Fico a pensar... A divisão da Igreja cristã nunca foi tão preocupante, como nestes dias. A Igreja de Cristo sempre se agrupou em famílias locais, definidas por denominações (Metodistas, Presbiterianos, batistas, pentecostais, etc). Mas, não é esta minha preocupação; pois, famílias sempre se definiram por seus nomes (Pereira, Nogueira, Costa, etc) . Nem as doutrinas periféricas me incomodam (imersionistas, aspersionistas, sabatistas, etc). Pois "um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes. O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come" (Rm 14:2-3). Ou, que não se digladiem.
Meu pensamento se volta para as perversas divisões ideológicas e doutrinárias (aquelas que mesclam ideologias contrárias à Palavra de Deus com conceitos cristãos adulterados). Há aqueles que buscam no paganismo, recursos e figuras para "enfeitar" os seus ritos. Há também os que admitem na comunhão, os que não abrem mão de costumes que afrontam o propósito de Deus. E também há os que procuram adaptar o culto cristão às práticas profanas; as quais acabam por transformar tais cultos em atos profanos e desordenados. Enfim... Sei que se a essência é Cristo, subiremos todos. Todavia... Há limites que não devem ser ultrapassados.
A Bíblia diz que Jesus, em sua Igreja, levantou obreiros cristãos "Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo" (Ef 4:12-15). Enfim, precisamos ser santos e sábios em todo tempo.
Desde a queda de Adão, há colisão entre verdade e mentira:
https://youtu.be/ppSFxMDI7pA
Cordialmente;
Bispo Calegari
Nenhum comentário:
Postar um comentário