quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Agir de Deus


Há dias que - mesmo em oração, não sabemos o que pensar, o que dizer, o que fazer... Em dias assim, se não soubermos em que pensar, pensemos nas coisas que são de cima; e se não soubermos o que dizer, devemos procurar ouvir o Senhor falar; e se não soubermos o que fazer, este é o melhor momento para deixarmos o nosso Deus agir... Pois o Senhor sabe tudo que nós precisamos.

A Bíblia, em alguns de seus textos, nos leva a pensar que Jesus deu sua vida por TODOS (2 Co 5:15), derramou o seu sangue por MUITOS (Mat 26:28), e que é tão somente amado e seguido por POUCOS (Mat 22:14). E se assim for, em um universo humano incalculável, poucos são os que atendem às especificações bíblicas. O melhor mesmo é obedecer a Deus e seguir Jesus.

Na verdade, o viver neste mundo vai muito além de nosso pensar, falar e agir... Porquanto, a essência da vida se resume nesta exortação: "Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus." (1 Co 10:31). Enfim... Se praticarmos esta orientação bíblica, seremos temidos no inferno, abençoados na terra e recebidos no céu. Amém Senhor.

O Senhor Jesus resumiu seu desejo e imperativo, neste convite: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim,que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve." (Mat 11:28-30). Amém. https://youtu.be/HpwMofiqvA4

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Santa alegria


Neste mundo, enquanto aqui eu viver, tenho decidido não permitir que a tristeza encontre brecha em minha vida ou tenha lugar em meu coração. Porque a minha força vem do Senhor! A alegria do Senhor a minha força! Então, no jardim do coração, procurarei cultivar minhas sementes de fé, esperança e amor. Pois, quem possui estas sementes, transbordará paz e alegria em volta.

Em meu viver diário, se eu posso, as venço minhas lutas; e se não posso, o Senhor luta por mim. Se alguma coisa eu tenho, foi o Senhor que me deu; e se não tenho o que desejo; é porque não me faz falta. Pois, "o Senhor é meu Pastor, nada me faltará" (Sal 23:1). Então, meu viver sendo em Cristo, o que me falta é desnecessário; porém, se falta fizer, "o Senhor proverá." (Gên 22:14).

Enquanto aqui vivermos, "Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito." (Gál 5:25). Pois, estando em Cristo, "Porque nenhum de nós vive para si e nenhum morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor." (Rom 14:7-8). Este texto é a regra básica do bom viver.

Jesus deu a vida por mim, logo, a minha vida é dele. Pois, segundo a Bíblia, "eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim." (Gálatas 2:19-20). https://youtu.be/2x-5oOxNsyo

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Já vem o Dia


Por tudo que tenho visto e ouvido, sou inclinado a pensar que a vinda de Jesus está mesmo muito próxima. Naturalmente que com isto, não estou querendo dizer que será hoje, amanhã ou neste ano... Jesus disse que dia e hora ninguém sabe. Eu me refiro à brevidade deste tempo. Gente, o mundo enouqueceu! Estamos cercados de imprevisibilidade. Como falou o Senhor a Daniel: "Daniel, fecha estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra e a ciência se multiplicará." (Dan 12:4). Segundo o meu entender, isto tem tudo a ver com este tempo. Se penso certo, o dia está próximo!

Jesus assim falou: "se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos escolhidos, serão abreviados aqueles dias." (Mat 24:22). Gente, será que meus olhos me enganam? Vejo terríveis armas de destruição em massa, intolerância desmedida, blasfêmia escancarada, famílias desajustadas, loucura por todo lado, mentira e medo generalizado... Por favor, me corrijam se me acham exagerado ou equivocado! Pois, este é o quadro que tenho diante dos olhos... E se ele não sinaliza o fim, deve ser o quadro que mais nos aproxima do que falou Jesus; e se sinaliza, vivemos a brevidade do tempo. Estamos avisados!

Assim falou Jesus: "E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem. Então,estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra. Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor." (Mat 24:37-42). Enfim, estando perto ou longe, devemos estar preparados.

Na verdade, neste tempo, são muitos sinais de alerta:
https://youtu.be/Yeg2ibWQaWU

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Conhecimento


Neste mundo, existem situações e coisas que jamais conheceremos a fundo. Todavia, conhecimento não é tudo... A vida é mais que conhecer. Então, mesmo sem entender muita coisa, continuarei fazendo o que é essencial... Ou seja: Crendo em Jesus, vivendo em família, servindo em meus deveres (ou deixando de servir, caso seja dispensado dos mesmos). Porque isto também faz parte da vida.

Desconheço a fórmula que mantém um avião pesando toneladas, em seu vôo... E nem faço questão de conhecer. Portanto, ao me assentar confortavelmente em uma de suas poltronas, agradeço a Deus pela viagem, e descanso em seus braços, e me sinto seguro em viver pela fé! Pois "andamos por fé e não por vista" (2 Co 5:7). Então, mesmo não entendendo tudo, vou prosseguir vivendo a minha vida!

Enfim... Há um conhecimento do qual eu jamais abrirei mão: Que é o "conhecimento de Deus" (Rm 11:33). Este Deus "conheço em parte mas, então, conhecerei como também sou conhecido." (1 Co 13:12). Então, enquanto aqui viver, seguirei esta recomendação do profeta Oseias: "Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor" (Os 6:3). Mas para isto, devo perseverar na fé em Jesus.

"Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos! Porque quem compreendeu o intento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente." (Rom 11:33-36).
https://youtu.be/CB5pFm5lgMM

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 25 de fevereiro de 2024

Lenha no altar


Não são poucas as vezes que em nossa ida ao lugar de oração, temos barreiras pela frente... Talvez seja normal. O fato é que orar pode exigir de nós, um grande empenho e algum esforço... Especialmente, nos dias que nós vivemos. Talvez tenha sido este o sentimento de Jesus em suas idas ao Getsêmani. Jesus adverte sobre estas temperaturas do cristão: Quente, frio, ou morno.

É bem provável que muitos cristãos estejam com seu fogo apagado... Basta olhar o estado geral da Igreja. Talvez, a oração ou falta dela, seja causa maior do calor espiritual ou falta dele. E a mornidão? Há dias que o calor espiritual se esfria. Será por falta de lenha? Neste texto que serve a outros focos, a Bíblia declara que "Sem lenha, o fogo se apagará" (Pv 26:20). Amém.

Enfim, braseiro sem lenha perde gradativamente o calor, até ao ponto de suas brasas se transformarem em cinzas... Será este nosso estado? Então, para mantermos o fogo aceso, devemos manter em dia nosso estoque de lenha. Será esta a razão, para a Bíblia dizer que "O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano." (Sl 92:12). Se for... Somos a lenha!

Na torah, esta foi a ordenança divina aos sacerdotes no templo: "O fogo, pois, sempre arderá sobre o altar; não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto, e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas. O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará." (Lev 6:12,13). https://youtu.be/sVC13jhjhNM

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 24 de fevereiro de 2024

Oração e Jejum


Amados irmãos, precisamos orar e jejuar pelo Brasil! Pois nosso país se assemelha a um barco, a navegar sem rumo num mar em fúria, comandado por um timoneiro incompetente, servido por uma tripulação irresponsável... E ai dos que ousam deles discordar. Ante iminente desastre, sugiro iniciarmos hoje, uma campanha de oração e jejum, entre meia-noite e meio-dia. até a vitória final.

No século XX, como resposta de Deus às igrejas que sabiam o que era sofrer, orar e jejuar, um grande avivamento foi derramado sobre o Brasil. Então, elas cresceram, prosperaram e se multiplicaram, como nunca antes. Mas, as igrejas foram mudando... passaram a cantar mais e orar menos. Até transformarem a reunião de oração, num tipo de Cinderela desprezada num canto (Leonard Ravenhill).

Na história geral, em seus cruéis e piores momentos, encontramos relatos da eficácia da oração e jejum, na contenção de um mal iminente. Foi assim, nos dias da Rainha Ester, nos dias da Igreja primitiva, nos dias da Reforma Protestante, nos dias da guerra civil americana... E em muitos outros dias. Enfim, a oração e jejum do povo de Deus sempre ajudou a derrubar reis e governantes tiranos.

"Se eu cerrar os céus, e não houver chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo; e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra" (2 Crô 7:13-14). https://youtu.be/gkxrmg7VB5k

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Vivendo o dia


Todo cristão, especialmente estando em dura provação, precisa trazer à memória os feitos de Deus em sua vida... Sempre há de haver em suas lembranças, histórias de milagres operados pelo Senhor. É assim que as vezes eu me sinto e assim que reajo. Que a vida não é fácil pra ninguém, isto a maioria das pessoas já sabem. Porém, nós que cremos em Jesus, temos o dever de saber e crer que "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente na angústia" (Sal 46:1). Então, por maiores que sejam as nossas lutas e provações, temos este socorro bem presente, diante do qual o adversário jamais conseguirá nos derrotar. Aleluia!!!

Na verdade, viver é um desafio que se impõe sobre todos nós, todos os dias. Uma antiga prece declara que este mundo é um vale de lágrimas; porém, prefiro pensar neste mundo como um laboratório de provas. Não há quem viva por viver; todos vivem com propósito. Então, se o viver fisicamente é um dom temporal - no qual o viver eternamente é o estágio final, devemos viver de modo a não invalidar o sacrifício de Cristo em nosso favor. Enfim, em meio às provações desta vida, só sobreviveremos ao caos em curso, firmando a nossa fé em Jesus. Pois, o mal que a Queda de Adão nos fez, a morte de Jesus na cruz transformou em bem. Amem.

A Bíblia diz que Jesus "morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Assim que, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo, agora, já o não conhecemos desse modo. Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo" (2 Co 5:15-17).

A graça de Deus, revelada em Cristo, nos deu vida eterna:
https://youtu.be/6Q6CqJAuWWM

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Olhar pra Jesus


Sempre penso na felicidade que tenho, em ter tido o meu encontro com Jesus, e por a ele pertencer, e por saber que "dele, e por ele, e para ele são todas as coisas" (Rm 11:36). Sei que à muitos parece ser tão simples isto que digo... Porém, melhor que o que se vê por fora é o que se sente por dentro! Pertencer a Jesus e sentir o seu poder em nós é algo maravilhoso! Aleluia!

A visão de Jesus é como olhar pelo periscópio de um submarino, em que se pode ver acima da linha d'água. Pois, vivemos envoltos numa bolha de ar, em um planeta rodeado de universo, sem noção do que acontece no espaço sideral. Porém, o mundo não se restringe a esta bola gigante em que habitamos, envolta numa bolha de ar que nos mantém vivendo... É bem mais que isto!

A grande maioria das pessoas olham e entendem a vida, pelo que é aparente. Mas, a Bíblia diz que "Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente." (Hb 11:3). E se queremos ver além do ver dos olhos, devemos crer e olhar para Jesus. Enfim... Por meio dele entender a razão de viver. Amém.

A Bíblia assim ordena: "deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus." (Heb 12:1-2). Amém. https://youtu.be/vTAMAK-QSco

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Se nós oramos


Todo cristão deve ter a oração como prioridade - antes e depois de qualquer trabalho ou viagem que faça. Mas, geralmente, isto é mais fácil falar que fazer. Frequentemente, isto acontece comigo. É comum, o desejo de orar ser sufocado pelo desejo de agir. Ou seja: Em nome de uma urgência, adiamos o dever de orar. Certos crentes oram mais, após o céu se abrir sobre eles. Elias foi na contramão desta atitude. Pois, enquanto o rei foi comer e a beber; Elias "se ajoelhou no pó, metendo o rosto entre os joelhos" (1 Reis 18:42-43). E ele assim esteve: olhos no céu e joelhos em terra, até que do céu veio a resposta.

Gosto muito da canção entoada por Mara Lima (Fala Daniel); pois ela põe em destaque a atitude de oração de Daniel; o qual - mesmo na iminência de ser lançado na cova dos leões (caso orasse ao seu Deus) O profeta Daniel não quebrou sua rotina, de orar três vezes ao dia, independente de qualquer coisa. Então, para supresa de todos, Deus o livrou da boca dos leões. Enfim, as orações rotineiras que ele fazia em seu quarto, eram sua fonte de divinas revelações e o resguardavam de males imprevistos. Então, como fez Daniel, também devemos manter nossa rotina de oração, mesmo quando o céu parece fechado.

A Bíblia conta que Daniel não se intimidou com o decreto pagão. Então, o lançaram na cova dos leões. "E, chegando-se à cova, chamou por Daniel com voz triste; e, falando o rei, disse a Daniel: Daniel, servo do Deus vivo! Dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões? Então, Daniel falou ao rei: Ó rei, vive para sempre! O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum." (Dan 6:20-22). Enfim, Daniel orava sempre.

Como Daniel, as nossas orações devem ser habituais.
https://youtu.be/hFnO-nLajNk

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Fomos lavados


Estou a pensar em nossa redenção... Algo que seria impensável sem o derramar do sangue de Jesus. Ao instituir a ceia, erguendo o cálice, disse Jesus: "Bebei dele todos. Porque isto é o meu sangue,o sangue da Nova Aliança, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados" (Mat 26:27,28). E se a antiga aliança tinha as tábuas da lei, a nova aliança tem o sangue de Jesus!

O ato inaugurado no cenáculo, não deve ser visto como uma mera simbologia... Não mesmo! Pois a Palavra nos diz que "se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado." (1 João 1:7). Então, houve expiação na cruz do calvário. Expiação que foi selada com o precioso sangue de Jesus!

A Bíblia declara que Jesus "nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados" (Ap 1:5). E aos pecadores por Jesus lavados, ela diz: "é o que alguns têm sido, mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus" (1 Co 6:11). Enfim, ser lavado no sangue de Jesus é indispensável à salvação.

Na visão de Patmos, disse um dos anciãos a João: "Estes são os que vieram de grande tribulação, lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. Por isso estão diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra." (Apocalipse 7:14-15). Amém. https://youtu.be/kfGsRssd2UM

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Firmeza na fé


Em todos os tempos, a cena de crentes abrindo mão de seus credos e valores sagrados tem sido recorrente. Desde Esaú que abriu mão de seu direito de primogênitura, de Sanção que abriu mão do segredo de sua força, e de tantos outros que ao longo do tempo retrocederam na fé, lemos sobre o desvio de mulheres e homens de Deus; os quais, seduzidos pelos ardis de Satã, optaram por seguir o curso da ruína. Alguns deles até tiveram tempo de repensar e retornar ao primeiro amor; porém, certas consequências do desvio não podem ser evitadas. Pois, na vida espiritual, se enfraquecer é comum, o desviar pode ser tragédia.

Segundo a Bíblia, Deus nos criou para sua glória e nos legou valores inestimáveis. É só olhar em volta, para os sons e as cores da natureza, as estações climáticas, o céu estrelado... Meu Deus! E mesmo com os estragos provocados pelas escolhas ruíns da humanidade, o meio ambiente ainda é fonte de inspiração para historiadores, escritores, compositores, etc... Os males causados pelo pecado no mundo resultou em violência urbana, lares desfeitos, pragas, epidemias... Um quadro triste, desolador! Enfim, não fora a vida de Jesus ao mundo, para "salvar o que se tinha perdido" (Mt 18:11), a vida humana teria já sido extinta do planeta.

A Bíblia diz que, "como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram... Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos... Porque, se, pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça e do dom da justiça reinarão em vida por um só, Jesus Cristo." (Rom 5:12,15,17). Enfim, o Senhor Jesus deu a vida na cruz, para nos salvar.

Esta antiga canção é um alerta aos crentes desviados:
https://youtu.be/m1Z7rcetr8A

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 18 de fevereiro de 2024

Lembranças


Na vida, todos nós temos posições assumidas - umas já definidas, e outras ainda em estudo... Isto é normal. Ainda há pouco, estando em oração, o Espírito me fez lembrar deveres esquecidos. Pois, Sobre isto, Jesus assim falou: "ele vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." (João 14:26). Ouvir a voz do Espírito é essencial aos seguidores de Jesus.

Me preocupo com certos cristãos que nunca lembram as bençãos e favores recebidos, de Deus e dos homens. Mas, nunca esquecem as mágoas e dores que alguns lhe têm causado... Se não é o Espírito que os faz lembrar tais infortúnios; então, quem lhes traz tão dolorosas lembranças? Penso que o diabo - bem longe de nos fazer lembrar do bem, está sempre a nos fazer lembrar o mal.

Se eu fosse contar tudo que já ouvi de bom - tanto de Deus, quanto dos homens, certamente que não conseguiria me lembrar de tudo. Porém, o Espírito renova as lembranças. E isto é um fato! E não tendo provas científicas, procuro me contentar com as provas bíblicas. Pois "o Espírito ajuda as nossas fraquezas" (Rom 8:26). Isto serve também para as nossas memórias esquecidas.

O próprio Deus declara esquecer nossos pecados: A "serei misericordioso para com as suas iniquidades e de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais. Dizendo novo concerto, envelheceu o primeiro. Ora, o que foi tornado velho e se envelhece perto está de acabar." (Hebreus 8:12-13). E isto, aos que vivem a vida nova em Cristo. Amém. https://youtu.be/oJyK4dNa1uY

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 17 de fevereiro de 2024

Orando certo


Agora cedo orando ao Senhor, prostrado agradeci. Pois sei que em minha vida, em meio às lutas, posso dizer como disse Davi: "Porque tu, Senhor, livraste a minha alma da morte, os meus olhos das lágrimas e os meus pés da queda." (Sal 116:8). Na verdade, aprendi que orar não é só adorar e pedir; é também agradecer... Obrigado Senhor! E se, por alguma razão, algum pedido não foi atendido e algum problema não teve a solução esperada; se procurarmos bem, encontraremos motivos vários (alguns até quase apagados da memória) para agradecer, louvar e adorar ao Senhor.

Tenho aprendido que, na oração, agradecemos ao Senhor pelo que ele faz (ainda que nem sempre faça do modo que desejamos) e o adoramos pelo que ele é: O único Deus verdadeiro! Pois a Palavra de Deus nos impõe que "ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai." (Fil 2:10-11). E se assim não fizermos, incorreremos em grave erro de conduta que pode nos custar a vida eterna: Que é de não confessar o nome de Jesus, o único Senhor e Salvador nosso.

Nós cristãos, devemos orar como orou Davi: "Amo ao Senhor, porque ele ouviu a minha voz e a minha súplica. Porque inclinou para mim os seus ouvidos; portanto, invocá-lo-ei enquanto viver. Cordéis da morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; encontrei aperto e tristeza. Então, invoquei o nome do Senhor, dizendo: Ó Senhor, livra a minha alma! Piedoso é o Senhor e justo; o nosso Deus tem misericórdia. O Senhor guarda aos símplices; estava abatido, mas ele me livrou. Volta, minha alma, a teu repouso, pois o Senhor te fez bem." (Salmo 116:1-7).

Para louvar e adorar ao Senhor, são muitas as razões:
https://youtu.be/nSF4fcStXY8

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Eis o adorador


Estive orando e refletindo... O Senhor colocou no coração e nos lábios de Davi, esta palavra: "Fui moço e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão." (Sal 37:25). Realmente, aquele que foi justificado em Cristo "Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão." (Sal 37:24). Pois, Ele é seu Escudo!

Não foi por mera emoção religiosa que Paulo e Silas louvaram a Deus no cárcere em Filipos. Jesus estava com eles, alviando suas dores, aquecendo sua noite... Este é o viver de quem Deus toma para si. Enfim, "se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado" (1 Jo 1:7). Amém.

O Senhor, alegra o coração do justo, dando sensação de bem estar, mesmo quando parece lhe faltar tudo. Na verdade, a graça e a paz de Deus o faz auscultar sua voz no som do vento entre o bambuzal, no ribombar do trovão em noite escura, no marulho das águas entre as areias... É assim que se sente e suspira, a alma de quem Deus justificou e recebeu como filho. Aleluia!

Disse Jesus aos discípulos: "É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto,ide,ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!" (Mat 28:18-20). https://youtu.be/YwDO0BDfGXs

Cordialmente;
bispo Calegari

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

São anticristos


Segundo a Palavra de Deus, o anticristo assumirá o governo do mundo "E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues nas suas mãos por um tempo, e tempos, e metade de um tempo." (Dn 7:25). E mesmo governando por um tão curto tempo (sete anos) "o filho da perdição" (2 Ts 2:3) vai causar grande aflição à humanidade. Na metade do tempo, ele infligirá atroz perseguição e sofrimento aos judeus e cristãos... Porém, findo o tempo, "tirarão o seu domínio, para o destruir e para o desfazer até ao fim." (Dn 7:26). Ora vem Senhor Jesus!

Neste tempo, em preparação ao reino do anticristo, uma tropa de choque já trabalha em de sua entronização, se multiplicando e proliferando de tal maneira que "agora muitos se têm feito anticristos; por onde conhecemos que é já a última hora." (1 Jo 2:18). Enfim, a influência do enticristo é tão grande, que influentes líderes políticos e religiosos (e entre eles, até mesmo líderes cristãos) alguns deles bem conhecidos e admirados, já fazem parte da comissão de frente que o tornará aceito como domínador mundial. Mas, no fim, "os santos do Altíssimo receberão o reino e possuirão o reino para todo o sempre" (Dan 7:18). Amém Jesus.

Sobre Jesus, disse o anjo do Senhor a Maria: "Eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu Reino não terá fim." (Lucas 1:31-33). E sobre o anticristo, a Bíblia diz a todos nós: "Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho. Qualquer que nega o Filho também não tem o Pai; e aquele que confessa o Filho tem também o Pai." (1 João 2:22-23). Amém. Maranata! Já vem o Senhor Jesus!

Nos conforta saber que o reino de Jesus jamais terá fim:
https://youtu.be/Dz7IR67XEXQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Céu iluminado


Por mais que o mundo evolua em ciência e tecnologiia, a humanidade continua oscilando entre Jesus e Barrabás... Como se o tempo divesse parado em Jerusalém. Jesus personifica os valores sagrados, as luzes da revelação, as bençãos que seguem os crentes. E Barrabás é o que personifica vícios, drogas, orgias e todo mal que existe no mundo, tudo que não presta e nos condena.

Olhando para baixo, vemos o mundo dominado por engano e luxúria; um mundo onde os maus são aplaudidos e os bons são ofendidos; mundo dirigido por homens injustos, regido por leis injustas. Sobre este mundo, eis o que a Bíblia diz: "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele" (1 João 2:15). Mundo injusto e cruel.

Olhando para o alto, vislumbramos a grandeza e majestade de Deus. No alto, "fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas." (Gên 1:16). Mas, o céu não é apenas o que se pode ver... Pois nele há um mundo envolto em luz e beleza, repleto de seres criados para a glória de Deus! O céu de luz!

Sobre este mundo, a Bíblia diz que "Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre." (1 João 2:15-17). https://youtu.be/pll_vrjW0tw

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

A fé sem obras


Em meu viver cristão, tenho aprendido que, por mais que nos pareça ser impossível obter certas respostas a certas orações que fazemos, especialmente em certas situações da vida; temos na Bíblia esta palavra de Jesus: "Se tu podes crer; tudo é possível ao que crê." (Mc 9:23). Todavia, tenho percebido que, associados à fé bíblica, existem certos limites e valores indispensáveis ao querer pela fé. Portanto, o nosso grande desafio é possuir e praticar um desses importantes valores, que o amor tem de sobra, e que se vê na esperança. Porém... É raro na fé: A paciência.

A fé, quando utilizada na dose acertada, é capaz de trazer de imediato ao alcance das mãos e dos olhos - mesmo sem usar o filtro do temor e santidade, aquilo que tanto desejamos. Todavia, quando dissociada do amor e do temor, e sendo carregada de egoismo, pode nos confundir e nos privar da vida eterna com Deus. Creio nascer daí a advertência de que "ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei." (1 Co 13:2). Pois, no exercício da fé, só o amor pode lhe conferir o atestado de validade. Porquanto... Ter fé não é ter tudo!

A fé sem obras é morta. A Bíblia diz: "Mostre-me essa sua fé sem as obras, e eu, com as obras, lhe mostrarei a minha fé. Você crê que Deus é um só? Faz muito bem! Até os demônios creem e tremem. Seu tolo, você quer ter certeza de que a fé sem as obras é inútil? Por acaso não foi pelas obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu o seu filho Isaque sobre o altar? Você percebe que a fé operava juntamente com as suas obras e que foi pelas obras que a fé se consumou." (Tiago 2:17-22). Enfim, a fé podendo tudo, não pode salvar sem amor.

A perfeita fé bíblica jamais dispensará o amor de Deus:
https://youtu.be/uE_DG9KbDxM

Cordialmente:
Bispo Calegari

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

A real grandeza


Hoje acordei com um desejo de interceder por alguns irmãos que nos deixaram... Me preocupo com eles. Espero que seus motivos tenham sido nobres; diferentes dos que moveram o coração de Diótrefes, sobre quem João grafou: "Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe." (3 João 1:9). A humildade nivela grandes e pequenos. Amém.

Penso nisto que Jesus falou: "Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como menino de maneira nenhuma entrará nele" (Marcos 10:15). E não é minha intenção fazer juízo de valor, ao dizer que sinto uma certa preocupação, sempre que vejo cristãos aparentarem um certo tipo de orgulho e arrogância em algumas expressões que usam. Misericórdia Senhor!

Enfim, o cristão assumido deve demonstrar humildade e cortesia em seu modo de se expressar e de se dirigir a outrém. Pois é biblicamente verdadeiro que "diante da honra vai a humildade." (Provérbios 18:12). E o próprio Jesus nos socorre dizendo: "aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas." (Mateus 11:29). Amém Jesus.

Ao pastor em Éfeso Jesus assim falou: "trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste. Tenho, porém, contra ti que deixaste a tua primeiro amor. Lembra-te pois donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres." (Apocalipse 2:3-5). Amém. https://youtu.be/_ryKZUwnMF4

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 11 de fevereiro de 2024

Juízes e juízes


Meus irmãos, vivemos em um mundo tão enganoso, que precisamos nos resguardar... São tempos em que o bem se oculta e o mal se exibe. Em nossos dias, leis são torcidas e retorcidas, para enquadrar opiniões e expressões nelas imprevistas. Então, como as coisas estão (tal como o dito popular, do rabo balançar o cachorro) vemos gente perversa e profana se achando no direito (legal? Não sei; imoral? Isto com certeza sei) de inocentar culpados e condenar inocentes. Até quando irá isto? Só o Senhor sabe! Pois Deus tudo pode e tudo conhece.

Em meio à confusão reinante, tenho comigo estas duas certezas: Deus tudo sabe e o que é espiritual discerne bem tudo. Então, preciso defender e preservar minhas certezas (estas e outras mais) mesmo convivendo com o risco de - por elas, ser penalizado. Pois, temos duas verdades bíblicas em nosso favor, esta exclamação: "Posso todas as coisas naquele que me fortalece!" (Fl 4:13) e esta indagação: "Que diremos pois a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? (Rm 8:31).E assim crendo e vivendo, permanecerei firme na fé!

A Bíblia expõe este testemunho de Paulo: "requer-se nos despenseiros que cada um se ache fiel. Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós, ou por algum juízo humano; nem eu tão pouco a mim mesmo me julgo. Porque em nada me sinto culpado; mas nem por isso me considero justificado; pois quem me julga é o Senhor. Portanto nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações" (1 Co 4:1-5). Vivamos sempre assim.

Neste mundo hediondo e perverso, nada de desânimo!
https://youtu.be/HpwMofiqvA4

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 10 de fevereiro de 2024

Desperta e vive


Hoje, assim como o galo cantou pra despertar Pedro ao lamento da negação, o galo garnisé me despertou para o momento da oração. No chamamento de Deus, as razões podem ser muitas; mas o motivo é sempre o mesmo: Nos levar a rever nossa vida e refazer nossas nossas forças. Então, qualquer meio usado por Deus, para nos levar ao lugar de oração, é sempre muito bom.

Na vida, o amor divino sempre se antecipa ao nosso grito de socorro. Estávamos errantes e perdidos e seu amor nos achou! Pois, a Bíblia diz que "Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro." (1 João 4:19). Todos nós temos uma história de vida que seria mal resolvida e desfeíta, se Jesus, por seu amor por nós, não se tivesse humanizado e se deixado imolar por todos nós.

Quantas vezes, ouvimos pessoas dizerem: "Porque não pensei nisso antes." Pois é... Antes que nós pensássemos nas cruéis consequências de nosso viver em pecado, Deus pensou em nosso triste estado e por amor nos buscou (Luc 19:10). Enfim... Se hoje temos eterna salvação e esperança de vida futura, isto se deve ao grande amor de Jesus que nos devolveu o paraíso perdido.

Temos este testemunho da Palavra de Deus: "Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores." (Romanos 5:6-8). Amém. https://youtu.be/YidqtLeZwZk

cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Os ministérios


Sempre que nos voltamos para a oração e a Palavra, nossos sentidos espirituais se aprimoram e se revigoram. José orava e seus olhos espirituais se apuravam... Daniel orava e seus serviços palacianos se refinavam... E em nós, quais serão os reais efeitos causados pela oração e pela Palavra? Ao pensar na relação entre vida espiritual e militância política, percebo um paralelo tipo gangorra: Se a vida espiritual sobe (se fortalece), a militância politica logo desce (se enfraquece); ou vice-versa.

Nestes dias que vivemos, um dos quadros que mais me preocupa é o de homens de Deus se dedicarem à militância política, em detrimento da vida espiritual. Na igreja local, a oração e o ministério da Palavra se situam acima dos interesses vários da mesma... Então - na vida de um ministro da Palavra, nem mesmo as decisões administrativas válidas de uma igreja local devem se sobrepor a estes dois pés de sustentação de um pastor de almas. E são eles: A oração e o ministério da Palavra.

Neste texto de Atos, vemos que "os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei pois, irmãos, dentre vós, sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra." (Atos 6:2-4). Enfim, oração e ministério da Palavra são molas propulsoras de um líder espiritual.

Na igreja, oração e ministério da Palavra são essenciais:
https://youtu.be/fw6zJDcAlEE

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Deus é por nós


Ainda bem cedo, estive a orar e pensar... Em meu viver, não foram poucas as vezes em que me senti enfraquecido. Todavia, não por virtude própria, jamais perdi o ânimo. Pois, não tenho somente as promessas de Deus a meu favor; tenho também a presença do Espírito Santo a me ajudar e motivar. Pois o Espírito, quando nos sentimos fracos, está pronto a nos ajudar (Rm 8:26). Amém.

Os que chegaram à minha idade, sabem que o envelhecimento é um fator agravante da saúde e da boa disposição. E aos que assim se sentem, a Bíblia oferece exemplos e promessas de superação; como esta: "os que esperam no SENHOR renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão." (Isaías 40:31). Louvado seja o Senhor!

Na Bíblia, temos o exemplo de Calebe (Jos 14:10-12) e o de Daniel (Dan 6:10-11). Então, velhice não é desculpa para o medo e o desânimo. Enfim, sendo novos ou velhos "Deus não nos deu o espírito de medo, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação" (2 Tim 1:7). E "ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia." (2 Cor 4:16). Aleluia!!!

A Bíblia diz que "em esperança somos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos. E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém" (Rm 8:24-26). Que benção! https://youtu.be/OpM6R9YopNo

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Este nosso altar


Na vida dos que servem a Deus, sempre existirá um altar imaginário. No tempo dos patriarcas, vemos que "edificou Noé um altar ao Senhor" (Gênesis 8:20). Também Abraão, Isaque, Jacó e tantos outros, fizeram os seus altares. Em seus dias, o profeta Elias, antes de oferecer o sacrifício que livrou Israel da ruína, precisou restaurar o altar do Senhor que estava em ruínas; e após o restaurar, lavou o altar com água em abundância. Ou seja: A santidade de Deus responde à santidade do altar. E esta atitude fez com que o fogo divino veio sobre o sacrifício de Elias queimando o seu holocausto, lambendo suas águas, e até incinerando aquele lugar santificado.

Para sermos aceitos pelo Senhor, a nossa vida deve estar sobre este altar imaginário. Na passado, Abraão erigiu um altar para sacrificar seu próprio filho Isaque... Isto não era o que Deus queria, mas foi como ele o provou. E Abraão passou na prova! Então, Deus proveu um cordeiro para o sacrifício! Pois, pela fé "disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto" (Gênesis 22:7-13). Em sua simbologia é fácil perceber que, para o Senhor nos aceitar, o nosso altar deve estar limpo e restaurado. E a tarefa de o limpar (como fez Elias) é nossa! Pois, de seus servos, Deus requer santidade. Pois o Cordeiro (o Senhor Jesus) ele já proveu.

A Bíblia revela que no carmelo, Elias disse ao povo: "Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e reparou o altar do Senhor, que estava quebrado. E Elias tomou doze pedras, conforme ao número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do Senhor, dizendo: Israel será o teu nome. E com aquelas pedras edificou o altar em nome do Senhor: depois fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente. Então armou a lenha, e dividiu o bezerro em pedaços, e o pôs sobre a lenha. E disse: Enchei de água quatro cântaros, e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha." (1 Reis 18:30-34). Amém Senhor.

Nesta canção, tão cantada no passado, vemos o roteiro:
https://youtu.be/pFEgXhhK3F4

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Canção bíblica


No mundo cristão, há tantas canções que somam unção e conteúdo... Bondade de Deus é uma delas. Em certos momentos, canções cristãs são como uma árvore no campo ou um oasis no deserto... Obrigado Senhor! Gosto de pensar nos salmos como se fossem orações em forma de canção (alguns estão nos cancioneiros). Se nos sentimos enfraquecidos, elas nos dão sustentação.

Penso em Davi cuidando das ovelhas... Suas mãos alternando a harpa de louvor com o cajado de pastor. Sua alma de guerreiro convivia com seu coração de adorador... Que benção maravilhosa! Feliz é o cristão que pode unir suas ferramentas de ofício com canções de louvor e adoração ao Deus que em Jesus lhe deu a vida. Pois, além de salutar, louvor traz cura e livramento.

A Palavra de Deus - tanto nas páginas da Bíblia, como nas canções de louvor, sempre nos levam a pensar no que Jesus fez por nós, desde que o aceitamos como nosso Salvador. Jesus assim falou: "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus." (Mateus 4:4). Enfim - seja ela pregada ou entoada, a Palavra de Deus nos eleva. Louvado seja Deus!

O salmista assim orou: "não me apartei dos teus juízos, porque tu me ensinaste. Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! mais doces do que o mel à minha boca. Pelos teus mandamentos alcancei entendimento; pelo que aborreço todo o falso caminho. Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho (Salmo 119:102-105). https://youtu.be/E83aNjbWNbk

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Andar ou parar


O viver cristão é marcado por interessantes paradoxos... Há casos em que andamos quando devíamos parar; e casos em que paramos quando devímos andar. Então, precisamos orar buscando direção de Deus, para sabermos quando seguir e quando e quando parar. No passado, as sete marchas em torno de Jericó, intercalavam tempo de marchar e tempo de parar... Deus estava no controle. Mas, quando a direção de Deus não é buscada, tanto andar, como parar podem ser erros perigosos. Pois como diz Tozer: "tudo está errado até que Deus endireite as coisas." E o Senhor assim nos diz: "Buscai-me e vivei" (Amós 5:4). Amém Jesus!

É comum vermos crentes (até os líderes cristãos) correndo temerariamente - como Saul oferecendo sacrifício que lhe custou o reino (1 Sam 13:12); ou então parando temerosamente - como Elias na caverna (1 Reis 19:9). Já tenho visto bons ministérios e bons casamentos, afundarem nas águas da inércia e da precipitação. Enfim, em todas as etapas da vida, buscar a direção de Deus, seja qual for a situação, deve ser a primeira medida a ser tomada pelo crente. Pois, o mesmo Jesus que diz: "ficai em Jerusalém" (Luc 24:49); também diz: "Ide por todo o mundo" (Mar 16:15). Dar ouvidos a voz do Espírito Santo faz toda diferença.

A Palavra de Deus diz que "os teus ouvidos ouvirão a palavra de que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda. E terás por contaminadas as coberturas das tuas esculturas de prata, e a coberta das tuas esculturas fundidas de ouro; e as lançarás fora como um pano imundo, e dirás a cada uma delas: Fora daqui. Então te dará chuva sobre a tua semente, com que semeares a terra, como também pão da novidade da terra; e esta será fértil e cheia: naquele dia o teu gado pastará em lugares largos de pasto." (Isaías 30:21-23). Devemos ouvir a voz do Senhor.

Só devemos parar, ou andar, se Deus assim nos orientar:
https://youtu.be/dANcAGydlsM

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 4 de fevereiro de 2024

O viver cristão


Logo no início de minha carreira cristã, pude perceber que a vida do crente normal intercala bons e maus momentos... Creio ser isto indispensável ao amadurecimento do crente (algo parecido com o tratamento do metal forjado alternando frio e fogo que o torna mais duro e resistente). Assim, passando pela água e pelo fogo, teremos o Senhor para sempre conosco (Isaías 43:2).

O que agrava o sofrimento de muitos crentes é pensar ser anormal a provação. Estes parecem não perceber que a vida cristã intercala provação e tentação (algo comparado a um caminho no deserto). Isto é normalíssimo. Pois o tratamento de Deus ao ser humano (desde a queda no jardim) alterna dor e alívio, alegria e tristeza, prisão e livramento, até que chegue o dia de partir.

Enfim... Pedro encorajou os cristãos a resistirem "firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo." (1 Pd 5:9). Paulo tinha esta noção ao dizer: "Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada" (Rm 8:18). Então, vamos firmes com Jesus. Amém.

Este texto bíblico diz o necessário: "Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia... Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Romanos 8:35-37). https://youtu.be/arpG-nkxYSs

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 3 de fevereiro de 2024

Bendito perdão


Tenho refletido sobre o perdão - não o pedido de perdão, mas o perdão liberado. Isto logo me leva a esta indagação de Pedro: "Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?" (Mat 18:20); e sua pronta resposta por Jesus: "Jesus lhe disse: Não te digo que até sete, mas até setenta vezes sete" (Mat 18:22). Este quadro me faz entender que perdoar não é ato limitado por contagem; pois, perdoar é ato de amor. Ou seja: Só o amor é capaz e perdoar. Porquanto o amor "tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." (1 Cor 13:7). Então, se há limite para o perdão, seu limite é o amor. Santo amor de Deus!

Em qualquer relacionamento - seja ele conjugal ou fraterno, se a parte ofendida ou ferida for capaz de amar, ela será capaz de perdoar. O perdão fortalece e amadurece o amor. E perdoar é mais benéfico ao perdoador que ao perdoado. Pois, assim como a paz dada a alguém indigno dela, retorna ao seu liberador; também o perdão - se liberado a quem não lhe faz jus, volta a quem o liberou... Fracisco de Assis diz em sua oração da paz: "Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor, onde houver ofensa, que eu leve o perdão". Enfim, Jesus nos ensinou que é perdoando que seremos perdoados. Amém.

Respondendo aos discípulos, disse E Jesus: "Tende fé em Deus, porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito. Por isso, vos digo que tudo o que pedirdes,orando, crede que o recebereis e tê-lo-eis. E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas" (Marcos 11:22-26). Amém.

Buscando a Deus, encontraremos o caminho do perdão:
https://youtu.be/2HxzeuMI6LQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Vou pensar bem


Nós que somos crentes em Jesus e salvos pela graça, precisamos desenvolver o hábito de pensar bem. E a Palavra de Deus assim nos exorta: "Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra" (Col 3:1-2). Estou convencido de que isto nos ajuda a pensar melhor.

Segundo as Escrituras, o Senhor pensa bem de nós. Pois nela está escrito: "Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração." (Jer 29:11-13). Obrigado, Senhor.

Enfim, todos os que se sentem cansados, devem pensar e buscar isto que Jesus lhes oferece: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mat 11:28-30). Amém, Senhor.

A Bíblia diz: "tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco" (Filipenses 4:8-9). Isto é pensar bem. https://youtu.be/CRIDVxw0oSY

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Fé perseverante


Aos que me seguem e comungam com meu viver cristão, recomendo que se mantenham em oração. Que a nossa vida cristã seja marcada por fé cultivada, esperança motivada e amor vivenciado. Se queremos viver em esperança e amor, devemos perseverar na fé praticando isto que disse Paulo: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé" (2 Tim 4:6-7). A Palavra de Deus nos atesta que "a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem" (Hb 11:1). Eu creio nesta declaração bíblica! Então, devo "batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos" (Jud 1:3). Fé que vence o mundo!

Nosso testemunho cristão deve transpirar a fé preseverante. O texto que eu acima postei, me fez lembrar de uma antiga canção que devo postar no comentário. E se este mundo em que temporariamente vivemos, se alimenta do tristemente famoso conceito de Tomé: "Se eu não vir o sinal ...e não puser a minha mão ...de maneira nenhuma o crerei" (João 20:25); aqueles que (assim como eu) vivem em função da fé cristã, devem se alimentar deste conceito de Jesus (que se opõe ao de Tomé): "bem-aventurados os que não viram e creram" (João 20:29). Enfim... A verdadeira vida cristã requer perseverança na fé. Amém Jesus.

A Bíblia diz que "Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados... Pela fé, Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e, por ela, depois de morto, ainda fala. Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte e não foi achado, porque Deus o trasladara, visto como, antes da sua trasladação, alcançou testemunho de que agradara a Deus. Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam." (Hebreus 11:3). Amém.

Esta é a canção a qual acima me referi: De valor em valor:
https://youtu.be/9pnV1LkRjbQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar