domingo, 4 de agosto de 2019

Nossa presença nos cultos


Sexta-feira, em nosso culto, na IMW de Lagos, preguei sobre a mulher encurvada (Lucas 13:10-17) e discorri sobre coisas que aquela pobre mulher talvez não soubesse: Que a sua enfermidade fora plantada por um espírito maligno e ela talvez não soubesse; que ela era prisioneira de satanás e talvez não soubesse; que não podia endireitar-se por si mesma e talvez não soubesse; que Jesus podia liberta-la e ela talvez não soubesse. Mas dentre estes e outros tantos "não sabia", havia uma coisa que ela parecia saber: Que precisava estar na casa de Deus e no culto ao Senhor, onde o impossível pode se tornar possível.

Realmente, muitos crentes não percebem quanto precisam orar e participar do culto a Deus! Cultuar ao Deus eterno significa cumprir a missão maior para a qual fomos criados; e orar ao Senhor significa buscar socorro na verdadeira e única fonte dos aflitos: Jesus, luz e salvador do mundo. Sempre que adoramos em espírito e em verdade, Deus nos contempla (João 4:23-24). E sempre que oramos com fé, Deus age em nosso favor (Atos 7:34). Na verdade, a valença daquela mulher é que Jesus estava naquele culto. E digo isto, porque existem alguns cultos que parecem ter de tudo, menos a presença de Deus.

O culto em Laodiceia era marcado pela soberba do homem e pela ausência de Deus:

"E ao anjo da igreja de Laodiceia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo."
(Apocalipse 3:14-20)

O nosso culto deve ter a porta aberta para o Senhor e o coração aberto para o louvor.

Assim deve ser: Adorar em espírito e em verdade:
https://youtu.be/SMTrIG6ASUU

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar