terça-feira, 30 de novembro de 2021

Salário para o pecado

Jesus veio a este mundo, para nos resgatar das garras do pecado!

Aos olhos do ser humano o pecado, por um certo tempo, se torna tão simpático e atraente... Meu Deus! Quanto engano! Pois, a Bíblia diz que "o pecado é o opróbrio dos povos." (Prov 14:34) e diz também que "por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte" (Rom 5:12). Pois "o aguilhão da morte é o pecado." (1 Cor 15:56). E ele mata, antes e depois da morte.

A Palavra de Deus, ao mesmo tempo, indaga e responde: "De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados." (Lam 3:39). Pois o pecado é causa de todo mal que existe no mundo. Ele nasce no coração, se desenvolve na mente e se materializa no corpo. E por isto Deus nos diz: "Dá-me, filho meu, o teu coração" (Prov 23:26). Amém, Senhor Jesus!

O pecado, uma vez consumado, acarreta dor e morte. Na verdade, pecar dá trabalho e exige esforço (que o diga os que vivem em vícios e noitadas! E penso ser esta a razão da Bíblia dizer que "o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor." (Rom 6:23). Enfim, se o pecado pode nos matar, Jesus pode nos devolver a vida!

Este texto bíblico é conclusivo: "E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas. Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado." (1 João 1:5-7). O pecado é letal; mas Jesus pode nos salvar! https://youtu.be/XeLxyLKjls4

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Nobreza do ministério


Primeira madrugada no Monte Real... E precisei orar! Momento sufocante; pois, pesa em meu coração, algumas preocupações que só podem ser resolvidas aos teus pés. Além do que, preciso estar pronto à dirigir o momento devocional desta manhã. Se o evento se reduzisse aos abraços trocados com amigos de longa data, já teria valido a pena ter aqui estado. Mas, existem as tarefas conciliares que lançam sobre nós delegados, responsabilidades com escolhas e decisões que - ao longo dos próximos anos, vão influenciar a IMW. Logo, devo ter mente capaz de entender, e coração de sentir, a força deste momento.

Outra preocupação que trago comigo é a evangelização e o pastoreio de ovelhas salvas por Jesus. Pois não ignoro o peso que o ministério exerce sobre aqueles que são chamados para cuidar do rebanho do Senhor. E se Jesus nos pediu que orássemos por obreiros para a seara; é por ser necessidade grande e urgente. Porém, há tantos obreiros ocupados em um só lugar, como se ali fosse o seu campo de trabalho; todavia, olhando de perto, vejo que as razões que os seguram, têm mais a ver com interesses pessoais, do que com o propósito vocacional. Enfim... Há lugares em que vidas estão à espera de um pastor de almas.

Este texto é emblemático e pertinente à vida e missão da Igreja. Pois, "na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo. E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram. E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre." (Atos 13:1-4). Enquanto houver perdido, há missão a ser cumprida.

No chamado, oração é premissa; e missão, consequência:
https://youtu.be/oKb42FHULN0

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 28 de novembro de 2021

Nossos sentimentos

O que leva mais perto de Deus é bom, ainda que nos faça chorar.

A madrugada mal se iniciando e eu orando a Deus... Como conter o choro? Pois vejo os dias correrem em direção às celebrações natalinas. Então, fico a pensar... Se os cristãos se preparassem para a Segunda Vinda de Jesus, assim como se preparam para os festejos natalinos... Será por que choramos tanto? Provavelmente, são sentimentos de alegria e de tristeza se intercalando.

Nesta vida, não é fácil entender a força de sentimentos que motivam as ações e reações de todos nós... Só mesmo Deus os pode medir! E como lidar com fatos e circunstâncias - as vezes, tão desiguais e tão contraditórios? Como enfrentar e vencer tendências que nos afligem - tanto no modo como elas surgem, como no modo como pressionam? Graças a Deus, temos Jesus por nós!

Hoje de manhã, estaremos rumando para Águas de Lindóia; onde ingressaremos na atmosfera de mais um concílio geral. Na verdade, vivemos tempos difíceis... Tão ruidosos e conflituosos. Só mesmo o Espírito Santo operando em nós, para sabermos como lidar com eles. Pois, não é só agir ou opinar; e sim, falarmos e atuarmos segundo o propósito de Deus em Cristo. Amém.

A Bíblia diz nos que "aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Romanos 8:27,28). Assim crendo... Devemos confiar sempre! https://youtu.be/JGcDPPjyqks

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 27 de novembro de 2021

Vida e suas ocupações


A vida humana, em seu dia a dia, é inspirada e ocupada com diversos detalhes. Tais, como: Comprar um artigo, pagar uma conta, fazer um serviço, beijar no cônjuge, abraçar os filhos, encontrar amigos, e tantas outras coisas (algumas sem grande proveito). Mas, nesta manhã, desejo falar sobre prioridades. Ou seja: Coisas que precisam estar o topo de nossas ocupações diárias. A cozinheira sufocada pelos afazeres domésticos, ouviu Jesus dizer: "estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada." (Luc 10:41-42). Jesus destacou a nossa maior prioridade.

Ao pensar nestas coisas, ouço os sabiás cantarem sua linda melodia bem ao lado de minha janela... Eles me fazem lembrar o que disse Jesus: "Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?" (Mat 6:26). Isto põe em destaque o cuidado de Deus por todos nós! Que tantas vezes - quase sem nos darmos conta, somos pegos na armadilha do ativismo. Enfim, Jesus nos alertou: "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Mat 6:33). Amém! Louvado seja o Senhor!

Jesus disse que "A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir." (Mat 6:22-25). Deus sempre cuida de todos!

Como precisamos crer e depender do cuidado de Deus:
https://youtu.be/n0SV-Jo5xfA

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Se nós orarmos com fé

Faço questão de dizer e repetir: Se orarmos com fé, teremos a vitória!

Desci ao meu lugar de oração... Coisas boas que acontecem, após orarmos a Deus. Pois, ao nos erguermos de orar, o tipo de sentimento e pensamento que nos invade é da melhor qualidade. Obrigado Jesus, pela "espada do Espírito" e pelo "escudo da fé" (Efésios 6:16-17) que carrego comigo; e pela "fé, esperança e o amor" (1 Coríntios 13:13) em mim implantados. Benção purinha!

Em minhas orações, peço forças ao Senhor, para manter minhas portas fechadas ao vírus da morte e ao espírito de engano. Pois "todo o mundo está no maligno." (1 João 5:19). Então, devo me encher do Espírito Santo e me esvaziar do medo; porque "Deus não nos deu o espírito de medo" (2 Timóteo 1:7). E me revestir do "espírito de fé" (2 Coríntios 4:13). Aleluia! Louvado seja Deus!

Quanto mais vivermos nas profundezas de Deus, maior será nossa chance de vencer "todas as coisas" (1 Coríntios 6:12); inclusive "as obras da carne" (Gálatas 5:19). Aquele "em cujo espírito não há engano" (Salmo 32:2) já é vencedor nesta luta! E o próprio Deus assim nos falou: "Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho." (Apocalipse 21:7). Amém!

Que palavra! "em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor." (Rom 8:37-39). https://youtu.be/A_XTNAbRspg

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Sendo totalmente teu


Senhor, esta é uma daquelas vezes em que me derramo em tua presença, com o coração carente de falar e de te ouvir. E no silêncio da madrugada, eu me sinto seguro estando aos teus pés. Não sei se há muito que dizer; porem... Há tanto que ouvir! Assim, enquanto eu te busco e te adoro, me dou conta que não existe lugar algum na vastidão do espaço que não apresente marcas da tua obra. O cantar e cintilar das estrelas; o sibilar do vento entre as rochas, o som das ondas do mar e do correr dos riachos... O som das vozes que se unem ao som do eterno coral formado por aqueles que te adoram... Tudo tão belo! Aleluia!

Em meu lugar de oração - entre deslumbrado e assustado, admiro esta sinfonia de singular beleza! Pois, que tu és o meu Deus, tenho plena certeza; e de que és o Autor da vida e Maestro desta gloriosa orquestra, não tenho qualquer dúvida. Porém, não me julgo digno de ver e ouvir - mesmo de longe, esta rara beleza e real grandeza. De que sou teu, não tenho dúvida; mas, me assusta perceber que, as vezes, quero ser meu... Isto me entristece, me enfraquece, e me convence que preciso corrigir o meu rumo de vida, no roteiro traçado nas Sagradas Letras; pois, nunca serei meu, enquanto eu não for totalmente Teu!

Ao ler este texto, tento imaginar o sentimento de Isaías ao contemplar o inexplicável: "No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda do seu manto enchia o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça." (Isaías 6:1-4). Quanta benção!

Meu Senhor Jesus! Flua esta presença também em mim:
https://youtu.be/T6MyCyKSsk4

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Viver unidos no Senhor

Os nossos lábios devem ser canal de comunicação de graça e amor.

Desde os meus dias de neófito na fé tenho lido e ouvido pregar sobre este texto: "Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união." (Salmos 133:1). Não tenho qualquer dúvida ao declarar que sempre procurei levar em conta este ensino em forma de exclamação. Pois, viver em paz e união com os irmãos é o nível físico que mais se parece com o nosso viver na eternidade.

Me entristeço, quando vejo crentes que estão sempre a criticar ou falar mal de alguém; e alguns são tão acostumados a falar mal que, na falta de alguém de fora para falar mal, chegam a fala mal de gente de sua própria família... Lamentável. Talvez não conheçam a advertência bíblica que diz: "Irmãos, não faleis mal uns dos outros." (Tiago 4:11). Que Jesus nos proteja deste mal!

A Bíblia assim nos adverte: "Quem é o homem que deseja a vida, que quer largos dias para ver o bem? Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano. Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a." (Salmos 34:12-14). Meu Senhor! Ajuda-nos a entender o valor deste preventivo. Pois refrear a língua é essencial para viver abençoado na terra.

Este é um bom conselho: "Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade; Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram; Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos" (Romanos 12:12-17). Amém! https://youtu.be/U1YV61O7Yog

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 23 de novembro de 2021

Sigla bendita e provada


Em meus dias de cadete do Exército de Salvação aprendi o significado dos 2 "SS" no uniforme salvacionista: "Salvo para Servir". E, como as letras de uma sigla, Maria Célia e eu conversamos sobre a necessidade de priorizarmos estes nossos 4 "SSSS": S de Saúde (física e moral); de Segurança (em Cristo e na Palavra); de Serenidade (em lutas e provações); e de Santidade (interna e externa). Foi uma boa e agradável conversa entre amigos e cônjuges que se amam. Seguimos juntos (como marido e esposa) há mais de 51 anos... Tempo que passou ligeiro, pelo muito amor que nutrimos, um pelo outro, vivendo cada dia no Senhor.

No últimos fim-de-semana, desfrutamos de bons momentos em Ibatiba, na região serrana do Espírito Santo. Pregamos no aniversário da IMW ali existente, abraçamos os irmãos, jantamos com a família pastoral (Pr Carlos, Anunciata e seus filhos) e com a família presbiteral. Foi uma espécie de pós-culto, com assuntos relevantes conjugados com boas pitadas de humor saudável, de grande edificação para todos nós. A conversa foi tão interessante que, quando nos demos conta, já passava da meia-noite. Pernoitamos na casa pastoral; e no dia seguinte, após uma mesa de café linda e convidativa, iniciamos nossa viagem de volta ao lar.

Penso com frequência, neste texto que tanto me inspira: "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." (Fil 4:6-8). Pelo bem dos nossos 4 "SSSS", precisamos nos basear em Jesus e na Palavra.

Precisamos mesmo, ser oposto do que o mundo é:
https://youtu.be/ppSFxMDI7pA

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Perguntas e respostas

Duvidar e descrer, sempre menos! E crer e confiar, sempre mais!

No mundo das perguntas, estamos sempre a querer resposta pronta e imediata para alguns fatos e questões da vida; todavia, ainda que possamos fazer muitas perguntas; nem sempre teremos todas as respostas. Portanto, antes de questionar os "por quês"; devo dizer: "Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra." (Jó 19:25). Amém Senhor!

Em meu viver cristão, não vou me prender aos "por quês" da vida; e sim, às promessas de Jesus. Glória a Deus! Logo, ao invés de dizer: "porque tais coisas me acontecem?" Prefiro dizer: "todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Rom 8:28). E assim vivendo... Serei abençoado na terra.

Enfim, antes de publicar as minhas dúvidas, proclamarei minhas certezas! Portanto, não devo dizer: "Será que conseguirei lidar com esta provação?" Mas sim, declarar: "padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia." (2 Tim 1:12). Pois esta é a verdadeira vida cristã.

A Bíblia diz que os discípulos "atravessaram o mar em direção a Cafarnaum; e era já escuro, e ainda Jesus não tinha chegado ao pé deles. E o mar se levantou, porque um grande vento assoprava. E, tendo navegado uns vinte e cinco ou trinta estádios, viram a Jesus, andando sobre o mar e aproximando-se do barco; e temeram. Mas ele lhes disse: Sou eu, não temais." (João 6:17-20). https://youtu.be/hXJ9IcWulEU

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 21 de novembro de 2021

Nosso nível de oração


Se eu tivesse que resumir o meu sentimento sobre meu dever de orar, seria bastante eu dizer que a oração faz parte de meu kit de sobrevivência. Sei que isto não diz tudo aquilo que penso sobre oração; porém, diz o essencial. Meu Jesus! Em dias como os que vivemos, precisamos orar como nunca antes! Orar pela paz de nossos queridos; orar pela saúde daqueles que amamos; orar por livramento divino; pois, fora da atmosfera da oração da fé, não há suficiente imunidade contra as forças do mal. Talvez seja isto que Jesus, neste texto, quis dizer: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mateus 26:41). Amém!

Na verdade, o ato de orar parece ser uma de nossas mais importantes (senão a mais importante) medidas de sobrevivência. E este sinal de alerta do apóstolo Pedro parece estar de acordo com o que digo: "já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração." (1 Pedro 4:7). Sempre avalio o nível de oração de um cristão, pelo nível de vida que ele vive. E digo isto porque desajuste espiritual, transtorno mental e desvio moral não convivem com uma vida de oração. Não estou dizendo que os crentes que vivem em condições precárias não estejam orando; o que digo é que, quando o nível de oração sobe, os níveis de pecado descem na mesma proporção.

Pensemos nas ações de Jesus no Getsêmani: "E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito. Então lhes disse: Minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo. E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mat 26:37-41). Amém.

Isto não esgota o assunto, mas diz o que precisamos saber:
https://youtu.be/v7p7N5X7n3s

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 20 de novembro de 2021

Unidos com os irmãos

"Corramos com paciência a carreira que nos está proposta" (Heb 12:1).

Madrugada chuvosa aqui em Cabo Frio; e nós nos preparando para um dia de viagem, até Ibatiba - cidade serrana do Espírito Santo, para pregar no aniversário daquela querida igreja. Obrigado meu Jesus! Por ter tua graça conosco e tua mão sobre nós! Como é bom saber que o que tu fazes e permites redunda sempre em fim proveitoso (infelizes os que pensam diferente). Só Jesus!

Na vida, nem sempre sabemos os porquês; mas, "sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Rom 8:28). E se vivemos num mundo marcado por lutas e aflições; sabemos que "em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Rom 8:37). Aleluia!

A Bíblia nos exorta a confiar "no Senhor perpetuamente; porque o Senhor Deus é uma rocha eterna" (Isaías 26:4); e isto devemos fazer, para sermos libertos do mal, abençoados na terra, e galardoados no céu. Enfim, Se o Senhor assim permitir, vamos hoje estar na querida IMW de Ibatiba, nos alegrando com aqueles amados irmãos. Obrigado amado Senhor, por sentirmos deste modo!

Texto lindo este: "Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. Descansa no Senhor, e espera nele" (Salmos 37:3-7). https://youtu.be/xw8N3JfxRZo

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Vida fiel e transparente


Em minha vida, tenho procurado ser alguém que emite sentimentos e opiniões; ou, conforme o dito popular: Sou alguém que "pensa" em voz alta. Sei que com este meu jeito de ser, devo ter abençoado muitos e decepcionado outros tantos. Estou ciente de, muitas vezes, ter me enganado; todavia, enganar alguém, só se foi sem perceber! Pois, quem comigo convive, geralmente sabe o que penso a seu respeito (via de regra, sempre digo o que penso). E mesmo quando me contenho em dar opinião por julga-la ofensiva, creio nunca ter me omitido de dizer aquilo que penso, seja sobre que assunto for. Em minha vida e conduta, pode até ter faltado prudência; mas, transparência, eu sempre tive de sobra.

Na Bíblia, somos por Paulo inteirados desta nossa condição: "Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração" (2 Cor 3:3). E neste texto fica patente que somos uma carta aberta, escrita por Deus e lida pelos homens. Neste mundo é comum encontrar pessoas cheias de segredos; vivendo sua vida, como se fossem um envelope fechado cheio de rabiscos impublicáveis e lembranças inconfessáveis. Infelizmente, os que assim procuram viver, nem se dão conta de que Deus conhece os segredos dos corações; e que um dia, trará os tais arquivos secretos à luz do dia.

Este é o testemunho de Paulo: "Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. Além disso requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel. Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós, ou por algum juízo humano; nem eu tampouco a mim mesmo me julgo. Porque em nada me sinto culpado; mas nem por isso me considero justificado, pois quem me julga é o Senhor. Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor" (1 Cor 4:1-5). Este deve ser o nosso testemunho.

Meu Senhor! Antes que eu fale, sabes tudo que preciso:
https://youtu.be/e0WvWeUDFxQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Para sempre em Jesus

Jesus veio a este mundo tão mau, para dar a sua vida em resgate de muitos.

Todos devem saber que Deus "quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade" (1 Tm 2:4). Para isto enviou seu Filho, o Verbo divino (Jo 1:1); Jesus, o Verbo que "se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1:14); e que diz ser "o caminho, a verdade e a vida" (Jo 14:6). Ele mesmo diz: "se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" (Jo 8:36). Glória ao Senhor!

Uma das figuras bíblicas de Jesus o apresenta "vestido de veste tingida em sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus" (Ap 19:13). Então, assim como a Bíblia é de Deus a Palavra escrita; Jesus, o Logos eterno, é de Deus a Palavra viva. E sendo ele Verdade em forma humana, está apto a dizer: "conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (Jo 8:32). Só o Senhor Jesus!

E nós, servos do Deus vivo, somos pela Palavra exortados a falar de Jesus "Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade" (2 Tm 2:25). E a Bíblia nos admoesta dizendo: "Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão" (Gál 5:1). Louvado seja Jesus.

A Bíblia diz que "os que andavam dispersos iam por toda a parte anunciando a palavra. E descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo. E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia; Pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados. E havia grande alegria naquela cidade" (Atos 8:4-8). Só Jesus salva! https://youtu.be/uiXw3rAmQes

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Se orarmos vencemos


Hoje comecei a orar ainda escuro e terminei com dia claro... Que benção! Pois, na vida, nós podemos (e devemos) abrir mão de muitas coisas; mas, para nossa segurança e de nossos queridos, deixar de orar não deve ser uma delas. Penso que na vida do cristão, há momentos que orar é tão pesado. Mas, a Bíblia diz que "cada qual levará a sua própria carga" (Gal 6:5). Então, se a oração é uma carga, devemos carrega-la, para o bem de todos nós. Além do que, temos o socorro do Espírito Santo que "ajuda as nossas fraquezas"; e ele "intercede por nós com gemidos inexprimíveis" (Rom 8:26). Glória a Deus!

O cristão que deseja vencer precisa mesmo orar. A Bíblia diz que "quem vencer, herdará todas as coisas" (Ap 21:7). Mas se, por um lado, a Palavra de Deus declara que "todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé" (1 Jo 5:4); por outro lado, podemos dizer que a oração é ponto de apoio para o exercício da fé. Foi por isto que Jesus orou por Pedro (Lc 22:32). E é por isto que devemos orar uns pelos outros; pois "A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos" (Tg 5:16). Eu poderia dizer mais sobre o tema; mas, o que escrevi já ajuda bastante.

Disse Jesus: "Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus." (Mat 5:44-48). Amar e orar.

Orar ao Deus vivo pode nos levar além de tudo:
https://youtu.be/GPyI8jwlu9g

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 16 de novembro de 2021

Meu testemunho cristão

Sem viver os ensinos de Cristo a vida cristã perde o seu objetivo:

Logo no início de minha conversão, comecei a perceber que o verdadeiro crente em Jesus precisa guardar valores espirituais e morais que passam a fazer parte de sua vida. Então, o cristão de verdade não deve mentir, nem maltratar, nem maldizer. Pois não deve ser motivo de escândalo. Ou seja: Não deve ofender ao Senhor, nem ao seu próximo... É isto que a Bíblia ensina.

Em um lar cristão, quando a família se rende a Jesus e se deixa conduzir por Ele, amabilidade e cordialidade devem marcar o modo de viver e tratar de cada integrante. Pois, estes são frutos na vida de quem que teve um encontro com Deus; passando a ser amoroso e paciente em sua casa; honesto e dedicado em seu trabalho; cordial e atencioso em sua comunidade. Amém.

Na verdade, nos dias de hoje, vemos muitos crentes seguindo em direção oposta aos ensinos da Palavra de Deus. E isto pode ser por falta de conversão; ou por influência negativa de maus crentes. É uma pena... Pois estes dois fatores podem desencaminhar o crente e o levar a seguir rumo falso, com o nome de Deus só nos lábios; mas o mundo no coração e o pé na beira do abismo.

A Palavra de Jesus assim nos adverte: "Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas" (Apocalipse 3:11-13). Enfim, devemos dar bom testemunho.
https://youtu.be/ppSFxMDI7pA

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

As bem-aventuranças


Causa tristeza ver muitos cristãos se distanciado da galeria dos bem-aventurados. E não fazem isso por desejo de abandonar as beatitudes; mas, por desejar bem-aventuranças sem sofrimento, oferecidas em certas igrejas espalhados pelo mundo. Pois, enquanto as beatitudes focam a inevitabilidade do sofrer, antes do céu; alternativas propostas oferecem vida cristã sem cruz, prosperidade sem sofrer, coroa sem espinhos; como se a principal razão do sofrer e morrer de Jesus fosse para dar paz social, saúde física, e prosperidade financeira aos seus seguidores... Senhor! Não é isto que nos ensina o evangelho de Cristo.

Neste mundo, o que mais se vê é a implacável lei do revide. E muitos crentes, sob o pretexto de agir por fé, vão na contramão dos ensinos de Jesus. Pois, diferente do que ele ensinou: "Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam" (Lucas 6:27-28); os tais preferem praticar o que até o Rebanhão denuncia em seu baião: "É faca com faca é bala com bala"... Ou seja: Preferem revidar mal com mal, dor com dor, ofensa com ofensa... Vemos que muitos mestres e pregadores são cúmplices, neste desvio da Palavra. Na verdade... O fim está próximo.

Jesus nos disse: "Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam. Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses; E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir. E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também. E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam. E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo" (Lucas 6:27-33). Assim façamos.

No deserto da vida, Jesus veio inundar os corações:
https://youtu.be/ajQs8Pu2Ya4

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 14 de novembro de 2021

Meus valores sagrados

Nos dias que vivemos, devemos nos apegar aos valores sagrados.

Desde meus primeiros dias de crente penso em meu dever cristão. Jesus nos adverte que somos "sal da terra e luz do mundo" (Mat 5:13-14). Então, precisamos temperar e iluminar o lugar em que vivemos, em sintonia com esta exortação de Jesus: "para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus" (Mat 5:16). Isto é: Darmos bom testemunho cristão.

Os valores sagrados que precisamos adotar, podem ser encontrados no "Sermão da Montanha" (Mat 5:3-12); e sustentados na oração do "Pai nosso" (Mat 6:9-13), se praticados com "fé, esperança e amor" (1 Cor 13:13). Na verdade, se nossa vida for vivida sobre este tripé sagrado, seremos "guardados para a vida eterna." (Atos 13:48). Pois fé, esperança e amor são essência de vida.

Para evitar males futuros, devemos sobretudo guardar nosso coração "porque dele procedem as fontes da vida" (Pv 4:23); sem deixar de fazer o que diz Davi: "Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano" (Sal 34:13). Enfim, ao cristão que crê e pratica a Palavra de Deus, está escrito: "O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma" (Sl 121:7). Amém.

A Bíblia diz: "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará" (Sl 1:1-3). Enfim, navegando seguros no mar da vida: https://youtu.be/aDI42h3dWr4

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 13 de novembro de 2021

A felicidade verdadeira


No momento em que escrevo, tenho na mente este antigo cântico que entoei inúmeras vezes, nos anos iniciais de ministério: "Sou feliz em Jesus; sou feliz em Jesus. Des'que Cristo me salvou, nunca ele me deixou; sou feliz, sou feliz em Jesus!" Tanta benção inserida em uma tão pequena declaração. Não nego que certas coisas, incompatíveis com a vida cristã, sejam capazes de dar sentimento de felicidade; mas, são como nuvens passageiras que o vento desfaz. Pois, a felicidade duradoura só pode ser encontrada em Cristo Jesus. Esta sim, verdadeira e eterna, sem qualquer prazo de validade; pois, durará para sempre!

Enquanto escrevo, penso em minha insignificância (tão frágil, incapaz). Mas, achei Jesus! Ou ele me achou (a ordem dos fatores não altera o resultado final). E isto mudou radicalmente a minha vida. De pecador perdido à pecador achado; de vida destruída à vida restaurada; pois vida com Jesus - em seu princípio, é vida salva e remida; e em seu transcurso, vida restaurada e renovada. É como eu me sinto! E todo aquele que nele está, sentirá o que sinto e entenderá meus motivos. E no Dia em que "todo o joelho se dobrará... E toda a língua confessará a Deus" (Rm 14:11); eu digo com certeza que estarei presente.

Os salmos são, em sua grande maioria, canções de louvor: "Cantai ao SENHOR um cântico novo, porque fez maravilhas; a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a salvação. O Senhor fez notória a sua salvação, manifestou a sua justiça perante os olhos dos gentios. Lembrou-se da sua benignidade e da sua verdade para com a casa de Israel; todas as extremidades da terra viram a salvação do nosso Deus. Exultai no Senhor toda a terra; exclamai e alegrai-vos de prazer, e cantai louvores. Cantai louvores ao Senhor com a harpa; com a harpa e a voz do canto" (Salmo 98:1-5). Eles motivam gratidão e louvor.

No presente e no futuro, serei sempre feliz com Jesus:
https://youtu.be/631g_Mr2Kl0

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Vivendo perto de Jesus

Se aqui vivermos em Jesus, no céu "com ele viveremos" (Romanos 6:8).

No raiar deste novo dia, mais uma vez me achego a ti; pois, estar perto de ti é estar vivo! Segundo a tua Palavra, estou ciente que "o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou" (Rm 7:11). Mas, por esta mesma Palavra, sou ensinado que Jesus veio me dar "abundância da graça, e do dom da justiça" (Rm 5:17). Então, vou me manter sempre perto de ti!

Jesus atesta que o filho que deixou seu pai e depois voltou: "estava morto e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado" (Lc 15:24). Logo, quem deixa o Senhor para viver no pecado, volta à morte eterna. Então, devemos crer e dizer como Davi: "Para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor DEUS, para anunciar todas as tuas obras" (Sl 73:28). Louvado seja Jesus!

Enfim, neste novo dia, devemos procurar viver o mais perto possível do Senhor! Pois "Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele" (Sl 118:24). Vez por outra, me vem à minha mente o som desta antiga canção: "Na presença de Jesus não há dor nem pranto; fico cheio de alegria, cheio do Espírito Santo". Esta dor e pranto não é a do corpo; mas, de uma alma sem Deus.

A Bíblia diz que "Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos. E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz" (Cl 2:12-14). https://youtu.be/8rqY_syLN9Y

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Uma oração de gratidão


Início de madrugada e eu fazendo duas coisas muitos boas: Um chá de louro para acalmar o fígado e uma oração de gratidão para acalmar o espírito. Pois estar diante de Deus com o coração aberto me permite vislumbrar a cor do firmamento e auscultar o som do céu, em uma sinfonia criada e regida pelo Criador de tudo! Pois - ainda que se veja tanta beleza neste mundo, isto é bem melhor que as cores e sons da terra. Até porque as vozes do mundo misturam sons de fanfarrice com sons de angústia; porém, se mantivermos nossos olhos postos em Jesus; poderemos separar a algazarra deste mundo, do mavioso som do céu.

Aproveitei a oração da madrugada, para interceder por meus familiares e amigos, sem esquecer da nação e seus governantes; No lugar de oração, tudo pode ser repaginado e transformado. Pois nele, a esperança se renova e a fé se fortalece, e o amor se rejuvenesce. Aleluia! Estando em Jesus; se as vozes do mundo, eivadas de engano, tentarem nos ensurdecer ou lançar dúvida sobre as coisas que Deus faz; a voz do Senhor logo filtra o som impuro e faz brotar em nós um novo alento. Quantos têm suas vidas destruídas ao se deixarem encantar pelas cores do mundo e pelas vozes das más línguas! Só Jesus pode nos libertar!

Assim diz a Palavra de Deus:
"Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai" (Filipenses 4:4-8).
Então, me regozijo em Deus!

Em Jesus, o vaso rachado se torna um vaso de valor:
https://youtu.be/i07DzT6Q-pA

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Lutando contra gigantes

Em nome do Senhor, Calebe e Davi enfrentaram e venceram os seus gigantes.

Em oração, precisamos buscar em Deus o discernimento de espírito; pois as vozes do mundo propalam mentiras, as vezes tão camufladas e convincentes, que podem nos confundir. Portanto, estando na caverna com Elias (1 Reis 19:9), no vale verde ou sombrio com Davi (salmo 23), ou no mar revolto com Pedro (Mateus 14:29-30), devemos buscar nosso abrigo e segurança em Cristo Jesus.

No mundo que vivemos, existem gigantes e eventos que devem ser enfrentados e vencidos. Davi precisou enfrentar Golias (1 Samuel 17:45) e os discípulos precisaram enfrentar a forte tempestade (Mat 8:24); e só o Deus vivo os podia ajudar. Em ambos os casos citados, eles podiam crer e falar como falou o rei Davi: "O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra" (Salmo 121:2). Amém.

Enfim, em situações complicadas e assustadoras, vamos declarar em alta voz que "O nosso socorro está no nome do Senhor, que fez o céu e a terra" (Salmos 124:8). Embora isto pareça ser mais fácil falar do que experimentar, temos o mesmo Deus a cuidar de nós. Servos de Deus, no passado e no presente, usaram este recurso, e não se frustraram. E nós, como eles, devemos Confiar em Jesus!

Calebe enfrentou seus gigantes: "hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar. Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o Senhor será comigo, para os expulsar, como o Senhor disse" (Josué 14:11-12). Devemos enfrentar os nossos. https://youtu.be/0PyQi0kxPcE

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 9 de novembro de 2021

O grande amor de Deus


Madrugada tão alta e eu a pensar... A pensar em minha condição de crente. Sei que sou um crente mediano; pois sei que não consigo me incluir entre aqueles demonstram extrema dedicação em se afã de servir a Deus e ao Seu povo. E sei também que não estou incluído entre os que priorizam a vida mundana, acima da necessidade de orar e viver o dia-a-dia no Senhor. Então, sou mesmo um cristão mediano. Mas sei que não sou um crente morno, nem frio; pois sinto o calor do Espírito borbulhar em meu coração adorador. E assim pensando e vivendo, vou seguir em frente, olhando para Jesus e procurando me distanciar do mal.

Na verdade, mesmo sem merecer, a fidelidade de Deus me conforta e fortalece. Me sinto sinto envolto em seu amor! Amor que excede todo entendimento; que é bem mais vasto que o universo inteiro; mais alto que a mais alta montanha; e mais profundo que o mais profundo oceano... Amor de Deus que a nenhum outro se compara! Pois até o amor da mãe mais dedicada, perde qualidade diante dele. Amor que não me poupa de passar por aflições, ou sofrer o dano causado por perseguições. Porém, ao mesmo tempo, faz tornar trevas em luz à minha volta. E mesmo sem me sentir realizado ou preparado, sinto grande alegria em ser de Cristo!

Deus por amor nos deu Jesus. Portanto, "Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus. E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo. No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor. Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro" (1 João 4:15-19). Enfim, vemos como é grande o amor de Deus por nós!

Mesmo sem merecermos, Deus nos ama e nos é fiel:
https://youtu.be/GNPtJK4hoNA

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Dele, por Ele e para Ele

Nesta manhã, procuro olhar para a cruz; para nela, me ver com Jesus:

No texto em pauta, Paulo se dirige aos "fiéis em Cristo Jesus" (Ef 4:1); e nele declara que Deus, EM CRISTO, "nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais" (Ef 1:3). Também declara que Deus o Pai "nos elegeu NELE antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor" (Ef. 1:4). Meu Senhor! Quanta revelação!

E o texto paulino segue dizendo que o Pai "nos predestinou para filhos de adoção POR JESUS CRISTO, para si mesmo" (Ef 1:5). No texto se vê que esta predestinação se consuma em Cristo, "pela qual nos fez agradáveis a si NO AMADO" (Ef 1:6); ou seja: Jesus! "EM QUEM temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas." (Ef 1:7). Pois, NELE, Tudo é restaurado!

A predestinação falada no texto em pauta, visa o ser humano e vai além dele. Pois, seu objetivo é "De tornar a congregar EM CRISTO todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra." (Ef 1:10). Enfim... Todo aquele que pretende fazer parte do rol dos predestinados, necessita olhar para a cruz; e nela, se ver COM JESUS.

A Bíblia proclama: "Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Por que quem compreendeu a mente DO SENHOR? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque DELE e POR ELE, e PARA ELE, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém." (Romanos 11:33-36). https://youtu.be/MB8Af0j3iEM

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 7 de novembro de 2021

Lugar onde preciso estar


Muitas vezes, precisamos atropelar a tentação de deixar a oração pra depois... Fiz isto hoje! No lugar de oração, tenho dois sentimentos: Prazer em meu espírito e constrangimento em minha alma. E isto porque o meu espírito está sempre pronto; e a minha alma sempre resistente. Obrigado, meu Senhor! Por estar no melhor lugar do mundo! O salmista, trêmulo, indagou: "Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?" (Sal 116:12). Eu faço coro com ele. Pois, são muitos os teus benefícios. Então, direi como ele: "Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor" (Sal 116:13). Louvado seja Deus!

No lugar de oração, além de expressar gratidão; preciso também pedir perdão pelos pecados que ainda cometo: o pecado de não me render ao descanso em tua presença; o pecado de ficar ansioso; pecados comuns que as vezes, nem percebemos cometer; tais como: quando tratamos um irmão sem a devida cortesia; ou quando julgamos alguém temerariamente... Obrigado Pai! Pois "contigo está o perdão, para que sejas temido." (Sal 130.4); e também por Tua Palavra que nos conforta, ao declarar que "Se confessarmos os nossos pecados, o Senhor é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça" (I João 1.9).

Que que coração quebrantado o de Davi! "Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria. Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste. Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário" (Sal 51:6-12). Como desejo ter um coração assim!

O melhor lugar neste mundo é o lugar de oração:
https://youtu.be/6zaCiXFun48

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 6 de novembro de 2021

O céu será nosso futuro

Quem é de Cristo, seu escape é para cima; e isto chamamos de Arrebatamento!

Sempre que oro, intercedo por minha querida esposa e meus filhos, noras e genro, e meus netos; sem deixar de orar por meus amigos e irmãos. E peço ao Senhor que os guarde em dias tão maus, não os deixando cair nas tentações servidas pelo diabo, em um cálice transbordante de veneno e engano da serpente. Pois, o mal costuma vir com boa aparência; e isto o torna muito mais perigoso.

Que Deus nos livre do mal moral e também do mal natural. Pois, se o mal moral - gestado na mente de Satã e plantado no coração dos perversos, vem como afronta contra Deus, apagando o que resta das marcas divinas no ser humano; Deus responde com o mal natural, como ato punitivo por Ele ordenado, usando as forças da natureza, trazendo justa retribuição sobre os pérfidos e os perversos.

Meu Deus! Percebo que estes dois males estão muito próximos de se chocarem... E não haverá como impedir a colisão entre eles, um sendo desfeito pelo outro. Mas os que são de Cristo, sobreviverão ao terrível estrondo destas duas forças. Pois, Jesus assim nos diz: "para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas" (Mal 4:2). Louvado seja o Senhor!

A Bíblia assim nos alerta: "Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza; Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade." (2 Pd 3:17,18). Em Jesus, sempre há saída: https://youtu.be/A_XTNAbRspg

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Temos a graça de Jesus


Em um mundo repleto de perguntas não respondidas e problemas não resolvidos, fico a pensar no real sentido da existência... Quem somos, de onde viemos, para onde vamos. E quanto mais penso; mais me convenço que Jesus é a resposta! Ele é o único, primeiro e último, capaz de trazer descanso e paz ao coração apreensivo e assustado. Infelizmente, muitos (até gente que diz crer nele) insistem em seguir na contramão da vontade de Deus; sem se darem conta que na vida não precisamos ter todas as respostas e soluções; pois aquilo que não se resolve, resolvido está. E a melhor resposta nós já temos: A graça de Cristo.

Meu lamento é ver a tentativa de mestres temerários oferecerem respostas prontas para questões misteriosas... Como se possuíssem chave de revelação para tudo. Um outro lamento que sinto é causado pelo que vejo em certas tribunas; onde o foco já não é vida futura, ou santidade, ou arrebatamento, ou renúncia... Fala-se muito pouco (ou quase nada) sobre vida eterna com Jesus! Pois a prioridade agora é o carro novo, a nova casa, o novo cônjuge. Enfim, a pregação de alguns induz a pensar que, na busca pela felicidade, se aceita até omissão da verdade. E, se isto continuar; a maioria vai preferir ficar aqui. Senhor!

A Palavra de Deus nos diz que "em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor" (1 Cor 13:9-13). Louvado seja o nosso Jesus!

Em meio às indagações, o que nos vale é a graça de Cristo:
https://youtu.be/OpM6R9YopNo

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Deus faz toda diferença

As vezes, Deus é mais notado por sua ausência, do que por sua presença:

No domingo retrasado, no templo da IMW Central de Vitória - em um momento do meu tempo de pregação, minha querida esposa Maria Célia teve feliz participação entoando a canção do Koinonya "Que amor é esse". Penso que não houve quem não fosse tocado! Meu Senhor! Quando iremos entender que - em nossa vida ou em nossa igreja, o que fará toda diferença é a Sua presença.

No domingo passado, pregando e cantando no templo da IMW do bairro S. Luiz (Volta Redonda), pude sentir o fluxo da unção do Espírito Santo percorrer o ambiente, no nível sobrenatural. Penso não ter havido quem não fosse por ela tocado. Infelizmente, em muitos cultos realizados nos dias de hoje, tem sido bem mais evidente saber que Deus não está, do que notar sua bendita presença.

Infelizmente, em certos cultos, a ausência de Deus tem sido, criativa e enganosamente, compensada pelo uso e abuso da tecnologia... Mais do homem, menos de Deus. Luzes, cores e outros artifícios são usados em excesso, para distrair seus frequentadores; tanto quanto, na falta de mamadeira, uma chupeta é usada para distrair o bebê faminto. Mas, nada pode compensar a ausência de Deus.

A Bíblia diz que "Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã. Os gentios se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio" (Salmo 46:4-7). Aleluia! https://youtu.be/2TwaiwTq-2s

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Oração: sempre faço isto


De perto e de longe, me parece ouvir o gemido de parentes e amigos que choram por seus queridos... Existem até os que choram e sofrem sem saber porque. Então me pergunto: Se choram tanto e por tantas razões; porque então, não derramam suas lágrimas em oração, aos pés do Senhor? Eu sempre faço isto... Por qualquer razão. Seja por dor ou alívio, por problema ou solução. Pois tudo, por pior que seja, ficará menos mal após orarmos; ou por melhor que seja, será melhor após a oração. Oração de louvor, em adoração, com gratidão... Intercalando gemidos e suspiros, riso e pranto... E quebrantamento incontido.

Aprendi com homens de Deus do passado que, no lugar de oração, nada deve ser ocultado; e não deve haver encenação. Ali, o sim deve ser sim! E o não deve ser não! Pois Deus não se deixa enganar por aparência. Digo que é assim que penso! E me sinto bem pensando e agindo assim. As vezes, sinto brotar em meu espírito, frases soltas, entrecortadas por palavras de mistério; como água cristalina correndo no leito sinuoso de uma nascente. Então, me lembro do que Jesus nos disse: "a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna" (João 4:14). Obrigado Jesus, por teu grande amor!

Diálogo de Jesus com a samaritana: "Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado? Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna." (Jo 4:10-14).

Estas são as águas purificadoras que fluem de Deus:
https://youtu.be/Ca4Sb2uTIQk

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 2 de novembro de 2021

Triste cena do cenáculo

O mesmo Jesus que intercedeu por Pedro (Lc 22:32), vive a interceder por todos nós:

Ao participarmos da Ceia do Senhor, e rememorarmos a triste cena do cenáculo, não somos capazes de entender a dor sufocante que estava ali presente. Quando penso no momento cenáculo; penso também no momento Getsêmani, que o antecipou; e no momento Calvário, que o sucedeu. Pois, em tais momentos, se ouve o longo suspiro do Messias, um dos frutos da missão que o trouxe ao mundo.

Sempre que penso nas dores do Messias, tenho a nítida impressão que a maioria dos cristãos (inclusive seus líderes espirituais) parece ignorar o fato que certos ataques que lhes sobrevém não são humanos; ainda que infligidos por homens. E assim, nós cristãos podemos ser atingidos por golpes sucessivos, capazes de derrubar a nossa resistência, sem que sequer notemos sua origem e seu real sentido.

Ao se referir às suas muitas dores sofridas, Paulo assim se declara: "na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja" (Cl 1:24). Já Pedro assim nos encoraja: "alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis." (1 Pd 4:13). Enfim, dores assim sofridas deixam marcas de Jesus em nós.

Jesus falou aos seus: "eu vos destino o reino, como meu Pai me destinou, Para que comais e bebais à minha mesa no meu reino, e vos assenteis sobre tronos, julgando as doze tribos de Israel. Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos" (Lc 22:29-32). https://youtu.be/B5pDIyHIiW8

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Santo propósito de Deus


Ontem, o Pr Joeci (com quem tenho laços de sangue e laços de fé) me concedeu a honra de um convite para pregar na igreja do bairro S. Luiz, em Volta Redonda; onde preguei na EBD, no culto das 18:00 e no culto das 19:30. E o Deus (a quem eu sirvo, desde os meus 18 anos) me concedeu a graça de pregar o nome de Seu Filho, na unção de seu Espírito Santo. E o meu coração ferveu, nos três eventos, iluminado e aquecido pela Luz divina. Glória a Deus! Como me sinto bem ao rever amigos e fazer novos amigos. É pura benção! Pois, em tais momentos, nossas alegrias sempre se renovam e as forças se revigoram.

Não sei até onde irá o prazo de validade de minha existência terrena; porém, me contento em saber que perante o Deus que eu sirvo, todos os meus dias hão de ser contados e serão cumpridos. Que benção! A vontade de Deus é suprema, seu propósito é soberano; e em nossa curta existência terrena, fazer sua vontade e cumprir seu propósito deve ser nossa prioridade. Penso que as promessas de Deus estão se cumprindo em minha vida. Logo, que mais posso eu querer? Creio que neste planeta, cada um de nós nasceu por amor de Deus e com divino propósito. Todavia, causa pena saber que nem todos pensam do mesmo modo.

Por mais que nós cristãos saibamos, não custa repedir e avivar a memória que vivemos de promessas! "Porque o Filho de Deus, Jesus Cristo, que entre vós foi pregado por nós, isto é, por mim, Silvano e Timóteo, não foi sim e não; mas nele houve sim. Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém, para glória de Deus por nós. Mas o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu, é Deus, O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações." (2 Coríntios 1:19-24). Digo isto, porque não temos evidência concreta... Mas temos promessas de Deus! E isto é bastante.

Graças a Deus! Eu creio no que esta canção proclama:
https://youtu.be/mIWxPgGnVFU

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar