas e todos os cedros; As feras e todos os gados, répteis e aves voadoras; Reis da terra e todos os povos, príncipes e todos os juízes da terra; Moços e moças, velhos e crianças. Louvem o nome do Senhor, pois só o seu nome é exaltado; a sua glória está sobre a terra e o céu. Ele também exalta o poder do seu povo, o louvor de todos os seus santos, dos filhos de Israel, um povo que lhe é chegado. Louvai ao Senhor."
(Salmos 148:07-14)

Assim, seja na juventude ou velhice, todos lhe devem louvor.

Louvado seja Deus! Meu tributo de gratidão ao Senhor:
https://youtu.be/xjINgXNLftI

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar