quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Pastor de gente


Ontem, alguém me disse que admirava o fato de eu sendo bispo não me incomodar ao ser chamado de pastor. Logo respondi que estando bispo, continuei sendo pastor; para isto fui chamado. Este ministério, conquanto seja - entre os mais destacados, o menor em projeção, se revela como tutor dos demais ministérios. Pois, os apóstolos e profetas nasceram sob o manto de um dedicado pastor.

O ministério pastoral sendo fonte de conhecimento e de revelação, pode alavancar igrejas atuantes e influentes, nos lugares onde elas estão plantadas. Creio ser esta a razão, pela qual os anjos (pastores) da sete igrejas da Ásia foram advertidos ou encorajados pelo Senhor. A doutrina da Palavra de Deus adverte que os pastores das ovelhas são "aqueles que hão de dar conta delas" (Hb 13:17).

O pastor, dependendo de seus modos e perfil, pode vir a ser fonte de inspiração, ou razão de insegurança, na igreja por ele pastoreada. E eu digo isto, não em tom de crítica aos pastores; mas, como testemunho pessoal. Pois, pastor que sou, já me senti neste paradoxo, em igrejas que Deus confiou aos meus cuidados. Enfim, os pastores devem manter consigo o sentimento de Autocrítica.

Este é uma, dentre muitas, Palavra de Deus aos pastores e suas ovelhas: "Convertei-vos, ó filhos rebeldes, diz o Senhor; pois eu vos desposei; e vos tomarei, a um de uma cidade, e a dois de uma família; e vos levarei a Sião. E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência." (Jeremias 3:13-15). https://youtu.be/Zc1NxT461-Y

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar