terça-feira, 13 de novembro de 2018

Nosso dever de cuidar


Nas Escrituras Sagradas, vemos o cuidado do Senhor para com a humanidade, obra prima de sua criação. Deus deu ao ser humano o direito sagrado, com seu dever inerente, de lavrar a terra e tirar dela o seu sustento e a sua prosperidade; com o compromisso de conviver sabiamente com o meio ambiente e a biodiversidade. A Bíblia diz que "tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar." (Gênesis 2:15). Portanto, é nosso dever, cuidar da saúde do planeta; para desfrutar de seus recursos hídricos, minerais, vegetais, animais. E pecam os que não cumprem as suas obrigações.

Ao observarmos o conduta humana, percebemos o modo irresponsável como muitas pessoas tratam os valores sagrados. Vemos depredação criminosa, aliada à quebra de leis (divinas e humanas) constituídas para prolongar nossa vida e bem estar na terra. Temos o dever de cuidar de nossos animais, de nossas plantas; de organizar nosso lixo, de limpar nosso jardim. Existe um mar de oportunidades dadas por Deus, para tirarmos o máximo proveito da terra e da própria vida. Mas, alguns não cuidam nem mesmo de si; sendo indolentes, acomodados, vendo a vida passar, sem aproveitar o tempo que Deus lhes dá.

Este texto bíblico exige de nós grande atenção e profunda reflexão:

"Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os exercitar. Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim. Já tenho entendido que não há coisa melhor para eles do que alegrar-se e fazer bem na sua vida; E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus. Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele."
(Eclesiastes 3:10-14).

Seus ensinos são, a um mesmo tempo, pedagógicos e terapêuticos.

O apocalipse é evento bíblico, profético, inevitável:
https://youtu.be/2a4biVT36rs

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar