sábado, 31 de agosto de 2024

Doutrina bíblica


Os tempos hoje vividos, pela Igreja de Cristo, são tempos difíceis. E como se já não bastassem "as oposições da falsamente chamada ciência, a qual professando-a alguns, se desviaram da fé" (1 Tim 6:20-21); a Igreja do Senhor ainda deve lidar com as falsas doutrinas. Então, o crente em Jesus deve estar atento à Palavra que diz: "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem." (1 Tim 4:16). Ou seja: como no alvorecer da criação, o Espírito Santo se move no caos convencendo "o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo" (Jo 16:8). Meu Senhor!

Na verdade, não é preciso ser profundo conhecedor da Bíblia, para perceber o estado geral de um mundo afogado nas falsas doutrinas; as quais são como mercadoria exposta, nas gôndolas dos shopping center da fé... Misericória Jesus! Porém, temos o testemunho da Palavra, nesta advertência apostólica que diz: "Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós." (1 Tim 4:7-8). Enfim, ser fiel é a prioridade. E ser perseverante, o grande desafio. Meu Deus! Amém Jesus!

A Bíblia diz: "Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, Perversas contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais. Mas é grande ganho a piedade com contentamento. Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele." (1 Tim 6:3-7). Leiamos a Bíblia!

Precisamos estar atentos ao que o Senhor está falando:
https://youtu.be/QTEPrxyDx8Y

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Pecar pra morte


Estou a pensar... Moisés intercedeu por Israel, para que Deus o perdoasse; e disse ao Senhor: "perdoa o seu pecado; se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito" (Ex 32:32); ao que Deus lhe respondeu: "Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro" (Ex 32:33). Assim, ao por a sua própria vida em risco, Moisés se revelou um grande intercessor. Grande bênção!

A resposta do Senhor a Moisés serve de alerta a todos nós que cremos e amamos a Deus. Pois ela deixa bem claro que pecar contra Deus pode resultar em sentença de morte (tanto morte física, como morte espiritual). Ao falar sobre o "pecado que não é para morte", João diz que mediante intercessão, "Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte." (1 João 5:16). Amém Senhor.

Enfim, a questão é entender e conceituar o termo "pecar contra Deus." Já faz muito tempo, venho alertando que este pecado se dá nestes dois níveis: 1) Pecado contra a santidade de Deus; 2) Pecado contra a autoridade de Deus. Termino por ora, com estes dois exemplos: Davi pecou contra a santidade de Deus e foi perdoado; Saul pecou contra a autoridade de Deus, foi condenado.

Este foi um dos momentos mais duros enfrentados por Moisés: "tornou-se Moisés ao Senhor, e disse: Ora, este povo cometeu grande pecado fazendo para si deuses de ouro. Agora, pois, perdoa o seu pecado; se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito. Então disse o Senhor a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro." (Êxodo 32:31-33). Amém.
https://youtu.be/JRLJfkNQ1uI

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Jesus o Salvador


Nesta manhã estive orando, e o Espírito me fez lembrar a canção "Junto ao teu altar" de Asaph Borba... Que maravilha! Deus é fiel e justo em todo o tempo. Por não termos justiça própria, Deus enviou seu Filho Jesus, por seu amor, nos salvou por Sua graça e nos deu a vida eterna. Que bênção Senhor! Por meio de Adão, Deus formou a humanidade; por meio de Abraão, ele formou a Israel; e por meio de Jesus, ele formou a Igreja. Seu amor nos deu família, cidadania, salvação e todos os benefícios decorrentes destes dons. O pecado que incapacitou Adão, também nos incapacitou. Porém, o sangue de Jesus nos redimiu.

Na verdade, em Cristo, mesmo estando pobres somos ricos, e mesmo nada tendo temos tudo, e mesmo sendo pecadores, Ele nos tornou filhos e santos. Deus é fiel e justo em todo tempo! E nem agradecer sabemos. Por amor, Deus se revelou em Cristo seu Filho unigênito, para se oferecer em sacrifício vivo por todos nós, e muitos o rejeitam. Senhor! Paulo escreveu "que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores" (1 Tim 1:15). E João escreveu que "se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado" (1 João 1:7). Aleluia!

A Bíblia diz que "Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie" (Efé 2:4- 9). Obrigado Jesus, por este teu imenso amor!

Como esta canção me inspira e me renova. Que bênção!
https://youtu.be/OUwVB8FweZE

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Na roda da vida


Hoje cheguei aos meus 79 anos de vida... "Que darei eu ao Senhor por todos os benefícios que me tem feito? Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor." (Sal 116:12-13). Cada ser humano tem sua história de vida. Eu tenho a minha! E a maior e melhor parte dela se relaciona com as coisas de Deus. Como agradecer ao Senhor, tanta graça e amor nela envolvido! Aleluia!

Toda história tem começo, e meio, e fim. E minha história não difere das demais histórias... Com seus altos e baixos, lágrimas e sorrisos, dores e alívios, doenças e curas; ou seja... Tempos e contratempos. Mas, segundo a Palavra, "Melhor é o fim das coisas do que o começo delas" (Ecl 7:8). Então, na gigante roda da vida, muito tenho aprendido e sigo aprendendo. Obrigado, meu Jesus!

Em meu viver, muito tenho aprendido com histórias... De sucesso e de fracasso, de queda e de elevação, de tempestade e de bonança. Desde o começo de minha história, fui percebendo que, por melhor que seja aprendermos com nossos erros, o melhor mesmo é aprender com os erros alheios. O próprio Jesus isto nos ensinou ao dizer: "Lembrai-vos da mulher de Ló." (Luc 17:32). Amém.

A Bíblia diz que "Aquele que aceita a repreensão justa andará na companhia dos sábios. Quem rejeita conselhos prejudica a si mesmo, mas quem aceita a correção fica mais sábio. Quem teme o Senhor está aprendendo a ser sábio; quem é humilde é respeitado." (Prov 15:31-33 na versão do NTLH). E também diz que "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria." (Prov 9:10). Amém.
https://youtu.be/8DhCQGjEmck

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 27 de agosto de 2024

Dons e vocações


Não é tão simples, um servo de Deus entender a missão de outros servos de Deus de seu tempo. E seja pela visão distorcida da peculiaridade do chamado, ou indisfarçável preconceito, todos nós que servimos a Deus podemos ser, em certo momento, incapazes de entender o ministério e o chamado diferenciado daqueles que - em nosso tempo, Deus está levantando para determinada missão. Podemos até contemplar alguns exemplos bem conhecidos, no Antigo e no Novo Testamento:

No Antigo testamento, Moisés foi preparado por Deus, para uma missão específica, desde o palácio do maior inimigo de Israel, sendo incompreendido até por seu próprio povo. Pois, nem os líderes de seu tempo entenderam a dimensão de sua missão. E Daniel foi levado por Deus ao palácio do tirano que subjugou seu o povo, teria tido enorme dificuldade para convencer os reis de Israel, caso os mesmos estivessem em condição de mando, quanto a importância de sua missão na Babilônia. E Jeremias foi maltratado por seus líderes e por outros profetas, por profetizar que era disciplina de Deus, o jugo imposto pelos caldeus.

No Novo Testamento, Paulo recebeu de Deus um chamado específico para ser apóstolo aos gentios. E devido a sua visão dos gentios, aos quais fora enviado pelo Senhor como anunciador das boas novas, foi perseguido e maltratado por líderes judeus e cristãos de seu tempo. Enfim, o próprio Jesus - figura impar neste senário; foi maltratado e humilhado por sua gente, pelo fato de cumprir uma missão considerada inadmissível pelos líderes judeus, devido ao condicionamento bíblico equivocado que tanto os dominava. Em várias ocasiões, o ódio dos seus conterrâneos revelou-se muito mais agressivo do que o dos líderes romanos.

Concluindo esta reflexão, chamamos a atenção de todos para algumas lições nela presentes, as quais podem ajudar muito a todos nós, que anelamos servir a Cristo. Enfim, se queremos cumprir a missão que Jesus nos confiou, devemos estar prontos a ir até o fim, no cumprimento do propósito de Deus, "visto como o Seu divino poder nos tem dado tudo que diz respeito à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento d'Aquele que nos chamou por Sua glória e virtude" (1 Ped 1:3). Amém.

A bênção de ser feliz com Jesus compensa o sofrer por ele:
https://youtu.be/631g_Mr2Kl0

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Sinais do tempo


Estou convencido de que os dias se abreviam com rapidez... Sinais se manifestando e profecias se cumprindo. Vemos, em vários lugares, violência em nome da paz, mal em nome do bem, ódio em nome do amor... Em toda a terra, a mentira dita e atestada como verdade. E a Igreja? Continua cumprindo sua missão! Sonolenta, mas iluminada... Uns com (e outros sem) azeite.

O sinal do momento é o fogo queimando tudo que encontra pela frente... Só não está pior, porque Deus, em sua misericórdia, nos está dando tempo para repensar escolhas mal feitas e atitudes impróprias. Enquanto o mundo gira, a graça se manifesta em favor dos pecadores. Pois Jesus continua buscando, e salvando os perdidos, e chamando os pecadores ao arrependimento.

Vemos o mal se agigantar, até a manifestação pública do homem do pecado, cujos cúmplices estão em atividade preparatória. Isto é o princípio de dores, até que venha a grande tribulação... Entre uma e outra coisa, se dará a parousia. Enfim, devemos ser "os que compram, como se não possuíssem; e os que usam deste mundo, como se dele não abusassem" (1 Cor 7:30-31).

Assim falou Jesus: "Não seles as palavras da profecia deste livro, porque próximo está o tempo. Quem é injusto faça injustiça ainda; e quem está sujo suje-se ainda; e quem é justo faça justiça ainda; e quem é santo seja santificado ainda. E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra." (Apoc 22:10-12). Amém! Vem Senhor Jesus!
https://youtu.be/gG5rpzfmfbw

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 25 de agosto de 2024

Orar com acerto


Madrugada em seu final e eu no lugar de oração. Fui lembrado desta antiga canção que cantei, muitas vezes: "Feche os seus olhos, curve sua cabeça e comece a orar..." Meu Senhor! Ao longo da história de seu povo, tantas e tantas vezes, cabeças se curvaram e olhos se fecharam, em fervente oração. Na verdade, saber como e quando orar, é muito mais importante que saber e escrever sobre oração. Aleluia!

Oração pública, oração secreta, oração silente, oração ruidosa, oração no monte, oração no vale... Importante mesmo é que a oração seja, assim como a adoração, "em espírito e em verdade" (João 4:24). Penso ser possível conciliar oração com outras atividades; ou seja: Orar ao comer, orar ao dormir, orar ao acordar, orar ao trabalhar, orar ao descansar. Então... Orar sempre, "sem cessar" (1 Tes 5:17). Amém!

Sempre que nos dedicarmos a oração - seja por preocupação ou por medo, seja por desejo ou por necessidade, seja oração de contrição ou de gratidão, importa que haja quebrantamento e dependência do Espírito Santo. Pois é o Espírito que nos ajuda em nossa fraqueza, por não sabermos "orar como convém" (Rom 8:26). Enfim, orar "com fé, não duvidando" (Tg 1:6). Pois, duvidando, nada recebemos.

No texto seguinte, a Palavra de Deus nos ensina que, na oração, "o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos." (Rom 8:26-27). Aleluia! https://youtu.be/6vLP0wvJXGI

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 24 de agosto de 2024

Os sentimentos


Estive ouvindo a canção "Sentimentos" interpretada por Álvaro Tito. E ela me levou a pensar... Nosso corpo tem pontos que são sensitivos (visão, audição, tato, paladar, olfato); e estes trabalham em uma complexa conexão com o cérebro, orgão regedor e corregedor dos sentidos, capaz de ordenar ou anular os mesmos. Então, devemos aprender a pensar melhor os nossos sentimentos.

A Palavra de Deus nos ordena pensar "nas coisas que são de cima e não nas que são da terra" (Col 3:2). E se a Bíblia assim nos determina é porque isto é possível. Pois pensar em coisas nobres e excelentes amadurece a razão e os sentidos. A frase "Penso, logo existo" de René Descartes (no livro O Discurso do Método - 1637), no contexto da existência coloca o pensar acima do sentir.

Na verdade, o pensamento deve se sobrepor aos sentimentos; sendo destes, o seu moderador. Na Bíblia está escrito: "Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti." (Isa 27:3). Então, a mente firmada em Deus é aquela que se põe a pensar nas coisas do Alto. Enfim, pensar bem é pensar coisas nobres; e pensar melhor ainda é pensar as coisas lá do céu.

Paulo escrevendo aos filipenses, diz: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco." (Fil 4:8-9). Amém. https://youtu.be/Sr07lSQUm5Y

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

A eterna ventura


Ao meditar sobre as bem-aventuranças, vejo sua origem no salmo primeiro: "Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores." (Sal 1:1). Pois as bem-aventuranças faladas por Jesus, no cap 5 de Mateus, têm sua base segura, naquilo que torna o crente um bem-aventurado... Como diz o ditado clássico, de autor desconhecido: " Dize-me com quem andas e te direi quem és." Segundo alguns, este provérbio pode derivar deste texto: "Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes." (1 Co 15:33). Devemos pensar nisto!

Se considerarmos a relação de causa e efeito, concluiremos que se resguardar do conselho dos ímpios, do caminho dos pecadores e da roda dos escarnecedores é a causa; e as bem-aventuranças aplicadas aos seguem Jesus e observam os seus ensinos, o efeito. Portanto, se desejamos ser enquadrados nas bem-aventuranças citadas em Mateus 5 (reino, consolo, herança, fartura, misericórdia, visão e divina filiação) precisamos entender as tribulações geradoras das mesmas; tais como: injúrias, perseguições, acusações... A lista é bem grande. Enfim, se nós resistirmos firmes e fiéis, podemos até chorar; porém, exultaremos e riremos no final.

Assim falou Jesus: "Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus; bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados; bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus; bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós" (Mat 5:3-12). Ó meu Senhor Jesus!

Quando eu chorar, vou me lembrar do sofrer de Jesus:
https://youtu.be/HWXYoYnWSfU

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

A nossa geração


Penso que vivemos naqueles dias de multiplicação da iniquidade e do consequente esfriamento espiritual, mencionados por Jesus (Mat 24:12). E isto me faz pensar que as gerações posteriores são bem mais descuidadas e propensas ao pecado que as gerações anteriores. Fico a pensar em João e suas pregações no deserto... Continuamos a pregar no deserto. Meu Jesus amado!

Me lembro de meus primeiros irmãos na fé: Sgt Custódio e Nair, Sgt Silva e Francisca, e tantos outros. Sua vida e testemunho nos inspirava. Havia um processo de continuidade que hoje infelizmente não se vê... Ou não fomos capazes de influenciar nossos frutos, ou não fomos entendidos pelos que nos seguiram, ou pode ser parte do processo enfraquecedor da geração seguinte.

Em nossa conversão, fizemos parte de uma geração que promovia comunhão, priorizava oração e valorizava o testemunho cristão. Uma geração que se arrependia, que perdoava, que pedia perdão. Bons tempos aqueles! Seria errado dizer que tais cristãos já não existem. Pois, eles sempre existirão! Mas, já foram em número bem maior... Reclamavam bem menos e oravam bem mais.

Assim diz Paulo a todos nós: "Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; retendo a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão." (Fil 2:14-16).
https://youtu.be/NHDgDla16jM

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Tão santo amor


Obrigado Jesus, porque por este teu grande amor, pelo qual "Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro" (Sl 4:8). Pois, teu amor permeia nossa vida neste mundo; sem o qual, tudo perderia o sentido. Vidas se perdem e lares se desfazem, quando este amor é desprezado. Teu grande amor por nós, traz consigo graça que nos salva e paz que não se finda. Aleluia!

Obrigado Espírito Santo, porque "Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou." (Sl 3:5). E neste novo dia que nasce, seguimos firmes neste tão grande amor, vencendo as lutas que nos sobrevierem. Pois "somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Rm 8:37). E assim vivendo e crendo, não há o que temer; pois o Espírito nos ajuda em nossas fraquezas, lutas e provações.

Sou grato ao amado Pai que - por meio de Jesus nosso Senhor e Salvador, "nos gerou de novo para uma viva esperança" (1 Ped 1:3). Pois, o seu amor sustenta a nossa fé e alimenta a nossa esperança, amor que "tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." (1 Cor 13:7). Enfim, vivendo cada dia em Cristo, "Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Rm 8:31). Amém Jesus!

Esta mensagem bíblica é suficiente para salvar o pior pecador: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele." (João 3:16-17). Amém! Deus é amor! https://youtu.be/gim60AA9PLc

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 20 de agosto de 2024

Mundo profano


Este mundo é movido a festas e celebrações... Festas religiosas, festas pagãs, festas públicas, festas privadas, uma infinidade de festas. E nós que servimos a Deus - sejamos judeus ou cristãos, temos também as nossas festas comemorativas; e dentre elas, se destacam, o Natal e a Páscoa... Celebremos o nascimento de Jesus, e a sua morte na cruz, e o que isto representa.

Infelizmente, este mundo é tão doente e contagiante que até as boas festas (mesmo as cristãs) acabam tendo seu significado distorcido. No Natal, se fala mais de uma entidade mitológica chamada Papai Noel (a maioria dos filmes sobre o Natal, nem citam o nome de Jesus). E na Páscoa, o foco não é o Cordeiro (figura de Cristo); e sim um coelho fictício que põe ovos.

Este mundo é tão mal que distorce a verdade profanando até o que é sagrado. Pois, a Bíblia fala que "todo o mundo está no maligno" (1 Jo 5:19). E os que servem a Deus em espírito e em verdade, precisam se resguardar da concupiscência da carne, da concupiscência dos olhos e da soberba da vida (1 Jo 2:16). Enfim, cristãos que somos, o nosso viver é Cristo! Amém.

A Bíblia diz: "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre" (1 João 2:15-17).
https://youtu.be/5y0J38nFmBs

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Tão grande amor


Hoje pensei numa pequena e singela canção que me fez pensar no amor de Deus por nós... Este mundo está repleto de gente que é ninguém pensando ser alguém. Pois, o ser humano, sem Deus, é nada! A Bíblia diz que "Nós o amamos porque ele nos amou primeiro" (1 Jo 4:19); e neste capítulo, destaco estes dois versículos: a) "Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos" (1 Jo 4:9). b) "Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados." (1 Jo 4:10). Grande amor!

Certo poeta, em rara felicidade, assim compôs: "Mais vasto que o mundo, ainda mais alto que o céu, mais fundo que os mares é o amor de meu Deus." Perdi a conta, das vezes que cantei esta canção! Na verdade, o ser humano só encontrará propósito e direção na pessoa de Jesus. Pois, segundo escreveu o apóstolo Paulo, "o viver é Cristo, e o morrer é ganho." (Fl 1:21). E segundo este mesmo apóstolo de Jesus, "nenhum de nós vive para si e nenhum morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor." (Rm 14:7-8). Amém Jesus!

Assim está escrito na Palavra de Deus: "Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque, se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida." Rm 5:6-10). Enfim, somente nos entregando a Jesus, teremos a vida eterna. Amém.

Esta é a pequena canção que me veio à lembrança:
https://youtu.be/The3v23lER0

cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 18 de agosto de 2024

Vemos os sinais


Sei que em alguns assuntos, sou repetitivo... Faço isto consciente. Pois, os bons assuntos são como boas comidas: Por mais que repitamos, sempre continuaremos a fazer. Então, vamos ao que interessa! Jesus está voltando, isto não é segredo para os que o esperam; segredo é o dia e a hora. E nem mesmo os melhores servos e prefetas sabem ao certo o dia de sua vinda.

Temos os sinais que apontam para a iminência de sua vinda... Tempo de sinais! E engano se tornou manto com que a humanidade procura se cobrir e se proteger... Ledo engano! Pois, apenas a verdade pode realmente libertar. E conhecer a verdade é saber que Jesus salva e que a Bíblia é a Palavra de Deus aos homens; primeiro aos judeus, depois aos gentios. É verdade.

Neste tempo de sinais, estejamos renovados em nosso entendimento, e atentos ao toque da trombeta (com luz e com óleo), e preparados para o arrebatamento (a encontrar Jesus nos ares). Devemos rever nossos conceitos e valores, para não sermos surpreendidos no Dia do Senhor... A fé, esperança e amor, são nossa cobertura; e perseverança, o passaporte. Maranata!

Disse Jesus: "não aconteça que o vosso coração se carregue de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. ...virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra. Vigiai pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas essas coisas que hão de acontecer e de estar em pé diante do Filho do Homem." (Lc 21:34-36). Vigiemos! https://youtu.be/EBDRf2w6B8I

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 17 de agosto de 2024

E quem é quem


Os anos 60 e 70 conheceram a geração que orava e chorava... Seu avivamento era jenuíno, transformador. Já os anos 90 se tornaram anos de transição... A geração que ora e chora foi sendo substituída pela geração que dança e canta. Aos poucos, os músicos e cantores tomaram o lugar dos pregadores e profetas... Assim estamos hoje. Púlpitos cheios de canções e vazios de revelações. Assim, a geração de ontem se deslumbrava com o Senhor e cantava para ele. Nos anos de hoje, esta geração se deslumbra consigo e canta para si mesma... Cada dia mais luzes que nem iluminam; e menos azeite que tanta falta faz.

Os irmãos da geração de hoje não devem se sentir ofendidos, nem desprestigiados, com o que digo... Jesus continua amando, buscando e salvando o perdido. Porém, é necessário saber se estes continuam querendo ser salvos. E os irmãos da geração de ontem não devem se deixar dominar por saudosismo... Pois, "Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente." (Hb 13:8). O Rei Jesus colocou os crentes desta geração que espera o Noivo, em dois grupos: Os iluminados com reserva (chamados "virgens prudentes") e os iluminados sem reserva (chamados "virgens loucas")... Quem é quem nesta parábola? Só Deus sabe!

Assim diz a Bíblia: "Conjuro-te, pois, diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu Reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério." (2 Tim 4:1-5). Amém, Senhor Jesus.

No santo dos santos, a divina névoa nos encobre:
https://youtu.be/6KHalsURr2c

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Dias tenebrosos


Na Bíblia, temos o testemunho de Jesus a nos alertar sobre dias terríveis que virão, nunca antes vistos, assim dizendo: "porque haverá, então, grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos escolhidos, serão abreviados aqueles dias." (Mt 24:21-22).

Neste texto acima, Jesus se refere ao governo do "homem do pecado"; sobre o qual, o próprio Paulo também nos alertou dizendo que "Ninguém, de maneira alguma, vos engane, porque não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição" (2 Ts 2:3). Na verdade, a apostasia já está estabelecida, profanando os valores e os conceitos sagrados.

Nestes dias em curso, antes que o horror seja oficialmente instalado (e isto está mais perto que se possa imaginar) tanto o Israel de Deus, como a Igreja de Cristo, devem permanecer "firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor" (1 Co 15:58); combatendo "o bom combate da fé" (1 Tm 6:12); e perseverando "na oração, vigiando com ações de graças" (Cl 4:2). Amém Senhor Jesus.

A Bíblia diz: "irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco" (Fl 4:8-9). Ora vem Senhor Jesus!
https://youtu.be/xmcewIIrYic

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Coração lavado


Na vida de todo cristão, há momentos em que - para se dizer o que sente, as palavras não são achadas. E não são poucas as vezes que passo por momentos assim. Porém, melhor que saber o que dizer, é preciso saber o que ouvir, e como ouvir, e como filtrar o que se ouve. "Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca." (Mt 12:34). Portanto, assim como o coração humano pode liberar os mais nobres sentimentos; também, do coração, podem sair coisas insalubres e perversas. "Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias" (Mt 15:19). Ó meu Salvador Jesus!

A Escritura assim nos adverte: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida." (Pv 4:23). E não há melhor modo de guardarmos o nosso coração do que o entregarmos a Jesus. Pois assim assim diz o Senhor: "Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos." (Pv 23:26). Então, se nosso coração for posto nas mãos do Senhor e nossos olhos postos em seus caminhos, nada conseguirá nos afastar da rota segura que nos conduz ao céu de luz; como Jesus mesmo disse: "Na casa de meu Pai há muitas moradas; ...vou preparar-vos lugar." (Jo 14:2). Louvado seja o Senhor Jesus!

Na Bíblia, Jesus assim nos adverte: "Ou dizeis que a árvore é boa e o seu fruto, bom, ou dizeis que a árvore é má e o seu fruto, mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. O homem bom tira boas coisas do seu bom tesouro, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Mas eu vos digo que de toda palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no Dia do Juízo. Porque por tuas palavras serás justificado e por tuas palavras serás condenado." (Mt 12:33-37). Que bênção! Pois o sangue de Jesus lava o coração.

Esta canção é portadora de graça ao coração do crente:
https://youtu.be/TgAxv4rSQZI

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Fiéis Promessas


Por experiência própria (mas não apenas por elas) e sobretudo, pela Palavra de Deus, digo e repito que nos devemos apegar às promessas de Deus. Pois, vivendo num mundo inseguro, somente as promessas de Deus podem nos infundir segurança. Pois, o cristão autêntico vive pela fé nas promessas de Deus! Pois, no grande mar desta vida, as promessas de Deus são como um rochedo forte.

A Bíblia fala de homens que viveram das promessas de Deus... Noé só tinha a Promessa (do dilúvio e do livramento); e foi mais que bastante. Abraão só tinha a Promessa (de uma jornada e de uma terra prometida); e permaneceu firme crendo na Promessa. Moisés só tinha a Promessa (uma ordenança e um simples cajado); de que mais precisaria? E nós temos as fiéis promessas do Senhor.

Na verdade, o povo de Deus, ao longo de toda a sua história, tem vivido, lutado e vencido, por força das promessas de Deus. O próprio Jesus, diante da sepultura de Lázaro, disse a Marta: "Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?" (Jo 11:40). Enfim, ao pai do menino possesso, disse Jesus: "Se tu podes crer; tudo é possível ao que crê" (Mc 9:23). Devemos crer em suas promessas.

Assim diz o escritor ao Hebreus: "E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel, e dos profetas, os quais, pela fé, venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças" Hb 11:32-34). Amém.
https://youtu.be/meiqsELWxNs

Cordilmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 13 de agosto de 2024

Entre terra e céu


Madrugada muito fria... Eu orando e os galos cantando... Deus é bom o tempo todo! Ao pensar no cristão, sou lembrado que o crente fiel é um ser vivendo entre dois mundos... Não está no céu, pois ainda vive na terra; e não é da terra, pois é cidadão do reino do céu. Pela Bíblia, o verdadeiro cristão sabe do mal que o mundo faz... Ele sabe que o mundo o odeia, por ele recusar seus conceitos e prazeres em desacordo com a Palavra de Deus. Ele também sabe que é amado e desejado no céu! Lá está o seu tesouro, "onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam." (Mt 6:20). Que bênção!

Enquanto o crente ora, ele é transportando em espírito, para os lugares presentes em seu imaginário... Do lugar de oração, ele pode vislumbrar seu campo de batalha e as vitórias ali conquistadas. E pode também, participar dos sentimentos de Cristo que lhes são impressos pelo Espírito Santo que nele habita... No secretismo do lugar de oração, ele é convencido que este mundo jamais lhe poderá dar o que o céu lhe oferece. Enfim, como diz antiga canção, "Aqui não é meu lar, um viajante sou; Meu lar é lá no céu, Jesus já preparou; Ouvirei do portal Jesus a me chamar; No lar celestial, eu quero logo entrar." Que maravilha!

A Palavra de Deus assim nos motiva: "Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. Qualquer que pratica o pecado também pratica iniquidade, porque o pecado é iniquidade. E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado. Qualquer que permanece nele não vive pecando; qualquer que vive pecando não o viu nem o conheceu." (1 Jo 3:2-6). Amado Salvador Jesus!

Esta antiga canção é aquela que fiz menção:
https://youtu.be/m6DQljANxvY

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Para este tempo


Estou convencido que vivemos os dias que antecedem o Apocalipse... Tenho razões proféticas para isto dizer. Esta revelação está em curso, a qual o Senhor deu a João, "para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer" (Ap 1:1). Pois a Bíblia nos diz: "o diabo desceu a vós e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo." (Ap 12:12). E o tempo se abrevia!

Na passado, Deus falou a Daniel: "tu, Daniel, fecha estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará" (Dn 12:4). Creio estar chegando o tempo! "Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo." (Ap 1:3). Amém.

Sobre os sete montes, a Palavra diz que eles "são também sete reis: cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo." (Ap 17:10). Então, quando o sétimo império for oficialmente instalado, ele terá curta duração; pois, "deu-se-lhe poder para continuar por quarenta e dois meses." (Ap 13:5). Estamos em contagem regressiva.

"Naquele dia, o Senhor castigará com a sua dura espada, grande e forte, o leviatã, a serpente veloz, e o leviatã, a serpente tortuosa, e matará o dragão que está no mar. Naquele dia, haverá uma vinha de vinho tinto; cantai-lhe. Eu, o Senhor, a guardo e, a cada momento, a regarei; para que ninguém lhe faça dano, de noite e de dia a guardarei" (Isaías 27:1-3). Figuras da tríade satânica.

Esta canção, já bastante antiga, tem sido um alerta:
https://youtu.be/Yeg2ibWQaWU

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 11 de agosto de 2024

Somos avisados


Já ouvi dizer (e já li sobre isto) que os animais sentem a proximidade de um grande desastre... Na Indonésia, antes que houvesse indício do tsunami, elefantes amestrados presos em correntes, demonstraram inquietação; então, conseguiram romper as correntes e correram em direção a uma montanha próxima, sem que seus donos entendessem realmente o que estava acontecendo (os seus próprios donos foram salvos por terem corrido atrás deles). Sem ter tal intuição, permaneço em estado de alerta - tanto pelo conhecimento das Escrituras, como pelo estado geral do mundo ao meu redor... Temos sido avisados! Amém.

Não tento impor minha razão ao dizer que vivemos um tempo cheio de sinais de desastre. A Bíblia nos fala sobre a proliferação do engano que antecede o fim... Meu Deus! É tanta mentira repetida a exaustão (sobre quase tudo e quase todos) destruindo reputações sabidamente ilibadas e transformando inocentes em culpados... Sim, tal coisa vem acontecendo! Já disseram que para se mudar uma realidade, basta se construir uma narrativa, e a repetir, até que soe como verdade... E o incremento da maldade é um sinal que não deve ser menosprezado, nem ignorado. Quem tem ouvidos de ouvir, além das narrativas, procure ouvir a voz do Senhor.

A Bíblia diz que "já o mistério da injustiça opera; somente há um que, agora, resiste até que do meio seja tirado; e, então, será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; a esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais, e prodígios de mentira, e com todo engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E, por isso, Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira, para que sejam julgados todos os que não creram a verdade; antes, tiveram prazer na iniquidade." ( 2 Tes 2:7-12).

A Bíblia nos alerta sobre a vinda de Cristo e nossa reunião com ele dizendo: "não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o Dia de Cristo estivesse já perto. Ninguém, de maneira alguma, vos engane, porque não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus" (2 Ts 2:1-4). Enfim, a apostasia já veio! Falta o homem do pecado.

Pois é... Se queremos sinais, eles estão aí:
https://youtu.be/hMghz7W_ZJo

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 10 de agosto de 2024

A força do amor


Anos atrás, encontrei esta frase (de autor desconhecido): "Seja forte! Não, como uma onda que tudo destrói; mas, como uma rocha que tudo suporta." Na visão desse autor, a virtude não está na força; mas, no modo como ela é exercida. Aprendi duas coisas sobre a força: Uma é que a força real se baseia no amor que "tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta" (1 Co 13:7).

Outra coisa que aprendi sobre a força é que sua origem é divina. O salmista assim falou: "O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia" (Sl 28:7); ele também declarou que "O Senhor é a força do seu povo" (Sl 28:8). Portanto, Deus é origem da força. Seduzido por Dalila, Sansão perdeu a força que tinha (Jz 16:19). Pois, Deus se havia retirado dele (Jz 16:20).

Respondendo a Pilatos, disse Jesus: "Nenhum poder terias contra mim, se do céu te não fosse dado" (Jo 19:11). Então, a força (ou poder) de Deus é concedida pelo Espírito Santo; porém, o pecado pode nos esvaziar desta força (como aconteceu com sansão). Enfim, esta foi a razão pela qual Davi pediu ao Senhor que dele não retirasse o Espírito Santo (Sl 51:11). Amém Senhor.

Contrição de Davi: "lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste. Esconde a tua face dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença e não retires de mim teu Espírito Santo" (Sl 51:7-11). https://youtu.be/CNTmJpCWzrY

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Orar até alcançar


Me causa forte impressão perceber que alguns (para não dizer muitos) crentes oram bem menos, quando mais deveriam orar. Meus irmãos, eu nem precisaria dizer que vivemos os piores tempos que o mundo já viveu; algo parecido com o que viveu Noé e sua geração. Naqueles dias, o mal estava tão entranhado naquela civilização que conseguiu se infiltrar e adentrar, junto com Noé e sua família, na arca da aliança... Isto causou a maldição de Canaã (Gn 9:25). Porém, o pecado desta geração, supera em muito o pecado daquela geração; e só não causou sua extinção, porque Jesus "veio buscar e salvar o perdido." (Lc 19:10). Amém.

Estou a me lembrar de uma canção que cantei inúmeras vezes, muitos anos atrás, que declarava: "Uma vós me disse lá do céu, cante, cante, cante para mim; ore, ore, ore uma vez mais; segue, segue, segue após mim..." O que hoje eu vejo é uma geração que canta mais do que ora; e cada vez canta mais e ora menos; quando, na verdade, oração deve ser causa (e não efeito) das canções que entoamos e do trabalho que fazemos.... Enfim, todos conhecemos este dito: "quem canta, seus males espanta." Este é um adágio imperfeito. Pois cantar sem oração é só cantoria! Melhor então é dizer: Quem ora e canta, seus males espanta.

No passado "Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele. Quando Herodes estava para apresentá-lo, naquela mesma noite, Pedro dormia entre dois soldados, acorrentado com duas cadeias, e sentinelas à porta guardavam o cárcere. Eis, porém, que sobreveio um anjo do Senhor, e uma luz iluminou a prisão; e, tocando ele o lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa! Então, as cadeias caíram-lhe das mãos. Disse-lhe o anjo: Cinge-te e calça as sandálias. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Põe a capa e segue-me." (Atos 12:5-8). Certas portas, só a oração pode abrir.

Esta é a canção, a qual me referi na mensagem:
https://youtu.be/jNhtwig08pI

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Sábios princípios


Durante toda a minha vida, venho cultivando princípios que fui colhendo ao longo do tempo. E penso não cometer engano ao dizer que a maior parte deles foram encontrados na Palavra de Deus... Sim! Pois, na Bíblia, encontrei este grande tesouro! Durante as inúmeras vezes que lí minha Bíblia, sempre me detive um pouco mais no livro de Provérbios; tantas lições aprendidas, para a vida toda; e a doutrina apostólica... Meu Deus! Seja na vida cristã, ministerial e familiar, como me ajudou!

Ainda me lembro das vezes que reunia a juventude da IMW de Valadares (todos os sábados) a beira do Rio Doce (nas proximidades da antiga Açucareira) para ministrar, com base no livro de Provérbios, sobre "provérbios providenciais"... Havia muitas dezenas de jovens (alguns deles são hoje pastores). Então, me ponho a pensar... É tão triste ver um cristão, cuja vida não se pauta em princípios e valores bíblicos. E são muitos que vivem assim; e este número só aumenta... Inúmeras perdas.

Na vida de um cristão sem parâmetros bíblicos, os prejuízos são grandes, e muitas vezes, irreparáveis... Perdas na vida familiar, perdas na vida profissional, perdas espirituais, perdas patrimoniais... Cada dia que passa, cresce minha convicção de que os mais jovens precisam pensar mais sobre isto. Até porque, o pior mesmo acontecerá no entardecer da vida, quando chegar o tempo dos lamentos pelos "maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer" (Ecl 12:1). Meu Senhor!

Assim começa o livro de Provérbios: "Provérbios de Salomão, filho de Davi, o rei de Israel. Para aprender a sabedoria e o ensino; para entender as palavras de inteligência; para obter o ensino do bom proceder, a justiça, o juízo e a equidade; para dar aos simples prudência e aos jovens, conhecimento e bom siso. Ouça o sábio e cresça em prudência; e o instruído adquira habilidade para entender provérbios e parábolas, as palavras e enigmas dos sábios. O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino." (Pro 1:1-7). Valiosas lições de vida.

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Os últimos dias


Fato é que para o povo de Deus na terra, dias maus sempre existiram. Porém, a Bíblia diz que "nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus" (2 Tm 3:1-4). Como creio vivermos estes últimos dias, isto não me causa estranheza. A Bíblia diz: "Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós" (1 Pd 4:12). Precisamos ser perseverantes.

Na Bíblia há diversos textos que nos encorajam a permanecer firmes e constantes no Caminho do Senhor. Num desses textos, o próprio Jesus fala, sobre a bem-aventurança dos perseverantes (Mt 5:3-12). Em outro texto, Jesus nos adverte que "por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos" (Mt 24:12); e nele, o Senhor incentiva os fiéis à perseverança dizendo que "Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo." (Mt 24:13). Enfim, na Palavra, inúmeros textos demonstram o valor da perseverança dos salvos. E entre eles, temos este: "Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida." (Ap 2:10). Que bênção Jesus!

Este mundo odeia e vive a ameaçar o povo de Deus. Mas a Bíblia assim nos diz: "Não vos amedronteis, portanto, com as suas ameaças, nem fiqueis alarmados; antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor, com boa consciência, de modo que, naquilo em que falam contra vós outros, fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo" (1 Ped 3:14-16). Enfim, nesta peleja, "somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou." (Rom 8:37).

Esta canção nos motiva a perseverar em meio às provações:
https://youtu.be/HpwMofiqvA4

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 6 de agosto de 2024

Busquei o Senhor


Cristão que sou - as vezes, preciso fazer um grande esforço, para lidar com minhas limitações, sem que elas prejudiquem o meu viver e servir em Cristo. Devo ser fortalecido por Sua Presença, santificado por Sua Palavra e direcionado para Seu Propósito. Então, devo dizer como Davi: "Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores." (Sal 34:4). Grande bênção!

O mal de certos cristãos, por mais experientes que eles pareçam ser, é pensar que podem lutar sozinhos; sem entender que nosso "socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra." (Sal 121:2). Precisamos é nos apegar ao Deus que nos diz: "Pois que tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei num alto retiro, porque conheceu o meu nome." (Sal 91:14). Amém Senhor Jesus.

A grande verdade é que não temos como lidar com inimigos invisíveis e problemas desconhecidos; salvo, se buscarmos o socorro lá do Alto, tal como fez Davi ao dizer: "Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores" (Sal 34:4). Enfim... É buscarmos forças em Sua Presença, santificação em Sua Palavra, e direção em Seu Propósito! Amém Jesus!

A Bíblia diz que os crentes primitivos "Olharam para ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficarão confundidos. Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu; e o salvou de todas as suas angústias. O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia." (Salmo 34:5-8). Louvado seja Deus! https://youtu.be/E43cpX8aHHU

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Ele nos conhece


Estando em oração, pensei neste texto: "Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos." (Sal 139:1-2). A Bíblia nos diz que o "fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem" (2 Tim 2:19). Então, devemos nos cuidar espiritualmente; pois, o Deus que é santo, não admite pecado. Amém.

A Bíblia assim nos encoraja: nós "que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé" (Heb 12:1-2). Por medo, Pedro quase pereceu no mar, ao deixar de olhar para Jesus! (Mat 14:30). Neste mundo, vigiar e orar é urgente.

Neste mundo enganoso, quando as aflições tentarem nos tirar o tino, das promessas de Deus, tenhamos a mente firmada nesta exortação de Jesus que nos diz: "no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo" (Jo 16:33). Enfim, precisamos entender e crer que "as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada" (Rm 8:18). Amém Jesus. Maranata!

Devemos ter nossa mente fixada neste testemunho apostólico: "Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes, o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica." (Rom 8:31-33). Obrigado Deus por teu amor!

É bom ouvir esta canção que muito nos edifica:
https://youtu.be/-sdXtuOSQNA

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 4 de agosto de 2024

Divinas palavras


No encontro dos jubilados, em Xerém, Deus me deu a graça de falar sobre palavras de Davi. Estas foram dirigidas a Salomão: "conhece o Deus de teu pai e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o Senhor todos os corações e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre" (1 Cro 28:9). Amém.

As palavras seguintes, são o seu edificante testemunho pessoal: "Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e ele deleita-se no seu caminho. Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão. Fui moço e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão." (Sal 37:23-25). Que maravilhoso testemunho! Louvado seja o nosso Deus!

Enfim, Davi recebeu esta revelação messiânica: "E estas são as últimas palavras de Davi... Disse o Deus de Israel, a Rocha de Israel a mim me falou: Haverá um justo que domine sobre os homens, que domine no temor de Deus. E será como a luz da manhã, quando sai o sol, da manhã sem nuvens, quando, pelo seu resplendor e pela chuva, a erva brota da terra." (2 Sam 23:1-4). Revelação que fala sobre Jesus. Vem Senhor Jesus!

"A terra de Zabulom, e a terra de Naftali, junto ao caminho do mar, além do Jordão, a Galileia das nações; O povo, que estava assentado em trevas, viu uma grande luz; e aos que estavam assentados na região e sombra da morte a luz raiou. Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus." (Mat 4:15-17). Jesus veio nos salvar e voltará para nos levar! https://youtu.be/Dz7IR67XEXQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 3 de agosto de 2024

Remindo o tempo


Não é tão simples lidar com o passar do tempo; especialmente, quando os dias vão se acumulando, e com eles, os problemas não resolvidos. Bem melhor seria, se nós aproveitassemos melhor o nosso tempo para ir resolvendo paulatinamente, um problema de cada vez. Todavia, enquanto aqui vivermos, sempre haverá tempo, para irmos resolvendo os nós que pudermos. Mas, ainda pior, são os problemas mal resolvidos. Pois tiram o brilho dos olhos, e confundem a razão, e angustiam a alma. É triste ver alguém consumido por tristeza, por não ter aproveitado melhor o tempo. Porém, Cristo é a solução. Amém Senhor Jesus!

Na vida, ter Jesus no coração, observando suas ordenanças, mantendo vigilância constante, e sendo precavido nas escolhas feitas e decisões tomadas, o fim será sempre melhor que o começo. Pois uma vida sem Jesus, pode ser o começo do mau fim. Muitos anos atrás, em Campos dos Goitacazes, batizei um irmão chamado Altair (exímio carpinteiro). Ele vivia bêbado; até o dia em que eu e outro irmão que batizei, de nome Aloísio (me lembro, como se fosse hoje); entramos em sua casa cantando "dois discípulos no caminho de Emaús" (eu tocando violão) e Altair se converteu. E após esse bendito dia, a sua vida foi mudada.

A Bíblia diz: "andai como filhos da luz. Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade; Aprovando o que é agradável ao Senhor. E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe. Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas, pela luz, porque a luz tudo manifesta. Pelo que diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus." (Ef 5:8-16). Que bênção!

Esta canção nos declara que Jesus é a solução:
https://youtu.be/Q5W9RRI1xPs

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar