sábado, 1 de fevereiro de 2020

O ser tricotômico


Desde muito jovem, tenho percebido ser a oração uma base segura de sustentação para o cristão que anela viver uma vida cristã genuína. Em minha vida, sempre que eu oro, aprendo importantes lições de vida. Uma delas, é que a oração traz paz ao espírito e põe termos à alma. Outra valiosa lição é entendermos a necessidade de esvaziamento da alma, para que o espírito não seja confundido por seus conflitos e especulações. E se orarmos com fé e perseverança, praticando a paciência, veremos a manifestação da graça do Senhor Jesus e o cumprimento das promessas de Deus em nós.

Segundo meu entendimento, na relação corpo, alma, e espírito, o corpo é o elemento físico; a alma, o metafísico; e o espírito, a essência do ser. Ou seja: o corpo toca, a alma sente, o espírito ilumina; e os três se interdependem. Não vejo esta minha opinião como dogmática e conclusiva; posto que ela se move no terreno do discutível. Todavia... Tenho muitas razões para entender deste modo esta complexa tricotomia. Enfim... As vezes, nosso espírito se indispõe com o corpo ou se confunde com a alma; porém, sendo salvo por Jesus e guiado pelo Espírito Santo; ele se firma, nos ensinos da Bíblia sagrada.

Todo filho de Deus precisa aprender mais, sobre Deus e sobre si mesmo:

"Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo."
(1 Coríntios 2:12-16)

E a melhor fonte para este conhecimento é o Espírito e a Palavra de Deus.

É verdade! Todos precisamos buscar mais a Deus:
https://youtu.be/ZrLSfoYA6sI

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar