sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Oração e meditação bíblica


Sobre oração, uma das figuras que podem ser usadas, para compararmos a relação de causa e efeito entre a vida cristã rasa e a vida cristã profunda é a do barômetro. Ou seja: quando, em nossa vida, o calor espiritual se revela; a frieza espiritual se esconde. E no sentido oposto, o calor espiritual desaparece, quando a frieza espiritual se ostenta. Mas, também podemos utilizar a figura do termômetro: Quando oramos mais, a vida espiritual aquece; e quando oramos menos, a vida espiritual esfria, quase a congelar.

Sempre faço questão de por foco na oração; pois mesmo os grupos mais heréticos e sectários costumam fazer seus estudos bíblicos e doutrinários. Todavia, o foco dado à oração não pretende diminuir a importância do estudo da Escrituras Sagradas; pois, sem querer estabelecer qualquer conceito, declaro que aquele que conjuga o ato de orar com o de meditar na Palavra de Deus (ao mesmo tempo) tem ampla probabilidade de se tornar sábio e santo. Enfim, orar sempre! mas... Sem descuidar da meditação Bíblica.

Se atentarmos bem para este texto, logo percebemos que ele conjuga a oração com o exame da Palavra de Deus: "Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. Bendito és tu, ó Senhor; ensina-me os teus estatutos. Com os meus lábios declarei todos os juízos da tua boca" (Salmos 119:9-13). Enfim... A Bíblia nos intima à meditação!

Esta canção conjuga a oração com a Palavra:
https://youtu.be/9zB4rUQ0MV4

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar