segunda-feira, 31 de julho de 2023

Viva esperança


Minha madrugada em oração foi caminho de flores e espinhos (mais flores que espinhos). Cor e olor das flores sobre mim; dor e perfuração dos espinhos sobre o meu Salvador Jesus... Ó meu Senhor! A cruz traz impresso o vermelho do sangue de Jesus contrastando com o verde da esperança que o seu sacrifício nos legou. Pois dele resultou nossa "viva esperança" (1 Pd 1:3). Sobre o sacrifício de Jesus, ela assim nos toca: "o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo" (Hb 9:14). Amém Senhor!

Em uma oração aberta, mesmo feita no secreto - se for feita em nome de Jesus e regida pelo Espírito Santo, riso e pranto se hão de misturar, como a diversidade de partituras em uma execução magistral, em que partes diferentes entre si, executadas por diversidade de instrumentos, formam o conjunto harmonioso e talentoso das belas peças musicais clássicas. Aleluia! A Palavra de Deus assim nos encoraja: "andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave." (Ef 5:2). Ó meu Jesus! Ajuda-me a viver em consonância com este sacrifício.

A Palavra de Deus assim nos exorta: "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um" (Romanos 12:1-3). Glória seja dada ao Rei Jesus!

Esta profunda canção sempre me quebranta e motiva:
https://youtu.be/S9ER7mWNLvw

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 30 de julho de 2023

Sobre adoração


Manhã ainda escura em Petrópolis. E prostrado aos pés do Senhor, me lembrei de Jó que adorou mesmo sob ataque, e de Davi que adorou sob intensa perseguição movida por Saul. Então, crente na eficácia do sacrifício de Jesus, me prostrei para o adorar! E assim, me igualei a anjos e homens que adoram o Deus verdadeiro e reconhecem o supremo valor do sacrifício de Cristo.

E como se não bastasse o testemunho de servos de Deus, do passado e do presente, que adoram ao Rei dos reis e Senhor dos senhores, vemos em diversos textos da Bíblia que anjos e demônios adoram ao Senhor! Muitos livros e canções têm sido compostos sobre o sentido e obrigatoriedade da adoração. Pois adorar a Deus, não é opção, é ordenança! Então, adoremos!

A Palavra de Deus fala que este Jesus que anunciamos, "Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai" (Filipenses 2:9-11). Sim, a Igreja deve louvar e adorar!

A Igreja deve adorar com excelência. "Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição, Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram" (Hebreus 2:2-3). Vamos adorar!
https://youtu.be/X3xxy3SuQhU

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 29 de julho de 2023

Seres humanos


O ser humano, diferente dos animais irracionais, foi criado com poder para pensar, refletir, escolher, decidir... Deus o fez assim. Estes recursos tornaram a humanidade capaz de expandir conhecimento e construir instrumentos admiráveis. Isto indica que desde a sua criação até este momento, a sua capacidade está em evolução. Porém, o desvio de propósito causado pelo pecado no mundo, lançou o ser humano num abismo tão profundo que levou Paulo a declarar: "Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?" (Rom 7:24). E sua queixa se baseia no triste fato que o pecado veio e trouxe a morte consigo.

Segundo a Bíblia, Deus nos criou para a sua glória (Isaías 43:7). Porém, "por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram" (Rm 5:12). E em função deste mal, vivemos entre pragas, guerras, catástrofes e outros males. O escritor cristão Aiden Wilson Tozer declarou que "tudo está errado até que Deus endireite." Então, Deus em Cristo nos "tirou do império das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor" (Cl 1:13) e nos fez "assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus." (Ef 2:6). Enfim, só ele pode salvar! Glória a Jesus!

A Bíblia diz que "nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. ...Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz." (Romanos 8:1-6). Amém Senhor.

Jesus veio ao mundo, fazer novo homem e novo projeto:
https://youtu.be/ilBRZrjdQ9g

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 28 de julho de 2023

Deus tudo sabe


Ao ouvir a canção "Deus sabe o que faz", meu coração logo responde: Claro! Ele tudo sabe! Pois ele conhece o bem e o mal, tudo está patente aos seus olhos, o nosso ser incluso. No universo em expansão, no qual somos como partícula de pó em suspensão, o eterno existir do Deus eterno é e será realidade primeira e última. Glorificado seja sempre, seu santo e eterno nome!

Na vida, há momentos que a solidão é desejada... Porém, ela nunca será completa. Pois o Senhor estará sempre perto! E sua presença não pode ser evitada... A não ser que ele queira se ausentar. Em momento crucial, Jesus disse aos discípulos: "vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo" (João 16:32). Glória a Deus!

Deus está sempre presente, pois é onipresente. Glória a Deus!  Então, enquanto aqui estamos, ele estará sempre conosco; e quando aqui não mais estivermos, estaremos para sempre com ele. Enfim... Ele é realidade, primeira é última... Sua presença é tão real, como o ar que respiramos. Paulo assim falou "eu sei em quem tenho crido." (2 Timóteo 1:12). E assím falo eu! Amém.

Assim diz a Palavra de Deus: "Perto está o Senhor. Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus." (Filipenses 4:4-7). https://youtu.be/IUTekZbM4Us

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 27 de julho de 2023

Deus que ama


Sempre que eu oro - dentre os muitos assuntos que levo, estão os cristãos de todos os povos, línguas e nações espalhados pelos quatro cantos da terra... Senhor! E são muitos, em número sempre crescente, os irmãos padecentes de maus tratos, por sua fé em Jesus. Em alguns países, ser cristão pode resultar em restrição à liberdade e até mesmo em pena de morte. Na verdade, a vida aqui na terra é multicultural e marcada por miscigenação. Ou seja: Ela é um mosáico de tradições, crenças, costumes e culturas. Alguém já disse que "nas profundezas do ser, todo leite é branco, todo sangue é vermelho, toda alma é humana."

Na vida de um verdadeiro cristão não pode haver traços de racismo e preconceito - de côr ou outro qualquer, porque a graça de Deus em Cristo é universal. Pois ele amou a humanidade inteira. Pois, na Bíblia, está escrito: "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16). Porém, assim como o ingresso em diversas instituições humanas impõe regras e condições, ingressar na Igreja de Cristo tem as suas. Mas, no grande Dia, o ingresso nos portais eternos terá como exigência única, ser lavado e remido no sangue de Jesus.

Em seu exílio, na ilha de Patmos, João viu e assim escreveu: "Depois destas coisas olhei; e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram? E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro." (Apocalipse 7:9,13-14). Amém! Que benção! Aleluia!

Desde a primeira vez que a ouvi, eu canto esta canção:
https://youtu.be/hqJyIvhrEVY

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 26 de julho de 2023

Melhor assento


Nesta manha, meu espírito se assentou neste tripé criado pelo amor de Deus: Graça, verdade, perdão. Enquanto refletia sobre o mesmo, entendi melhor que o Deus de amor nos brinda com graça salvadora (Ef 2:8), verdade libertadora (Jo 8:32), e perdão reconciliador (Cl 3:13). Então, somos salvos pela graça, libertos pela verdade, reconciliados pelo perdão. Oh Aleluia!

Estas três bençãos têm origem na Fonte da Vida Eterna - fonte que tem nome (Jesus) e sobre nome (Cristo). Então, para desfrutarmos plenamente das águas desta fonte milagrosa (que é o próprio Jesus) devemos ir ao pé da cruz, rendidos e contritos, e nos entregar de corpo e alma, mente e coração, àquele que tem poder para salvar, libertar, e perdoar: Jesus Cristo! Amém.

Na vida cristã, tudo de bem que nos acontece tem origem no amor de Deus. Pois, se Deus "nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?" (Rm 8:32). Enfim... Estando nesta graça, somos salvos; e nesta verdade, somos libertos; e envoltos neste perdão, perdoamos e somos perdoados. Amém Jesus!

Então, "se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados" (2 Co 5:17-19). https://youtu.be/Odx8ple6obI

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 25 de julho de 2023

Anjos entre nós


Hoje lembrei uma canção sobre anjos (postada abaixo)... Segundo a Bíblia, anjos são seres ilumidados que assistem perante o Deus vivo sendo "todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação" (Heb 1:14). Ou seja, temos esta sobrenatural cobertura, a qual não pretendo aqui definir... Apenas dizer que - assim como nós, eles são reais. Na verdade, o verdadeiro cristão sabe pela Palavra de Deus (muitos até por experiência própria) que há anjos entre nós. O testemunho dos antigos servos de Deus, sobre sua experiência com anjos, a própria Bíblia registra com riqueza de detalhes.

O cristão, para interagir com anjos, deve viver em santidade. E para definir vida de santidade, alguém conceituou que "o cristão não é um pecador lutando para ser santo; e sim, um santo lutando contra o pecado." Assim eu creio! Pois o Deus que é santo, para que sejamos seus filhos, nos tornou santos por decreto. Assim diz a sua Palavra: "como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo." (1 Ped 1:15-16). Enfim, devemos seguir "a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" (Heb 12:14). Amém.

Pedro assim falou aos cristãos: "Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós, Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo" (1 Pedro 1:2-5). Amém.

Esta é a canção cristã, sobre a qual acima eu me referi:
https://youtu.be/uPBXiHxrzf4

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 24 de julho de 2023

O nome Jesus


Fico a pensar no nome Jesus... Bons livros e lindas canções abarrotam têm sido escritos sobre ele enchendo de alegria a vida de incontáveis pessoas. Quando em sua apresentação no templo "foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido" (Lucas 2:21). O Pai enviou seu Filho ao mundo, para salvar, e perante ele, anjos e homens se curvam e exaltam seu nome.

Há poder no nome Jesus! Em primeiro lugar, porque a Bíblia diz que "em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos" (Atos 4:12). Reconhecer e confessar o nome de Jesus soa como um passaporte para a mais importante viagem que todos haverão de fazer. E sem este passaporte, não se chega ao destino.

Sobre a fé em Jesus, disse Pedro: "pela fé no seu nome fez o seu nome fortalecer a este que vedes e ...deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde" (At 3:16). E indagado sobre "em nome de quem" curara o paralítico, disse Pedro: "em nome de Jesus" (At 4:7,10). Ao anjo da igreja em Filadélfia, disse Jesus: "guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome" (Ap 3:8). Glória ao Nome!

Sobre a pessoa de Jesus, a Palavra de Deus nos assegura que "Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai." (Filipenses 2:11). Jesus, nome sobre todo o nome! https://youtu.be/DA4Krx3hp9A

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 23 de julho de 2023

A voz de Jesus


Meu Senhor, penso que este seja o tempo em que mais precisamos orar; mas, sinto ser o tempo tempo em que menos se ora. Sei que não devemos sentir medo; porém, o medo as vezes se apresenta, como um vento frio e cortante que entra através de gretas e frestas de uma casa, com sua voz peculiar, um som assustador. Ainda bem que acima da voz do medo, está a voz de Jesus dizendo: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." (João 14:27). E se o som do medo é como voz de espanto, a voz de Jesus é voz que dissipa a tempestade.

Senhor, sei que na guerra contra o mal, não existem valentes; e sim, combatentes. E este combate que travam, Paulo o chama de bom combate dizendo: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé" (2 Tim 4:7). E só podemos vence-la, vestidos de "toda a armadura de Deus" (Efé 6:11) e com oração e fé. E se o medo insistir em nos assediar, precisamos estar envoltos no amor de Deus. Pois "No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor." (1 João 4:18). Enfim, se o medo nos bate à porta, vamos bater-lhe com a porta na cara.

Disse Davi: "Em qualquer tempo em que eu temer, confiarei em ti. Em Deus louvarei a sua palavra, em Deus pus a minha confiança; não temerei o que me possa fazer a carne. Todos os dias torcem as minhas palavras; todos os seus pensamentos são contra mim para o mal. Ajuntam-se, escondem-se, marcam os meus passos, como aguardando a minha alma. Porventura escaparão eles por meio da sua iniquidade? ...Tu contas as minhas vagueações; põe as minhas lágrimas no teu odre. ...Quando eu a ti clamar, então voltarão para trás os meus inimigos: isto sei eu, porque Deus é por mim." (Salmo 56:3-9). Amém Senhor Jesus.

Se sentirmos medo, lembremos que Jesus está conosco:
https://youtu.be/Xhz_3Dv0Ld8

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 22 de julho de 2023

Confessar Jesus


Estou convencido de que a fidelidade de Deus é de uma dimensão insondável. Paulo declarou que "Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo." (2 Tim 2:13). Entretanto, o versículo anterior adverte que "se o negarmos, também ele nos negará" (2 Tim 2:13). Que felicidade nós temos, por servirmos ao Deus que tudo pode e que nos ama com amor tão profundo.

Tenho ciencia que o Deus que tanto nos ama - além de nos dar seu Filho e seu reino, nos reveste de graça e amor... Aleluia! Sei que há condições que devem ser atendidas sendo confissão a principal delas. Ou seja: Confessar Jesus como salvador e Senhor é condição sine qua non à vida eterna com Jesus. Enfim, condições que garantem vida futura precisam e devem ser observadas.

Tenho ciencia que Deus nos ama e deu o seu Filho, para nos salvar. tanto que a Bíblia diz: "como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram" (Heb 2:3). Portanto, sendo eu sabedor de tão maravilhosa graça, devo viver firmado nesta graça e perseverante na fé.

Jesus assim nos advertiu: "qualquer que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus. Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus." (Mateus 10:32-33). Amém.
https://youtu.be/GC96LPAQwz8

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 21 de julho de 2023

O mal terá fim


Sei que não é tão simples é fácil viver neste estranho tempo, com suas estranhas práticas e suas ideias estranhas diariamente veiculadas e massificadas. Ainda bem que sei que a vida intercala coisas boas e ruíns; porque isto ajuda a entender e transitar entre os exageros e extremos, sem me deixar enganar e confundir, com seus encantos e desencantos. Deus nos faz saber que "O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu." (Jo 3:27). E isto não é monopólio dos que são bons! Pois, do céu, o Pai "faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos." (Mt 5:45). Louvado seja Deus!

Sabemos que os grandes e pequenos ditadores, assim como os maus governantes e magistrados, não ficarão um dia sequer, além do tempo profético determinado para os seus desmandos e desatinos; e que ao fim desse tempo, serão removidos da cadeira que ocupam; e prestarão contas ao Deus vivo, dele recebendo o justo e merecido castigo. E enquanto este dia não vem, o cidadão do reino dos céus (um peregrino no reino dos homens) segue no caminho estreito que escolheu pra caminhar, rumo ao céu de luz - lugar reservado aos seguidores de Jesus, o estágio final desta sua longa marcha. E assim nós cremos e pensamos.

Gosto muito de refletir sobre este texto da Palavra de Deus: "Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu." (Hebreus 10:19-23). Não tenho como calcular as inúmeras vezes que preguei baseado neste texto sendo edificado por meio do mesmo.

Como sou abençoado com esta canção de Elizeu Gomes:
https://youtu.be/mqN7Tnr_1kY

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 20 de julho de 2023

Ore por alguém


Acabo de me erguer do lugar de oração... Tanta graça, tanta paz, tanta unção, tanto amor envolvido! Meu Senhor! Só mesmo Jesus, para nos dar tanta benção em um só momento! Uma hora na presença do Senhor é tão valiosa, quando a eternidade com ele. Mas, infelizmente (como Pedro) merecemos ouvir Jesus dizer: "nem uma hora pudeste velar comigo?" (Mateus 26:40). O Senhor!


Tenho percebido que uma hora a menos de oração, pode nos trazer uma hora a mais de insegurança e de inquietação. E isto, sem falarmos dos inúmeros problemas que a falta de oração - ou até mesmo sendo ela feita de modo inadequado, pode nos trazer. Pois, há maus poderes na terra e forças da maldade nos lugares celestes, que são reais e ameaçadores. Só orando conseguiremos vencer.


Jesus assim nos advertiu: "Orai, para que não entreis em tentação." (Lucas 22:40). Porque a tentação é forte e a carne é fraca. É na oração que a graça se amplia, a fé se fortalece e a unção se renova. Portanto, declarar que orar e melhor que reclamar, não é expressão vazia de conteúdo sagrado e de sentido prático. Não mesmo! Em qualquer situação, orar será sempre a melhor medida.


A Bíblia diz que devemos nos investir de toda a armadura de Deus "Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos e por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho" (Efésios 6:16-19) Amém. https://youtu.be/4wGVtlliRj0


Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 19 de julho de 2023

Louvai a Jesus


Temos na Bíblia, lindos cânticos de louvor, de iluminados servos de Deus. O cântico de Débora (Juízes 5); o cântico de Moisés (Êxodo 15); o cântico dos anjos (); Davi instituiu "o ofício do canto na casa do Senhor" (1 Crônicas 6:31); Salomão escreveu o "cântico dos cânticos" (Cânticos 1:1); e Davi escreveu cânticos de louvor em seus salmos... Meu Senhor! As canções sempre foram expressões dos corações adoradores. Israel, teu povo eleito, tem sua história entrelaçada com canções de adoração e louvor; e a Igreja, teu povo adquirido, segue de perto as tradições judaico-cristãs cantando louvores ao Deus de Israel. Louvado seja Deus!

Devemos cantar louvores ao Senhor nosso Deus, libertador nosso e criador de tudo! Pois o salmista Davi, mais importante Rei de Israel e louvorista maior entre os que louvam e adoram ao Senhor, assim nos ordenou: "Louvai ao SENHOR, porque é bom cantar louvores ao nosso Deus, porque é agradável; decoroso é o louvor." (Salmos 147:1). Tenho praticado e sentido que orar louvando, e louvar orando, é uma prática salutar aos que servem ao Senhor Jesus. Sei que não basta conhecer e cantar canções cristãs, se as mesmas não brotarem de um coração adorador. Pois Deus procura aqueles que o adoram em espírito e em verdade.

A Bíblia diz que "Ezequias deu ordem que oferecessem o holocausto sobre o altar; e ao tempo em que começou o holocausto, começou também o canto do Senhor, com as trombetas e com os instrumentos de Davi, rei de Israel. E toda a congregação se prostrou, quando entoavam o canto, e as trombetas eram tocadas; tudo isto até o holocausto se acabar. E acabando de o oferecer, o rei e todos quantos com ele se achavam se prostraram e adoraram. Então o rei Ezequias e os príncipes disseram aos levitas que louvassem ao Senhor com as palavras de Davi, e de Asafe, o vidente." (2 Crônicas 29:26-30). Amém! Louvado seja o Senhor!

O crente afastado de Deus, deve começar tudo de novo:
https://youtu.be/g_nE9M8-Mmg

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 18 de julho de 2023

Assim declaro


Cristão professo que sou, sei que devemos fazer declarações bíblicas de fé e possibilidades: "somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Rom 8:37); "Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece." (Fil 4:13); e outras afins, podem e devem ser ditas. Hoje, porém, estou desejando declarar algumas citações, nem tão altivas e triunfalistas como estas que eu aqui pude citar.

Nesta manhã, ainda orando, senti desejo de imitar o cego de Jericó, ao dizer: "Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim" (Luc 18:38); dizer como o ladrão na cruz: "Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino" (Luc 23:42); e como o filho pródigo, dizer: "Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai" (Luc 15:18). Talvez por isto, Lucas é o "evangelho do filho do homem." Jesus!

Ao meditar na Bíblia sagrada me veio à lembrança, servos de Deus como Davi, Elias, Isaías, Jeremias, Daniel; e outros... Homens "dos quais o mundo não era digno" (Heb 11:38). Ao se dirigir à multidão, assim falou Jesus: "Ó geração incrédula e perversa! até quando estarei eu convosco, e até quando vos sofrerei." (Mat 17:17). Assim é a geração atual... E nós vivemos nela. Misericórdia!

Assim orou Daniel: "Ó Senhor, a nós pertence a confusão de rosto, aos nossos reis, aos nossos príncipes, e a nossos pais, porque pecamos contra ti. Ao Senhor, nosso Deus, pertencem a misericórdia, e o perdão; pois nos rebelamos contra ele, E não obedecemos à voz do ...nosso Deus, para andarmos nas suas leis, que nos deu por intermédio de seus servos, os profetas." (Daniel 9:8-10).
https://youtu.be/bnSUhEsZ5vI

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 17 de julho de 2023

Vou descansar


Na Palavra de Deus, tenho aprendido que não existe melhor posição para o cristão que o descansar no Senhor. Portanto, se ameaças nos apertam e tentações nos assediam, temos em Jesus graça e paz que nos confortam. Está escrito que "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo à sombra do Onipotente descansará" (Sl 91:1). Que benção! O nosso Deus "Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor" (Is 40:29). E o próprio Jesus garante alivio para o cansado, ao nos dizer: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" (Mt 11:28). Somente em Jesus nós podemos descansar! Amém.

Confiar no Senhor, e nele descansar, será sempre a melhor fonte de proteção para o cristão que guarda a Palavra e põe fé em suas ricas promessas. Que neste mundo, somos ameaçados e perseguidos, isto já sabemos. As vezes é como se ouvíssemos o ladrar do cão e sentíssemos seu hálito perto... Porém, bem mais "Perto está o Senhor" (Fl 4:5). A Bíblia que diz: "Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito" (Sl 34:18); também diz que "Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade" (Sl 145:18). Enfim, com Jesus tão perto, podemos descansar! Amém.

Assim falou Jesus: "Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim te aprouve. Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu fardo é leve." (Mateus 11:25-30). Aleluia!

Entre as muitas canções sobre descanso, apontei esta:
https://youtu.be/5BCuZ1tFcmA

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 16 de julho de 2023

A vida em Jesus


Decidi que devo guardar comigo, lembranças de tudo que Deus fez por mim (algumas coisas, não tenho como lembrar; outras, não devo esquecer). O Senhor me deu casa e família, bens e valores, dons e talentos... Como ouvidar minha herança?! Pois Jesus me salvou e me libertou do engano... Isto é bom demais! Sou salvo por sua graça e lavado por seu sangue... Jesus, o meu bem maior!

Em uma de suas canções, o saudoso cantor Elon Cavalcante declara: "Quero adorar meu Jesus todo instante, porque pra mim ele é mais importante"... Faço coro com ele! Jesus deixou sua Glória, para nos buscar e salvar (Lc 19:10) e deu sua Vida por nós, para que sejamos seus. Então, posso dizer que "Cristo vive em mim." (Gl 2:20). Então, sinto alegria em viver esta vida que Jesus me deu!

No transcurso entre a terra e o céu, não tenho como saber o que este mundo ainda fará; porém, "eu sei em quem tenho crido e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele Dia." (2 Tm 1:12). Eu sei que sou salvo, e que devo ser perseverante na fé, e que sob o olhar de Jesus devo combater o bom combate, acabar a carreira, e guardar a fé (2 Tm 4:7). Glória a Deus!

Segundo a Palavra de Deus, eu "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim. Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde." (Gálatas 2:20-21). Aleluia! https://youtu.be/5NEKcJ6k-XE

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 15 de julho de 2023

Divina presença


Frio intenso em Petrópolis; e eu lutando em meu íntimo, para me achegar a Deus em oração; pois, assim nos diz a sua Palavra: "Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós" (Tiago 4:8). E do mesmo modo, a Palavra de Deus nos encoraja: "chegando-vos para ele, a pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa" (1 Ped 2:4). Na transfiguração, os discípulos ouviram a voz de Deus e sentiram medo. Mas Jesus tocou-lhes e disse: "Levantai-vos e não tenhais medo." (Mat 17:7). Este texto me fez lembrar desta antiga canção: "Ouvir a voz de Deus, ó como é bom, ó quanto bem nos faz..." Amem.


O testemunho de Jeremias, sobre a presença de Deus, está assim registrado: "Tu te aproximaste no dia em que te invoquei; disseste: Não temas" (Lam 3:57). Um outro valioso testemunho é o do salmista, ao dizer: "Mas, para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor Deus, para anunciar todas as tuas obras." (Sal 73:28). Algumas vezes, a presença de Deus causa um certo medo; porém (segundo meu pensar) maior medo deve sentir quem não sente mais a sua presença. Até porque o próprio Jesus nos fez esta promessa: "eis que eu estou convosco todos os dias" (Mat 28:20). Obrigado, Jesus, por tua presença.


A Palavra de Deus assim nos exorta: "Deixando, pois, toda malícia, e todo engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações, desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo, se é que já provastes que o Senhor é benigno. E, chegando-vos para ele, a pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo." (1 Pedro 2:1-5). Amém, Senhor Jesus!


Cantemos esta abençoada canção com Fernanda Brum:
https://youtu.be/065Y57LvIyU


Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 14 de julho de 2023

Divino socorro


Meu Senhor, o manto do engano e da confusão já cobre toda a terra; de tal modo que até brincadeiras e pegadinhas de inocente aparência trazem imbutido o expectro da perversão enganando até mesmo crentes maduros... Misericórdia! Tua Palavra indica que engano e sedução são cruéis prisões; e nos adverte dizendo: "Acautelai-vos, que ninguém vos engane" (Mat 24:4). Amém.

Vemos convulsão e confusão na terra; e até mesmo no arraial dos santos, a dúvida é sentimento em voga. Vemos o mal se sobrepondo ao bem e o caos se sobrepondo à paz. E se isto ainda não é o fim, o que mais devemos esperar? Vemos crentes zelosos sendo acuados em suas próprias casas - as vezes esquecendo que o escape não vem da direita, esquerda, ou centro; vem do Alto!

Em meio ao caos vigente, vemos gente apegada a nomes, propostas e conceitos. Mas, os que creem em Jesus e suas promessas, sabem que "o nosso socorro está em o nome do Senhor, que fez o céu e a terra." (Sal 124:8). Enfim, a Bíblia nos diz: "vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não o serve." (Mal 3:18). Benção mesmo é crer em Jesus!

A Bíblia diz que "Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; não será abalada; Deus a ajudará ao romper da manhã. As nações se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio." (Salmos 46:4-7).
https://youtu.be/2HxzeuMI6LQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 13 de julho de 2023

Mundo odioso


Amados irmãos, segundo Victor Hugo (pensador francês do século XIX) "A mão que embala o berço, embala o mundo". Parafraseando o grande pensador, digo sem medo de errar que a mão que embala o berço explêndido, embala o mundo dos perversos. Ainda bem que o estado em que este mundo vive é revelado na Bíblia sagrada, onde Jesus nos alertou que o mundo nos odiaria (João 15:19). Então, não devemos esperar outra coisa dele; mas nos alegrarmos com o fato que aqueles que são odiados pelo mundo, são amados pelo céu. E assim crendo e vivendo, sejamos firmados em Cristo e perseverantes na fé bíblica.

Meus amados irmãos, o viver em Cristo é o único jeito de viver em paz e alegrar o coração de Deus. Pois Deus "enviou seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele." (João 3:17). Então, viver em Jesus é viver em paz e segurança, sem medo de ser feliz ou de sofrer danos. Portanto, mesmo sabendo que o mundo me odeia, não tenho razões para me frustrar ou exasperar. Tenho Jesus comigo! E todos que têm esta ventura - ainda que sofram na terra, sabem da glória que há de vir. Enfim, digo sem medo de cometer engano, que Jesus é tema e razão das canções que canto.

Disse Jesus: "Se vocês fossem do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas vocês não são do mundo; pelo contrário, eu dele os escolhi; por isso, o mundo odeia vocês. Lembrem-se da palavra que eu disse a vocês: 'O servo não é maior do que seu senhor.' Se perseguiram a mim, também perseguirão vocês; se guardaram a minha palavra, também guardarão a de vocês. Tudo isso, porém, farão com vocês por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou. Se eu não tivesse vindo e lhes falado, eles não teriam nenhum pecado; mas, agora, não têm desculpa do seu pecado." (João 15:18-22). Maranata.

O cristão deve ter em Jesus, o motivo de suas canções:
https://youtu.be/c3SSCJ5xXOk

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 12 de julho de 2023

Sendo renovado


Nesta manhã, o meu coração batia como se pronunciasse a palavra "renovação"... Meu Deus! Isto me marcou! Fico a pensar no sentimento do salmista ao suplicar: "Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto." (Sal 51:10). Meu Senhor! Como precisamos viver e transformar em oração este sentimento do salmista! Por ser ele poderosamente transformador.

Na Bíblia, o cristão é assim encorajado: "quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito do vosso entendimento; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade." (Efé 4:22-24). Como carecemos desta renovação que vem até nós pelo Santo Espírito de Deus.

Em tempo de sequidão para o povo de Deus, o profeta assim suplica: "Converte-nos a ti, Senhor, e seremos convertidos; renova os nossos dias como dantes." (Lam 5:21). Neste clamor, Jeremias falou sobre um passado glorioso e pediu ao Senhor que renovasse seu povo em seus dias, como havia acontecido no passado. Meus irmãos, em nossos dias, este deve ser nosso clamor.

Paulo assim rogou: "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12:1-2). Amém.
https://youtu.be/IksPpcbHtNk

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 11 de julho de 2023

Orando com fé


Estive orando... Não dá pra descrever o que senti! Isto só faz crescer em mim, a necessidade que tenho de orar. Orar para sonhar com paz e aprender com base. Orar para melhor viver e crescer um pouco mais. E se mesmo estando a orar, nos sentimos frágeis e suscetíveis de atitudes e palavras inadequadas; então, sem orar, nem dá para ter ideia das consequências. Elias que orou e o fogo desceu (1 Reis 18:37-38) é o mesmo Elias que orou e choveu sobre a terra (1 Reis 18:44). Oremos ao Senhor!!

A Bíblia diz que Deus sabe tudo sobre nós. Pois seus "olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas" (Sal 139:16). Ou seja: Da história dos ainda não nascidos, Deus já conhece o final. Então, sua Palavra deve ser posta em prática, quando diz: "buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração" (Jer 29:13). As orações feitas com verdade, podem abrir e fechar o céu, e fazer chover e cair fogo na terra, como nas orações de Elias.

Vendo o estado de seu povo, assim falou Neemias: "lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo. E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus. E disse: Ah! Senhor Deus dos céus, Deus grande e terrível! Que guarda a aliança e a benignidade para com aqueles que o amam e guardam os seus mandamentos" (Nee 1:3-5).

Se orarmos com amor e fé, seremos cheios de fé é amor:
https://youtu.be/XQPcUyuyeno

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 10 de julho de 2023

Quem obedeceu


Tenho sentido que o ato de pregar a Palavra da Verdade nos impõe, em um só tempo, um sentimento de coragem e medo. Como entender tal coisa? Não é tão simples, mas pode ser assim resumido: Coragem de falar aos homens com medo de falar em nome do Senhor. Talvez muitos nem se deem conta disso; todavia, sou marcado por este sentimento e não me envergonho de isto falar.

Este nosso conflito vai além deste ponto. Paulo fala deste conflito (entre o querer e o fazer) dizendo: "Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço." (Rom 7:19). Penso não haver quem não tenha vivido, mesmo sem desejar, este paradoxo. É daí que vem juramentos quebrados, votos não cumpridos e verdades vistas como mentiras por não serem confirmadas.

Tenho aprendido que obedecer a Deus, mesmo contra a vontade, é sempre a melhor opção. Na vida real, muitos que afirmam querer servir ao Senhor, vivem a fazer justamente o contrário. Enfim, entendo que na ponta final da vontade e desejo, deve estar o obedecer a Deus. Pois, segundo a Bíblia, obediência é bem melhor que religiosidade rebelde (1 Sam 15:22). Amém Senhor Jesus!

Jesus fala de alguém com dois filhos, o qual "dirigindo-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha. Ele, porém, respondendo, disse: Não quero. Mas depois, arrependendo-se, foi. E, dirigindo-se ao segundo, falou-lhe de igual modo; e, respondendo ele, disse: Eu vou, senhor; e não foi." (Mat 21:28-31). Quem, de fato, obedeceu? https://youtu.be/ybbGnzUTcVE

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 9 de julho de 2023

A palavra da fé


Há canções que, de um modo muito especial, marcam a vida da gente. São tantas que me inspiram e edificam! Uma delas, eu aprendi muitos anos atrás. Ela declara que "se a gente colocar a nossa fé em ação, e confiamos, e oramos a Deus, e confiamos, e dá tudo certo..." Tenho tido esta experiência! Pois, a Palavra da fé e a fé na Palavra é a única fórmula eficaz contra dores e aflições que tentam toldar o nosso dia-a-dia. Portanto, cantando a Palavra e declarando suas promessas, nos sobrepomos aos males naturais e sobrenaturais que infestam este mundo em que vivemos. E os vencemos, em nome de Jesus.

Na verdade, a vida cristã se baseia em doutrinas e conceitos oriundos da Palavra de Deus, os quais devem ser por nós adotados. Eis alguns deles: "O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra." (Sal 121:2). "Até aqui nos ajudou o Senhor." (1 Sam 7:12). "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Rom 8:31). "Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece." (Fil 4:13). "em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Rom 8:37). Enfim, são tantos que nem dá para decorar todos! E eles são ensinados pela Bíblia e apropriados pela fé, em nome de Jesus.

Assim falou Jesus: "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho. Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14:1-6). É só crer e confiar.

Procure ouvir e cantar esta abençoada canção cristã:
https://youtu.be/s-T_58WullY

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 8 de julho de 2023

Chorar e chorar


Madrugada em curso, assim como o meu viver em Cristo... E eu a me perguntar: "Porque choramos tanto?" Não há como dizer com palavras, todas as razões que nos levam a prantear... E nem é preciso. Pois esta pergunta se responde por si mesma. Na verdade, chegará o dia em que "enxugará o Senhor DEUS as lágrimas de todos os rostos, e tirará o opróbrio do seu povo." (Isa 25:8).

O salmista, envolto no manto do Espírito, declarou sabiamente que "O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã." (Sal 30:5). E sob o peso deste manto sagrado, ele profetizou que "Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos." (Sal 126:6). Eu creio na palavra de Deus! Louvado seja o Senhor!

Enfim, a Bíblia registra que "Davi e o povo que se achava com ele alçaram a sua voz, e choraram, até que neles não houve mais forças para chorar." (1 Sam 30:4). Penso que não há um filho de Deus, sobre a face da terra, que não tenha passado por tal experiência: De chorar, chorar, chorar... Mas, naquele Dia, "Deus limpará de seus olhos toda a lágrima." (Apo 7:17). Amém, Senhor Jesus!

João ouviu "uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas." (Apocalipse 21:3-4). https://youtu.be/QRjAcmal3Bw

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 7 de julho de 2023

Entre razão e fé


Devemos aprimorar nosso entendimento orando um pouco mais e com clareza de propósito. Pois travamos uma luta inevitável: É a luta entre a fé e a razão. Luta que pode definir nosso futuro. E foi isto que levou Paulo a dizer que devemos pensar "nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra" (Cl 3:2). E ele disse isto, por saber que o pensar - sobretudo nas coisas da terra, fortalece a razão e enfraquece a fé. Muitos cristãos passam a vida ocupados e preocupados com coisas da terra. Porém, "ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra." (2 Tm 2:4). Aleluia!

Na verdade, o raciocínio deve ser confinado nos limites estabelecidos pela Palavra de Deus; segundo a qual, a fé deve se impor aos limites da razão. Pois, dúvidas são usadas pela razão para enfraquecer "a palavra da fé, que pregamos" (Rm 10:8). Então, devemos fazer como Abraão que "não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos ...não duvidou da promessa de Deus... mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus, E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer" (Rm 4:19-21). Enfim, "tudo é possível ao que crê" (Mc 9:23). Glória a Deus! Amém Senhor Jesus!

Assim se posicionou e doutrinou o apóstolo Paulo: "Rogo-vos, pois, que, quando estiver presente, não me veja obrigado a usar com confiança da ousadia que espero ter com alguns, que nos julgam, como se andássemos segundo a carne. Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo" (2 Coríntios 10:2-5). E assim devemos nós também fazer e obedecer. Assim seja!

Esta canção vem ao encontro de tudo que aqui dissemos:
https://youtu.be/57ByecC2jlk

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 6 de julho de 2023

Conduta ilibada


Tenho comigo que a maioria dos crentes - mesmo dos envolvidos em ministério, não passaria no crivo destas exigências do corpo apostólico da Igreja primitiva, aos candidatos ao diaconato: "Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio" (Atos 6:3). Sagradas exigências!

Os diáconos deviam ser homens de caráter e de família, governando "bem a seus filhos e suas próprias casas" (1 Tim 3:12). Além do mais, uma outra exigência adverte que os diáconos deviam ser "honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância" (1 Tim 3:8). E, se com os diáconos deveria ser assim, o que dizer dos presbíteros, pastores e bispos?

Enfim, o zelo de um diácono o levará mais longe. Pois está escrito que "os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus" (1 Tim 3:13). Há recompensa para os fiéis! E a maior será ouvir: "Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor" (Mat 25:21).

A Bíblia nós ordena: "irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco" (Filipenses 4:8-9). https://youtu.be/ppSFxMDI7pA

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 5 de julho de 2023

Os bons amigos


Tenho aprendido estas valiosas lições sobre a amizade: Uma delas, que amigo de verdade adverte pela frente e defende pelas costas; e que o falso amigo elogia pela frente e enxovalha pelas costas. Há também os bajuladores. Mas sobre eles, prefiro nem emitir opinião, por não saber em que categoria os relacionar - se na de oportunistas, na de infelizes, ou em ambas. Outra lição aprendida é que devo, sempre que possível, com honestidade e transparência fazer boas e confiáveis amizades. E ainda sobre os falsos amigos, devo me manter vigilante, prudente e precavido, mantendo sempre distância segura entre nós. Devemos ser cuidadosos.

|Devo ter muito cuidado com os manipuladores; os quais, para alcançar seus alvos (geralmente egoístas) separam amigos e afligem famílias; sem se importar com os males causados aos que eles manipulam, ou de demonstrar qualquer empatia por prejuizo e dor causada naqueles que se tornaram suas vítimas. E se dentre os que acompanham este meu pensar, alguém já se sentiu vítima de manipuladores camuflados de amigos; estes devem tratar as suas feridas amando, perdoando e buscando os manter em uma distância segura. Pois, os tais andam por aí, sempre se vitimizando e culpando alguém por suas provas. Enfim, todo cuidado ainda é pouco.

O Senhor Jesus advertiu seus discípulos dizendo: "Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando." (João 15:14). E chamou Judas de amigo (mesmo sabendo que ele era um falso amigo) ao dizer: "Amigo, a que vieste" (Mateus 26:50). Então é normal chamar de amigo o falso amigo; mas, sem esquecer que se trata de um falso amigo. Enfim... A Bíblia diz que "O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão." (Provérbios 18:24). E também nos recomenda: "Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão" (Provérbios 17:17). É assim que precisamos ser.

Em toda situação, Jesus é o melhor amigo a ter por perto:
https://youtu.be/BvlB_-KzJeM

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 4 de julho de 2023

Devemos buscar


Estou convencido de que devo buscar a Deus. Eliseu buscou Deus e o machado veio à tona; Elias o buscou e desceu fogo sobre o altar; Davi o buscou e o gigante foi ao chão; Josué o buscou e manteve o sol e a lua parados no céu, quase um dia inteiro; Moisés buscou a Deus e o mar se abriu ao meio, para que o povo de Deus passasse a pé enxuto. Então, busquemos ao Senhor!


Cada dia mais eu me convenço de que quem busca o Senhor encontra milagre... Aleluia! Nos dias de Eliseu, u'a mãe buscou a Deus e recebeu seu filho de volta; em sua prisão, José buscou a Deus e pode dar pão ao Egito; em seus dias, Abraão buscou a Deus e encontrou à terra da promessa; e em seus dias, Noé buscou a Deus e viu a arca da aliança. Logo, quem o busca, o acha!


Quem busca Jesus, encontra o Caminho, a Verdade, a Vida, a Porta, a Videira verdadeira, a Luz do mundo, e também o Bom Pastor. E Jesus está a procura das ovelhas perdidas; pois, sendo ele o Bom Pastor, deu sua vida por elas. Enfim, Jesus veio "buscar e salvar o que se havia perdido" (Lc 19:10). Então, quem o encontrou, encontrou a Vida e escapou da morte. Amém.


Na tempestade, jesus entrou no barco para estar com os discípulos "e o vento se aquietou; e entre si ficaram muito assombrados e maravilhados; Pois não tinham compreendido o milagre dos pães; antes o seu coração estava endurecido. E, quando já estavam no outro lado, dirigiram-se à terra de Genesaré, e ali atracaram." (Marcos 6:51-54). https://youtu.be/6Q6CqJAuWWM


Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 3 de julho de 2023

Nossa pequenez


Na Bíblia está escrito que o Senhor "Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor." (Is 40:29). Ó Meu Deus! É como as vezes me sinto. Ao orar, Jesus assim falou: "Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos" (Mt 11:25). E nesta sua oração, qual estará sendo o meu papel, Senhor? Perdoe minha ousadia em dizer que - entre ser sábio e entendido sem revelação, ou pequenino com revelação, prefiro este último estado. Pois o sábio de verdade é aquele que reconhece a sua pequenez e ora buscando o conhecimento de Deus.

A Bíblia declara que "a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia" (Tg 3:17). Terá sido esta a razão que levou Paulo a assim dizer: "buscai as coisas que são de cima" e "Pensai nas coisas que são de cima" (Cl 3:1-2)? Se não for a única razão; por certo, deve estar entre as demais. Enfim, creio que a real sabedoria pode ser alcançada nesta oferta de Jesus: "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas" (Mt 11:29). Amém, Senhor.

A Bíblia nos diz: "Adquire sabedoria, adquire inteligência, e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca. Não a abandones e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá. A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento. Exalta-a, e ela te exaltará; e, abraçando-a tu, ela te honrará. Dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará. Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se multiplicarão os anos da tua vida. No caminho da sabedoria te ensinei, e por veredas de retidão te fiz andar." (Provérbios 4:5-11). Só por Jesus!

A sabedoria e o conhecimento de Deus é tudo de bom!
https://youtu.be/Q7jLMivj5iQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar