segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Descansar em Deus


Neste mundo, são muitas as vezes em que a gente fala e grita por dentro: "Senhor, porque certas coisas acontecem?" Então, o próprio Jesus assim responde: "O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois." (Jo 13:7). Na verdade, os feitos (ou males feitos) dos homens - por mais encobertos e ocultos que sejam, hão de ser finalmente conhecidos. E foi Jesus mesmo que assim falou: "nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto." (Mc 4:22). Ou seja: Deus permite (ou faz acontecer) certos males e dores, cuja razão nós um dia saberemos.

Ao longo da vida, tenho visto certas coisas que precisaram ficar ruins, para depois se tornarem boas; e soube de casos em que pernas e braços de pacientes foram quebrados por seus médicos, para serem corrigidos. Isto pode soar estranho, paradoxal; mas, aqueles que passaram por este tipo de tratamento (que mais pareceu tortura) depois agradeceram aos médicos que os trataram. Ao pensar nesta aparente contradição, me lembro deste texto bíblico: "Sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus e que são chamados segundo seu propósito."  (Rm 8:28). Amém Jesus!

Os irmãos disseram a José: "Teu pai ordenou, antes da sua morte, dizendo: Assim direis a José: Perdoa, rogo-te, a transgressão de teus irmãos, e o seu pecado, porque te fizeram mal; agora, pois, rogamos-te que perdoes a transgressão dos servos do Deus de teu pai. E José chorou quando eles lhe falavam. Depois vieram também seus irmãos, e prostraram-se diante dele, e disseram: Eis-nos aqui por teus servos. E José lhes disse: Não temais; ...estou eu em lugar de Deus? Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem, para fazer como se vê neste dia" (Gn 50:15-20). Deus nos ama!

Seja qual for a situação, prefiro descansar no Senhor:
https://youtu.be/zbaPQJgfT1c

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 30 de outubro de 2022

Neste dia de eleição


Se Deus permitir, hoje estarei exercendo mais uma vez, meu direito e dever de votar. Porém, será diferente de todas as vezes que cumpri este dever cívico... Creio não precisar dizer porque. O que posso adiantar é que estou entre aqueles que não votam apenas segundo a sua consciência que pode ser enganada; pois votarei segundo a Bíblia que não engana ninguém.

Daqui a instantes, percorreremos os duzentos km que nos separam de nossa zona e seção eleitoral... O dever de votar exige isto. Já conheço suficiente, a plataforma e propostas de governo dos candidatos litigantes (ambos nada parecidos) e conheço a Bíblia suficiente, para saber qual das duas propostas combina melhor com a vontade de Deus, expressa em sua Palavra.

A Palavra de Deus assim nos ordena: "Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal." (1 Tes 5:21-22). E ao longo de toda a minha vida cristã, tenho procurar agir deste modo... E hoje não seria diferente. Sei que há diferença abissal entre os candidados; mas, isto não me preocupa. O que me preocupa mesmo é desagradar Deus com a escolha que fizer.

"Foram uma vez as árvores a ungir para si um rei... Então todas as árvores disseram ao espinheiro: Vem tu, e reina sobre nós. E disse o espinheiro às árvores: Se, na verdade, me ungis por rei sobre vós, vinde, e confiai-vos debaixo da minha sombra; mas, se não, saia fogo do espinheiro que consuma os cedros do Líbano." (Juízes 9:8,14,15). https://youtu.be/G-1NLAAiQR0

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 29 de outubro de 2022

Por Deus fui ouvido


Em minhas devocionais é raro o dia em que eu não termine sem orar dizendo "Pai nosso que estás no ceu ...Não nos deixe cair em tentação ...Pois teu é o reino, o poder e a glória, para sempre. Amém." Pois esta é a mãe de todas as orações feitas ao Pai, corpo de todas as orações que se fazem na terra ao Deus eterno. E ela foi ensinada pelo próprio Jesus, Filho do eterno Deus! As orações são chaves que abrem portas e remédios sem contraindicações. E se forem bem feitas - com coração sincero, espírito contrito e em nome de Jesus, elas nos trarão resposta de Deus Pai; pois traçarão uma linha que une a terra ao céu.

Hoje mesmo, com as vozes da terra ainda em silêncio, a minha voz se fez ouvir no reino eterno. Na verdade, não sei se todos os meus pedidos serão atendidos por Deus. Mas, tenho plena certeza que por ele fui ouvido! Isto que é importante; pois os ouvidos de Deus não estão impedidos de ouvir as orações de seus filhos. Pois o próprio Jesus - em nome de quem as orações devem ser feitas, nos disse: "E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?" (Lucas 18:7). Sim! Acredito em tudo que Jesus falou, pois acredito nele! Louvado seja o Senhor!

Assim orou o salmista Davi: "Inclina, SENHOR, os teus ouvidos, e ouve-me, porque estou necessitado e aflito. Guarda a minha alma, pois sou santo: ó Deus meu, salva o teu servo, que em ti confia. Tem misericórdia de mim, ó Senhor, pois a ti clamo todo o dia. Alegra a alma do teu servo, pois a ti, Senhor, levanto a minha alma. Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para todos os que te invocam. Dá ouvidos, Senhor, à minha oração e atende à voz das minhas súplicas. No dia da minha angústia clamo a ti, porquanto me respondes." (Salmos 86:1-7). Assim devemos nós orar.

Está é uma linda canção para fechar esta meditação:
https://youtu.be/mUHRpvpHaTo

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Santos santificados


Ontem, em meu post, o Pr Leonel comentou que "Quem está em Cristo está sempre dentro da Santidade." E isto me fez lembrar as inúmeras vezes em que postei sobre este tão importante tema. Então, preciso dizer uma vez mais, algo sobre a santidade dos filhos de Deus. Na Bíblia, a santidade do crente pode ser vista de dois modos: por POSIÇÃO (de cima pra baixo) e por DECISÃO (de baixo pra cima). A santidade por posição se dá por ato divino. Pois, como o Deus santo não gera filhos que não sejam santos; então, ao nascermos de novo e nos tornarmos seus filhos, ele nos torna santos por decreto.

Já a experiência de santidade por DECISÃO se manifesta mediante o esforço e dedicação do cristão em se santificar para o Senhor. Ela se desenvolve com suas renúncias, escolhas e atitudes; e se confirma com sua fidelidade e perseverança. Esta é a razão pela qual, o crente precisa se encher do Espírito Santo e se guardar do mundo profano. Em ambos os casos (santidade por posição e santidade por decisão) os frutos de uma vida santa e santificada, estão assim resumidos na Palavra de Deus: "o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança." (Gál 5:22). Aleluia!

Santidade gera fruto do Espírito. E "o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros." (Gál 5:22-26). Pois "não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação" (1 Tes 4:7-8). Enfim, tenhamos "paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" (Hb 12:14). Assim seja!

Como Zaqueu... Senhor, me ajude a viver em santidade:
https://youtu.be/DOXP6RlN67M

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

A coroa de santidade


A Palavra de Deus nos adverte que devemos procurar "as coisas honestas, perante todos os homens." (Rom 12:17); e que devemos andar "honestamente para com os que estão de fora." (1 Tes 4:12). Pois é dever nosso zelar "do que é honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens." (2 Cor 8:21). Então, neste mundo tão desonesto, eu preciso ser honesto.

Na verdade, para ser honesto, eu preciso ser um cristão bíblico; pois, o alvo da Bíblia é imprimir em nós "o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida." (1 Tim 1:5). Além do que, aos que dizem amar Jesus, o Jesus assim assim nos diz: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará." (Jo 14:23). Então, devo ser bíblico.

Para sermos cristãos realmente bíblicos, precisamos viver santamente. "Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo." (1 Ped 1:16). A Palavra de Deus assim nos adverte: "santificai-vos, e sede santos" (Lev 20:7); e nos alerta que sem a santificação "ninguém verá o Senhor" (Heb 12:14). Estou certo que a santidade é a coroa de nossa fé bíblica e vida honesta.

A Bíblia nos impõe: "Abstende-vos de toda a aparência do mal. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." (1 Tes 5:22-23). Enfim, para vivermos santamente, o amor deve ser a nossa primeira essência: https://youtu.be/t21AYUsGsTU

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Nova vida em Cristo


Em oração, agradeci ao Senhor por este dia que é especial em minha vida... Pois, em um dia assim, meu coração foi mudado e minha alma foi salva! Como poderia eu esquecer o dia 26 de outubro de 1964? E já se passaram 58 anos bem vividos - na fé, esperança e amor. E da carruagem em que viajo, para a canaã celeste, dou uma olhada pelo retrovisor e vejo as coisas que o Senhor fez em minha vida e através dela, desde aquele dia. E combatendo o bom combate, cumprindo a carreira e guardando a fé, até que 2 Tim 4:7 seja plenamente cumprido em minha vida, prossigo para o Alvo; na graça e na paz do Senhor.

Ao longo destes meus 58 anos de vida com Jesus, tenho ministrado dons e talentos, contemplado flores e frutos, cultivado fé e amor, e guardado promessas e lembranças em meu novo coração. Durante este tempo, o Pai me deu uma esposa cheia de graça e beleza, filhos talentosos com seus abençoados cônjuges, e os filhos de meus filhos. E até que chegue o dia de meu encontro com o "Pai das luzes. em quem não há mudança nem sombra de variação" (Tg 1:17) Enfim, firme na graça e na fé, "Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." (Filipenses 3:14). Obrigado Jesus!

Na vida, "Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus. Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor. Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos" (Rm 14:6-9). Pois, na vida, o que vale é estar em Cristo.

Nossa vida deve ser oferta viva e aceita no altar de Deus:
https://youtu.be/EFlYvkyhrsY

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 25 de outubro de 2022

Servir, nossa missão


Na vida de um servo de Deus existe inevitável preocupação com o estado dos que vivem longe de Deus. Este sentimento pode lhe causar uma dor inexplicável e profunda compaixão pelos que vivem longe de Deus; especialmente, os que por alcool ou drogas, vivem cruelmente cativos nas garras de satanás. Na verdade, todo aquele que tem o sentimento de Cristo em seu coração, também vive a sentir a dor produzida pela visão do ser humano arruinado pelo pecado. Visão esta que provoca forte reação, de dentro para fora, e o leva em direção aos que vivem nesta triste condição, em sua missão de servir.

O trabalho de buscar aqueles que estão distantes de Deus, não é uma missão simples e facilitada. Pois uma das maiores dificuldades vem justamente daqueles que pretendemos ajudar. Pois, muitos deles usam todos os meios para resistir ao esforço dos que querem ajuda-los; especialmente, quando se trata de acolher a boa semente. E se assim o fazem, isto se deve ao fato de não perceberem o triste estado em que se encontram - sem Deus e sem salvação. Porém, é importante insistir no propósito de ajudar seguindo o exemplo de Jesus que "veio buscar e salvar o que se havia perdido." (Lc 19:10). Amém.

O salmo diz: "Quando o Senhor trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham. Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o Senhor a estes. Grandes coisas fez o Senhor por nós e por isto estamos alegres. Traze-nos outra vez, ó Senhor, do cativeiro, como as correntes do sul. Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos." (Sal 126:1-6). Maravilhosa graça! Aleluia!

Jesus veio ao mundo para nos salvar e deseja nos usar:
https://youtu.be/pl6gPWmcrzQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Vivendo no Espírito


Ontem, fui ao hospital do olho, para fazer cirurgia da catarata do olho esquerdo, a qual foi adiada. E não lamento o adiamento; pois, prefiro descansar no cuidado de Jesus para comigo, enquanto penso em três coisas que considero muito importantes em minha vida: A primeira é que preciso ser um filho de Deus vivendo em linha com o que ele fez por mim ao me gerar de novo.

A segunda coisa é que preciso ser cheio do Espírito do Santo. Pois só assim, conseguirei ser capaz de viver pela fé e cumprir a missão. Vejo crentes vazios do Espírito... Seus olhos não brilham, seus ouvidos não filtram, seus lábios não abençoam... Ó Pai! Como pode o cristão se contentar em viver assim? Pois, filhos da Luz que somos, precisamos viver refletindo a luz de Jesus!

Enfim, a terceira é que preciso ser um servo de Jesus servindo aos que comigo convivem e que de mim dependem. Esta frase: "Quem não vive para servir, não serve para viver" (talvez inspirada nos ensinos de Jesus) é uma máxima que se conjuga com a Palavra de Deus; pois, fomos salvos para servir. Enfim... Servir é razão de ser e espinha dorsal, da sagrada missão que temos.

A Bíblia diz: "haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz." (Filipenses 2:4-8).

Tua voz me encoraja a prosseguir: https://youtu.be/Apot7wbsO1o

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 22 de outubro de 2022

Vem orar no secreto


Tenho pensado que o crente não precisa esperar tudo ficar mal, para ele orar mais. Ele deve orar antes que o mal chegue; e se o mal chegar, antes que o mal cresça; e mesmo não havendo mal aparente, deve orar sempre. Isto podemos chamar de vida de oração. Penso que, na prática da oração, existem dois tipos de crente: O crente que ora (aquele que ora em resposta ao mal); e o que vive em oração (aquele que ora rotineiramente). A diferença entre ambos é que o primeiro faz oração remedial correndo atrás do prejuízo; já o segundo faz oração preventiva. Os dois fazem bem; mas o que vive em espírito de oração faz ainda melhor.

Muitos cristãos sonham em fazer coisas grandes e fortes, com orações fracas e pequenas. Os tais realmente oram; porém, não apresentam sinais de viverem uma vida de oração. Enquanto assim vivem, os anos vão passando e tudo permanece do mesmo jeito, sem que nada de novo aconteça. E muitos deles, sem se dar conta da verdadeira razão de sua vida estagnada, vivem a justificar seu insucesso atribuindo aos outros a culpa de seu sofrer e que vivem a se queixar de supostas perseguições sofridas, etc; quando, na verdade, a alavança para sua vitória está aprisionada e enferrujada bem lá dentro dele, por falta de oração.

Sobre oração, Jesus assim advertiu seus discípulos: "E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará" (Mateus 6.5-6). E Paulo nos exorta a estar "Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito" (Efésios 6:18). Orar assim define o resultado de uma batalha, antes mesmo de seu começo. Glória ao Senhor!

O poder recebido é sempre proporcional à oração feita:
https://youtu.be/6vLP0wvJXGI.

Cordialmente;
Bispo Calegari

O sábio escolhe bem


A Bíblia diz que Deus nos criou para o bem; e por meio de Adão, os homens escolheram o mal. Isto tornou o mundo em "vale da sombra da morte" (Sl 23:4); e desde então, "todo o mundo está no maligno." (1 Jo 5:19). Porém, Deus enviou Jesus, "a luz do mundo" (Jo 8:12) para tornar a nossa noite em dia; e "O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; aos que estavam assentados na região e sombra da morte, a luz raiou." (Mt 4:16). E são muitos os que recusam a Luz. Pois "a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más." (Jo 3:19).

A Bíblia diz que Jesus continuará salvando, até que se feche o portal da graça. É maravilhoso saber que Jesus deu a vida por nós, para que nós tenhamos vida por ele. Ele foi afligido pela tristeza do mundo, para nos dar a alegria do céu; e morreu nossa morte, para nos dar sua vida. Ele levou nossas dores e nos deixou seu alívio - trocando o nosso pecado pelo seu perdão. Na verdade, "Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores" (1 Tm 1:15). E Deus nos propôe "a vida e a morte, a bênção e a maldição." (Dt 30:19). Escolhamos a Vida que é Jesus!

A Bíblia declara que Jesus "tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos." (Isaías 53:4-6). Enfim, se queremos ter a vida eterna que Deus nos oferece; é só aceitar Jesus como Salvador e Senhor.

Obrigado Senhor, por ter levado nossas dores e aflições:
https://youtu.be/8-oBoaH5SEs

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 21 de outubro de 2022

O meu viver cristão


Em meu viver cristão, aprendi que preciso ser sincero. Sei que a sinceridade não me torna perfeito; mas me torna coerente. Sei que que a sinceridade revela o que eu sou por dentro e desnuda o que penso e sinto. Sei que a sinceridade, ainda que seja virtude, nem semprd me torna virtuoso; pois sendo afetada por meus erros e defeitos, ela apenas expõe o que de fato eu sou.

Em meu viver cristão, aprendi que preciso ser benigno. Pois sei que a benignidade semeia meus atos de bondade ao longo do caminho que percorro. Entendo que a benignidade é o fundamento da bondade. Pois em nosso viver, benignidade é essência e bondade é atitude. E se bondade nos permite tratar bem quem nos ama, benignidade nos permite abraçar quem nos odeia.

Em meu viver cristão, aprendi que preciso ser amoroso. "Porque o amor cobrirá a multidão de pecados." (1 Pedro 4:8). E se ele cobre os pecados, cobre os erros e defeitos. Logo - sendo amoroso, poderei olhar com simpatia os errados e com empatia os defeituosos. A Palavra diz que o "perfeito amor lança fora o medo." (1 João 4:18). Enfim, amor perfeito, não é meu, é de Deus.

A Bíblia diz que "Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo" (Filipenses 2:13-15). https://youtu.be/ppSFxMDI7pA

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Devo orar no secreto


Ao longo de minha vida cristã, aprendi que podemos entender e praticar a oração destas duas maneiras: Como se ela fosse um valioso remédio, para trazer alívio e cura quando estamos com dores. E também para, através dela, buscar resolver nossos os problemas. na verdade, os casos de pessoas curadas pela oração da fé, são incontáveis. Ao longo de meu ministério, pude constatar inúmeros casos de enfermidades crônicas desfeitas e até enfermos em fase terminal serem restaurados mediante a oração. E sei de muitos casais que estavam se separando (uns em processo de divórcio e outros já divorciados) que se reconciliaram após começarem a orar.

Oração é remédio e solução. Porém, ela não deve ser vista só deste modo, pois a oração também é alimento e sustento! Portanto, ela é bem melhor como suplemento alimentar; pois é quando ela se torna atitude preventiva. Na medicina, existe um ramo reconhecido como naturopatia que estuda e prescreve o uso de alimentos como tratamento preventivo; os quais - se usados rotineiramente, mesmo quando não curam, podem ser um importante fator para evitar doenças. E muitos livros são escritos discorrendo sobre tais alimentos. Enfim, como diz popular um ditado: "Mais vale prevenir que remediar"... Se eles são alimento, oração é complemento. Aleluia!

"Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele o profeta Isaías, filho de Amós, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás. Então virou Ezequias o seu rosto para a parede, e orou ao Senhor. E disse: Ah! Senhor, peço-te, lembra-te agora, de que andei diante de ti em verdade, e com coração perfeito, e fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo. Então veio a palavra do Senhor a Isaías, dizendo: Vai, e dize a Ezequias: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos." (Is 38:1-5). Glória a Deus!

Devemos orar sempre buscando Deus no secreto:
https://youtu.be/YyNSojlLPvg

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Nossa alegria é Jesus


A verdadeira alegria tem sua Fonte em Jesus; pois só ele pode salvar e libertar o perdido; e sem ele, perdidos estamos! Bach, - compositor alemão do século 17, compôs a famosa Cantata 147 intitulada "Jesus alegria dos homens", cuja execução produz prazer incomum. A alegria do Senhor não se compara com os prazeres do mundo, pois é fruto de poderosa transformação de dentro para fora! Disse Jesus: "aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna." (Jo 4:14). Tudo muda na vida, quando mudamos por dentro.

Um real encontro com Jesus muda o pensar, o falar e o agir, pois este encontro aniquila a velha natureza e nos faz nascer de novo. Esta mudança muda o carater e repõe no propósito original de Deus o renascido. É por esta razão que o mundo tanto nos odeia; pois o mundo está no maligno e transpira ódio contra tudo aquilo que representamos. Ou seja: O reino do céu e a graça de Deus revelada em Cristo. Enfim, se somos lavados e alvejados pelo sangue de Jesus, todo o nosso viver é renovado pelo poder do Espírito. Pois a experiência de salvação produz frutos de alegria na vida daquele que é salvo por Jesus.

Pouco ante de ser levado à cruz, disse Jesus aos seus discípulos: "Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria. A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já não se lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido um homem no mundo. Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará." (Jo 16:20-22). Jesus é nossa alegria!

Jesus, nosso amado Salvador, é a Fonte de nossa alegria:
https://youtu.be/8KQycJxZbg8

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 18 de outubro de 2022

Jesus vive e voltará


Pai das luzes! Os dias do fim, enfim chegaram. E neles, vemos forças do mal se unirem contra o Senhor Jesus que "veio para o que era seu" (Jo 1:11). Em dias assim, o melhor a fazer é permanecer na fenda da rocha e se refugiar em teus braços. Na verdade, os dias - sejam eles bons ou maus, hão de passar. Até porque, o Senhor sempre agirá em favor daqueles que clamam por ti.

Povo de Deus! Neste mundo, se não temos pra onde correr, corramos para os braços de Jesus. Pois nele, temos refúgio e fortaleza que Davi experimentou, quando era cercado por seus inimigos. Então, estando envoltos em seus braços, nenhum poder da terra e inferno, nos pode vencer. Logo, enquanto Jesus não vem, devemos ser firmes, constantes, sempre abundantes em sua obra.

Gente do céu! Aqueles que perseveram em Cristo são marcados por bem-aventurança eterna, reservada aos herdeiros do céu de luz, onde Jesus está. Portanto, não devemos temer a fúria de nossos inimigos, nem os seus cruéis ataques; pois, nosso Jesus está vivo e voltará para buscar os seus. Enfim, nos dias maus, sejamos firmes e constantes, fiéis a quem deu sua vida por nós.

Disse Jesus: "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também" (Jo 14:1-3). Não pare! https://youtu.be/dANcAGydlsM

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Promessas do Senhor


Já tenho dito que não há luta ou provação que nossas orações não nos ajudem a suportar e vencer. Todavia, o mundo nos supreende com momentos tão difíceis que podem nos levar a deixar de orar e pensar em desistir. Muitas vezes, nossos piores males são tão profundos que nem os percebemos... Decepções não curadas, problemas crônicos e dúvidas insuperáveis podem se tornar entraves ao nosso crescimento espiritual. Na verdade, a perfeição cristã é um processo em curso, no qual "a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito." (Pv 4:18). Mas nem todos entendem isto.

Me lembro de uma antiga e encorajadora canção que diz: "Vindo sombras escuras nos caminhos teus; ó não te desanimes, cante um hino a Deus. Cada núvem escura um arco-iris traz, quando em teu coração reinar perfeita paz" (em minha juventude, inúmeras vezes eu cantei esta canção). Precisamos orar e nunca desfalecer! E quando as nossas lembranças tentarem nos arrastar ao pântano da amargura, devemos recalibrar nossa mente com a Palavra de Deus e manter nossos olhos nas promessas de Deus. Pois quem crê e vive sob suas promessas, não desiste nunca e não morrerá eternamente. Benditas são as promessas de Cristo!

A Bíblia diz: "Amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão... Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça." (2 Pd 3:8-10,13). Enfim, quem tem promessa não morre!

Na Bíblia, encontramos promessas de Deus para a vida inteira:
https://youtu.be/1yabCCwEQx8

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 16 de outubro de 2022

Em Jesus tenho vida


Desde o dia que aceitei Jesus como Salvador e Senhor de minha vida, percebi que havia ingressado em um caminho sem volta; pois percebi que qualquer retrocesso resultaria em fracasso. No dia em que recebi Jesus em meu coração, me senti como se sempre o tivesse conhecido. Aleluia! Na verdade, o novo nascimento zera nosso passado e garante nosso futuro. E é isto que importa! Pois neste mundo não existe garantia melhor de vida plena e realizada. Na verdade, Jesus é o meu eterno fanal, sempre aceso, iluminando minha vida e meu caminho. Simples assim: Em Jesus tenho vida! E vida abundante!

Nesta vida, nenhum cristão deveria sequer pensar em desistir; pois na vida de um salvo por Jesus, desistência não é opção. Pois como acima afirmei, estamos em um caminho sem volta; e este caminho tem nome (Jesus) e destino (céu). Sabemos que a carne é fraca; e nós, tão fracos quanto ela. Porém, temos Jesus como nosso refúgio e fortaleza. Então, quando o mal nos procurar, devemos nos esconder em Jesus. E se as lutas se intensificarem, nele nos fortalecemos. Porquanto o Senhor é o nosso refúgio e fortaleza. Enfim, somos mais do que vencedores por Cristo que nos amou e deu sua vida por nós.

A Palavra de Deus tem cataplasmas apropriados para as nossas dores e feridas; e o texto seguinte um deles: "Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória." (Colossenses 3:1-4). Enfim, sempre que dor e tristeza tentarem me desanimar, vou procurar meu remédio na Palavra de Deus.

Problemas acontecem; mas Jesus está sempre conosco:
https://youtu.be/OpM6R9YopNo

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 15 de outubro de 2022

Palavra que restaura


Senhor, tua Palavra diz que "Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti" (Isa 26:3). Assim eu me sinto! E que "assim como o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem." (Sal 103:11). Assim eu creio! E diz que é "Bem-aventurado o homem cuja força está em ti" (Sal 84:5). Assim eu vivo!

Senhor, tua Palavra diz que "Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores" (1 Tim 1:15). Por ele fui salvo! E diz que "somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Rom 8:37). Por ele sou amado! E também diz que "nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos." (Rom 15:1). Só por Jesus, consigo assim viver.

Senhor, tua Palavra diz que devemos viver "como bons despenseiros da multiforme graça de Deus." (1 Ped 4:10). Me ajude a assim viver! E que "a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem" (Heb 11:1). Me ajude a viver em fé! E que o cumprimento da lei é o amor." (Rom 13:10). Me ajude a viver em amor. Obrigado Senhor Jesus!

A Bíblia diz: "vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais" (Ef 5:15-19). Eu aceito. https://youtu.be/WuyWnEnowOI

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Salvos por sua graça


Hoje orei mais cedo. Sei que sou do Senhor e que ser do Senhor me acalma. Faz tempo, deixei de levar em conta o que pensam e o que dizem a meu respeito; pois, se dizem bem, isto não me faz melhor que hoje sou; e se dizem mal, isto não me faz pior que já fui. Pois Davi disse (e faço minhas suas palavras) "que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe." (Sl 51:5). Entretanto, Paulo disse (e faço minhas suas palavras) que "Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal." (1 Tm 1:15). Então, como Jacó posso dizer que "a minha alma foi salva." (Gn 32:30). Que benção! Louvado seja Jesus!

Hoje fiz oração por Israel e pela Igreja; pois, "todo o mundo está no maligno." (1 Jo 5:19). Ainda bem que "Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele." (Jo 3:17). Logo, "cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo." (Atos 15:11). Pois, na Palavra, temos o divino testemunho. "E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho." (1 Jo 5:11). Então, "Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação." (Hb 2:3). Enfim, declaro com firmeza que "pela graça de Deus sou o que sou." (1 Co 15:10). Amém.

Eis o que nos diz a Palavra de Deus: "Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido. Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados. Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?" (1 João 5:1-5). E a divina Palavra sempre tem razão! Glórias ao nosso Deus!

Glória a Deus! Hoje sou remido, Cristo me salvou:
https://youtu.be/rn_GBUrEwIY

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Viver vida com Deus


Neste mundo, vemos o ser humano distante de Deus e dele se afastando cada vez mais. E sua maior tragédia está em fugir de quem poderia mudar sua sorte e o livrar da mais terrível morte. Na verdade, o ser humano jamais terá por seus proprios meios, algo que lhe traga plena satisfação. Pois, na viagem rumo à eternidade, a terra é apenas transporte transitório. E como em qualquer viagem, o objetivo é chegar ao destino; e por mais belezas que vejamos através da janela, a preocupação deve ser chegar em boas condições ao lugar desejado. Logo, se desejamos o céu, vamos precisar de Jesus como nosso guia.

Ao se afastar de Deus, o ser humano também se afasta dos valores morais e espirituais. Na verdade, quando nos distanciamos de Deus, perdemos a noção dos deveres e responsabilidades. E quando isto acontece, o coração se esvazia do céu e a vida se torna um inferno. Então, sem Deus e sem futuro, o ser humano distante de Deus tenta suprir a ausência de Deus com uma religião qualquer. E com relação de causa e efeito, isto acentua ainda mais a ausência de Deus em sua tão sofrida vida. Enfim, sem Jesus e sem graça, o ser humamo sem Deus acabará por cair nas garras dos demônios ou de um ídolo qualquer.

A Bíblia assim nos diz: "Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto." (Efésios 2:10-13). Amém Senhor Jesus!

Esta linda canção nos edifica e motiva a viver com Deus:
https://youtu.be/ezaO79mBFWc

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Nossa melhor escolha


O salmo primeiro define como bem-aventurado "o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores"; o qual tem "o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite" (Sal 1:1-2). Isto parece ser escolha fácil. Porém, como abrir mão de lindos sonhos e certos desejos?

As pessoas sentem medo de viver a vida com Deus. E este sentir está ligado ao medo de abrir mão de sonhos e prazeres aos quais estão ligadas. Porém, o que o homem vencido pelo medo não sabe é que algo nunca é tão seu, como a partir do instante em que ele o entrega a Deus. Abraão nunca teve tanto seu filho Isaque, como a partir do momento em que o entregou ao Senhor.

A vida com Deus nos liberta e protege do conselho dos ímpios e da influência do escarnecedor. Na verdade, o medo de perder a liberdade de arbitrar o seu destino, sempre assustou o ser humano. Mas, dentre as escolhas que temos que fazer neste mundo, viver a vida com Deus será sempre a melhor escolha! Pois só ela pode nos dar o melhor prazer e alegria eterna. Amém!

"Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. Descansa no Senhor, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos" (Salmo 37:3-7). https://youtu.be/K9jKHJT9_Zk

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 11 de outubro de 2022

Um coração aquecido


Nesta madrugada, as 03:33, o Senhor me chamou à orar. Interessante, o horário apontado se parece com o deste versículo: "Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes" (Jer 33:3). Então entendi. John Wesley, fundador do metodismo, sobre sua presença na reunião de oração em Aldersgate (24/05/1938) disse ter sentido seu coração aquecido (em sua vida, aquela chama jamais se apagou). William Booth, fundador do Exército de Salvação, disse que queria sua crença como o seu chá: Quente! Sem querer me comparar com estes homens, digo que é assim que eu me sinto. Pois o coração de u crente em Jesus, quando aquecido pelo Espírito de Deus, irradia calor espiritual aos que com ele convivem e que dele se aproximam.

Ao longo da história da Igreja, livros têm sido escritos e canções compostas, sobre o calor espiritual que o cristão precisa ter. Infelizmente, vivendo em sua contra-mão, vemos cristãos - outrora, quentes como o sol e brilhantes como a lua, vivendo e se movendo com seus corações frios e indiferentes para com as coisas de Deus. E isto porque ao longo do tempo - talvêz, por terem sido vencidos por frustrações e decepções, ou por se terem deixado influenciar por palavras e conselhos de maus cristãos, foram se afastando das brasas vivas do altar em chamas. Enfim, aos cristãos (e até obreiros) que se encontram e se sentem neste estado, eu recomendo cantarem (e se não sabem aprendam) a abençoada canção que comentei ao fim desta postagem. Louvado seja o Senhor Jesus!

Deus disse a João: "Ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te." (Apoc 3:14-19). Amém.

Acende a chama, ó Pai, e aquece outra vez meu coração:
https://youtu.be/KhhMvSkiRAc

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Novamente nascidos


Na existência humana, a vida com Deus é a experiência mais urgente. Digo isto porque a vida com Deus é razão primeira e última da própria existência humana. Então, quando alguém dela abre mão - seja pela razão que for, isto se constitui em perda irreparável à ser eternamente lamentada. Na verdade, as pessoas (exceto Jesus) nascem com o vírus do pecado; porquanto na Bíblia está escrito: "Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe." (Sal 51:5). E se engana quem pensa que Davi disse isto só de si mesmo. Pois, sendo profeta, ele confessou a queda e fracasso da humanidade.

Segundo as Escrituras, fomos perdidos em Adão e achados em Jesus; pois, Jesus "veio buscar e salvar o que se havia perdido." (Luc 19:10). Então, se em Adão nos perdemos, em Jesus nos salvamos. Assim, o pecado vai matando aos poucos; logo, se viver sem Cristo é possível, morrer sem ele é trágico. A vida que vivemos com Deus é essência da verdadeira religião cristã. Enfim, precisamos entender que religião é uma realidade meramente terrena e imprecisa que não confere selo de autenticidade a ninguém - nem mesmo quem se diz cristão. Já o novo nascimento valida o viver com Deus de quem assim se declara.

A Bíblia nos diz: "Deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações, Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo; Se é que já provastes que o Senhor é benigno; E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, Vòs também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdòcio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo" (1 Pd 2:1-5). Este texto é essencial.

A Bíblia diz e a canção repete que o ser humano precisa nascer de novo!
https://youtu.be/KDUsGua9wlM

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 9 de outubro de 2022

Inverno deste tempo


Em noites frias, as pessoas que residem nas terras mais frias - se estiverem ao relento, procuram acender uma fogueira; se estiverem dentro de casa, buscam conforto no calor da lareira. Neste tempo, creio que vivermos a noite mais fria da história humana. Portanto, seja estando descobertos ou sob cobertura, precisamos nos aproximar do fogo divino que espanta o frio e aquece a alma.

Na Bíblia está escrito que "O fogo que está sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã. O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará." (Levítico 6:12-13). Assim pensando, devemos remover a cinza da lenha anterior e pôr lenha nova sobre o altar; pois é preciso ter o altar limpo, para que a sagrada chama seja mantida acesa.

Na noite mais fria da história, o cristão deve manter sua lamparina acesa com seu azeite de reserva, para conter a escuridão da noite. E ao mesmo tempo, deve conservar o seu altar sempre limpo, com a lenha sempre queimando, para não ser surpreendido pelo cruel inverno deste tempo. Enfim, deve remover diariamente a cinza envelhecida e repor lenha nova em seu altar do sacrifício.

"E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos. Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho." (Gênesis 22:6-8). Somos todos Isaque. Jesus é o Cordeiro de Deus. https://youtu.be/L-PMBXKmaQk

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 8 de outubro de 2022

Em tempo de eleição


Meu Deus e Criador, tua Palavra me diz que "Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor." (Lam 3:26). Ela também me diz: "Ó vós, os que fazeis menção do Senhor, não haja silêncio em vós" (Isa 62:6). Tenho procurado praticar as duas coisas. Ou seja: Cada uma em seu tempo. Em tempo de eleição, estou entre dois candidatos. Sei que nenhum dos dois é perfeito; mas isto não está em causa. O que conta é que um deles tem à sua volta, pessoas cujas práticas sempre reprovei - todos defendendo pautas que reprovo. O outro defende valores que eu sempre defendi; e é apoiado por pessoas eu sempre admirei.

Meu Rei e Salvador, nesta questão, tenho tentado manter silêncio em respeito às pessoas que amo e das quais eu discordo. Porém, preciso ocupar um dos lados desta questão; para que o meu voto, segundo o meu entendimento, seja o mais acertado. Portanto, sem confiar no homem e fazer da carne o meu braço (Jer 17:5) vou ficar com aquele que demonstrou agir em defesa da família tradicional, da Igreja cristã, da nação de Israel e da minha nação. Pois este, se agir de modo diferente; então, me terá enganado. Já o outro, se for eleito e continuar a fazer aquilo que sempre fez; estará apenas confirmando a razão pela qual não é o meu preferido.

Este salmo nos faz pensar: "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos." (Sal 1:1-5). Então, se assim é, devemos pensar muito bem.

O povo de Deus sempre viveu entre duas escolhas:
https://youtu.be/YJVgSE1-bpk

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Só nascendo de novo


Em meu curto viver, ainda me lembro do tempo em que nossa moeda vivia a trocar de nome... Durante certo tempo, se chamou cruzeiro e depois cruzeiro novo; também se chamou cruzado e depois... cruzcredo (brincadeira minha) até se tornar real. Eram tempos em que se tentava, com uma simples troca de nome, pôr fim à inflação reinante (como se um vírus letal pudesse ser eliminado com banho de arruda em água benta). Assim é o ser humano: Não se cura do contágio pecaminoso com simples mudança de religião. Ele tem que nascer de novo! Jesus disse que "aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." (Jo 3:3). Amém Jesus!

Neste mundo, tanta coisa tenta nos afastar do Senhor... Creio ter sido esta a razão que levou o salmista a assim orar: "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno." (Sal 139:23-24). Pois, tudo que nos afastar de Jesus é nosso potencial inimigo. É uma tendência humana buscar a glória do mundo havendo até quem usurpe a glória de Deus. Então, podemos dizer que Deus nos dá sua graça; porém sua glória é exclusividade sua. Enfim, todo aquele que ousar tentar se apoderar de sua glória, perderá até a graça recebida. Meu Senhor Jesus, misericórdia!

Disse Deus: "Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura." (Isaías 42:8). E disse mais: "Por amor de mim, por amor de mim o farei, porque, como seria profanado o meu nome? E a minha glória não a darei a outrem." (Isaías 48:11). A Bíblia diz que "num dia designado, vestindo Herodes as vestes reais, estava assentado no tribunal e lhes fez uma prática. E o povo exclamava: Voz de Deus, e não de homem. E no mesmo instante feriu-o o anjo do Senhor, porque não deu glória a Deus e, comido de bichos, expirou." (Atos 12:21-23). Tudo seja "Ad majorem Dei gloriam."

Meu único Deus, glória a ti! Aos teus pés, rendido estou:
https://youtu.be/J-qDkZArRrM

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Fé dos antigos tempos


Em dias de tanta confusão, em que até bons crentes fazem as piores escolhas, nos cristãos precisamos buscar poder do alto; pois estes dias estão mergulhados em cruel opressão e miséria. Desde os antigos tempos, vemos a guerra do bem contra o mal; e nela, o espírito de engano camufla a perversidade de tal modo que até certos crentes, outrora consagrados, foram vencidos.

Desde os antigos tempos, vemos cristãos serem enganados, seduzidos por falsos conceitos e prazeres proibidos pela Bíblia. Por causa de tão grave possibilidade é que Jesus assim nos advertiu: "Acautelai-vos, que ninguém vos engane." (Mateus 24:4). Logo, devemos ser sóbrios e vigilantes, "Remindo o tempo; porquanto os dias são maus." (Efésios 5:16). Amém, Jesus!

Como nos antigos tempos, vamos buscar poder do Espírito. Pois só assim, podemos ser restaurados dos antigos e novos pecados; renovados na fé, esperança e amor; e revestidos pelo poder do Espírito Santo. E assim protegidos, poderemos dizer que "em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Romanos 8:37). Amém! Louvado seja Deus!

Está escrito: "Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas. Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca." (Colossenses 3:5-8). https://youtu.be/1a9ycZaCFgs

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Jesus sempre conosco


Alta madrugada e eu a orar e a pensar nesta antiga canção: "Estou contigo, ó meu filho, nunca te deixo sozinho"... Sabemos o valor que tem a presença de um amigo, um irmão; entretanto, mesmo estando cercados de pessoas que amamos, há dias que somos visitados pela solidão (como se ela fosse um ser vivo); então, somos lembrados desta rica promessa que Jesus nos fez: "eis que eu estou convosco todos os dias" (Mateus 28:20). Na verdade, as fiéis promessas de Jesus são mais firmes que rochedo. Logo, promessa de presença, promessa de poder, promessa de provisão - entre tantas outras que nos fez, se cumprem com fidelidade. Amém.

Ao longo de minha humilde vida cristã, tenho sentido a presença do Espírito Santo em mim (João 14:17) e a presença do anjo do Senhor nas proximidades (Salmos 34:7). E isto não é um privilégio só meu; pois a Palavra de Deus nos diz: "a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar." (Atos 2:39). Então, mesmo que em certos dias nos sintamos sós; isto não significa que estejamos sós! Pois temos as promessas de Deus em nosso favor; e uma delas é a presença de Jesus ao nosso lado! Pois foi ele mesmo que prometeu estar conosco, pelos séculos dos séculos. Amém.

Moisés orou pedindo a presença de Deus: "Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é o teu povo. Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar. Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui. Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Acaso não é por andares tu conosco, de modo a sermos separados, eu e o teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra?" (Êxodo 33:13-16). E Deus atendeu e enviou seu anjo a frente.

Que benção maravilhosa é a real presença de Deus!
https://youtu.be/pOs4sR4uwg8

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 4 de outubro de 2022

Sem risco de se perder


Aos cristãos que mantém os seus olhos espirituais bem abertos, não passam despercebidos os fatos que estão ocorrendo. Vemos povos seguindo em uma direção perigosa, nações se embravecendo e se provocando, e pessoas que parecem ter passado por lavagem cerebral, sem traços de bom senso, transformando culpados em inocentes e inocentes em culpados. Na verdade, o mundo vive um terrível tempo de engano. E nele, mentiras são atestadas, como verdades; e verdades são negadas, como se mentira fossem. O pior é que a verdadeira ciência e os justos juízos não são levados em conta; e o mal so faz crescer.

Neste tempo, os filhos de Deus devem rever conceitos que lhes foram instilados, pela antiga serpente, buscando na Fonte da Verdade (Bíblia sagrada) o conhecimento que liberta (Jo 8:32). Mas, para chegar a este conhecimento, sem correr o risco de se perder nesta procura, o cristão verdadeiro precisa recorrer ao socorro do Espírito Santo (Fl 1:19). Pois a Palavra de Deus diz que Espírito de Jesus Cristo nos "guiará em toda a verdade" (Jo 16:13). Enfim, em meio a guerra, só o Senhor Jesus nos faz "deitar em verdes pastos" e nos guia "mansamente a águas tranqüilas" e "pelas veredas da justiça." (Sal 23:1-3). Glória a Jesus!

A Bíblia diz: "Quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo... dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos" (Mateus 25:31-41). Maranata!

Junto aos pés do Senhor, o melhor lugar do mundo:
https://youtu.be/zbaPQJgfT1c

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Jesus nos manda perdoar


Neste mundo é comum sofrer dores e aflições. E é comum ver gente culpar os outros pelos males que sofre. Todavia, não é tão simples identificar o elemento causador dos males que nos infligem dor e sofrimento; pois, os males desta vida, sempre estão ligados aos mais diversos fatores. Portanto, não devemos usa-los como desculpa para justificar ressentimento e murmuração.

Na verdade, o pecado (o nosso e o dos outros) está na base do sofrer humano. Portanto, se quisermos ajudar, precisamos levar em conta que o ser humano é pecador; e isto o torna infeliz e fracassado! Foi esta a razão, pela qual Jesus sofreu e morreu por nós. Ele conviveu com discípulos mui chegados; e sofreu as dores da negação de Pedro e da traição de Judas. Bendito perdão!

A despeito de negação e traição sofrida, Jesus manteve intacta sua compaixão pelo perdido pecador. Pois ele "veio buscar e salvar o que se havia perdido." (Lc 19:10). E o seu sofrer por nós, não impede nosso sofrer; mas impede a nossa condenação; pois anula as nossas culpas. Enfim, foi por esta razão que Jesus, diversas vezes, destacou a importância do perdão. Bendito Jesus!

Jesus assim exorta: "Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire... Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus." (Mt 5.13-16). Amém Senhor.
https://youtu.be/pAMuYNojEl4

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar