quinta-feira, 8 de abril de 2021

Ficai e velai comigo


Jesus levou seus discípulos mais próximos ao Getsêmani. Em lá chegando, o Senhor "lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo." (Mateus 26:38). Penso que - estando tristes ou alegres, devemos orar. Todavia, estando tomados por tristeza, devemos orar bem mais. Jesus procurou passar esta lição aos seus acompanhantes; mas eles se sentiam cansados demais para orar. Ao retornar do lugar de oração, Jesus "achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo?" (Mateus 26:40). Infelizmente - em quase todos nós, esta é uma tendência quase que inevitável.

Devemos frequentar mais o lugar de oração; pois as circunstâncias que nos rodeiam são parecidas com as que rodeavam o Senhor e seus discípulos; e com agravantes. E esta pandemia de origem indefinida vem seguida por um perverso pandemônio. Então, precisamos buscar socorro em Deus; pois a maldade tem contagiado tanta gente que se torna cada vez mais difícil ter confiança em certos "ajudadores" (alguns até vestidos de jalecos brancos e de togas pretas). Ao que tudo indica, este mal veio pra ficar. Ainda bem que como o salmista, podemos declarar: "O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra." (Sal 121:2). Amém Jesus!

Chegando no Getsêmani, Jesus "disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar ...começou a entristecer-se e a angustiar-se muito. Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo. E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo?" (Mat 26:36-40). Em tempos assim, felizes os que perseveram em sua fé em Jesus.

Faz um grande bem ouvir esta canção hebraica baseada no salmo 121:
https://youtu.be/NTdn-x0JoHE

Cordialmente;
Bispo Calegari

2 comentários:

Compartilhar