quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Oração penitente


Hoje de manhã, pensei nestes dois salmos muito importantes: O salmo 1, que traça o perfil do varão bem-aventurado. E o salmo 130, que expõe a oração do pecador contrito. No primeiro, vemos um texto que nos penaliza; pois somos tendentes ao descuido, em nosso modo de viver a fé cristã e descaso para com sua doutrina. Logo, se observamos a conduta de muitos cristãos, fica evidente que o salmo primeiro - longe de nos abonar, penalizará a grande maioria de nós; posto que hoje é tão comum, vermos certos crentes transitarem pelo caminho dos pecadores e participarem da roda dos escarnecedores.

Em dias de enfraquecimento do testemunho cristão, podemos nos valer do salmo 130. Pois ele oferece um perfeito modelo de oração penitente - ao declarar, no clamor das profundezas, o valor da graça de Deus; a qual, não leva em conta o pecado e se propõe a liberar o perdão que absolve o pecador. Porém, este recurso - longe de aprovar "corpo mole" de um cristão, ou um continuado "pecar e se arrepender"; ele, em suas entrelinhas, brada o valor da santidade e a maldade do pecado - deixando claro que não devemos pecar; mas, se pecarmos, com Deus está o perdão! Para que, contritos, o temamos.

Este salmo destaca o perfil do varão bem-aventurado:
"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá." (Salmos 1:1-6).
E não há como agradar a Deus fora deste parâmetro.

Este texto valoriza o real arrependimento do pecado:
"Das profundezas a ti clamo, ó SENHOR. Senhor, escuta a minha voz; sejam os teus ouvidos atentos à voz das minhas súplicas. Se tu, Senhor, observares as iniquidades, Senhor, quem subsistirá? Mas contigo está o perdão, para que sejas temido. Aguardo ao Senhor; a minha alma o aguarda, e espero na sua palavra. A minha alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pela manhã, mais do que aqueles que guardam pela manhã. Espere Israel no Senhor, porque no Senhor há misericórdia, e nele há abundante redenção." (Salmos 130:1-7).
E, ao mesmo tempo, absolve o pecador arrependido.

Esta canção é um valioso estímulo à oração contrita:
https://youtu.be/AXKU_MTZ2dA

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar