sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Loucura humana


Muitos anos atrás, li a opinião de um médico psiquiatra, sobre a progressão da loucura humana. Segundo suas avaliações, ele admitiu a ideia que - caso os índices da loucura continuassem a aumentar, até 2025 todos seriam loucos. Não sei o quanto de acerto existe em sua suposição; porém, vejo crescer a loucura, a depressão, a paranoia, o desequilíbrio mental, até mesmo em pessoas de famílias de boa índole. Na verdade, até mesmo entre os melhores cristãos (penso eu que sejam bons), já se percebe crescentes traços de transtorno e provável desequilíbrio. Realmente... Para o bem de todos nós precisamos orar, ainda mais do que já temos orado.

Preciso propor uma vida de oração equilibrada, neste tripé da Palavra de Deus: Fé, esperança, e amor; posto que a própria oração - se praticada de modo desfocado e destemperado, pode se tornar inócua (talvez até agravante). Portanto, precisamos examinar conceitos e valores que fomos adotando, ao longo do caminho, e que podem nos ter desencaminhado e deturpado o nosso modo bíblico de cultivar e praticar a fé cristã. Nossa! Como tenho visto sinais deste tipo de desvio! Em que parece que a fé o e ardor cresceram; mas, na verdade, o que existe mesmo é um fanatismo disfarçado em zelo. Precisamos orar segundo a Palavra.

Este parábola contada por Jesus indica que precisamos orar objetivamente:

"Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado."
(Lucas 18:10-14)

Portanto, precisamos rever nosso modo de praticar e basear nossa oração.

Eu quero voltar à Deus! Voltar ao primeiro amor:
https://youtu.be/0ZTgi-27O9A

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar