Por mais que nós oremos e nos aprofundemos em Deus; jamais o conheceremos, como dele somos conhecidos. Segundo a Bíblia, "em parte, conhecemos, e em parte profetizamos" (1 Coríntios 13:9). E o conhecimento - de e sobre Deus - não se adquire pelo muito orar ou estudar; pois o seu conhecimento só se valida e se aprimora pela revelação do Espírito e da Palavra. Tenho visto bons cristãos, devotos e dedicados, se atolarem no pântano da dúvida e nas areias da confusão, ao tentarem conhecer Deus através de livros diversos e de conceitos, pouco (ou nada) confiáveis. E assim, muitos se desviaram da verdade, pensando te-la redescoberto.
Já tenho declarado que teologia alguma é cem por cento confiável; posto que, todas elas carregam consigo, os erros e acertos de seus autores. Com isto, não quero dizer que elas não sejam úteis; pois existem bons tratados teológicos (eu mesmo, admiro e pratico a teologia arminiana). Entretanto, perfeição só é encontrada na Palavra de Deus. Sei que Deus usa seres imperfeitos (como nós) para cumprir Seu propósito e revelar Seus desígnios. Porém, isto não os torna fidedignos. Na verdade, o conhecimento mais nobre e mais elevado, sobre Deus e sobre nós mesmos, nos sobrevém por Seu amor revelado em Jesus, o nosso Salvador.
Nosso conhecimento é sempre parcial:
"O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor." (1 Coríntios 13:8-13)
Mas o conhecimento de Deus é pleno.
Que benção! Deus me conhece, como ninguém:
https://youtu.be/T4K1w8G4AQ0
Cordialmente;
Bispo Calegari
Nenhum comentário:
Postar um comentário