terça-feira, 19 de março de 2019

Limbo entre fé e razão


Sou um apreciador dos pensamentos de Blaise Pascal - famoso filósofo e pensador cristão da idade média. Um de seus conceitos diz que "O coração tem razões que a própria razão desconhece." Concordo plenamente... Porém, em minha ousadia, vou um pouco além, ao dizer que a própria razão chega a se surpreender com razões conhecidas. Vejo crentes presos no limbo entre a fé e a razão... Deixando de dizer (ou fazer) coisas certas, por achar que são erradas; ou fazendo coisas erradas por entenderem que são corretas. Será que existe algum cristão que jamais viveu este conflito? Isto logo me faz pensar que é melhor esperar em Deus.

No sábado passado, em Eugenópolis, tivemos um abençoado jantar de casais; que penso ter sido marcante, na vida de muitos casais presentes. Maria Célia e eu ministramos... E conceituamos relacionamento conjugal - denunciando palavras e atitudes que usamos, sem considerar o peso das mesmas na vida conjugal e familiar. Usamos como exemplo, algumas experiências nossas e usamos de toda a liberdade possível, para tentar mostrar que o certo e o errado se misturam e se confundem, quando nosso discernimento se enfraquece... Sinal de desastre a vista! Portanto - ante iminente conflito; é bem melhor confiar em Jesus.

Este texto denuncia a incapacidade do ser humano para o bem:

"Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?"
(Romanos 7:18-24)

Mas o capítulo 8 nos ensina como lidar e vencer este conflito.

Eu creio que é sempre melhor esperar no Senhor:
https://youtu.be/urzXAMJ2670

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar