quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Deus já sabe


Penso não ter havido nesta terra (nem na suposta pangeia) nem no alvorecer da criação, tempos tão difíceis como os que hoje vivemos... Então, assim como foi dado um "freio de arrumação", nos dias de Noé, nos dias de Sodoma e nos dias da suposta Atlântida, creio vivermos na iminência de resposta divina ao que a humanidade te feito contra Deus... Cruel pecado!

Tenho visto gente profana e blasfema, travestida de legisladores e julgadores, fazendo leis para justificar crimes (e criminosos) e criminalizando boas práticas e condutas, para justificar mordaça e prisão de boa gente... Até quando, tal inversão de valores? Só Deus sabe! Creio que ele já tem a resposta certa para os atos de profanação e blasfêmia... Ó meu Senhor, livra-nos do mal!

Estou convencido que se ainda há alguma paz no mundo, em meio a guerra e luta contra o pecado, isto se deve à presença da semente eleita de Abraão e da semente renascida de Jesus... E ainda bem (penso eu) que somos muito mais que os dez justos inexistentes em Sodoma. Creio que haverá salvação para remanescentes de ambas as sementes... Sim! Porque teu é o reino!

Assim falou Jesus "Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias." (Mateus 24:21-22). Esta canção é conforto para os nossos ouvidos: https://youtu.be/IYrOwg2VpvE

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Vamos orar


Penso que devemos orar - não pelo mundo que vocifera ódio contra tudo que é de Deus (como o próprio Jesus já havia dito: "Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia" (Jo 15:19). Mas, devemos orar por Jerusalém (Sl 122:6), orar pelos irmãos (Tg 5:16), orar pelos que nos maltratam e perseguem (Mt 5:44). Enfim, orar por todos os homens (1 Tm 2:1). Mas sobre o mundo, João diz que ele "jaz no maligno"(1 Jo 5:19). Pedro diz que ele se guarda "para o fogo, até o dia do juízo" (2 Pd 3:7). Amém.

Ao orar pelos que ele veio salvar, assim Jesus falou: "Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, tu mos deste, e guardaram a tua palavra" (Jo 17:6). Isto é: Fomos tirados do mundo! Jesus continuou em fervente oração em nosso favor, intercedendo: "Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou." (João 17:14-16). E arremata: "como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo" (Jo 17:18). Amém Jesus.

Ao falar sobre o Dia do Senhor, Pedro esclarece que o dia do Senhor "virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça." (2 Ped 3:10-13). Fomos avisados! O dia está perto!

Assim devemos nos prostrar: em fervente oração:
https://youtu.be/nCR1dzllSe4

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 28 de novembro de 2023

Orar é dever


Orando me lembrei de meus dias, no Colégio de Cadetes do Exército de Salvação... Todos os dias ali passados, eu orava três vezes ao dia - seis, treze e vinte e duas hs (talvez, procurando imitar Daniel). Não sei se bem o imitei; mas, o que bem sei é que muito me ajudou a concluir meu curso. Senhor! Como orar faz bem à mente e ao coração! Em minha vida, orar ajudou o meu futuro.

Na verdade, orar nos torna mais fortes e capazes, para enfrentar os embates e solavancos da vida... Pois o viver neste mundo é constituído de trancos e barrancos. Sei que em nosso viver cristão, há momentos oasis; porém, são intermitentes. Em nosso dia-a-dia, o que podemos ter como constantes (e Jesus bem nos alertou) são as aflições do mundo (João 16:33). Pois, não há quem não as tenha!

Um lugar de oração é como casamata de proteção e plataforma de lançamento, para uma vida relevante e protegida. Digo e repito: Não há como viver sem orar. Ou, melhor dizendo: Viver sem orar não é viver, é morrer espiritualmente. Posso dizer que todo tempo gasto em oração é precioso à vida e aos seus valores. Pois orando, crença, família, amigos e negócios são mais bem cuidados.

"Estando eu ainda falando e orando, e confessando o meu pecado e o pecado do meu povo Israel, e lançando a minha súplica perante a face do Senhor ...pelo monte santo do meu Deus, Estando eu, digo, ainda falando na oração, o homem Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio, voando rapidamente, e tocou-me" (Daniel 9:20-21). Amém. https://youtu.be/IPNjYYk4ero

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Fidelidade


A Bíblia declara a nossa origem: Fomos criados por Deus e para a sua glória (Isaías 43:7). E ele nos pôs num belo jardim. Éramos perfeitos, até que o pecado, em forma rastejante, destruiu a pureza e inocência que havia em nós, e nos tornou tendentes ao engano e perversão, uma cruel e desagradável caricatura, daquilo que um dia nós fomos. Ainda bem que Jesus veio até nós! Ele é "o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." (João 1:29). E aos que convencidos pelo Espírito Santo, o recebem como Salvador, ele restaura desfazendo "as obras do diabo" (1 João 3:8) e apagando nossas dores e culpas impressas pelo pecado.

A Bíblia nos diz que "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade." (Lam 3:22-,23). E sua fidelidade é tão grande que, ainda que nós nos tornemos infiéis, "ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo" (2 Tim 2:13). Mas "se o negarmos, também ele nos negará" (2 Tim 2:12). Triste é vermos muitos assim agirem, preferindo edificar "sua casa sobre a areia" (Mat 7:26). E deixando "o fundamento dos apóstolos e dos profetas" (Efe 2:20) onde um dia foram edificados, se tornaram motivo de escândalo.

A Bíblia nos prescreve esta receita: "Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. A palavra de Cristo habite em vós abundantemente" (Colossenses 3:12-16). Eis uma linda receita!

Que benção! O Deus que constrói, também reconstrói:
https://youtu.be/jFxbC2rtQaA

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 26 de novembro de 2023

Isto é viver


Como me faz bem pensar que - vivendo em Cristo ou nele morrendo (para ressuscitar para ele) chegará o dia em que estarei para sempre com meu mestre e Senhor Jesus. Pois a própria Bíblia diz que "ou vivamos ou morramos, somos do Senhor." (Rm 14:8). E enquanto este dia não chega, nós cristãos professos, devemos andar como Jesus andou e viver como ele viveu. Ele é verdadeira vida.

Na verdade, o tempo da vida no mundo é um tempo de provação e experimento. Isto é que levou Jesus dizer: "no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16:33). Portanto, vivendo neste mundo, não devemos nos conformar com ele; mas, sim, buscar experimentar "qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Rom 12:2). Louvado seja meu Senhor Jesus!

Enfim, para que isto um dia se concretize, precisamos estar na mesma condição de Paulo ao dizer: "Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho." (Fil 1:20-21). Que benção!

A Bíblia diz que "nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor. Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos." (Rom 14:7-9). Amém. https://youtu.be/RltQ4USrWoA

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 25 de novembro de 2023

Sempre orar


Algumas vezes, levantar-se para orar se faz um peso... Hoje aconteceu comigo. Mas isto não significa que eu não deva orar; pelo contrário, pode ser um sinal de que devo orar um pouco mais. Pois, em prazer e alegria ou em dor e tristeza, devo orar sempre. Sei que o caminho que nos leva ao lugar de oração é sempre desafiador... Mas, devemos ora que a vitória há de vir! Jesus nos fala "sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer" (Lc 18:1) ao contar a parábola da viúva que insistia com um juiz desumano, em busca de resposta. E nós que buscamos resposta no Deus de amor... Vamos desistir? Claro que não! Oremos!

O Deus que cuida dos lírios e pardais é o Deus que cuida de nós. E no caso da viúva da história contada, Ela enfim venceu (Lc 18:5)! Na verdade, não há caminho fácil para a oração... É só olhar as Escrituras. Elias precisou se curvar sete vezes, até que a chuva viesse sobre a terra (1 Reis 18:42-44). E Eliseu precisou clamar por três vezes ao Senhor, até que a vida retornasse ao corpo menino morto (2 Reis 4:33-35). E nós, quantas vezes devemos orar por resposta? Tantas vezes, quantas forem necessárias. "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade o espírito está pronto, mas a carne é fraca" (Mt 26:41). Vamos orar!

Jesus reuniu seus discípulos e os ensinou sobre o dever de orar sempre "Dizendo: Havia numa cidade um certo juiz, que nem a Deus temia, nem respeitava o homem. Havia também, naquela mesma cidade, uma certa viúva, que ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário. E por algum tempo não quis atendê-la; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens, Todavia, como esta viúva me molesta, hei de fazer-lhe justiça, para que enfim não volte, e me importune muito." (Lucas 18:2-5). As vezes, me pergunto: Por que nos indispomos tanto a orar? Meu Deus! Precisamos orar!

Esta canção nos edifica... Confiar, mesmo sem entender:
https://youtu.be/cXW3H3ukYSo

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Crescendo


É desejo de Deus que cresçamos, "para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo" (Ef 4:12). Então, precisamos crescer "na graça e conhecimento de nosso Senhor" (2 Pd 3:18), "para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente." (Ef 4:14). Que benção Senhor!

A Bíblia diz que na condição humana, "crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens" (Lc 2:52). Logo, "seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz aumentar o corpo." (Ef 4:15-16). Amém meu Jesus!

Enfim, Jesus não nos salvou para sermos "meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente" (Ef 4:14); antes, fomos salvos para crescer em Cristo e servir em amor. Então, sejamos participantes dos cultos na igreja e mantenhamos nosso culto devocional orando e meditando na Palavra. Glória a Deus!

Enfim, meus irmãos "sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza; Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade." (2 Pedro 3:17-18). Amém Jesus! https://youtu.be/ybbGnzUTcVE

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Dias maus


Sempre que penso no atual estado deste mundo, penso em uma garrafa sendo esvaziada: Na justa medida em que ela vai ficando vazia, o seu conteúdo corre bem mais rápido. É assim que eu vejo o que está acontecendo no planeta: Tudo gira e corre mais rápido. É assustador! Um conjunto de eventos (maremotos, terremotos, explosões solares) no céu, na terra, nos mares, nas montanhas... Tudo ao mesmo tempo! Realmente, é para assustar os que vivem obcecados contra a cultura judáico cristã e insistem em viver além dos limites estabelecidos nas Escrituras. Eva e Adão assim intentaram e até hoje estamos nós sofrendo.

As Bíblia sagrada (superando qualquer furo de reportagem) nos alerta sobre estes fatos ameaçadores que estão ocorrendo em toda a terra. E mesmo assim, a humanidade ensandecida, não só mantém rebelde contra Deus, como agrava a sua condição de rebeldia. Por que não se convertem? Então, devido a esta crescente loucura, "Deus os entregou às concupiscências de seus corações à imundícia para desonrarem seus corpos entre si" (Rm 12:4); e "os abandonou às paixões infames" (Rm 1:26); e como "não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso" (Rm 1:28). O fim vem.

A Bíblia diz que "do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu." (Rm 1:18-21). Amém.

Realmente... É tempo de pensar e de se decidir por Jesus:
https://youtu.be/siz2S83kNn8

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Servos fiéis


Meu Senhor, enquanto eu orava, pensei em Daniel e em seus amigos... Vidas admiráveis! Que força de vontade, que perseverança, que firmeza na fé... Quão longe eu estou daqueles homens. Daniel teve sua caverna dos leões vorazes, seus amigos tiveram sua fornalha das chamas ardentes... E eu? O que me une a eles é ter a fé que eles tiveram e esperar no mesmo Deus que eles esperavam.

Vivemos tempos desafiadores... E tão fácil tropeçarmos e cairmos (muitos tem caído) se nós não nos cuidarmos. O que nos vale é que temos quem veio para nos salvar: Jesus Cristo, Filho amado do Deus eterno e expressa imagem de sua Pessoa, único capaz de fazer o que ninguém mais poderia fazer por nós. Pois, Jesus "veio buscar e salvar o que se havia perdido" (Lc 19:10). Jesus!

Meu Jesus! Os tempos mudam, mas nosso Deus ainda é o mesmo; o qual pode ser visto em seu Filho eterno... Aleluia! Então, por mais que estes dias sejam aflitivos, não temerei, "porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia." (2 Tim 1:12). Pois, nos amaste e nos tornaste "mais do que vencedores" (Rm 8:37). Só Jesus!

Na Babilônia, estavam "Daniel, Hananias, Misael e Azarias... E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei... Assim o despenseiro tirou-lhes a porção das iguarias, e o vinho de que deviam beber, e lhes dava legumes... a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos." (Daniel 1:6, 8, 16-17). Que fidelidade! https://youtu.be/kJb1qHr3PPk

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 21 de novembro de 2023

Jesus uniu


A Bíblia nos ordena orar pela paz de Jerusalém; e nesta ordenança está implícita a necessidade de orarmos por Israel (Sal 122). E hoje (talvez como nunca) orar por Israel é medida urgente. Primeiro, por ser nação eleita pelo próprio Deus; também, por ser fonte de promessas que abrangem o mundo inteiro; e também, por ser tão odiada pela humanidade. E nós cristãos, temos herança espiritual em Abraão que é o "pai de todos os que creem" (Rm 4:11). Abraão é o ponto de união entre a Igreja e Israel: Israel (povo eleito) e a Igreja (povo adquirido). E na cruz, Jesus, nossa paz, "de ambos os povos fez um" (Ef 2:14). Amém.

Na verdade, as ameaças contra Israel e o povo judeu, é a mesma contra a Igreja e o povo cristão. Pois, em toda a terra, judeus e cristãos são odiados e perseguidos. Ou seja: nada diferente do que disse Jesus: "Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia." (Jo 15:19). Então orar pela vitória de Israel é orar pela vitória da Igreja! E pela salvação da humanidade que tanto nos odeia. Como somos odiados! Porém, "em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou" (Rm 8:37). Que benção!


A Bíblia diz: "Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor! Os nossos pés estão dentro das tuas portas, ó Jerusalém. Jerusalém está edificada como uma cidade bem sólida, aonde sobem as tribos, as tribos do Senhor, como testemunho de Israel, para darem graças ao nome do Senhor, pois ali estão os tronos do juízo, os tronos da casa de Davi. Orai pela paz de Jerusalém! Prosperarão aqueles que te amam. Haja paz dentro de teus muros e prosperidade dentro dos teus palácios. Por causa dos meus irmãos e amigos, direi: haja paz em ti! Por causa da Casa do Senhor, nosso Deus, buscarei o teu bem." (Salmo 122).

Faz bem ouvir esta canção tão bem composta e entoada:
https://youtu.be/vzL1hErrRcI

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Meu árbitro


Muitas vezes, diante de certas coisas, fico sem saber o que dizer... E quando não sabemos o que dizer, melhor mesmo é nada dizer. Assim tenho procurado fazer. Porém, Deus nos deu o livre arbítrio; e este, a liberdade de expressão; estes dons só deveriam ser valorados (ou punidos) depois de exercidos... É o que determina a lei (de Deus e dos homens), da consciência e do bom senso.

A liberdade - para que não nos leve a incorrer em trangressão que mereça justa punição, deve ter entre os seus mais valiosos filtros, a consciência e o bom senso do ser que Deus criou para ser livremente responsável. A lei de Deus e a dos homens estabelecem limites para o seu uso, sem abuso. E se abusos houverem, eles só podem (e devem) ser penalizados após o seu cometimento.

Infelizmente, existem muitas nações (e a nossa é só uma delas) onde substituiram a presunção de inocência pela presunção de culpa (e isto só para alguns). Vemos ideias e conceitos serem punidos ou tolerados, a depender do lado em que estão os que os emitem. Enfim, quando a justiça tem lado e suas penas se baseiam na presunção de culpa, só nos resta a perfeita justiça de Deus.

A Bíblia diz: "Ai dos que decretam leis injustas e dos escrivães que escrevem perversidades, para prejudicarem os pobres em juízo, e para arrebatarem o direito dos aflitos do meu povo, e para despojarem as viúvas, e para roubarem os órfãos! Mas que fareis vós outros no dia da visitação e da assolação que há de vir de longe?" (Isaías 10:1-3). https://youtu.be/T48sKIYBGMo

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 19 de novembro de 2023

A felicidade


Com certeza eu digo: Sou feliz com Jesus! E não digo por excesso de otimismo, nem por rasgo de vaidade. É que tenho plena consciência de graça alcançada e de perdão recebido... Deus é amoroso é fiel! Logo, todos os que sentem o que sinto, devem aproveitar e estender ao máximo a boa qualidade da vida com Jesus; pois "dele e por ele e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!" (Rom 11:36). Então, se investirmos tempo em nossa vida cristã, orando e vigiando, amando e servindo, desfrutaremos da "bondade do Senhor na terra dos viventes" (Salmo 27:13). Que benção, meu Deus!

Felicidade tem nome: Ela se chama Jesus! É só olhar a história humana, desde o seu alvorecer, até o nosso tempo. Os que temem ao Senhor, orando e vigiando, amando e servindo, sempre foram abençoados por Deus. Porquanto amar Jesus e servir ao próximo - dentre todas as atividades devocionais e religiosas, é a mais importante missão na terra. Porque, amar e servir dá sentido à vida. No cenáculo, ao servir aos discípulos, Jesus declarou: "eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós" (João 13:15). Enfim, segundo dito popular, "quem não vive para servir, não serve para viver".

Jesus serviu: "Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Vósme chamais Mestre e Senhor e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. Se sabeis essas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes " (João 13:12-17). Amém, Senhor Jesus.

Vivendo em Cristo desfrutaremos a bondade de Deus:
https://youtu.be/E83aNjbWNbk

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 18 de novembro de 2023

Aonde olhar


Daqui a pouco, Maria Célia & eu sairemos para mais uma missão... Enquanto reflito sobre a vida e seu propósito, sinto alegria em saber para onde devo olhar (para o céu): "olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima." (Lucas 21:28); e para quem devo olhar (para Jesus): "olhando para Jesus, autor e consumador da fé" (Hebreus 12:2). Amém Jesus.

Na verdade, a humanidade está em guerra (guerra contra Deus e uns contra os outros). E em meio a esta desordem humana, nos alegra saber que temos paz em meio ao caos (Romanos 5:1) e vitória em meio às lutas (1 Coríntios 15:57). Entretanto, é de vital importância guardar a Palavra de Deus no coração (Salmo 119:11) e perseverar na fé (1 Coríntios 16:13). Sempre firmes e constantes!

Enfim, neste mundo, as tentações e as provações estão sempre vindo ao nosso encontro. Porém, vamos nos manter "firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor" (1 Coríntios 15:58). E quanto o diabo usar pessoas e situações, para tentar nos demover, lembremos o que disse Jesus: "no mundo tereis aflições,mas tende bom ânimo; eu venci o mundo." (João 16:33). Que benção Jesus!

Está escrito: "Não rejeiteis a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Porque ainda um poucochinho de tempo, e o que há de vir virá e não tardará. Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele" (Hebreus 10:35-38). https://youtu.be/VcRCYl_MqNg

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Renovação


Estive orando e pensando em meu viver... Preciso da direção do Senhor que diz: "Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil e te guia pelo caminho em que deves andar." (Is 48:17). Devo ser guiado por Jesus, "Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente." (Rm 11:36). Então, todos nós que vivemos pela fé em Jesus, devemos nos renovar nele, não permitindo que a nossa vida se torne uma rotina sem rumo e sem propósito (infelizmente, muitos vivem assim). Então, "Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor" (Os 6:3). Pois, este conhecimento é progressivo. Assim seja.

Na verdade, se queremos conhecer Deus, precisamos conhecer Jesus que assim nos falou: "Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai" (João 14:7). Então, o conhecimento do verdadeiro Deus, passa pelo conhecimento de Jesus. Então, Jesus deve ser aceito e seguido. Porquanto, ele mesmo assim falou: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6). "Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, o Primeiro e o Derradeiro" (Apoc 22:12-13). Enfim, nossa fé bíblica precisa ser fortalecida e nossa vida cristã constantemente renovada! Renovados no Espírito!

Pensemos nisto que nos diz o apóstolo Paulo: "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Porque, pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não saiba mais do que convém saber, mas que saiba com temperança, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um." (Romanos 12:1-3). Como carecemos de renovação.

Esta canção pode, e muito, nos ajudar nesta reflexão:
https://youtu.be/4Zf2zu8Nid8

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Dons de Deus


Em manhã ensolarada, estou a pensar nos dons de Deus... Obrigado Senhor! Por teus dons, da vida, da família, da salvação, do Espírito... Meu Jesus! Tanta benção que não dá nem pra contar! Sei que cabe a nós, usuários destes e de outros dons, desfruta-los e guarda-los, sem jamais permitir que coisa alguma (de homens ou demônios) nos leve a corromper os dons que tu nos deste. Amém.

Sou tão grato por poder dizer que "a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus" (Gál 2:20). E se isto eu posso dizer é porque fui salvo pela graça do Pai, redimido pelo sangue do Filho, e aquecido pelo fogo do Espírito... Oh Glória! Então em meio aos dons (naturais e sobrenaturais) procuro seguir minha vida alinhada com estes sagrados e eternos valores. Glória a Deus!

Não sei quanto tempo aqui viverei; porém, tenho ciencia que os meus dias sendo pautados pelo dom da Palavra, hão de ser dias relevantes e proveitosos. Pois, aos que bem exercerem os dons de Deus (os que aqui citei e muitos outros) ele os fará plantas vivas e viçosas em sua casa. Enfim... Ser grato a Deus é dever de todo ser humano, quer viva ele, poucos ou muitos anos na terra. Amem.

A Bíblia declara que "O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano. Os que estão plantados na Casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes, para anunciarem que o Senhor é reto; ele é a minha rocha, e nele não há injustiça." (Salmo 92:12-15). Amém Senhor. https://youtu.be/9zB4rUQ0MV4

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Mal iminente


Meus irmãos, sabemos que as coisas não vão bem... O mundo está em confusão. Porém, nada tem sido diferente daquilo que as Escrituras já tinham antecipado. Sim! Fomos avisados. Pois, se reportando ao passado, a Bíblia fala de cobiça, idolatria, fornicação, tentação e murmuração, e nos adverte dizendo que "tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos. Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia." (1 Cor 10:11-12). Está escrito que "nada há de novo debaixo do sol." (Ecl 1:9). E deste mal, só escaparão os que estiverem em Cristo.

Nestes dias, o mal crescente (o mal moral e o mal penal) afligirá a humanidade, como nunca antes foi feito. Temos o exemplo do mundo anterior a Noé e do Egito anterior a Moisés... Sobre este tempo, Deus disse a Daniel que "muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará" (Dan 12:4); e a Isaías disse que "os homens entrarão nas cavernas das rochas, e nas covas da terra, do terror do Senhor, e da glória da sua majestade, quando ele se levantar para assombrar a terra" (Isaías 2:19). Enfim, Jesus assim nos alertou: "Acautelai-vos, que ninguém vos engane" (Mat 24:4). Obrigado Jesus!

Na Bíblia, Deus assim nos avisou: "Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo. Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria. E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que estou preparando, diz o Senhor dos Exércitos" (Malaquias 4:1-3). Só Jesus nos salva.

Seja chorando ou sorrindo, sempre louvando ao Senhor:
https://youtu.be/WZ5_5rB31FM

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 14 de novembro de 2023

Jesus é fiel


Minha posição em Cristo está bem firmada - não que eu seja forte, e sim porque Deus é fiel. Pois vivendo em um mundo que intercala face sedutora com face assustadora, sempre haverá risco real para os filhos de Deus. Todavia, firmei minha posição em Cristo e não me deixarei mover pelo ver de meus olhos, nem pelo ouvir de meus ouvidos. Eu sou de Jesus, isto é que importa. Amém.

Não ignoro que carrego comigo fragilidades que mal conheço... O que me vale é que tenho o cuidado de Deus para comigo e sua força a me sustentar. Então, quando eu me sinto enfraquecido me lembro que o poder de Deus "se aperfeiçoa na fraqueza". E assim, "de boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo" (2 Cor 12:9). Amém Senhor!

Em meu viver no mundo, procuro viver minha vida cristã com fervor e comprometimento. E se devido as lutas e provas eu chegar a cair, que eu caia para dentro da igreja e não para fora dela. Vejo crentes no vale da indecisão... Tão triste. Pois este vale é antecâmara do vale da Decisão, onde multidões estarão! Pois, "o dia do SENHOR está perto, no vale da Decisão" (Joel 3:14). Amém Jesus!

No passado "Acabe convocou todos os filhos de Israel; e reuniu os profetas no monte Carmelo. Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu." (1 Reis 18:20-21). Enfim, "Ninguém pode servir a dois senhores" (Mat 6:24). https://youtu.be/HpwMofiqvA4

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

As tentações


Disse Jesus aos discípulos: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." (Mat 26:41). Então, todo aquele que é um verdadeiro discípulo de Cristo, foi por ele alertado que vigiar e orar não é uma opção; é uma medida urgente! Pois, onde quer que andemos (até mesmo em casa ou na igreja) seremos tentados. Pois, vivemos em um mundo mancomunado com Satã, em escancarada rebeldia contra Deus e sua Palavra, sempre pronto a tentar e desviar do Caminho do Senhor, os que foram salvos pela graça e redimidos pelo sangue de Jesus. Então, precisamos orar e vigiar.

A Bíblia assim nos diz: "Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar." (1 Cor 10:13) A Palavra de Deus nos adverte que "Ninguém sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta." (Tiago 1:13). Pois, a tentação sempre vem pelo trio: mundo/diabo/carne; para destruir o crente. Então, "se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim." (Rom 7:20). Porém, Jesus derramou o seu sangue, que nos lava do pecado.

Temos este testemunho da Bíblia: "Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Não erreis, meus amados irmãos. Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas." (Tiago 1:13-18). Enfim... Sempre atentos, é orar e vigiar.

Pelo sangue de Jesus, somos limpos de todo o pecado:
https://youtu.be/S9ER7mWNLvw

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 12 de novembro de 2023

Sim eu creio


Em meio às provações que passo e às lutas que travo, eu vou me enchendo do "mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos." (2 Cor 4:13). Já tenho dito muitas vezes que devemos falar o que nós cremos e não as dúvidas que tentam nos colocar. Se estou doente, falo sobre cura; se com problema, falo sobre solução. Eu creio!

Não ignoro que as provações incomodam bastante chegando até mesmo a nos deixar com a vida esfrangalhada. Então, o que fazer? Quanto a mim, prefiro falar por mim e dizer que não me deixarei abalar ou esmorecer com o rigor das tormentas. Tenho fé em Jesus, creio em suas promessas, e digo que eu sou mais que vencedor, lavado e remido no sangue de Jesus. Assim eu creio!

Creio em Jesus que me amou e me salvou, creio na Palavra de Deus que me santificou e no Espírito que me encheu. Minha atitude de fé está em linha com aquela canção de Delindo Marçal que diz: "a minha fé não está firmada nas coisas que podes fazer." Ou seja: Não ponho a minha fé nas coisas, nem nas pessoas, nem na própria fé; mas, em Jesus que me amou e salvou. Sim, eu creio!

Em nossas lutas, "somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso Senhor" (Romanos 8:37-39). https://youtu.be/kjh4q3FwQkQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 11 de novembro de 2023

No coração


Hoje me lembrei de um antigo cântico que tantas vezes cantei. Fui procurar e encontrei... Que benção! No final, vou postar. Em dias de sequidão (como estes que vivemos) necessário se faz buscar e sentir a presença de Deus. Pois, desde que o mundo é mundo, trevas e caos tem predominado na terra confundindo e contagianto a humanidade. Entretanto, "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3:16). Então, nós cristãos, precisamos manter nossos olhos abertos, para as coisas de Deus, e nossos ouvidos abertos para as vozes do céu.

Meus irmãos, neste tempo de tão grande confusão na terra, nós cristãos devemos manter o nosso foco naquilo que é de Deus. Pois, acerca dos crentes, a Palavra diz: "Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória" (Cl 1:27). Devemos buscar o que é de Deus por meio de Cristo, como nos diz a Palavra: "Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra." (Os 6:3). Enfim, Jesus veio nos salvar, ele é a Ponte sobre o abismo e a Porta para o céu.

A Bíblia nos diz que "Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus" (Jo 3:17-21).

Querer sentir a presença de Deus é o primeiro passo:
https://youtu.be/7SUPmwhxl9o

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Caminhante


De vez em quando, nos sentimos sem rumo e sem chão... Sentimentos sazonais tão comuns. Importante é saber que Deus se faz presente, pelo seu Espírito, para dar sentido e direção. Jesus assim falou: "eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre" (João 14:16). Então, antes de ouvir os sentimentos, devemos ouvir sua doce voz. Amém.

O ser humano, enquanto aqui viver, estará sujeito a alegria e tristeza, altos e baixos, dores e alívios... Assim é a vida. Então, o importante é saber que - na cruz do calvário, ao levar nosso pecado sobre si, Jesus levou nossas dores e maldições... Que dor atroz! Então, arrependidos de verdade, e perdoados por amor, Vivamos a nova vida que temos e andemos por este novo Caminho.

Enfim, mesmo que os pensamentos e sentimentos se unam para nos afligir impondo dores e aflições; temos o socorro do Santo Espírito de Deus. Pois a Palavra sinaliza que o nosso "socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra." (Salmo 121:2). A Bíblia nos assevera que "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente na angústia." (Salmos 46:1). Amém, Senhor Jesus!

Assim falou o Senhor: "Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o SENHOR, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate e a Etiópia e Sebá, por ti" (Isaías 43:2-3). E eu digo amém. https://youtu.be/b9izBh6YPi0

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Eu creio sim


Creio em ti Jesus, meu Salvador amado. Creio que falaste com Noé sobre a arca da aliança (Gn 6:13-14). Creio que falaste com Abraão sobre a terra da promessa (Gn 12:1-2). Creio que falaste com Moisés sobre o teu povo Israel (Ex 3:1-6). Creio que falaste com Davi sobre o reinado do Messias (2 Sm 23:2-4). Creio que falaste com Elias sobre o estado do teu povo (1 Rs 18:21). Creio que falaste com Daniel sobre os dias vindouros (Dn 12:8-13). Creio que falaste com Paulo sobre a doutrina para a Igreja. Creio que falaste com João sobre o fim dos dias... Creio que só em ti, meu Senhor, alcancei salvação e vida eterna.

Creio em ti Jesus, pois me deste a Vida. Creio que me salvaste e redimiste por teu sangue (1 Jo 1:7). Creio que por teu amor, tenho tudo que preciso (Fl 4:12-13). Creio que tua paz em mim é o selo da justificação (Rm 5:1). Creio que tu, Senhor, és o Caminho para a vida eterna, a Verdade que liberta do engano, a Vida que venceu a morte (Jo 14:6). Então, assim crendo, procuro viver e seguir "esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." (Fil 3. 13-14)). Obrigado meu Jesus por viver pela fé!

A Bíblia diz que "Pela fé caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias. Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias. E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas, Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos" (Hebreus 11:30-34). Pois, crer em Jesus é ter a vida.

Creio que Jesus, por seu amor, é a minha cura e paz:
https://youtu.be/I-7lM4m0jyM

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 8 de novembro de 2023

A nossa luta


A Palavra de Deus nos ensina que "não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." (Efé 6:12). Portanto, devemos estar atentos, não "irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros." (Gal 5:26). Ó meu Senhor!

Não verdade, existe uma carne contra a qual devemos lutar: Nossa própria carne. Pois, "a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro" (Gal 5:17). E a bíblia assim questiona esta luta: "De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?" (Tg 4:1). Jesus!

Enfim, Jesus assim resumiu este combate: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." (Mat 26.41). Logo, esta luta contra nossa carne impõe renúncia; daí, ter dito Jesus: "Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me" (Mc 8:34). Devo negar-me a mim mesmo e tomar minha cruz.

Sobre nossa vida vivida em Jesus, está escrito: "nele fostes ensinados... Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade." (Efe 4:21-24). Amém. https://youtu.be/4iT_llPoHro

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 7 de novembro de 2023

Grato a Deus


Em minha vida, não há um dia que eu não lembre, ou ignore, que o Senhor tem sido bondoso e paciente para comigo... Sei que nem sempre correspondo ao seu amor demonstrado. Mas, sua fidelidade é tão grande e desproporcional ao meu jeito de ser... Nem sei o que dizer. Mas, sei que devo ser eternamente grato! Em primeiro lugar, porque a Bíblia assim exorta: "E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos." (Col 3:15). E também, porque nela está escrito: "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." (1 Tes 5:18).

Em meu viver cristão, procuro atender ao imperativo deste texto das Escrituras: "Entrai pelas portas dele com gratidão e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome. Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração." (Sal 100:1-2). Sei que não é tão fácil, quanto parece; porém, ser grato ao Senhor é obrigação de todo ser humano... Não devo, nem posso, me excluir deste dever! Pois, por seu amor, alcancei a família que tenho; e por sua graça, recebi a salvação por meio de Jesus; o qual, por sua escolha, me deu vocação e missão. Sim! Sou grato ao Senhor! Amém Jesus!

Penso nesta oração de Jeremias: "Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do fel. Minha alma certamente disto se lembra, e se abate dentro de mim. Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele. Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor." (Lamentações 3:19-26). Amém Senhor!

Esta canção, nesta tão bela manhã, veio bem a calhar!
https://youtu.be/RPecvbrnLdo

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Sinais do fim


Não está longe (como muitos pensam) o tempo em que "os homens buscarão a morte, e não a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles." (Apo 9:6). E, aos que creem em Jesus, a Bíblia diz que "O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade" (2 Tim 2:19). E, se assim nós crermos, não precisamos ter medo. Amém.

Neste tempo, estando perto de Jesus, guardados seremos. Mas para isto, devemos seguir "a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor" (2 Tim 2:22). Pois estes são os valores da vida com Deus. E devemos instruir "com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade." (2 Tim 2:25).

Enfim, neste tempo de confusão, marcado por narrativas enganosas e pecados hediondos, o crente deve rejeitar " as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas. E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor" (2 Tim 2:23-24). Ou seja: mais ensino e menos contenda, mais amor e menos ódio.

A Palavra adverte: "Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis." (Mat 24:42-44). https://youtu.be/Nwo4Ue-HzcM

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 5 de novembro de 2023

Bela história


Meu Jesus, te encontrei! Ou me encontraste? Talvez, as duas coisas... Pois, o que importa é que este encontro aconteceu. Eu buscava algo que não sabia definir. Porém, tu me olhaste e me amaste, antes que te conhecesse... Fui achado! Viste meus sonhos e conflitos antes que eu os entendesse. Te encontrar (ou ser encontrado) foi o que de melhor me poderia acontecer. Pois, se hoje sou o que sou, foi porque tu me aceitaste como eu era e me fizeste o que hoje eu sou: Um ser humano lavado e redimido no sangue derramado em prol de pecadores (assim como eu) que não teriam a menor chance de viver, se Jesus não viesse por nós morrer.

Ó meu Deus! Hoje tenho história que pode ser contada, sem causar qualquer dano ou tristeza. Pois, ao achar Jesus (ou Jesus me achar) minha vida achou o "tesouro escondido no campo" (Mat 13:44) e a "pérola de grande valor" (Mat 13:46). Enfim, meu encontro com Jesus me deu salvação e chamado! E trouxe ao meu encontro a esposa, os filhos, os netos, as noras e o genro que tenho. Meu Deus! Sou tudo que sou, mas ainda não sou o que um dia eu serei. Pois, se hoje sou "nova criatura" (Efé 2:8) amanhã, eu serei "varão perfeito" (Efé 4:13). Ou seja: Minha história não para por aqui... Nem se finda com a morte! Sou de Jesus!

O Jesus que veio é "o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. E ... deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos ... meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente." (Efé 4:6-14). Amém.

Esta canção resume muito bem, tudo que hoje eu sou:
https://youtu.be/S9ER7mWNLvw

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 4 de novembro de 2023

Devo pensar


Fico a pensar... Como pode Eva deixar de ouvir a voz de Deus para ouvir a voz da serpente? Como pode Esaú trocar a benção de Deus por um prato de lentilhas? Como pode Judas trocar a vida com Jesus por trinta moedas? E hoje em dia, como podem muitos, trocar o reino de Deus pelo reino dos homens? Como não pensar em tão infelizes escolhas? E qual será a nossa escolha?

Vejo muita gente de bem escolher as más companhias... Vejo até crentes em Cristo, outrora zelosos, preferirem se deixar encantar pelo engano da serpente, do que se deixar santificar pela verdade de Jesus; vejo servos de Deus se aprofundarem em livros e mais livros (não que ler e estudar seja errado) que se aprofundarem na Palavra e na oração. Será que não veem ser isto melhor?

As escolhas que fazemos, dizem muito sobre nós. Logo, penso no dia em que os segredos dos homens serão expostos ao Sol. E penso no desespero da loucura (por ter deixado de se munir) procurando azeite sem saber onde achar. Meu Deus... Como se os alertas escriturísticos não tivessem sido examinados! Como não pensar? Senhor, até quando seremos descuidados? Meu Jesus!

Eis o pedido da loucura: "Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta." (Mateus 25:8-10). https://youtu.be/SdP8waPCWsY

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Perigo a vista


Enquando Perverso e Perfídia (casal implacável e insaciável) vão de mãos dadas com o homem do pecado pelo mundo afora, aqueles que temem ao Senhor e se pautam em sua Palavra, sabem que o mal que antecede o fim previsto é inevitável. Então, o que importa ao povo eleito (os judeus) e ao povo adquirido (os cristãos) é permanecerem firmes nas promessas de Jesus e nos princípios judaico-cristãos, sem esmorecerem em sua perseverança na fé bíblica. Pois, o fim inevitável está próximo. "Porque ainda um poucochinho de tempo, e o que há de vir virá e não tardará" (Heb 10:37). Maranata! Ora vem Jesus!

Na verdade, desprezando os valores da fé bíblica e da justiça divina, a humanidade caminha em rota de colisão com o Deus poderoso - sem qualquer chance de sucesso, nesta sua loucura e perversão. E assim caminhando a humanidade - enlouquecida pelas mentiras do diabo e pelos desejos da carne; nem se apercebe do nível do perigo e destruição que já começou a arremeter sobre ela. Infelizmente, até mesmo muitos judeus e cristãos têm se deixado enganar pela sedução e mentira de Satã. Enfim, ainda bem que "O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio." (Sal 46:11). Ó Senhor Jesus!

A Bíblia diz que a terra se guarda "para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios. Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão." (2 Ped 3:7-10). Vem Senhor Jesus!

Quando eu chorar, me deixarei tanger pelas promessas de Deus.
https://youtu.be/adSx5IXlrHM

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Sei quem sou


Gosto de pensar no cuidado de Deus pelo ser humano - e não é só os cuidados que se vê no dia-a-dia (ar que respiramos, alimentos que comemos, água que bebemos, amigos que fazemos). Pois são frutos da promessa contida neste texto bíblico: "Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos." (Mateus 5:45). Nós não conseguiríamos viver sem eles.

Sei quem sou: Filho de Deus; e sei o que tenho: Vida com o Senhor e promessas de Deus. Então, o importante mesmo é conviver com a benção e permanecer na fé que uma vez me foi dada (Judas 1:3). Sei que vivo temporariamente em um mundo que odeia o povo de Deus. E também sei que "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia." (Salmo 46:1). Que benção!

Sei que convivemos com um paradoxo. Pois, se o mundo é mau, a vida é bela! Então, procurarei viver a vida em plenitude, com amor e graça de Deus; e no mundo, como se nele não vivesse e dele não fizesse parte. Um outro paradoxo que me enobrece é que neste mundo - ao mesmo tempo, não tenho nada e tenho tudo! Então... Bora pra vida! Sendo feliz e abençoado com Jesus! Glória a Deus!

Procuro dizer como Paulo que "já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece." (Filipenses 4:11-13). Graças a Deus! https://youtu.be/E83aNjbWNbk

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar