quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Sábios princípios


Durante toda a minha vida, venho cultivando princípios que fui colhendo ao longo do tempo. E penso não cometer engano ao dizer que a maior parte deles foram encontrados na Palavra de Deus... Sim! Pois, na Bíblia, encontrei este grande tesouro! Durante as inúmeras vezes que lí minha Bíblia, sempre me detive um pouco mais no livro de Provérbios; tantas lições aprendidas, para a vida toda; e a doutrina apostólica... Meu Deus! Seja na vida cristã, ministerial e familiar, como me ajudou!

Ainda me lembro das vezes que reunia a juventude da IMW de Valadares (todos os sábados) a beira do Rio Doce (nas proximidades da antiga Açucareira) para ministrar, com base no livro de Provérbios, sobre "provérbios providenciais"... Havia muitas dezenas de jovens (alguns deles são hoje pastores). Então, me ponho a pensar... É tão triste ver um cristão, cuja vida não se pauta em princípios e valores bíblicos. E são muitos que vivem assim; e este número só aumenta... Inúmeras perdas.

Na vida de um cristão sem parâmetros bíblicos, os prejuízos são grandes, e muitas vezes, irreparáveis... Perdas na vida familiar, perdas na vida profissional, perdas espirituais, perdas patrimoniais... Cada dia que passa, cresce minha convicção de que os mais jovens precisam pensar mais sobre isto. Até porque, o pior mesmo acontecerá no entardecer da vida, quando chegar o tempo dos lamentos pelos "maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer" (Ecl 12:1). Meu Senhor!

Assim começa o livro de Provérbios: "Provérbios de Salomão, filho de Davi, o rei de Israel. Para aprender a sabedoria e o ensino; para entender as palavras de inteligência; para obter o ensino do bom proceder, a justiça, o juízo e a equidade; para dar aos simples prudência e aos jovens, conhecimento e bom siso. Ouça o sábio e cresça em prudência; e o instruído adquira habilidade para entender provérbios e parábolas, as palavras e enigmas dos sábios. O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino." (Pro 1:1-7). Valiosas lições de vida.

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar