terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

A fé sem obras


Em meu viver cristão, tenho aprendido que, por mais que nos pareça ser impossível obter certas respostas a certas orações que fazemos, especialmente em certas situações da vida; temos na Bíblia esta palavra de Jesus: "Se tu podes crer; tudo é possível ao que crê." (Mc 9:23). Todavia, tenho percebido que, associados à fé bíblica, existem certos limites e valores indispensáveis ao querer pela fé. Portanto, o nosso grande desafio é possuir e praticar um desses importantes valores, que o amor tem de sobra, e que se vê na esperança. Porém... É raro na fé: A paciência.

A fé, quando utilizada na dose acertada, é capaz de trazer de imediato ao alcance das mãos e dos olhos - mesmo sem usar o filtro do temor e santidade, aquilo que tanto desejamos. Todavia, quando dissociada do amor e do temor, e sendo carregada de egoismo, pode nos confundir e nos privar da vida eterna com Deus. Creio nascer daí a advertência de que "ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei." (1 Co 13:2). Pois, no exercício da fé, só o amor pode lhe conferir o atestado de validade. Porquanto... Ter fé não é ter tudo!

A fé sem obras é morta. A Bíblia diz: "Mostre-me essa sua fé sem as obras, e eu, com as obras, lhe mostrarei a minha fé. Você crê que Deus é um só? Faz muito bem! Até os demônios creem e tremem. Seu tolo, você quer ter certeza de que a fé sem as obras é inútil? Por acaso não foi pelas obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu o seu filho Isaque sobre o altar? Você percebe que a fé operava juntamente com as suas obras e que foi pelas obras que a fé se consumou." (Tiago 2:17-22). Enfim, a fé podendo tudo, não pode salvar sem amor.

A perfeita fé bíblica jamais dispensará o amor de Deus:
https://youtu.be/uE_DG9KbDxM

Cordialmente:
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar