sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Conflito entre ser e ter


Tenho aprendido e afirmado que o ser humano deve ser valorizado; pois ele vale bem mais do que as coisas que possui. Logo, como ser humano que sou, tenho o meu próprio valor. Porém, Jesus nos adverte: "que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?" (Mat 16:26). Então, isto significa que o ser deve ser priorizado, acima do ter. Assim, se o ser é prioritário, o ter é utilitário. E todo cristão que se preza, não deve esquecer isto! Creio que o mundo seria melhor, se entendesse esta relação de causa e efeito; que é o ser antes do ter.

Infelizmente, a lógica da existência humana demonstra priorizar o ter, antes do ser. Todavia, segundo já propus em tempos atrás; a vida seria muito melhor se o ser amasse o ser e considerasse o ter, sempre do outro. Todavia, isto não cabe muito bem no raciocínio humano, tão egoísta. Pois, segundo a premissa humana, o ter é mais nosso que do outro. Como lidar com isto? Só mesmo deixando a Palavra de Deus transformar nosso homem interior. Pois, sendo de outro modo, o ser viverá a se lamentar, por não ter o que julga merecer. E de lamento em lamento, terá na vida dor e mágoa, sem ter nesta vida o que quer.

É importante entender esta premissa bíblica: "Se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros" (Filipenses 2:1-4). Pois, só entendendo seu real sentido, se entenderá a mensagem que postei.

Preciso aprender a amar e perdoar. Ensina-me Senhor!
https://youtu.be/ybbGnzUTcVE

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar