sexta-feira, 23 de agosto de 2024

A eterna ventura


Ao meditar sobre as bem-aventuranças, vejo sua origem no salmo primeiro: "Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores." (Sal 1:1). Pois as bem-aventuranças faladas por Jesus, no cap 5 de Mateus, têm sua base segura, naquilo que torna o crente um bem-aventurado... Como diz o ditado clássico, de autor desconhecido: " Dize-me com quem andas e te direi quem és." Segundo alguns, este provérbio pode derivar deste texto: "Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes." (1 Co 15:33). Devemos pensar nisto!

Se considerarmos a relação de causa e efeito, concluiremos que se resguardar do conselho dos ímpios, do caminho dos pecadores e da roda dos escarnecedores é a causa; e as bem-aventuranças aplicadas aos seguem Jesus e observam os seus ensinos, o efeito. Portanto, se desejamos ser enquadrados nas bem-aventuranças citadas em Mateus 5 (reino, consolo, herança, fartura, misericórdia, visão e divina filiação) precisamos entender as tribulações geradoras das mesmas; tais como: injúrias, perseguições, acusações... A lista é bem grande. Enfim, se nós resistirmos firmes e fiéis, podemos até chorar; porém, exultaremos e riremos no final.

Assim falou Jesus: "Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus; bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados; bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus; bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós" (Mat 5:3-12). Ó meu Senhor Jesus!

Quando eu chorar, vou me lembrar do sofrer de Jesus:
https://youtu.be/HWXYoYnWSfU

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar