quinta-feira, 31 de agosto de 2023

O pensar e falar


Senti desejo de pensar e escrever sobre dois textos complementares. Este é o primeiro: "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos" (Sl 139:23). Pois, neste pedido, o salmista parece demonstrar uma certa preocupação com seu modo de pensar e de sentir. Já neste segundo - "vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno" (Sl 139:24) Davi admite a possibilidade de haver pecado em seu modo de pensar e de sentir... Entendo esta preocupação do salmista. Pois, somos tendentes a pecar, até em pensamentos e sentimentos. Amém!

Pensar e falar corretamente, são habilidades complementares. Então, pensando bem, certamente falarei bem. Jesus nos ensina que "o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias" (Mt 15:18-19). E nesta palavra, Jesus nos adverte quanto ao perigo de pensar mal e de falar mal. Enfim, devo crer na Palavra de Deus, e devo pensar e falar no que eu creio! Pois "Está escrito: Cri, por isso falei ...nós também cremos e, por isso, falamos" (2 Co 4:13) com base na Palavra de Deus!

Está escrito: "Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." (Filipenses 4:5-8). Amém.

O modo como eu penso e falo, dirá se Jesus me transformou:
https://youtu.be/DwEfAUrKafE

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Vários mundos


Irmãos, vejam se, ao dizer que nada de bom devemos esperar deste mundo, eu tenho ou não tenho razão. A Palavra de Deus nos diz: "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele." (1 João 2:15). Entre os vários mundos, apresento dois deles: O mundo que Deus amou (João 3:16) e o mundo que Deus condenou (1 Co 11:32).

Na verdade, o mundo que Deus amou é o mundo "humanidade". Pois, foi pela humanidade perdida que o Pai deu o seu Filho. Então, Jesus "veio buscar e salvar o que se havia perdido" (Lc 19:10). E quando Jesus dissera: "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura" (Mc 16:15) ele mesmo o dissera em referência à grande comissão a ser cumprida entre as nações da terra.

O mundo que Deus condenou é o mundo "sistema". E a Bíblia diz que este é o mundo que "está no maligno" (1 Jo 5:19). E foi este mundo que o diabo ofereceu a Jesus (Mt 4:9). E Jesus o recusou! E advertiu os seus discípulos dizendo: "porque não sois do mundo antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia." (Jo 15:19). Enfim... Somos de Deus e não do mundo.

A Palavra de Deus nos adverte que os sistemas do mundo estão todos nas mãos do diabo; e isto "Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre" (1 João 2:16-18). https://youtu.be/yVBFOrK9Ryo

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 29 de agosto de 2023

Não é tão fácil


Sei o quanto preciso orar mais... Não é tão fácil como parece. Meu Deus! Estar em tua presença é atitude essencial à vida. O crente precisa manter a cabeça no céu, o coração na Palavra e os pés no Caminho... Esta é uma fórmula simples, mas de difícil aplicação. Estou convencido que nós (cristãos) somos muito mais prejudicados pelas facilidades do que pelas dificuldades. A ciência se multiplica vertiginosamente. E a sua evolução põe ao nosso alcance, bens e valores que - num primeiro momento, nos deslumbram; mas depois vão nos envolvendo como se fosse uma teia urdida por terrível aranha.

Na verdade (como eu acima disse) facilidades podem prejudicar mais que dificuldades. Os antigos crentes nunca foram tão alinhados com as Escrituras, como quando estiveram sob perseguição. Eles eram mais unidos, mais cuidadosos, mais consagrados. E hoje, como nos dias primitivos, os mais belos exemplos de fidelidade e dedicação a Deus são os que vemos nos países, onde a política corrompe os bons costumes, restringe a liberdade de crença, ataca os valores cristãos e persegue as famílias cristãs... Ó meu Senhor! Sabemos que o mundo terá cruéis mutações, até fazer transbordar o cálice de tua ira.

Temos este testemunho da Palavra de Deus! E ele nos declara que "Assim como estão os montes à roda de Jerusalém, assim o Senhor está em volta do seu povo desde agora e para sempre. Porque o cetro da impiedade não permanecerá sobre a sorte dos justos, para que o justo não estenda as suas mãos para a iniqüidade. Faze bem, ó Senhor, aos bons e aos que são retos de coração. Quanto àqueles que se desviam para os seus caminhos tortuosos, levá-los-á o Senhor com os que praticam a maldade; paz haverá sobre Israel." (Salmo 125:1-5). Obrigado, meu Salvador Jesus, por teu imenso amor por nós.

Orando, temos socorro e intercessão do Espírito Santo:
https://youtu.be/jl3c5-U_fnw

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Razões de louvor


Não é comum ter madrugada fria em Governador Valadares... É o que hoje eu senti, ao me levantar para orar. Tentei enumerar razões para louvar ao Senhor... São inúmeras, não consegui. E se porventura não as encontrarmos na vida pessoal (algo impossível) é só olhar a vida natural... O verde das matas, o azul dos mares, o colorido das flores, a luz, dourada do sol e prateada da lua... Louvado e engrandecido seja Deus!

Ontem, durante o culto, Maria Célia fez menção do louvor da igreja central... O louvor subiu e o céu desceu! Digo com certeza: Há certos momentos em que o louvor a Deus instila um mix de prazer e temor... Ontem foi um deles. E se não bastar o agir de Deus entre seu povo, é só olhar a natureza e seus inúmeros motivos de louvor! Suas vozes e cores exaltam a glória do eterno Criador! Louvado seja Deus!

As razões para louvar a Deus se sobressaem em dias comemorativos que são, desde nascimentos, até casamentos e tantos outros... Hoje é meu aniversário! Entretanto, digo com certeza, ao longo de um ano - mesmo intercalando tristeza e alegria, temos 365 motivos para louvar a Deus. Pois, desde o alvorecer de um dia de sol, ao escurecer da noite cobrindo o planeta, sobram as razões para louvar! Louvemos a Deus!

"Louvai ao Senhor. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder. Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza. Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa. Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos. Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes. Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor." (Sal 150:1-6). Glória a Deus!
https://youtu.be/fTtvs1RJwzc

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 27 de agosto de 2023

Má convivência


Na vida de todos nós, há coisas a serem esquecidas e coisas a serem lembradas... Paulo fala sobre isto, em seu testemunho, em Filipenses 3:13-14. Então, percorrendo na linha do tempo, devemos deixar as coisas que são da terra, e buscar "as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus." (Cl 3:1). Isto parece ser fácil; Porém é questão de vida ou morte!

Todos nós, durante algum tempo, tivemos convivendo num mesmo corpo, a natureza incorrigível sedenta de pecar e o espírito humano sedento de Deus, sem que tivéssemos em nós os meios de fazer calar a natureza pecaminosa, carente do pecado, e o espírito carente de Deus... Paulo diz que é a luta do "espírito contra a carne" (Gl 5:17); os quais são inimigos irreconciliáveis!

Paulo se queixa deste conviver espúrio dizendo: "Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?" (Rm 7:24). Porém, após o seu encontro com Jesus, no caminho para Damasco, este servo experimentou e pode doutrinar que "se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2 Co 5:17). Isto é novo nascimento!

Paulo diz o que deve ser feito: "uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo revelará" (Fil 3:13-15). https://youtu.be/lLuRAsES9ek

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 26 de agosto de 2023

Fé traz milagre


Cada manhã que nós vivemos, traz consigo a garantia de que as misericórdias do Senhor, nela, se renovarão. Pois é isto que nos diz a Palavra de Deus (Lam 3:23). E enquando eu penso sobre isto, minhas lembranças se reportam ao dia do meu encontro com Jesus; pois, foi o dia em que minha alma foi salva. Na verdade, muito antes e depois disto - seja entre flores e espinhos, calma e tempestade, alegria e tristeza, dor e alívio, a mão de Deus tem me protegido... Deus é fiel e cumpre suas promessas! Pois "o Senhor é bom, a sua misericórdia dura para sempre." (Sl 100:5). Louvado seja o nome de Jesus!

Penso que cristão algum deveria pôr em dúvida as promessas do Senhor. Pois, sua Palavra de Deus é fiel e somos por ela ajudados. Na Bíblia está escrito que "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia." (Sl 46:1); e que "Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade. Ele cumprirá o desejo dos que o temem; ouvirá o seu clamor, e os salvará" (Sl 145:18-19). Então, o verdadeiro cristão precisa crer na Palavra de Deus. Enfim, a fé trará o milagre. Mas é preciso crer! Pois disse Jesus: "Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?" (Jo 11:40).

Em seu testemunho, nos diz Jeremias: "Minha alma certamente disto se lembra, e se abate dentro de mim. Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele. Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor." (Lamentações 3:20-26). Como é bom ter esperança! Mas a esperança carece de fé.

Meu Jesus! Tu és autor de minha fé e razão da adoração:
https://youtu.be/4IR-pf_1Uvg

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Os adoradores


Adorar a Deus é dever maior de todo ser vivente, dever nem sempre fácil. Penso em Jó... A Bíblia nos diz que, ao receber as piores notícias que qualquer homem de Deus e de família pode receber, "Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou." (Jó 1:20). Meu Deus amado! Este homem, tão poderoso em seu tempo e tão marcado pela dor, se prostrou e te adorou.

Adoração é o ato devocional mais intenso que o ser humano pode oferecer ao Deus vivo; o qual só é reconhecido e aceito, se Deus nele encontrar verdade e espiritualidade - virtudes que tornam o adorador aceitavel aos seus olhos. E isto, "porque o Pai procura a tais que assim o adorem." (João 4:23). Senhor amado! Como carecemos de melhor entendimento sobre o verdadeiro sentido da adoração. Ensina-nos!

Adorar a Deus em espírito e verdade não depende de fatores externos (sejam eles favoráveis ou não); é ato espiritual que nasce no íntimo do ser vivente sendo ato instintivo, inerente à criação de Deus e em linha com o texto que diz: "Tributai ao Senhor a glória de seu nome; trazei presentes, e vinde perante ele; adorai ao Senhor na beleza da sua santidade" (1 Crônicas 16:29). Prostrados adoremos ao Senhor!

A Palavra assim ordena: "ó famílias dos povos, dai ao Senhor glória e força. Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome; trazei oferenda, e entrai nos seus átrios. Adorai ao Senhor na beleza da santidade; tremei diante dele toda a terra. Dizei entre os gentios que o Senhor reina. O mundo também se firmará para que se não abale; julgará os povos com retidão" (Salmo 96:7-10). https://youtu.be/bf3_W2iSKPs

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Mal do mundo


Estive orando e procurando fortalecer minha posição no Senhor. Então, me lembrei de uma antiga canção de Edson Coelho, um dos maiores compositores evangélicos do Brasil; e nela, este compositor declara que prefere ficar com Jesus. Meu Senhor! Esta deve ser a preferência de todos nós. Pois, neste mundo, desde os antigos tempos - de Adão a Noé, de Abraão a Moisés, do Orebe ao Gólgota, de Jesus até nós, os dias tem sido maus. Pois, está escrito que "o mundo inteiro jaz no Maligno" (1 João 5:19). Isto é vigente, até Jesus voltar.

No monte da tentação, o diabo ofereceu a Jesus, os reinos e as glórias do mundo; "E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares." (Mateus 4:9). Então, Jesus recusou e o repreendeu. Na noite que antecedeu sua crucificação, Jesus declarou: "O meu reino não é deste mundo" (João 18:36). E pouco antes de sua prisão, ele disse: "se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim." (João 14:30). Na verdade, Deus enviou seu Filho ao mundo, para salvar os seres humanos e não os seus sistemas. Só Jesus pode nos salvar. Amém.

Disse Jesus o povo: "há alguns de vós que não crêem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar. E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido. Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele. Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna" (João 6:64-68). Amém Jesus.

Esta é a canção (cantada Por Edson e Telma) acima citada:
https://youtu.be/9DmPViHwB-s

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Pastor de gente


Ontem, alguém me disse que admirava o fato de eu sendo bispo não me incomodar ao ser chamado de pastor. Logo respondi que estando bispo, continuei sendo pastor; para isto fui chamado. Este ministério, conquanto seja - entre os mais destacados, o menor em projeção, se revela como tutor dos demais ministérios. Pois, os apóstolos e profetas nasceram sob o manto de um dedicado pastor.

O ministério pastoral sendo fonte de conhecimento e de revelação, pode alavancar igrejas atuantes e influentes, nos lugares onde elas estão plantadas. Creio ser esta a razão, pela qual os anjos (pastores) da sete igrejas da Ásia foram advertidos ou encorajados pelo Senhor. A doutrina da Palavra de Deus adverte que os pastores das ovelhas são "aqueles que hão de dar conta delas" (Hb 13:17).

O pastor, dependendo de seus modos e perfil, pode vir a ser fonte de inspiração, ou razão de insegurança, na igreja por ele pastoreada. E eu digo isto, não em tom de crítica aos pastores; mas, como testemunho pessoal. Pois, pastor que sou, já me senti neste paradoxo, em igrejas que Deus confiou aos meus cuidados. Enfim, os pastores devem manter consigo o sentimento de Autocrítica.

Este é uma, dentre muitas, Palavra de Deus aos pastores e suas ovelhas: "Convertei-vos, ó filhos rebeldes, diz o Senhor; pois eu vos desposei; e vos tomarei, a um de uma cidade, e a dois de uma família; e vos levarei a Sião. E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência." (Jeremias 3:13-15). https://youtu.be/Zc1NxT461-Y

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 22 de agosto de 2023

Somente Jesus


Assim está escrito na Bíblia: "sempre seja Deus verdadeiro e todo o homem mentiroso" (Romanos 3:4). Este texto revela o estado geral do ser humano. Mas, ainda bem, Jesus veio até nós, descendo às partes mais baixas da terra, para "buscar e salvar o que se havia perdido" (Lucas 19:10). E, entre as suas sete famosas declarações, ele nos diz: "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" (João 14:6). Portanto, Cristo Jesus é o Caminho para o céu, a Verdade libertadora e a Vida interminável. E todo aquele que por ele vive e crê, se torna um milagre em forma de gente.

Nós cristãos, precisamos entender e aplicar os ensinos de Cristo, em nosso viver. Sei que não é tão simples e fácil seguir Jesus; pois, falando dele mesmo, assim nos diz: "As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça" (Lucas 9:58). Ou seja: Somos desafiados a seguir o Mestre mais odiado no mundo e rejeitado entre os homens. Porém, vale a pena seguir aquele que diz: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida" (João 8:12). Enfim, num mundo em trevas, seguir Jesus é a melhor decisão. Aleluia!

Jesus falou que o Pai "deu ao Filho todo o juízo; Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou. Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo" (João 5:22-26). Amém.

Estando nós em Cristo, nos tornamos um milagre vivo:
https://youtu.be/WoYoT1fR8qo

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Ele está comigo


Eu sei que os dias são maus e nós somos maus; mas, Jesus nos diz: "Se vós pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem." (Mt 7:11). Mas Deus é bom! E "Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação." (Tg 1:17). Que maravilha!

Sei que os dias são sombrios e trevas cobrem o mundo; porém, disse Davi: "Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam." (Sl 23:4). E temos a palavra de Deus a nos dizer que Ele "nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor." (Cl 1:13). Que benção, meu Jesus!

Estes dias são inquietantes, mais que os dias já vividos; entretanto, A doutrina apostólica assim nos motiva: "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica com ação de graças." (Fl 4:6). Enfim, o cristão pode dizer: Fora, inquietação! Fora, trevas! Fora, maldade! Pois, Jesus está comigo! ontem, hoje, sempre!

A Bíblia diz: "O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei? Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, se chegaram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram. Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria." (Salmo 27:1-3). https://youtu.be/OpM6R9YopNo

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 20 de agosto de 2023

Orando sempre


Sobre o dever de orar, eu sei desde que dei meus primeiros passos na fé cristã. E com o passar do tempo, o Espírito de Deus me fez ver que orar é a nossa maior necessidade. Esta é a razão, pela qual a Bíblia diz que devemos orar "em todo tempo" (Ef 6:18). Ao orar é natural sentir desejo de interromper a oração, de parar, de fazer outra coisa... Orar é atitude que contraria os desejos da carne. Na verdade, orar é tão urgente e importante, que a Bíblia assim ordena: "Orai sem cessar." (1 Tes 5:17). Amém.

Sobre a oração, eu sei que seu valor maior não está nos bens que ela nos faz adquirir; e sim, no bem que ela nos faz sentir. E sobre orar, eis o que disse Billy Graham: "Devemos orar em tempos de prosperidade para não nos tornarmos soberbos e orgulhosos. Devemos orar em tempos de perigo para que o medo e a dúvida não se apoderem de nós. Devemos orar em tempos de segurança para não nos sentirmos autossuficientes. Pecadores, orem ao Deus de misericórdia e peçam-lhe perdão." Amém.

Assim disse Deus: "Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. E serei achado de vós, ...e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor" (Jer 29:11-14). Que benção Jesus! Amém.

Tão linda e tão verdadeira, esta canção sobre Jó:
https://youtu.be/XQPcUyuyeno

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 19 de agosto de 2023

Dias tenebrosos


Meus amados irmãos, naquele tempo, assim disse o Senhor Jesus aos seus perseguidores: "Todos os dias estava eu convosco no templo, e não estendestes as mãos contra mim; mas esta é a vossa hora e o poder das trevas." (Lucas 22:53). Em nosso tempo também se vê perseguição, contra Deus e seu povo, contra valores sagrados que Israel e a Igreja defendem... É também a hora e poder das trevas.

De minha janela, vejo homens corruptos, despidos de qualquer traço de grandeza moral e de civilidade, sendo bajulados e aplaudidos por seus réprobos e contumazes seguidores, se apossarem com sutileza e engano, das cadeiras de comando das nações. E os vejo, de seus castelos, ordenarem atroz perseguição contra gente inocente e seguidores de Jesus Cristo. E a justiça? Esta virá com o Senhor Jesus.

Causa estranheza não ver crítica e blafêmia alguma contra Maomé, Buda, Dalai Lama, e outros grandes líderes religiosos, nem qualquer tipo de perseguição contra os seus seguidores. Será por cumplicidade ou medo de retaliação? Porém, contra Jesus e contra os seus discípulos, a perseguição só aumenta em crueldade e blasfêmia. Será por saberem que Jesus não oferece risco, por ser Principe da Paz? 

Meus irmãos, "Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores por aquele que nos amou." (Romanos 8:35-39). Seu amor não falha!
https://youtu.be/YpZ1C6NZugI

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Meu novo viver


Sobre a nossa vida em Cristo, a Bíblia diz que se "fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida." (Rm 6:4). E para andarmos em novidade de vida, temos esta instrução: "quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade." (Ef 4:22-24). Então, esta é uma importante ordenança, aos novos e antigos crentes: Viver uma vida santificada.

Neste mundo rebelde e enganoso, se não vivermos em santidade, não há como vivermos conforme o propósito de Deus. Na verdade, a doutrina apostólica nos recomenda viver em novidade de vida. Pois, escrito está que "se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2 Co 5:17). Então, o Deus que faz "novas todas as coisas" (Ap 21:5) nos chama a viver a vida nova proposta em Cristo Jesus; para que todo o nosso "espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." (1 Ts 5:23). Enfim, entre tantos deveres, este é a nossa absoluta prioridade.

A Bíblia ordena: "Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas. Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois vos despistes do velho homem, com seus feitos, e vos vestistes do novo que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou." (Cl 3:5-10).

Esta canção declara com beleza o que aqui tentei dizer:
https://youtu.be/x7OKXGdxrlo

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

O meu dia de sol


Estou a pensar... O que será que este dia nos reserva? Então me lembro desta palavra que Jesus falou aos seus discípulos: "Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." (Mat 6:34). E chego a conclusão de que - independente da qualidade do dia, o que importa é termos Jesus conosco. Aleluia!

Jesus em nossa vida, torna as nossas trevas em luz e a nossa fria noite em dia de sol. Jesus assim nos diz: "Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito." (João 15:7). Porém, devemos saber pedir! Pois está escrito: "Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." (Tiago 4.3).

Na verdade, se temos Jesus na vida temos a Vida em nós! Isto não é apenas um frio conceito; é a verdade expressa na Bíblia! E aqueles que vivem neste estado, podem dizer como o grande apóstolo Paulo: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim" (Gál 2:20). Pois "os que são de Cristo crucificaram a carne" (Gál 5:23) Amém!

A Palavra de Deus assim nos diz: "o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito." (Gálatas 5:22-25). Amém Jesus! https://youtu.be/S9ER7mWNLvw

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Orar com fervor


Estou a pensar... Em oração, Daniel conviveu com bestas feras e estas não lhe fizeram dano algum. Em oração, Davi conviveu com cruéis inimigos e estes não tiveram poder sobre ele. Em oração, Jonas esteve nas entranhas do grande peixe e este não o pôde digerir. Então, creio que se eu me mantiver em oração, os males sem conta que me afligem, não conseguirão me deter. Estou convencido que uma oração feita ao Deus eterno, em nome de seu amado filho Jesus, e despida de vaidade e de engano, terá a resposta do Senhor; ainda que ela pareça ser demorada.

No carmelo, Elias, diante de seus inimigos, orou fervorosamente e fogo do céu desceu sobre o altar; de tal modo que até as pedras e as águas foram lambidas pelas chamas. Paulo, diante de seus adversários, orou fervorosamente e o anjo do Senhor se apresentou no porão do barco em que estava. Então... Se orarmos fervorosamente, Deus agirá e milagres acontecerão. Pois, Deus jamais negará resposta ao clamor do aflito, se este o buscar em plena contrição orando fervorosamente, como fizeram grandes mulheres e homens de Deus do passado. Enfim, oremos.

O Senhor Jesus assim advertiu Pedro: "eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos. (Lucas 22:31-32). E Tiago assim adverte: "se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte." (Tiago 1:5-6). Oremos com fé em nome de Jesus.

Gosto muito desta canção. Ela canção sempre me edifica:
https://youtu.be/gkxrmg7VB5k

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 15 de agosto de 2023

Um vaso melhor


Nesta manhã, ainda escuro, estando em oração, fiz uma retrospectiva do meu viver em Cristo e da minha vida vocacional... Ó Senhor! No espelho do tempo, pude ver o reflexo do meu transitar no reino dos homens promovendo o Reino de Deus... Senti em um só tempo, alegria e tristeza... Alegria de ter sentido o seu amor por mim e tristeza de não ter podido ser um vaso melhor.

Sei que alguns podem pensar (alguns chegam a dizer) que cumpri minha missão... Será? Só Deus sabe! O que eu com certeza sei é que não considero este o meu tempo de trabalho, ou de descanso... Talvez, seja o meu tempo para repensar e refletir. Penso que seja assim com toda a gente. Porque o ser humano é entre tantas coisas, um ser pensante - tanto capaz de fazer como de desfazer.

Enfim, eu creio na bondade do Senhor. Pois sua bondade é um dos frutos do eterno amor inserido em sua natureza e demonstrado em seu eterno Filho Jesus. Sei que jamais conhecerei a Deus, como dele sou conhecido, e isto não causa preocupação alguma ao meu espírito. Pois eu bem sei que ele me conhece como ninguém, e me ama além da imaginação. Grande amor de Deus!

O povo de Deus, ao dizer que havia sido desamparado, dele ouviu esta resposta: "Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei." (Isaías 49:14-16). Amém. https://youtu.be/urBoWmpbU1k

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Temor de Deus


Lemos na Bíblia que "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência." (Prov 9:10). Então, se de fato desejamos ser sábios e prudentes, precisamos conhecer e temer a Deus. Este deve ser assunto prioritário na vida cristã, pois sobre ele se assenta com robustez o edifício da fé cristã. Se olharmos a vida dos antigos crentes, veremos que o temor do Senhor e o conhecimento de Deus estavam no princípio, meio e fim, de suas palavras e ações. Porém, infelizmente, não é isto o que mais se vê; antes, pelo contrário, são poucos (até entre aqueles que dizem servir a Deus) os sábios e tementes.

Está escrito na Bíblia que "Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor" (Jer 17:5). Infelizmente, este é o estado geral da humanidade; pois são muitos os que assim vivem é esta causa maior do sofrimento em que o ser humano vive. Pois, só o Senhor é digno de inteira confiança. Neste contexto bíblico, também está escrito que "Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor" (Jer 17:7). Enfim, todos desejam ter a paz e as promessas de Deus ao alcance da mão; porém, são poucos os que confiam no Senhor e se mantém tementes e prudentes.

A Palavra de Deus declara que é "Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto." (Jeremias 17:5-8). Sábios e prudentes são os que confiam em Deus.

A paz e as promessas de Deus, caminham juntas com o temor e a prudência: 
https://youtu.be/EJouo4_8k_4

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 13 de agosto de 2023

A voz do Senhor


Vivendo no mundo, enfrentamos cada tipo de problema - na saúde, no trabalho, nas amizades... Nem mesmo a família é poupada. É a vida nos impondo coisas aflitivas. Porém, a Bíblia diz que "em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou" (Rom 8:36) Soam vozes e mais vozes. Então, cabe a nós decidirmos se ouvimos a voz da aflição ou a voz de Deus.

A Bíblia nos adverte que "Há, sem dúvida, muitos tipos de vozes no mundo; nenhum deles, contudo, sem sentido." (1Cor 14:10). Assim, cabe a nós escolher e selecionar as melhores vozes. Então, entre a voz da tempestade e a voz de Jesus (Luc 8:22-24) é preferível dar ouvidos a voz do Senhor. Pois, ela tem o poder de acalmar o vento, o mar, e pôr fim à tempestade. Ouçamos sua voz!

Em meu viver cristão, cedo aprendi que Deus tem sempre um caminho aberto - seja no mar revolto, seja no deserto escaldante, para os que seguem Jesus. Enfim, escolho seguir a Cristo e ser sensível a sua voz de comando. Pois, ele disse: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." (João 8:12) O seu amor é incomparável! E inconfundível é a sua voz.

Prefiro seguir Jesus. "Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor." (Romanos 8:37-39). Amém. Seu amor não falha: https://youtu.be/8pAC4larf7U

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 12 de agosto de 2023

O que devo falar


Ao orar, fui envolvido pela bondade de Deus e pensei no óbvio: Que Deus é bom o tempo todo! Sua bondade é axiomática. Sabemos que, por sua natureza adâmica, o ser humano está condenado. O texto de João 3:17-18 nos diz claramente que o mundo já está condenado e que os que não creem nele permanecem condenados. Então, se a salvação do ser humano está relacionada com a bondade de Deus, a sua perdição está relacionada à dureza de seu coração. Esta é a razão pela qual, precisamos nascer de novo! Pois, "aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." (João 3:3). Amém, amado Senhor Jesus!

O salmista assim nos diz: "Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia" (Salmo 34:8). Como é bom crer e desfrutar da bondade de Deus, a mãe de todas as bondades. E esta bondade é de origem celeste, pois está escrito que "O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu" (João 3:27). Enfim, todo ser humano precisa nascer de novo. Ou seja: se tornar uma nova criatura! E para isto, precisa aceitar e receber Jesus. Pois a Bíblia nos diz que "se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2 Cor 5:17). Meu Senhor Jesus!

A Bíblia diz que Jesus "Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. ...todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça. Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo." (João 1:11-14,16-17). Sim, somos salvos pelo Senhor Jesus.

Se somos salvos por Cristo, cantemos a bondade de Deus:
https://youtu.be/Odx8ple6obI

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 11 de agosto de 2023

Deus em Cristo


Cada dia que passa, mais convencido sou que não haveria salvação no mundo, se Jesus não tivesse assumido a forma humana... Meu Senhor! Quando este sentimento faz coro com a realidade bíblica, a noite se transforma em dia e as trevas em luz, e tudo se renova e se refaz, pois Jesus é aquele que cria e recria, que faz novas todas as coisas, e por meio de quem tudo que foi feito se fez.

Faz tempo, venho escrevendo diariamente - salvo raras exceções. Sei que muitos curtem o que escrevo; mas sinto que poucos dos que isto fazem, se dão ao trabalho de ler o que escrevo. Porém, isto não me incomoda, nem constrange, pois sei que o que tenho escrito tem uma finalidade espiritual que vai muito além dos dedos que curtem e dos olhos que veem, pois é profético. Glória a Jesus!

Sei que, apesar da idade avançada e dos efeitos colaterais da mesma, "O Senhor está comigo entre aqueles que me ajudam" (Salmo 118:7). Meu Jesus! Sei que o Senhor "estava no princípio com Deus" (João 1:2) pois eras um com o Pai (João 10: 30). E "eu confiei em ti, Senhor" (Salmo 31:14) e fui ajudado. Portanto, sinto paz em minha mente e descanso em meu coração. Amém.

A Palavra de Deus diz, aos que têm olhos de ver e ouvidos de ouvir, que "Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abala, firme para sempre. Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o Senhor, em derredor do seu povo, desde agora e para sempre." (salmo 125: 01-03). Que benção! Assim creio, assim penso, assim eu vivo. https://youtu.be/5BCuZ1tFcmA

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Bondade divina


Enquanto eu escrevo o que sinto, e ao som da canção que abaixo irei postar, fico a pensar... Como Deus é bom! Alguem falou, e sua palavra se transformou em uma divisa frequentemente repetida, que: "Deus é bom o tempo todo, o tempo todo Deus é bom!" Assim penso, assim creio, assim eu vivo. Sim! Porque a bondade de Deus é clara e explícita em suas grandes obras, mesmo sendo tão agredidas pela arrogância, ambição e má fé da humanidade. Jesus disse: "Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?" (Mat 7:11). Que benção, meu Jesus!

Alguns podem até questionar dizendo: "Se Deus é bom, por que há tanto mal no mundo?" com tantas evidências que temos, é fácil responder: Pois, se existe mal no mundo (as guerras, pragas e misérias) é porque o homem se tornou mal ao aceitar a oferta de Satã. Foi isto que Jesus denunciou ao dizer: "O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância." (João 10:10). Se há mal no mundo é satânico. Mas todo bem que há no mundo é divino. Sim! Deus é bom o tempo todo! Pois, "o SENHOR é bom, e eterna, a sua misericórdia." (Salmo 100:5). Louvado seja o meu Salvador Jesus!

Deus é Bom! "Louvarei ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca. A minha alma se gloriará no Senhor; os mansos o ouvirão e se alegrarão. Engrandecei ao Senhor comigo; e juntos exaltemos o seu nome. Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. Olharam para ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficaram confundidos. Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias. O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia" (Salmo 34:1-8). Amém.

A bondade do Senhor Jesus é pra se vivida e proclamada:
https://youtu.be/lpYKKW_0Or8

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Loucura perversa


Na idade média, Blaise Pascal - filósofo e cientista, formulou que "o coração tem razões que a propría razão desconhece." E hoje, ouso formular que o céu tem respostas que a própria razão, ou despreza, ou ignora... Como pode ser isto? Pois isto é o que mais se vê: Uma humanidade enlouquecida pelo pecado que finge não ver respostas de Deus na história, demonstrando total desprezo às mesmas.

É difícil imaginar até onde vai a loucura humana - não me refiro às loucuras que se veem em hospitais psiquátricos; mas sim, as loucuras camufladas de ciência e inteligência. Esta é bem pior que aquela, e contagiante; pois tenho visto bons cristãos serem contagiados por ela, seduzidos que foram por suas narrativas. Digo, sem medo de errar: Só Jesus pode nos livrar desta loucura. Amém Jesus!

A Palavra de Deus nos adverte que se "na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação." (1 Cor 1:21). Enfim, segundo a Bíblia, "para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus." (1 Cor 1:23); algo que a perversa loucura infelizmente não entenderá.

Enfim, "os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens." (1 Coríntios 1:22-24). https://youtu.be/kVJwJtH4zYI

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 8 de agosto de 2023

Poderoso tônico


Terminei agora um abençoado momento de oração, juntamente com o irmão Zetó (ele na Escócia e eu no Brasil). É uma das boas maneiras de aproveitarmos melhor os recursos da tecnologia. Louvado seja Deus! Tenho percebido que - a depender de nossa condição, orar pode ser agradavelmente fácil, ou angustiosamente difícil. Porém, seja fácil ou difícil, orar é o melhor modo de vencer. Quando estamos em oração, há momentos em que nos sentimos a flutuar no espaço/tempo, tal a leveza do lugar secreto; porém, há momentos em que oração se torna um peso tão grande, como um peso de concreto sobre nós.

Praticar a oração não é tão simples e fácil como falar sobre oração. Estando em oração, há momentos em que nos sentimos a flutuar no espaço/tempo, tamanha a leveza do lugar secreto. Mas há momentos em que a oração se torna tão pesada, como sob uma cúpula de concreto. Mas, de modo dificultoso ou facilitado, não devemos parar de orar; pois, a falta de oração facilita a progressão do pecado. Temos uma luta a vencer, um caminho a percorrer, uma vida cristã a viver. E a oração feita em nome de Jesus é poderoso tonificante fortalecendo nossa resistência ao "pecado que tão de perto nos rodeia." (Heb 12:1).

Dentre os incentivos que a Palavra de Deus nos traz, o oração é um deles: "Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." (1 Tes 5:16-23). Ó meu Senhor! A oração tanto nos traz o que é bom, como mantém acesa a chama do Espírito.

Orar no secreto é como estar no santo dos santos:
https://youtu.be/6KHalsURr2c

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Más influências


Procuro guardar comigo, as palavras e influências que me tornaram o homem que sou. Muitos cristãos corrompem sua vida espiritual e moral, por se deixarem influenciar por maus costumes e más palavras. A Bíblia diz que "as más conversações corrompem os bons costumes" (1 Cor 15:33). Jesus nos diz: "Por tuas palavras serás justificado e por tuas palavras serás condenado." (Mt 12:36).

Vejo cristãos que foram investidos do manto ministerial, e sendo um ser iluminado pela Palavra da fé e pela visão de Deus, que foram miseravelmente enganados e corrompidos por más companhias. Um famoso adágio nos adverte: "diz-me com quem andas e te direi quem és." É importante sabermos que, também entre os cristãos existem os maus exemplos que podem até nos desviar.

Enquanto estamos no mundo, estamos propensos ao engano e ao fracasso. Pois nossa fé cristã não nos blinda contra as más influências (se assim fosse, não veríamos cristãos cheios de fé e esperança sendo enganados por falsos mestres e falsos discípulos). Que ao longo da vida possamos dizer como Paulo: "Combati o bom combate, terminei a carreira, guardei a fé" (2 Tim 4:7). Amém!

Este é o testemunho de Paulo: "Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus." (Filipenses 3:13-14). E este também deve ser nosso testemunho. https://youtu.be/ppSFxMDI7pA

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 6 de agosto de 2023

O direito de viver


Ao longo da vida eu vi o quanto viver é cansativo; mas é gratificante, quando se tem Jesus na vida. O problema de muitos, cansados de viver e despreparados pra morrer, é não ter Jesus em sua vida. Em um mundo cheio de governos abortistas, e induzido por vozes abortistas, o direito de viver é negado aos mais indefesos, por meio de leis que permitem a morte dos ser intrauterino. Tais atitudes não ficam sem castigo. No antigo Egito, uma das consequências, foi a morte de todos os primogênitos das famílias egipcias. E hoje, quais serão as consequências aos que privam o ser intrauterino do direito de nascer?

Na verdade, o viver sem Jesus, não apenas impede o direito de viver melhor a vida; mas, ainda promove o pior da vida mergulhando em dor e sofrimento os inocentes e culpados. E assim como aconteceu na Jerusalém do passado, quando a pretexto de matar o menino Jesus (não sabendo quem era ele) a tirania de plantão condenou a morte tantas crianças inocentes, vivemos em um mundo que conspira contra as crianças, ensinando-lhes costumes perversos e sujeitando-as a leis perversas... Enfim, haverá um dia em que isto há de ter um fim; e até que esse dia chegue, crianças indefesas serão cruelmente sacrificadas.

A Bíblia, ensina sobre o cuidado que se deve ter com a crianças - no ventre, no berço, na escola. destaco esta atitude de Jesus: "E traziam-lhe meninos para que lhes tocasse, mas os discípulos repreendiam aos que lhos traziam. Jesus, porém, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir os meninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como menino, de maneira nenhuma entrará nele." (Mc 10:13-15). Aos seus filhos, cabe aos pais o direito de educar e aos mestres o de informar - sem que lhes seja negado o direito de viver.

Devemos viver e ensinar aos nossos filhos sobre Jesus:
https://youtu.be/1qHsZxhU0Fw

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 5 de agosto de 2023

Vivendo em Deus


A irmã Adriana Bispo Vellozo não mora mais aqui, Deus para si a tomou. Um mês atrás, Célia e eu passamos uma tarde em sua casa descansando. Ela com seu esposo Márcio e seus filhos Dhiovanna e Diogo, nos ofereceram um delicioso café da tarde enriquecido com banana "três quinas" bem cozidinhas. Eu gostei tanto, que fui por ela presenteado com algumas daquelas bananas.

Hoje, seu esposo e filhos - juntamente com seu pastor Gustavo Costa e vários irmãos na fé, estarão devolvendo o seu corpo à terra, pois ele veio do pó. E a Bíblia diz que "o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus que o deu" (Ecl 1:12). Com a irmã que partiu, seguem as suas obras (Apc 14:13) e com os que amam ficam as suas saudades. No grande Dia nos reencontraremos.

A Bíblia declara que "Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos." (Sal 116:15). E até em seu nome é dito que ela é "dos Santos". E também diz que "Se já morremos com ele, também viveremos com ele" (2 Tim 2:11). Enfim, "se vivemos, é para o Senhor que vivemos; se morremos, é para o Senhor que morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor" (Rm 14:8). Amém.

Jesus disse a Marta: "O seu irmão há de ressurgir. Ao que Marta respondeu: Eu sei que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia. Então Jesus declarou: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. E todo o que vive e crê em mim não morrerá eternamente.Você crê nisto?" (João 11:23-26). Marta de imediato disse que sim. https://youtu.be/veY_wzihlAE

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 4 de agosto de 2023

O crente deve orar


Meu Deus! Orar e buscar tua face é a nossa necessidade mais urgente. Em dias que a oração tem sido tratada como aquela sinderela da estória de ficção - filha de um pai rico e transformada em escrava por uma perversa madrasta, precisamos recuperar os valores perdidos pela falta de oração. Com a parábola das dez virgens, nós aprendemos que não basta ter luz... Precisamos ter azeite! Ó meu Deus, em tempos de esfriamento espiritual, da-nos a a unção que capacita e a direção do teu Espírito, para não perdermos o rumo da fé que uma vez nos foi dada. E frente à tempestade que se aproxima, precisamos ser firmes e constantes.

Meu Senhor! Se orar e buscar tua face é dever de todo aquele que professa fé em teu nome, por que oramos tão pouco? Na verdade, orar com fé e devoção é o trabalho mais importante que um cristão que se preza deve laborar. Penso que uma das principais razões de uma ovelha de Jesus se transformar em ovelha desgarrada é deixar de orar. Devemos orar! Ó meu Senhor, os males aumentam, e o brilho da fronte vai se enfraquecendo, na mesmo proporção em que as orações diminuem. A Palavra nos diz que devemos perseverar "em oração, velando nela com ação de graças" (Col 4:2). Ajuda-nos a orar mais, ó meu Deus!

Os príncipes do rei Dario, forjaram um edito. para condenar Daniel, e induziram o rei a assinar o mesmo. "Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer. Então aqueles homens foram juntos, e acharam a Daniel orando e suplicando diante do seu Deus. Então se apresentaram ao rei e, a respeito do edito real" (Daniel 6:8-12). Enfim, não há feras e circunstâncias que possam destruir aqueles que oram ao Senhor!

Oração dinamiza o louvor e promove inserção de graça:
https://youtu.be/veY_wzihlAE

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 3 de agosto de 2023

A alegria de Jesus


Por mais que conheçamos e decoremos o texto bíblico, onde Jesus diz: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" (João 16:33); penso que não nos damos conta de seu valor; o qual não é produzido por circunstâncias favoráveis e agradáveis; mas, pela presença de Jesus, Príncipe da Paz, vivendo em nós.

Precisamos entender e admitir que felicidade verdadeira, só encontraremos em Jesus! Pois ele nos diz: "outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará." (João 16:22). Me lembro de uma antiga canção que assim dizia: "Esta alegria não vai mais sair de dentro do meu coração! O crente ora, o fogo cai, o salvo em Cristo sabe para onde vai."

Falando em canção, me lembro de uma das mais clássicas; e ela diz em seu estribilho: "Sou feliz com Jesus meu Senhor." Que benção! Eu a cantei (ainda canto) tantas vezes... Benção purinha! Na verdade, Cristo é a felicidade tão desejada, cujos efeitos se iniciam na terra e se perpetuam no céu. Enfim, ter Jesus é ter vida e paz, em todo tempo, até mesmo nos dias sombrios. Amém.

Disse Jesus: "na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria. A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança já não se lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido um homem no mundo" (João 16:20-21).
https://youtu.be/631g_Mr2Kl0

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar