segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Melhor será


Hoje de manhã, acordei pensado nos mistérios existentes neste mundo... E concluí que, face à complexidade da existência, são tantas as coisas precisamos aprender nesta vida! Sempre que pensamos na problemática da vida humana, somos levados a considerar os seus efeitos imediatos, sem ao menos pensar no fato, de que é bem mais importante estudar suas causas prováveis. Existe um adágio muito popular que assim propõe: "É melhor prevenir, que remediar". É isto! Na vida estamos sempre a medicar doenças, ao invés de investir em sua prevenção. E na vida espiritual é parecido; ou seja: a santidade é prevenção, o pecado é doença, e arrependimento remédio.

Estou a pensar no trabalho dos bombeiros... Imaginando os soldados do fogo correndo atrás dos incêndios, para os combater e debelar. Porém, melhor seria se houvesse um sistema preventivo que fosse capaz de evitar os incêndios; uma vez que, em sua relação de causa e efeito, material inflamável é causa e o incêndio seu efeito. Na vida cristã, muitos pecados seriam evitados se a santidade prevalecesse sobre o desejo. Enfim... Santidade é prevenção. Na vida conjugal, vemos famílias dolorosamente feridas por quebra de aliança, tentando remediar os efeitos do pecado moral com arrependimento. Isto é muito bom! E melhor seria, se não houvesse necessidade deste remédio.

Santidade... Sempre! "E fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja não se desvie inteiramente, antes seja sarado. Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura. Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou." (Hebreus 12:13-17). E pecado... Nunca!

Mil razões para louvar; nenhuma razão para pecar:
https://youtu.be/fTtvs1RJwzc

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar