sábado, 3 de fevereiro de 2024

Bendito perdão


Tenho refletido sobre o perdão - não o pedido de perdão, mas o perdão liberado. Isto logo me leva a esta indagação de Pedro: "Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?" (Mat 18:20); e sua pronta resposta por Jesus: "Jesus lhe disse: Não te digo que até sete, mas até setenta vezes sete" (Mat 18:22). Este quadro me faz entender que perdoar não é ato limitado por contagem; pois, perdoar é ato de amor. Ou seja: Só o amor é capaz e perdoar. Porquanto o amor "tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." (1 Cor 13:7). Então, se há limite para o perdão, seu limite é o amor. Santo amor de Deus!

Em qualquer relacionamento - seja ele conjugal ou fraterno, se a parte ofendida ou ferida for capaz de amar, ela será capaz de perdoar. O perdão fortalece e amadurece o amor. E perdoar é mais benéfico ao perdoador que ao perdoado. Pois, assim como a paz dada a alguém indigno dela, retorna ao seu liberador; também o perdão - se liberado a quem não lhe faz jus, volta a quem o liberou... Fracisco de Assis diz em sua oração da paz: "Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor, onde houver ofensa, que eu leve o perdão". Enfim, Jesus nos ensinou que é perdoando que seremos perdoados. Amém.

Respondendo aos discípulos, disse E Jesus: "Tende fé em Deus, porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito. Por isso, vos digo que tudo o que pedirdes,orando, crede que o recebereis e tê-lo-eis. E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas" (Marcos 11:22-26). Amém.

Buscando a Deus, encontraremos o caminho do perdão:
https://youtu.be/2HxzeuMI6LQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar