quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Espírito de maledicência


Já no início de minha vida cristã, notei a existência de crentes cativos do espírito de maledicência. Na verdade, calabouços da maledicência aprisionam dois tipos de maldizentes: As vítimas de maledicentes que decidem revidar trocando mal por mal. E assim agindo, ofendidos se "amarram" aos que os ofendem, caindo prisioneiros da maledicência, ao usarem a mesma "arma" com que foram feridos. O outro tipo de maledicente é o que não precisa de motivo para criticar ou difamar; pois faz deste hábito, sua rotina de vida. E assim, ele se torna - há um só tempo, réu e vítima de um mal que condena; e prisioneiro de um destino do qual não consegue se livrar por si mesmo.

Na verdade, os maledicentes estão em todo lugar. Eles são vistos em instituições, famílias, e até igrejas. E agem como se vivessem um tipo de escravidão, dominados e usados pelo espírito de maledicência. Os tais chegam a maldizer até aqueles que dizem amar. Me preocupo com pessoas assim; pois não conseguem conversar com alguém sem falar mal de outro alguém. E como se tivessem veneno sob a língua, falam mal até dos que com elas vivem. Então, o maledicente é, ao mesmo tempo, torturador e torturado. Mas, nem tudo está perdido! Pois Jesus diz: "Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" (João 8:36). Enfim... Só mesmo Jesus para nos livrar deste mal.

Este é um texto muito valioso para esta análise: "Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?" (Tiago 4:8-12). Ele mostra a gravidade da mal (a maledicência) e a eficácia da cura (Jesus).

Esta canção é apropriada para vítimas de maledicência:
https://youtu.be/HS6T2u3oyJs

Cordialmente;
Bispo Calegari

4 comentários:

Compartilhar