Senti desejo de pensar e escrever sobre dois textos complementares. Este é o primeiro: "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos" (Sl 139:23). Pois, neste pedido, o salmista parece demonstrar uma certa preocupação com seu modo de pensar e de sentir. Já neste segundo - "vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno" (Sl 139:24) Davi admite a possibilidade de haver pecado em seu modo de pensar e de sentir... Entendo esta preocupação do salmista. Pois, somos tendentes a pecar, até em pensamentos e sentimentos. Amém!
Pensar e falar corretamente, são habilidades complementares. Então, pensando bem, certamente falarei bem. Jesus nos ensina que "o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias" (Mt 15:18-19). E nesta palavra, Jesus nos adverte quanto ao perigo de pensar mal e de falar mal. Enfim, devo crer na Palavra de Deus, e devo pensar e falar no que eu creio! Pois "Está escrito: Cri, por isso falei ...nós também cremos e, por isso, falamos" (2 Co 4:13) com base na Palavra de Deus!
Está escrito: "Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." (Filipenses 4:5-8). Amém.
O modo como eu penso e falo, dirá se Jesus me transformou:
https://youtu.be/DwEfAUrKafE
Cordialmente;
Bispo Calegari