quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Santos e bandidos, heróis e vilões


No mundo em que vivemos, a guerra entre o bem e o mal sempre existiu; e seu ponto de partida, na história humana, se deu no éden - um jardim de paz que se transformou em um campo de batalha. Ali, o ser humano provou, pela primeira vez, o gosto amargo da derrota. Ali ele perdeu sua pureza, sua inocência, e sua herança. Foi naquele jardim, criado para seu deleite, que o ser humano - feito um pouco menor do que os anjos, se tornou um pouco maior que os animais. E esta guerra, ao longo da história, manifestou santos e bandidos, heróis e vilões... Nela, dois marcos foram decisivos para a humanidade.

Os dois mais importantes momentos da história humana ocorreram em dois montes sem beleza aparente: Sim! Porque lá no monte Sinai, sob o ardor da sarça, Deus chamou e capacitou Moisés para a saga do maior legislador da história humana. E no monte do calvário, sob a dor do martírio, Jesus deu a vida por nós. Naquela cruz, suas dores se tornaram nosso alívio, seus tremores se tornaram nossa firmeza, suas chagas se tornaram nossa cura, e sua morte se tornou nossa vida. Na verdade, "a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo." (João 8:17). Mas... A graça será sempre maior que a lei.

Este texto é elucidativo: "Assim também vós considerai-vos certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça." (Romanos 6:11-14). O decreto da graça revoga a rudeza da lei.

Maravilhosa graça de Jesus, salvador nosso:
https://youtu.be/Ci0eVweN6Jk

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar