segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Nossa esperança


Como precisamos orar! Se neste mundo, trabalhar cansa bastante; não trabalhar, cansa ainda mais; logo, trabalhando ou descansando, é melhor esperar em Deus. E ainda que muitos pensem (alguns chegam a dizer) que esperar no Senhor seja desculpa para não fazer nada, a Escritura nos incentiva dizendo que "os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão." (Isaías 40:31). Orar e esperar em Deus é bíblico e prudente. Estou convencido que esta espera, seja trabalhando ou descansando, desfaz o cansaço e a fadiga. Amém.

Em meio a agitação do mundo, vemos crescer a insegurança e a ansiedade, e isto faz mal à mente e ao coração. Na verdade, esta foi a razão da reclamação de Marta a Jesus; "E, respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada." (Luc 10:41:42). Enfim, o cristão não precisa se omitir de seus deveres e obrigações, para encontrar sua alegria e paz; pois, disse Jesus: "Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo" (João 16:33). Amém.

"Regozijai-vos sempre no Senhor; ...Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. ...irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." (Filipenses 4:4-8). Amém.

Após meditar, resolvi postar esta abençoada canção:
https://youtu.be/ZwFzxWxKiCc

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 29 de setembro de 2024

Nunca sozinhos


Estou a pensar... É comum ao ser humano - mesmo sendo um piedoso cristão, as vezes, se sentir esquecido e desamparado. A verdade é que podemos ser enganados, até por nossos sentimentos. Em meio à incerteza dos discípulos, assim falou Jesus: "eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" (Mt 28:20). Preciosas são as promessas de Jesus!

Ante o sentimento de solidão de seus discípulos, Jesus lhes disse: "Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas para isto vim a esta hora." (Jo 12:27). A depender do propósito de Deus para nossa vida, podemos terminar no monte da transfiguração, ou no monte da crucificação, ou no vale da sombra da morte. O que importa é sermos fiéis.

Se alguém anda de fato com Jesus; ainda que se sinta só, nunca estará sozinho. Temos exemplos (da Bíblia e da história) a confirmar o que estou dizendo. Enfim, se referindo a Jesus, a Palavra diz: "Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado Emanuel, que traduzido é: Deus conosco" (Mt 1:23). "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Rm 8:31).

Em meio ao seu sentimento de desamparo, Sião ouviu do Senhor: "Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei" (Isaías 49:15-16). Amém Senhor. https://youtu.be/6KHalsURr2c

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 28 de setembro de 2024

Viva lembrança


Amados irmãos em Cristo, nossa mente recebeu de Deus, faculdade de lembrar e relembrar... Um perfeito relicário de lembranças. Porém, nossa capacidade de guardar lembranças, não nos livra de esquecer; daí a necessidade de fármacos, feitos para fortalecer a nossa memória. Segundo um conceito que entendo ser verdadeiro, "de lembranças também se vive." E nós crentes em Jesus, temos o dever de aprender e de lembrar, as grandes e pequenas obras de Deus. Pois, como está escrito: "O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos a seus filhos" (Salmo 78:3-4). Aleluia!

Em minha vida, há experiências que jamais deveriam ser esquecidas... Como escreveu Davi, Deus me entreteceu "no ventre de minha mãe" (Sal 139:13). O Senhor viu meu nascer em 28/08/45; meu renascer em 26/10/64; e meu casamento em 11/07/70... Viu a vinda de meus filhos ao mundo. Deus me deu vida e família, salvação e missão... Bênçãos que jamais devo esquecer! O que recebi do Senhor e o que já vi com os meus olhos, são ricos tesouros que preciso lembrar e relembrar... Enfim, adorar é ordenança divina (João 4:24); e ser grato é sentimento que precisa ser praticado em todo tempo que eu viver. Aleluia!

Disse Asafe: "meditei em meu coração, e o meu espírito investigou: Rejeitará o Senhor para sempre e não tornará a ser favorável? Cessou para sempre a sua benignidade? acabou-se já a promessa que veio de geração em geração? Esqueceu-se Deus de ter misericórdia? ou encerrou ele as suas misericórdias na sua ira? E eu disse: Isto é enfermidade minha; e logo me lembrei dos anos da destra do Altíssimo. Lembrar-me-ei, pois, das obras do Senhor: certamente que me lembrarei das tuas maravilhas da antiguidade. Meditarei também em todas as tuas obras, e falarei dos teus feitos." (Sal 77:6-12). Amém. Aleluia!

Esta canção de Elizeu Gomes diz o que me faltou dizer:
https://youtu.be/DPshZ_DZxyQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Orar e trabalhar


Hoje, estive a pensar em Davi... Ao trocar o campo de batalha pelo palácio real, caiu em uma cruel armadilha. Se ele estivesse lutando ao lado de Urias, não teria caído nos braços de Batseba. Algumas vezes, descansar pode causar dano maior que combater. A Bíblia assim nos alerta: "Levantai-vos, e andai, porque não será aqui o vosso descanso" (Miq 2:10). Davi se arrependeu e Deus o perdoou. Infelizmente, nem todos têm esta mesma atitude e mesma sorte.

Penso que, talvez, o crente corra mais perigo estando a descansar que estando a trabalhar. E se a questão do sábado não foi a única razão que levou Jesus declarar: "Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também." (João 5:17). A Bíblia diz: "esforçai-vos, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos" (Ageu 2:4). E Jesus assim nos adverte: "a noite vem, quando ninguém pode trabalhar." (João 9:4). Amém Jesus.

Ao pensar na parábola do filho pródigo, vejo que o seu feliz desfecho se resume nesta maravilhosa frase: "Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai" (Luc 15:18). Na verdade, o crente caído da graça deve se levantar e buscar a presença de Deus. A Bíblia sinaliza que o crente fiel, "Ainda que caia, não ficará prostrado pois o Senhor o sustém com a sua mão" (Sal 37:24). E como diz um antigo adágio, "o cair é do homem, o levantar é de Deus." Enfim, orar e vigiar é preciso!

A canção abaixo diz: "trabalhai e orai na seara e na vinha do Senhor". E Paulo diz: trabalhamos "noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o evangelho de Deus. Vós e Deus sois testemunhas de quão santa, e justa, e irrepreensivelmente nos houvemos para convosco, os que crestes." (1 tes 3:8-10). E Jesus assim concluiu: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação: na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mat 26:39-41). Amém.
https://youtu.be/euZ8gL33FNg

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Temor do Senhor


Nesta manhã, enquanto eu orava, veio ao meu espírito que "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que lhe obedecem; o seu louvor permanece para sempre." (Sal 111:10). Que bênção é saber e crer que "O Senhor tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo." (Sal 103:19). Pois, ele mesmo declarou: "O céu é o meu trono, e a terra, o escabelo dos meus pés." (Isa 66:1). Ouçamos a grande voz que diz: "Temei a Deus e dai-lhe glória, porque vinda é a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas" (Apo 14:7). Amém.

O temor de Deus é diferente do medo existente no ser humano... Porque, não há quem não sinta medo; porém, falta temor de Deus na maioria das pessoas. E sobre o medo, disse Jesus: "não tenhais medo dos que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo" (Mat 10:28). Devemos pensar nisto! Pois, ainda que o inferno tenha sido preparado para o diabo e seus anjos; no dia do juízo, Deus dirá ''aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos" (Mat 25:41). Amém. Maranata! O Rei Jesus está voltando!

A Bíblia assim declara: "Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus. E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele. Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo. No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor. Nós amamos porque ele nos amou primeiro." (1 Jo 4:15-19). Amém. Glória a Deus!

É verdade! O amor de Deus lança fora o nosso medo:
https://youtu.be/7wVLg-JQEhY

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Como escolher


Estou a pensar nas escolhas divinas... Na Bíblia vemos Deus aceitar Abel e recusar Caim, amar Jacó e aborrecer Esaú, achar Davi e perder Saul... Quais são as bases de suas preferências? Creio serem estes três pilares: Amor, justiça e conhecimento. A Bíblia diz que "O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade." (2 Tim 2:19). Amém.

Eu sei que Deus sabe a quem escolhe; e sei que seus critérios são perfeitos e suas motivações justas e amorosas. Então, mesmo sem entender suas razões, eu creio na sabedoria e pureza com que define suas preferências. Assim, ainda que Deus ame toda a gente, ele prefere os que o preferem; e ainda que ele queira salvar a todos, escolheu salvar através de Jesus, a todos aqueles que o escolhem.

Na verdade, as nossas escolhas demonstram quem somos e o que desejamos. Sobre Maria, nos disse Jesus: "Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada." (Luc 10:42). Então, assim como fez Maria, precisamos acertar na escolha. Pois nosso futuro vai dependerá disto. Se nós escolhermos Jesus, Deus nos escolherá. Enfim, nossas escolhas acertadas nos tornam bons amigos de Deus.

A Bíblia assim nos adverte: "Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente, amando ao Senhor, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e te achegando a ele; pois ele é a tua vida e a longura dos teus dias" (Deut 30:19-20). Amém. https://youtu.be/3jMqwdV0oWc

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 24 de setembro de 2024

Renascimento


Vivemos um tempo fortemente influenciado pelo relativismo. E esta tendência prevalente na humanidade é fruto do agir do inimigo que "semeou o joio no meio do trigo" (Mat 13:24). Pois, o desencaminhar do ser humano resulta do pecado original que contaminou a raça humana; "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Rom 3:23). Pelo que, "como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram." (Rom 5:12). Então, para sermos libertos do pecado, precisamos renascer.

A Escritura declara que "se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2 Cor 5:17). E para sermos esta "nova criatura" que a Bíblia diz, importa nascermos de novo; pois, o próprio Jesus advertiu que "aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus." (João 3:3). Embora o assunto seja complexo, seu modo de execução é simples: Devemos receber Jesus. Porque está escrito que "a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome" (João 1:12). Enfim, para sermos salvos, basta crer em Jesus.

A Palavra de Deus ensina que "Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque, se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida" (Rom 5:6-10). A morte de Jesus nos deu nova vida.

Gosto muito desta canção sobre o novo nascimento:
https://youtu.be/dE8ju4G_4mA

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Mente renovada


Estou a pensar nesta ordenança da Palavra de Deus: "mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento" (Rom 12:2). E esta urgente transformação é essencial ao crescimento espiritual; porque, se ela não ocorre, a vida cristã pode se tornar um mesmismo deprimente; porquanto, a mudança na vida de um cristão - ainda que dedicado e fervoroso, vem pela renovação de sua mente.

Uma mente renovada sempre encontra uma saída - ainda que não se vislumbre porta alguma; porque a sua percepção é a mesma que teve Davi ao dizer: "Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra." (Sal 121:1-2). Ela sabe que Jesus é "o caminho, e a verdade, e a vida." (Jo 14:6). E este Caminho é estreito e progressivo.

Na verdade, a mente renovada não vive em busca de contenda, vive em busca de consenso; não cultiva contenda, cultiva comunhão; não busca doença, busca remédio; não cria problema, cria perdão. E não indaga: "Por que foram os dias passados melhores do que estes?" (Ecl 7:10). Pois sabe que "Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas" (Ecl 7:8). Meu Jesus! Renova-me! Amém.

"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Rom 12:1-2). : https://youtu.be/CF3zOJmwBRA

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 22 de setembro de 2024

Oração e Palavra


Hoje me senti cansado, até para orar... Mas orei! Pois orar é como respirar e transpirar (ao menos, prá mim). Enquanto oramos sentimos nossas forças retornarem; e buscar na Bíblia a palavra apropriada... Nem se fala! E entre uma e outra coisa, busquei na memória, a canção de Marquinho Gomes "Não morrerei". Não saberia dizer quantas vezes, esta canção fez o meu coração bater mais forte. Pois, oração e Escritura são duas forças capazes de fazer enfermos se erguerem do leito, e mortos reviverem, e riso e pranto se misturarem sem que se saiba ao certo, onde termina a dor e começa o alívio... Glória a Deus!

Na vida do cristão (me refiro ao cristão autêntico) há diversidade de momentos... De alegria, de tristeza, de saúde, de doença, de multidão, de solidão; como diz uma outra canção, tantas vezes cantada por mim: "Há momentos que, na vida, pensamos em olhar atrás"... (que sejam pensamentos natimortos); pois, momentos assim, devem ser considerados como etapas a serem ultrapassadas, como desafios que precisamos encarar de frente; porém, com a mente fixada nas coisas de cima (Col 3:2) e os olhos postos em Jesus (Heb 12:2). Enfim, se as vezes sorrimos ou se choramos, isto faz parte da existência. Amém.

A Bíblia diz que "há tempo para todo o propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; 4 tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora; tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz." (Ecl 3:1-8). Amém.

Esta canção traz grande conforto ao coração do crente:
https://youtu.be/kDpx_us87NU

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 21 de setembro de 2024

Divina Palavra


A Palavra de Deus é fiel. Ela agrega princípios, preceitos, ensinamento e profecias; e pensar nela traz valores que jamais se findarão; então, nada melhor que nela meditar, todos os dias. Homens e mulheres, do passado, experimentaram bênçãos e promessas de Deus que fizeram grande diferença em sua vida... Mas isto acontece com aqueles que dão total prioridade à Palavra de Deus.

Fico a pensar neste testemunho do profeta Jeremias: "Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome me chamo, ó Senhor, Deus dos Exércitos" (Jer 15:16). Então, se nutrir da Palavra de Deus é atitude, primeira e última, para o bom viver, presente e futuro. Grande bênção é poder, nela e por ela, se alimentar.

Guardar a Palavra de Deus no coração é medida preventiva: "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti." (Sal 119:11). O salmista diz que ela nos ilumina: "Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho." (Sal 119:105). E Jesus diz que ela é verdade santificadora: "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade" (João 17:17). Aleluia!

Sobre guardar a Palavra, assim nos falou o Senhor Jesus: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou. Tenho-vos dito isso, estando convosco." (João 14:23-25). https://youtu.be/6aTQQAYuHBA

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

A vitória é nossa


Paulo, ao falar sobre lutas, provações e eventos que antecedem a segunda vinda de Jesus, nos presenteia com esta linda e abençoada declaração: "Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo." (1 Co 15:57). Ele também nos fala sobre ressurreição e arrebatamento do crente perseverante, enquanto aguarda a vinda do Senhor, dizendo que "quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória." (1 Co 15:54). Então, sem preocupação, devemos crer e ser firmes.

A Bíblia nos previne acerca das lutas e aflições que este mundo nos impõe; e o alerta é para que nos guardemos. Pois, em nossa luta contra os males deste mundo, podemos sofrer ataques - até mesmo de quem menos esperamos. Então, devemos nos manter firmes e em prontidão, apegados às promessas do Senhor, e preparados para travar o "bom combate" (2 Tm 4:7) sem abrirmos mão dos valores que nos foram repassados pelos filhos de Deus que nos precederam. Enfim, temos provações pela frente; "Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou" (Rm 8:37). Amém Senhor.

Neste mundo, nós que nascemos de novo, e nos tornamos filhos de Deus, temos a Palavra a nos dizer que "todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados." (Rom 8:14-17). Amém.

Esta canção é um grande incentivo para todos nós:
https://youtu.be/u3NgGI4nrBo

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Este amor maior


É sempre bom lembrar o que Deus tem feito em nossa vida. E há duas palavras que nos inspiram nesta lembrança: providência e propósito. Pois, a vida sem Jesus não tem sentido e nem futuro... Infelizmente é como muitos têm vivido. Pior ainda é viver sem ele pensando estar com ele (o proceder indica quem assim vive)... Ainda bem que o Deus que nos ama e deu Jesus não leva em conta a nossa loucura.

É sempre bom pensar nas coisas de Deus, especialmente em seu falar e agir. Estas três palavras devem pautar aqueles que se declaram filhos de Deus: "a fé, a esperança e o amor" (1 Cor 13:13): a esperança, para aguardar; a fé, para vencer; o amor, para tudo sustentar. Pois, o amor "Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." (1 Cor 13:7). Logo, devemos alimentar o amor de Deus em nosso coração.

Na verdade, o propósito de Deus e a divina providência são a base e o parâmetro, para uma caminhada segura e bem sucedida. Entretanto, se afastar dos limites do propósito de Deus compromete a divina providência (há muitos que assim vivem). Enfim, o amor de Deus pode santificar e fortalecer o amor cristão; e mesmo a nossa fé e esperança precisam ser nutridas e regadas no santo e divino amor.

"Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus assim nos amou, também nos devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós e em nós é perfeito o seu amor" (1 Jo 4:10-12). Amém. https://youtu.be/7cvGWWJgaIU

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Deus sabe tudo


Em dias frios, orar é o melhor modo de se aquecer... Em dias difíceis, como os que vivemos, estar em oração deve ser a nossa maior prioridade. Estive orando e meditando... Meu Senhor, sei tão pouco, sobre tudo que se passa...Na verdade, ao tentar me situar no tempo e no espaço, chego a conclusão que nada sei... Tu sabes tudo! Então, me prostrar ao pé da cruz é melhor jeito de combater os males e de suportar os maus. Sem que eu abra a minha boca para falar, sabes tudo a meu respeito - tanto o que eu ainda não disse, como o que ainda não fiz. Meu Senhor! "Sabes tudo que preciso, antes mesmo de falar" (canção lá no comentário). 

Em minha vida, não consigo entender a razão de certas lutas e provações; Mas Deus sabe tudo que se passa. Ele conhece tudo sobre tudo! Por amor, enviou seu santo Filho Jesus; por graça, "nos tirou do império das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados" (Col 1:13-14). Na verdade, o crente tem um bom futuro; mas, se permanecer firme no Caminho da Vida. Pois, a Bíblia diz que "aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo" (Mat.24:13). Enfim... A vida nem sempre é o que parece ser. O melhor mesmo é permanecer na casa do Pai.

Paulo muito nos ensina ao dar o seu testemunho, sobre a graça que há em "Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho; Para o que fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios. Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia. Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus. Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós." (2 Timóteo 1:10-14). E temos o dever de considerar esta assertiva.

Como diz a canção, bom mesmo é estar na casa do Pai:
https://youtu.be/bjPnYDM-pMs

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 17 de setembro de 2024

Tempo de pensar


Neste tempo (tempo de engano e de desobediência) vemos as estruturas da terra sendo fortemente abaladas pelo juízo de Deus. E não há para onde fugir e nem como escapar. Pois, a humanidade tem recusado e ultrajado o Senhor Jesus, aquele que veio ao mundo para nos salvar e mudar a nossa triste sorte... O talmude diz que aquele que salva uma vida, salva o mundo inteiro.

A Bíblia nos alenta dizendo que Jesus "veio buscar e salvar o que se havia perdido." (Luc 19:10). Como eu gosto deste texto! Pois nele eu me vejo sendo amado por Deus, na pessoa daquele que deu sua vida por todos nós. Então, há esperança para o perdido! Pois Deus nos amou tanto que enviou seu amado filho Jesus, para receber sobre si os nossos pecados e morrer a nossa morte.

É tão triste ver tantas pessoas serem condenadas... "E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más" (João 3:19). Porém, todos os que quiserem, ainda podem ser salvos! Pois Jesus ainda está chamando e salvando. Enfim... "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa" (At 16:31). Amém.

A Bíblia diz "que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas. Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado." (1 João 1:5-7). Amém. https://youtu.be/S9ER7mWNLvw

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

O bom combate


Carrego comigo uma canção de longa data, que sempre me inspirou e que resume o meu eterno sentimento, a qual inicia com esta bela declaração: "Eu tenho em mim um cântico de vitória." Sabemos que a vida cristã pressupõe uma jornada de provas e lutas severas; então, ainda que nem todos vejam assim a vida cristã, fomos chamados para ser guerreiros. E vemos isto neste texto: "não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais" (Efé 6:12). Amém.

Na verdade, os crentes devem manter um modo aguerrido de viver. Pois, mesmo sem se dar conta disso, vivem num campo de batalha chamado mundo; no qual, mesmo sem perceber ou sem preparo, são alvos de constantes ataques. Então, precisam estar vestidos de "toda a armadura de Deus" (Efé 6:13); porque, mesmo sem notar, vivem a travar lutas constantes. É como eu disse acima: fomos chamados para ser guerreiros! E nesta guerra, devemos estar preparado para lutar! Pois a vitória já é nossa. Enfim, "somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Rom 8:37). Jesus é o nosso comandante. Amém.

A Palavra de Deus diz que "Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido. Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados. Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?" (1 João 5:1-5). Sim, somos mais que vencedores!

Esta é a canção que, no início da mensagem, fiz menção:
https://youtu.be/s4f2ywqsrqk

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 15 de setembro de 2024

Deus que nos diz


Por mais que alguém se sinta grande e importante, continua sendo pequeno; e o pecado o torna ainda menor. Só Deus pode ver no ser humano o seu real valor. E sobre o valor da alma, a Bíblia diz que sua redenção é caríssima (Sal 49:8). Então, precisamos entender o real significado da vida! Pois, Deus nos amou tanto que deu o seu amado e único filho para nos resgatar.

O ser humano se sente frágil, pequeno, perdido. Mas Deus nos ama e nos quer salvar. Porém, a salvação só é possível em Cristo que "veio buscar e salvar o que se havia perdido." (Lc 19:10). No mundo, o que mais se vê é pessoas  viver sob o peso da depressão e do pessimismo - muitas delas, a pensar e a dizer o pior sobre elas mesmas. Porém, o Senhor as ama e as quer salvar.

Não somos o que o mundo diz que somos; e sim o que a Bíblia diz que somos! Ela nos diz que somos por Deus amados. Diz também que Deus enviou Jesus para nos salvar (Jo 3:16). E ele "multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor." (Is 40:29). Enfim, ele disse: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei" (Jo 11:28). Amém Jesus!

Na Bíblia está escrito: "Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim." (Isaías 49:15-16). https://youtu.be/-sdXtuOSQNA

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 14 de setembro de 2024

O melhor lugar


Nesta madrugada, Zetó e eu (ele na Escócia, eu no Brasil) estivemos irmanados em oração, no melhor lugar do mundo... Que bênção! A distância entre nós foi encurtada por duas redes: A internet terrena e o sobrenatural de divino... Que maravilha! Na verdade, a oração tem o dom de nos aproximar, há um só tempo, de Deus e dos homens. Orar nos leva ao limite do impossível.

Enquanto orávamos, oração ao céu subia e unção do céu descia... Aleluia! Obrigado, ó amado Senhor Jesus, pela ordenança que nos diz: "orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos" (Tiago 5:16). Meu Senhor, justiça nossa! Que bênção maravilhosa é poder orar ao céu e sentir na terra os seus efeitos... Há poder no céu de Luz!

Na verdade, em termos terrenos, o lugar de oração é o melhor lugar do mundo... Sobrenatural! Estar ali é como estar em pleno oceano... Na superfície, ondas violentas; nas profundezas, beleza e quietude... Louvado seja Deus! Se nós pudéssemos ver com nossos olhos, a aura de mistério que envolve a oração secreta, ali permaneceríamos demoradamente... Amém Senhor Jesus!

A Bíblia diz que "Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer. Então aqueles homens foram juntos, e acharam a Daniel orando e suplicando diante do seu Deus." (Daniel 6:10-11). Amém Senhor!
https://youtu.be/6zaCiXFun48

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

O nome de Jesus


Em madrugada sem dor e sem guerra, logo me prostrei diante do Senhor Jesus... A primeira coisa que me veio a lembrnça foi esta antiga canção dos Vencedores por Cristo: "Em Nome do Senhor Jesus" (postada no comentário). Em nome do Senhor Jesus, Pedro viu o paralítico se erguer da paralisia e da mendicância (At 3:6). E ao nome de Jesus se dobrará todo o joelho (Fl 2:10). Amém.

Que bênção é saber quando (em qualquer circunstância) e como (em plena confiança) clamar o nome de Jesus... Jamais se frustrará quem clamar ao Pai em nome do Filho. Glória a Deus! Pois o seu nome está acima de todo nome que se nomeia, seja no céu ou na terra. Pois está escrito que "nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." (At 4:12). Grande bênção!

Em toda a história do cristianismo, inúmeros livros e canções foram feitos sobre o nome Jesus. E eu mesmo já li diversos livros e ouvido diversas canções que focam a sublimidade, grandeza e poder que há neste bendito e glorioso nome, diante do qual, nenhum outro nome e poder se sustentam. Enfim, o nome do Senhor Jesus é glorioso! E o confessar traz prazer e paz à quem assim fizer.

Jesus ordenou aos seus discípulos que pregassem o santo evangelho dizendo: "estes sinais seguirão aos que crerem: E em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porãoas mãos sobre os enfermos, e os curarão." (Mar 16:15-18). Amém. Glória a Deus! https://youtu.be/8wgaSfGlqRw

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Ser e viver cristão


Meus irmãos, por mais difícil que seja a caminhada, e longa a jornada, e seus obstáculos aparentemente intransponíveis, nós que desejamos herdar o céu, não podemos simplesmente parar no meio do caminho (é o que muitos fazem). Pois o céu não é dos que o desejam; e sim, dos que perseveram no caminho em sua direção. É o que se infere do que disse Jesus: "aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo" (Mat 24:13). Então, se desejamos viver no céu, precisamos viver em Cristo, como disse Paulo: "Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é ganho." (Fil 1:21). Amém Senhor Jesus!

Ao longo do tempo em que caminho em direção ao céu, venho visto bons cristãos desistirem... Jesus nunca disse que seria fácil; porém, nos advertiu dizendo que "Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus." (Luc 9:62). Então, como acima eu disse, não basta desejar; é preciso perseverar! Porque o céu é dos perseverantes na fé bíblica. Na verdade, muitos dizem ser cristãos e seu modus vivendi diz o contrário. Enfim, na jornada cristã, não bastar se dizer cristão; é preciso ser cristão. E para ser cristão de fato é preciso nascer de novo (João 3:3).

Em sua resposta a Nicodemos, disse Jesus: "Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo." (João 3:3-7). Que bênção é ser de Jesus!

Se dizer cristão e não nascer de novo, não é ser cristão:
https://youtu.be/KDUsGua9wlM

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Jesus raiz de Davi


Por experiência própria, digo que algumas vezes nos sentimos fracos e tentados a desistir... Porém, na vida cristã, isto não é incomum. Servos de Deus, do passado e do presente, vez por outra, assim se sentiram. Todavia, não é razão para desistir. Pois, assim como o ouro é provado pelo fogo, a vida de um cristão é provada nas lutas e tribulações. O importante é lutar e perseverar na fé.

Anos atrás, ouvi dizer que o monstro-de-gila (lagarto do deserto americano) ao lutar contra a cascavel, precisa estar perto de uma certa planta; pois sendo picado, ele corre para a planta e a mastiga; então, retorna à luta e consegue matar a víbora. Não sei se a história é real; sei é que, na luta contra o diabo, precisamos estar perto de Jesus, "raiz de Davi" (Ap 22:16). Assim venceremos!

 Na vida cristã, estar perto de Jesus é estar firme e seguro. Estar com ele é ter quem nos defenda! Enfim, se queremos vencer na vida e chegar ao outro lado em segurança, devemos viver e morrer com Cristo. "Porque se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor." (Rm 14:8). Que bênção meu Senhor!

Vivemos tempos difíceis. E o próprio Jesus nos adverte que "Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo." (Mateus 24:10-13). https://youtu.be/QSXFrkFTEGg

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 10 de setembro de 2024

Vai buscar poder


Levantar cedo para orar é uma excelente receita para a vitória. E quando mais cedo, melhor! Com rarissimas exceções, Tenho procurado manter este procedimento. Tenho entendido que orar, antes de depois de qualquer coisa que fizer, nos traz prazer e é salutar. Sempre me lembro de como começou a ruína de Sansão... Ele deixou de orar e vigiar. Sim! E se orar é como bolo de aniversário; e vigiar é como a cereja desse bolo. A Bíblia descreve sua prisão com este triste registro: "Sairei ainda esta vez como dantes, e me sacudirei. Porque ele não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele." (Jz 16:20). E muitos agem assim.

Me lembro das inúmeras vezes que cantei a canção "Ó levanta cedo, vai vuscar poder" do saudoso dueto "Jair & Hosana". Infelizmente, em sua brilhante trajetória, estes cantores e compositores, desta e de tantas outras canções, não resistiram aos trancos da vida e aos assédios do mundo... Chegaram até a se separar. Jair se reergueu; Hosana, não sei. Em tempos hostís aos produtos evangélicos, este casal galgou a escada da fama, como nenhum outro intérprete evangélico em seu tempo. Esta canção assim adverte: "O poder das trevas vem de todo lado, procurando o crente que está descuidado." Enfim... É orar e vigiar! Amém.

No monte das oliveiras, Jesus disse aos discípulos: "A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo. E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mat 26:38-41). As vezes, provações podem nos cansar, nos fazer dormir e nos impedir de orar.

Esta é a canção que mencionei na mensagem acima:
https://youtu.be/MgJWfLJHkoE

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Aflições e dores


Manhã abençoada em Petrópolis; e eu aqui, a pensar no cuidado de Deus. Que bênção é poder crer e confiar... Obrigado meu amado Senhor! É normal sofrer no mundo. Pois nos diz o próprio Jesus: "no mundo tereis aflições". A aflição pode ser causada dor física, e dor moral, e até por medo. Porém, o texto citado por ele, assim conclui: "mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16:33). Sofre menos quem entende que isto é viver no mundo.

Gemidos de dor e tristeza são ouvidos em toda a terra... Quem ainda não gemeu de dor e tristeza que se apresente! Pois dor e tristeza são sentimentos democráticos (afeta toda gente) e universais (faz sofrer em todo o mundo). Enfim, estes desagradáveis sentimentos se manifestam em crianças, jovens, adultos e idosos. Ou seja: Não há quem, vez por outra, não sofra! Com o devido tratamento, podemos até os amenizar; porém, jamais os conseguiremos evitar.

Antiga canção congregacional diz que "lá no céu não teremos mais dor"... Concordo com ela! Está escrito que lá "não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor" (Apoc 21:4). Ao elaborar sua teoria do geocentrismo, Ptolomeu, nela incluiu a "mansão dos bem-aventurados"; Mas ela foi superada pela teoria do heliocentrismo, de Copérnico e Galileu. Porém, que existe no céu as moradas dos bem-aventurados, disto tenho plena e absoluta certeza!

A Bíblia nos oferece esta promessa de Jesus: "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também" (João 14:1-3). Amém. Sofrerá muito mais, quem em Jesus não crêr. https://youtu.be/627h9DG6bHw

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 8 de setembro de 2024

É o melhor lugar


Em madrugada não tão fria como a de ontem, embalado pela canção que fala sobre "o melhor lugar do mundo", me ponho a pensar... Há algum lugar, neste mundo, que seja melhor que estar na presença do Senhor? "É claro que não" - responde minha alma. Que bênção! Cristão que se preze, precisa percorrer diariamente o caminho entre o lugar em que se encontra e os pés do Salvador (o melhor lugar do mundo). Então, especialmente em dias tão difíceis, repletos de desagradáveis surpresas, devemos estar diuturnamente na presença de Deus. Mas, não nos deixemos confundir! Pois não é assim tão fácil.

Em dias turbulentos (como estes que vivemos) é urgente andar com Jesus. Sei muito bem que não é algo tão simples como as vezes nos parece. Há desafios e provas por toda parte. E os inimigos da fé e da paz se apresentam, das mais variadas formas; porém, temos promessa da presença do Senhor conosco! E sua Palavra assim nos encoraja: "Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo." (1 Jo 4:4). E se, na verdade, temos inimigos na terra; temos também amigos, no céu e na terra! Isto se nós nos mantivermos no melhor lugar do mundo.

Devemos fazer assim, como o salmista que diz: "Louvarei ao Senhor que me aconselhou; até os meus rins me ensinam de noite. Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei. Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura. Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente." (Salmo 16:7-11). Que maravilha! Louvado seja Jesus!

Nós, filhos de Deus, temos o melhor lugar do mundo:
https://youtu.be/6zaCiXFun48

Cordialmente;
Bispo calegari

sábado, 7 de setembro de 2024

Deus vivo e eterno


Estou a pensar no sentimento do salmista, traduzido nestas palavras: "Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também." (Sal 139:8). Meu Deus! Sabe tudo e tudo pode... Aleluia! Na doutrina, os seus atributos incluem: Onisciência (todo sabe); onipotência (tudo pode) e onipresença (está em todo lugar). Ele é o Deus eterno, todo poderoso!

Na Bíblia está escrito: "O Senhor reina; está vestido de majestade. O Senhor se revestiu e cingiu de poder; o mundo também está firmado, e não poderá vacilar. O teu trono está firme desde então; tu és desde a eternidade." (Sal 93:1-2). Que maravilha! Este é o Deus personificado em Jesus (grande mistério): Jesus, Verbo divino que "se fez carne, e habitou entre nós" (Jo 1:14).

Alguém já disse que Deus é tão grande que está em todo o universo; e ao mesmo tempo, tão pequeno que pode ocupar lugar no coração humano. Enfim, não há lugar que possa ocultar alguém do olhar de Deus! Uma antiga canção dizia: "Ninguém se esconde da presença de Deus..." Creio nesta assertiva! Pois me entreguei a este Deus poderoso e ele em seu infindo amor me aceitou.

Está escrito: "Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim." (Sal 139:7-11). Amém, Senhor Jesus! https://youtu.be/K80BNksymco

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Esperança nossa


A Bíblia diz que "A esperança demorada desfalece o coração, mas o desejo atendido é árvore de vida." (Pro 13:12). Daí ser necessário ter a fé como sustento; porque "a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem." (Heb 11:1). Então, a fé não se sobrepõe à esperança; antes, ela lhe serve de apoio e lhe dá sentido. Está escrito na Bíblia que "Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor." (Lam 3:26). Porém, este texto sagrado só terá efeito, se for baseado na fé. Pois, o próprio Jesus disse: "Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê." (Mar 9:23). Amém Senhor!

Devemos orar sempre, sem perder a esperança; pois, o adágio diz que "a esperança é a última que morre." E ela só morrerá quando, o que se espera, acontecer. Pois, então, ela já não será mais necessária (e isto finalmente acontecerá, quando formos ao encontro de Jesus). Está escrito que "permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor" (1 Cor 13:13). Então, esperança é fé, são recursos temporários; somente o amor permanecerá eternamente. Enfim, quando chegar o dia que nossa esperança aguarda e nossa fé sustenta, não necessitaremos mais destes recursos; teremos o amor!

É bom ter a esperança de saber que a "criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos." (Rom 8:21-25). Enfim, em amor se espera e em fé se vence!

Em esperança profunda, ouça esta canção de amor e fé:
https://youtu.be/ixcyrnZXJZo

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Nossa esperança


A Palavra de Deus nos conforta dizendo que "Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor." (Lam 3:26). E assim procuro viver! Pois, sem abrir mão da fé, ou nela enfraquecer, mantenho meu nivel de esperança bem elevado... Porque não faria isto? Se eu tenho uma vida abençoada, e as melhores promessas, e Jesus que me salvou e, neste vale escuro, segue comigo.

Sei que neste mundo, motivos não faltam para me preocupar e me inquietar... Mas, porque devo me inquietar ou me preocupar? Se a Bíblia assim me encoraja: "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças." (Fil 4:6). Então, seja sorrindo ou seja chorando, o Senhor está comigo.

Ao olhar em volta, vejo pessoas se queixando e reclamando de tudo... Elas nem percebem o lado bom da vida! Se percebessem (como diz uma antiga canção) que "Jesus é melhor sim que ouro é bens," elas fariam algo parecido com o que faço: esperariam no Senhor. Pois "os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias." (Isaías 40:31). Amém Senhor Jesus!

Sobre a esperança do crente, a Palavra de Deus me diz que "A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele. Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor. Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade." (Lam 3:24-27). Amém! https://youtu.be/unoOUT3U_DI

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Nosso testemunho


A Igreja de Jesus não é valorizada por seus belos e suntuosos templos, ou por seu canto bem afinado, ou por sua forma de doutrina. Ela é admirada pelo estilo de vida dos membros, pelos serviços que presta à comunidade e por seu amor a Deus e ao próximo. A Bíblia assim nos diz: "Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós." (Tito 2:7-8). Ou seja: Uma vida pautada nos ensinos de Jesus - sendo exemplo no lar e no trabalho, não há quem não admire.

O bom testemunho cristão é um valioso instrumento de conversão e transformação. Um proceder ilibado, carater irretocável, família bem cuidada, lealdade no trabalho e na igreja... Quem não admira uma vida verdadeiramente no altar! Vida marcada por prudência, humildade e simplicidade... Só mesmo o diabo e seus seguidores sentem desprezo pelos que assim se comportam. É como recomenda a Palavra de Deus: "sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza." (1 Tim 4:12). Enfim, cristão que vive segundo a Palavra, pode até ser odiado na terra; porém, é amado no céu.

O Senhor Jesus, no sermão da montanha, assim falou aos seus discípulos: "Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus." (Mat 5:13-16). Então, este deve ser o nosso estilo de vida.

Amar a Deus e ao próximo deve ser nosso estilo de vida.
https://youtu.be/jI6JlX76mWk

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 3 de setembro de 2024

Santas lembranças


O profeta Ezequiel, na Babilônia, estava junto ao Rio Quebar, próximo ao Rio Eufrates. E sobre aquele momento, dissera este profeta; "junto ao rio Quebar, se abriram os céus, e eu tive visões de Deus" (Eze 1:1). Isto foi tão impactante que, em visões tidas no futuro, chegou a dizer: "eram as visões como as que tive junto ao rio Quebar; e caí sobre o meu rosto" (Eze 43:3). Que bênção Senhor!

Em nossa vida espiritual, há momentos que devem ser para sempre lembrados. Quem não se lembra de experiências marcantes com Deus... Será que elas não existiram? São inesquecíveis! Elias teve a sua caverna; Moisés, a sua fenda na rocha; Os três rapazes, a sua fornalha ardente; Daniel, a sua cova dos leões; Ezequiel, o seu Quebar... E nós, prezados irmãos, o que temos para contar?

Como diz uma antiga canção, "há momentos que, na vida, pensamos em olhar atrás..." e esta mesma canção sugere que "é preciso pedir ajuda, para poder continuar..." e seu desfecho diz: "E clamamos o nome de Jesus, ele nos ajuda a carregar a cruz." Quem ainda não viveu algo assim? Enfim, lembranças do que Deus fez devem se somar ao clamor do nome de jesus. É bênção de Deus!

Tomando por base as lembranças passadas, disse Paulo a Timóteo: "Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti. Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos" (2 Tim 1:4-6). Amém. https://youtu.be/TV9ux-xwaDk

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Deus sabe de tudo


Tenho plena convicção que orar ao Senhor é o modo mais seguro e preventivo de enfrentar veneno e mal tempo. Em sua viagem a Roma, Paulo orava e sabia desta segurança... Nem os seus opositores, nem o naufrágio, nem a picada de cobra, o impediram de chegar ao objetivo (Atos 27 e 28). Seja qual for a provação que enfrentemos, orar é nosso melhor preventivo. Sempre que vejo um irmão começar a se envolver com más companhias, e a se meter em problemas, ou a se afastar da igreja, e a perder a força mais importante que é a alegria do Senhor (Nee 8:10), meu primeira impressão é que este irmão deixou de orar. Meu Deus!

Na verdade, mesmo sem saber o que nos espera pela frente, sempre haverá roteiro seguro para o cristão que ora. Assim disse Paulo em Éfeso: "ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer, senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações" (Atos 20:22-23). Este texto nos passa nítida impressão que a revelação sobre a jornada de um servo de Deus parece ser progressiva... Portanto, se deixarmos de orar, cessa o fluxo da unção; então, sem direção do céu, entramos em um beco escuro com destino incerto... Oremos sempre ao Senhor!

A Bíblia diz diz que "nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido." (1 Cor 2:12-15). Orando mais, discernimos mais.

O nosso Deus tudo sabe; orando, aprendemos com ele:
https://youtu.be/HpwMofiqvA4

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar