segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Dois terríveis inimigos


Tenho lido e refletido sobre a oração de Davi, no salmo 101. Ela me faz pensar na importância das escolhas que na vida fazemos, das decisões que tomamos. Realmente, o momento em que oramos é mais indicado, para tomarmos as nossas decisões (sobretudo, as de cunho espiritual). Pois, além de desfrutar do conforto que o lugar de oração nos oferece; ali podemos receber advertência e instrução, para revermos atitudes e tomarmos decisões. Tenho notado que grande parte, das crises que sofremos e lutas que enfrentamos, provêm do nosso próprio "eu", sempre rebelde ao propósito de Deus.

Neste salmo de Davi dá para perceber o esforço que ele fazia, para se manter íntegro e aceitável aos olhos do Pai. Na verdade, este invólucro que nos envolve (que a Bíblia chama de "carne") não vai nos prender para sempre. Mas, antes de se esgotar, ele pode fazer grande estrago (até eterno); especialmente com a cumplicidade destes dois terríveis inimigos que temos: "incredulidade" e "comodismo". Penso nesta decisão de Davi: "Portar-me-ei com inteligência no caminho reto. Quando virás a mim? Andarei em minha casa com um coração sincero." (Salmos 101:2). Também quero viver assim!

Esta é uma ótima oração:

"Cantarei a misericórdia e o juízo; a ti, SENHOR, cantarei. Portar-me-ei com inteligência no caminho reto. Quando virás a mim? Andarei em minha casa com um coração sincero. Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim. Um coração perverso se apartará de mim; não conhecerei o homem mau. Aquele que murmura do seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não suportarei. Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá. O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos. Pela manhã destruirei todos os ímpios da terra, para desarraigar da cidade do Senhor todos os que praticam a iniquidade."
(Salmos 101:1-8)

Assim também devo orar.

Esta canção de Anderson Freire muito nos ajuda: https://youtu.be/ppSFxMDI7pA

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar