sábado, 24 de agosto de 2024

Os sentimentos


Estive ouvindo a canção "Sentimentos" interpretada por Álvaro Tito. E ela me levou a pensar... Nosso corpo tem pontos que são sensitivos (visão, audição, tato, paladar, olfato); e estes trabalham em uma complexa conexão com o cérebro, orgão regedor e corregedor dos sentidos, capaz de ordenar ou anular os mesmos. Então, devemos aprender a pensar melhor os nossos sentimentos.

A Palavra de Deus nos ordena pensar "nas coisas que são de cima e não nas que são da terra" (Col 3:2). E se a Bíblia assim nos determina é porque isto é possível. Pois pensar em coisas nobres e excelentes amadurece a razão e os sentidos. A frase "Penso, logo existo" de René Descartes (no livro O Discurso do Método - 1637), no contexto da existência coloca o pensar acima do sentir.

Na verdade, o pensamento deve se sobrepor aos sentimentos; sendo destes, o seu moderador. Na Bíblia está escrito: "Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti." (Isa 27:3). Então, a mente firmada em Deus é aquela que se põe a pensar nas coisas do Alto. Enfim, pensar bem é pensar coisas nobres; e pensar melhor ainda é pensar as coisas lá do céu.

Paulo escrevendo aos filipenses, diz: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco." (Fil 4:8-9). Amém. https://youtu.be/Sr07lSQUm5Y

Cordialmente;
Bispo Calegari

2 comentários:

  1. Como sempre sr bispo e sempre bom e oportuno ler seus escritos cheios de sabedoria e revelação do alto.

    ResponderExcluir

Compartilhar