quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Nosso refúgio e fortaleza

Obrigado Jesus, por poder desfrutar do teu fiel e pronto socorro:

Nesta manhã, me senti movido a falar sobre segurança; mormente, sobre a segurança que temos em Deus. E isto se deve ao fato de ver muitos contratarem meios sofisticados de proteção, pelos quais não raras vezes são frustrados. Entendo que a segurança em Deus não nos isenta de buscar meios físicos de proteção. Todavia, tais meios sem proteção divina, valem muito pouco.

 A Bíblia diz que "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela" (Sal 127:1). Então, pergunto: Pode um cristão repousar seguro, apenas com recursos da terra, físicos ou tecnológicos? Claro que não! E esta é a razão do fracasso de tantos projetos de vida e família. Pois, socorro, só no Senhor!

 segurança em Deus é tão necessária que levou o salmista a dizer: "O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra" (Sal 121:2); e a replicar declarando que "O nosso socorro está no nome do Senhor, que fez o céu e a terra" (Sal 124:8). Enfim, podemos ter ambas as seguranças: do céu e da terra. Porém, se formos obrigados a dispensar uma delas, que seja a deste mundo mau.

A Bíblia diz que "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã" (Sal 46:1-5). https://youtu.be/EG7iI5hQKtk

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Plano redentor do mundo


Hoje, em início de madrugada, fui movido à orar... Meu Senhor! Que graça abundante! Como Deus é bom! Bem sei que não somos dignos dela; mas, não é por dignidade. Sei que não somos meritórios; mas, não é por mérito. Também sei que não somos perfeitos; mas não é por perfeição. É por amor! Aleluia! O Ser supremo e infinito, para conosco se comunicar e nos alcançar, se revela na Alma do Pai, no Corpo do Filho, e no Espírito de Deus... Grande mistério! O Pai eterno, criador do universo e autor de todo bem, nos ama de tal modo que deu o Seu Filho unigênito, para nos salvar; e nos deu o Seu Espírito Santo, para nos guiar... Que graça é maravilhosa!

Estou convencido que a vida seria bem melhor, se todos nós cristãos, nos dispuséssemos a buscar a presença e a vontade de Deus. Fato é que o ser humano caído carece de testemunho e boa referência cristã; pois, em se tratando de pregação da graça que salva, Deus não tem plano B. Isto está demonstrado na parábola do rico e o mendigo. Pois, nesta parábola, vemos o rico, já no Inferno e tardiamente arrependido, pedir o envio um morto para pregar a Palavra aos de sua casa; ao que Abraão lhe responde: "Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos." (Luc 16:29). Enfim, no plano de salvação do pecador, Jesus incluiu a pregação e o testemunho cristão.

Disse Jesus: "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram" (Marcos 16:15-20). E Jesus segue conosco.

Por amor, Deus se revelou ao mundo em Jesus, pra salvar:
https://youtu.be/fOurJohIvSo

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Vida plena só em Jesus

Jesus, plano perfeito de resgate, rejeitado por aqueles que dele mais precisam:

É tão comum, galgarmos degraus de crescimento e... Em dado momento, percebemos que não crescemos suficiente. Penso que todos os cristãos já passaram por momentos assim. Muitos cristãos que vivem a intercalar começos e recomeços... Isto parece contraditório! Porém, a Bíblia diz: "Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras" (Ap 2:5). Amém Jesus!

Sei que, na ficção, é popular a figura do super-homem. Porém, assim como na vida real, não existe esta emblemática figura; na vida cristã legítima, não existe super crente. Sempre que penso em meus deveres e obrigações, tenho ciência que não conseguirei dar conta por mim mesmo, de todos os desafios que se apresentam. Alguns chegam a dizer que é preciso "matar um leão por dia". Hum... Sei não.

O que eu sei de fato, seja pela Bíblia, seja pela experiência, é que sem a ajuda de Deus, meu esforço é vão; pois, "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam" (Sal 127:1). E daí vem a minha necessidade de buscar ajuda de Jesus em oração; pois, o próprio Jesus disse: "sem mim nada podeis fazer" (Jo 15:5). Então, não tenho como vencer sozinho. Mas com Jesus vencerei!

Sei que minha origem é o pó, de onde fui formado; e que minha própria natureza me é adversária. Pois, como disse Paulo, "sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum" (Ro 7:18). Porém, Jesus anulou o escrito da dívida que nos desfavorecia, "cravando-a na cruz" (Col 2:14). Maravilhoso Jesus! Plano perfeito do Deus vivo, para salvar o pecador: https://youtu.be/PNzSv_t9OJE

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Verdade que nos liberta


Há cristãos que tanto se blindam contra críticas, que acabam se blindando, até contra as críticas que lhes fazem jus. E a estes cristãos, eu pergunto; Já pararam pra pensar que as críticas que recebem - até as de pessoas que vos antipatizam, podem ter a razão que vocês se negam a reconhecer? Desde muito cedo, tenho ouvido dizer que a verdade dói. Eu acredito ser um fato; porém, a mesma verdade que fere, tem o poder de curar. Ela não vem cheia de pompa - como a mentira e sua roupa brilhante; mas é cheia de grandeza, mesmo quando causa dor. Então, perante a verdade dos fatos, o melhor é nos rendermos à ela.

A Palavra de Deus nos assevera: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8:32). E esta verdade que liberta do engano, tem rosto, nome e sobrenome: Jesus Cristo. Se de fato temos Jesus; então, somos amantes da verdade libertadora; e por ela, devemos ser dirigidos e comedidos. A Bíblia declara que "nada podemos contra a verdade, senão pela verdade" (2 Cor 13:8). Sabemos que a verdade pode até magoar; mas, a mentira, difamando ou bajulando, pode arruinar e destruir, vidas e reputações. Enfim, sendo pela verdade, punidos ou poupados, devemos nela persistir; porquanto, Jesus é a Verdade.

A Bíblia denuncia que os seres humanos, "Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Por isso Deus os abandonou às paixões infames" (Rom 1:22-26). Em suma: Abandonaram a verdade de Deus, e optaram pela mentira.

A verdade é a Palavra de Deus! Ela jamais nos engana:
https://youtu.be/ZEnasjuNNfc

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 26 de setembro de 2021

Jesus é a Rocha eterna

Aleluia! Temos em Jesus, nossa Rocha eterna e Pedra angular:

Em diversos salmos, Davi se refere ao Senhor como "minha Rocha". Em um de seus salmos, ele faz questão de declarar: "tu és a minha rocha e a minha fortaleza" (Sl 31:3) e em outro, ele se refere a Deus como: "a minha rocha e a minha salvação" (Sl 62:2). E ao comparar o Deus vivo com os deuses dos povos, Moisés declara: "sua rocha não é como nossa Rocha" (Dt 32:31).

Investido da certeza de que Deus é Rocha eterna, Davi assim nos convida a louva-lo e adora-lo: "Vinde, cantemos ao Senhor; jubilemos à rocha da nossa salvação" (Sl 95:1). Ao se referir à si mesmo, Jesus assim adverte seus adversários: "Nunca lestes nas Escrituras: A pedra, que os edificadores rejeitaram, essa foi posta por cabeça do ângulo" (Mt 21:42). Jesus é nossa Rocha!

Em sua primeira epístola, Pedro declara que Jesus é "a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido" (1 Pd 2:6). E que aos que rejeitam Jesus, o apóstolo declara que o Senhor será "uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes" (1 Pd 2:8). Ele é nossa Rocha eterna e pedra angular!

Somos, na Bíblia, instados a nos chegarmos à Pedra viva (Jesus): "chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo" (1 Pd 2:4-5). https://youtu.be/c7TajUYLXTY

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 25 de setembro de 2021

Nem santos, nem sábios


Nesta madrugada, rendido perante do Senhor, fui lembrado que devo levar comigo ao lugar de oração, meus temores, dores e dissabores. Tenho sentido alegria em meu espírito; ao saber que o Senhor tem aprovado muitas das minhas decisões. Todavia, faço questão de dizer que aquilo que idealizamos e fazemos só será para bem, se Deus aprovar e confirmar. Pois a Bíblia diz que: "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela" (Sal 127:1), Na verdade, para que sejamos melhores agentes do bem, precisamos ser melhores servos de Jesus Cristo.

Tenho percebido que somente rendido aos pés do Senhor Jesus, com o coração rasgado e sincera contrição, seremos capazes de suportar e vencer nossas dores, temores e dissabores. Pois o Deus eterno assim decretou: "se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra" (2 Cr 7:14). E este é um decreto vigente, em todo tempo e para todo crente. Enfim... É importante saber que nossa vida e conduta não deve se afastar da vontade e do propósito de Deus, em Cristo Jesus.

Se quisermos ser sábios e santos aos olhos de Deus, devemos atentar ao que a Bíblia diz: "Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. Isto será saúde para o teu âmago, e medula para os teus ossos. Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares" (Pv 3:5-10). Pois, se assim não for; não seremos, nem santos, nem sábios.

Em fervente oração, gemidos do coração serão ouvidos:
https://youtu.be/La2-W-Ex6q4

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Jesus intercede por nós

Jesus que deu sua vida por nós "também intercede por nós" (Rm 8:34):

Fico a pensar no exército de intercessores que mantém o lugar de oração aquecido e o relógio da oração em movimento. E logo, sinto grande necessidade de orar por eles ao Pai; pois sei, por experiência própria, o quanto este abençoado exército de intercessores precisa de oração em seu favor; para que o Deus bondoso os sustente e os mantenha firmes em seus postos de intercessão.

Ainda hoje, bebemos das orações de Moisés, Neemias, Daniel e de outros intercessores do passado; que intercederam em seu tempo em favor das vítimas das aflições que o mundo de então lhes impunha. E assim como eles, nós precisamos combater em oração, pelas vítimas deste tempo. E assim, sendo o pecado causa maior deste desvio e degeneração, devemos orar pelos pecadores.

Na cruz Jesus, o Pão da Vida, nos deixou o seu alimento e levou as nossas dores. E nela, "o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados" (Isaías 53:5). Enfim, Jesus é poderoso pra "salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles" (Hb 7:25). Glória a Deus! Pois Jesus é nosso Salvador e Intercessor.

A Bíblia diz que Deus "nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós" (Rom 8:32-34). Ouçamos esta bela canção do saudoso Claudio Claro: https://youtu.be/9ALqqqtIjGg

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Estes dias que vivemos


Nestes dias que vivemos, não se admite o menor descuido; pois, vivemos tempos difíceis. São males sob o signo do engano, e tutela de uma perversa globalização que viola fronteiras, profana tradições e valores milenares, e esmaga resistências; ante os quais, a pandemia se apresenta como o menor destes males. Em tempos assim, qualquer precipitação e descuido pode ser fatal. Ao se referir ao nosso tempo, Jesus disse que "se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias" (Mat 24:22). Então, é dever do cristão, ser fiel e perseverante.

O verdadeiro cristão convive entre dois sentimentos convergentes: de ser desejado na terra (por sua família e igreja) e de ser esperado no céu (por Jesus e seus anjos). Como me faz feliz, a certeza de conviver entre estas duas realidades! Paulo, falando de sua experiência, assim se pronuncia: "de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor. Mas julgo mais necessário, por amor de vós, ficar na carne" (Fp 1:23-24). Sei que, as vezes, viver em comunidade e em família é cansativo e desgastante; porém, o prazer de estarmos juntos faz valer a pena.

A Bíblia diz: "que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda. Porque sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo, Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher" (Fp 1:18-22). Amém.

Louvado seja Deus! Honra e glória a Jesus para sempre!
https://youtu.be/n-7KsI4FgIQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Peregrino e sua jornada

Na vida, os cristãos são sempre marcados por lutas e provações:

O escritor e pregador John Bunyan, em seu livro "O peregrino" escrito em 1678 (dez anos antes de sua morte) conta a história do peregrino (personagem típico do cristão) o qual, ao longo de sua jornada, enfrenta vários perigos e obstáculos. No livro, os inimigos são vistos em figuras imaginárias que fazem de tudo para impedir o peregrino de seguir sua jornada em direção ao céu.

Nos salmos, o salmista Davi descreve suas lutas, sonhos, e demonstra seu apego ao Senhor e confiança em suas promessas. E resume sua luta e provação neste texto: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam" (Salmos 23:4). E isto acontece com todos os que servem ao Senhor Jesus.

Enfim, por razões que nem sempre percebemos, nem conseguimos entender, Deus o Pai - assim como fez com o seu amado filho Jesus, algumas vezes nos leva pelo vale escuro (como fez com Davi) ou pelo caminho da solidão (como fez com Jesus). Todavia, mesmo sem entender, devemos seguir firmados na fé! Com o olhar em Jesus, os pés no caminho, e o coração na Promessa!

Jesus assim falou: "Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo. Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" (João 16:32-33). Ao crente fiel, sempre há uma saída: https://youtu.be/A_XTNAbRspg

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 21 de setembro de 2021

Derramando o coração


Algumas vezes, orar não é apenas gratidão e intercessão, itens indispensáveis em uma verdadeira oração. São os momentos em que o derramar do coração vai muito além das lágrimas que rolam dos olhos e embargam a voz... Senhor! Tu contemplas a minha prostração e o meu derramar! E sinto segurança em tua presença. Que conforto isto me traz! E enquanto eu oro, estou ciente de minha incapacidade para dar conta dos problemas e motivos de oração que trago dentro de mim. Porém, sei que em tua presença, o lamento se transforma em júbilo, o mal se transforma em benção, e o problema em solução. Glorificado seja Deus!

Sei que não sou credor; mas devedor, à Deus e aos homens. Também sei que as pessoas às quais sou enviado a servir, nem sempre podem entender a dimensão de meu dever. Entendo que vim do pó e que ao pó voltarei, pois dele eu fui formado. E sei que as vezes, até mesmo a minha natureza me desfavorece; pois até o próprio Paulo assim relata seu drama: "Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem" (Rom 7:18). O que nos vale é que os nossos pecados foram cravados na rude cruz; pois, foi nela que o Salvador Jesus nos resgatou.

Como é bom poder ouvir a Palavra de Deus nos dizer: "Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades" (Efésios 2:13-16). Enfim, sabemos que fomos guindados, da morte para a vida, por Cristo Jesus, nosso eterno Senhor.

Meu Jesus! Prostrado aos teus pés, venho me derramar:
https://youtu.be/kzAelZ0v0Y4

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Bendita oração de Jesus

"Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora":

"Tenho guardado aqueles que me deste, e nenhum se perdeu, senão o filho da perdição" (Jo 17:1,12). Este é um pequeno texto da oração de Jesus, registrada no cap 17 do evangelho de João. Com esta oração, Jesus finaliza o sermão do cenáculo. Logo, ela é o desfecho do profundo sermão pregado por Jesus, o qual ocupa cerca de 1/4 do evangelho de João (caps 13 ao 17). Fervente oração!

Esta sublime oração põe diante de nossos olhos um testemunho inigualável de amor e compaixão. Pois, nela, Jesus revela a extensão de Seu sacrifício, em favor dos perdidos movendo, "os olhos do Pai" em direção aos mesmos. E expõe sua missão de salvar o pecador! Pois, em Lucas 19.10 ele fala que "o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido". Que grande amor de Jesus!

No encerrar deste sermão Jesus levantou seus olhos ao céu e fez a oração acima citada. E ela tem quatro objetivos principais: 1) Exaltação do Pai; 2) Afirmação de sua autoridade "sobre toda a carne"; 3) Testemunho de que ele é o único Salvador; 4) e a Intercessão em favor daqueles que o Pai lhe entregara. Enfim, amar Jesus é amar o perdido, e por ele se doar perante o Pai. Louvado seja Deus!

A Bíblia assim declara: "o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados." (1 João 4:7-10).  https://youtu.be/daGKSv_we-c

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 19 de setembro de 2021

Em qual lado estamos


Na existência, luz e trevas não vivem no mesmo espaço. Se um espaço é escuro tudo nele é oculto, tudo se encobre. Portanto, em nossa vida, jamais devemos permitir que o lado sombrio se sobreponha; pois é nesse lado que se ocultam os sentimentos mais torpes. O pecado está no lado sombrio da vida; e com ele, a falsidade, a incredulidade, a traição, a crueldade e a porneia. Estes sentimentos - e outros semelhantes, somente conseguem se suster no lado sombrio da vida; de onde podem agir sem serem vistos, até que a luz tudo revele. É um lado tão pérfido que o diabo vai sempre ali, buscar ferramentas para seu cruel trabalho.

Já no lado luminoso da vida - onde a luz derrama seu brilho, o amor exerce plena influência; e funciona como guia para outros nobres sentimentos. E assim, onde houver a divina luz, haverá o verdadeiro amor - tal qual cometa, trazendo em seu rastro luminoso, a gratidão, a benignidade, a esperança, a generosidade, a paz, e outros sentimentos afins. E neste lado, a própria fé é validada. E a vida se enche de graça e beleza! Pois Jesus, "a luz do mundo" (João 8:12), nele está presente. E quando Deus deseja usar algo ou alguém, procura sempre no lado luminoso da vida - onde tudo é visto com clareza; pois este lado não anoitece!

A Bíblia diz que as pessoas têm como tesouro, cativa o seu coração: "Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom" (Mt 6:19-24). Então, devemos priorizar o tesouro eterno, onde vive e reina Jesus.

Viu Deus que era boa a luz e fez separação entre luz e trevas (Gn 1:4):
https://youtu.be/NWqnt_i_5iQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 18 de setembro de 2021

Sem razão para queixa

Jesus acalma o vento, o mar, o coração humano. Glória a Deus!

Nesta manhã, Célia & eu viajaremos à Volta Redonda, para um fim-de-semana na IMW de Monte Castelo. Enquanto penso na missão, penso também em todos nós... Não temos razões justas para queixas. Pois sobre isto, assim Deus nos questiona: "De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados" (Lm 3:39). Aprendamos a viver esta verdade.

Não podemos lutar contra a velhice, nem contra os efeitos colaterais que ela provoca; isto é um fato. Mas... Podemos lutar sim! Contra os queixumes que incomodam; contra o mal humor que açodam; contra as vaidades que bajulam... Que mais posso eu dizer? São tantos agentes abstratos que procuram nos influenciar para o mal. Mas... Podemos vencer! Com a graça de Jesus.

Enfim, são muitos males que tentam agitar nosso homem interior. Contudo, podemos vence-los com recursos apontados na canção de Anderson Freire: "Acalma o meu coração". Se isto não for bastante, podemos nos imaginar no barco dos desesperados, vendo que Jesus "repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança" (Mat 8:26). Sim! Podemos lutar e vencer.

Se somos "justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado" (Rom 5:1-5). Jesus acalma o coração: https://youtu.be/HX2eDbkHwp8

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Remédio para angústia


Nos cristãos precisamos orar; pois, vivemos em um mundo tão angustiado que somos propensos a ser contagiados por esta angústia. E hoje de manhã, foi assim comigo. Então, o Espírito de Deus me fez lembrar que "Os que confiam no Senhor serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre" (Sal 125:1). Ó meu Senhor! É disto que nós teus filhos precisamos: De confiança! Pois, a tua Palavra atesta que "Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti" (Is 26:3). Nela, vejo que confiança é remédio contra angústia. Então, devemos nos encher de confiança.

Enfim, trago comigo um sentimento de profunda gratidão (e ele enche o meu coração); pois, sei que "é por Cristo que temos tal confiança em Deus" (2 Cor 3:4). Na verdade, confiar no Senhor é o antídoto contra o mal do mundo; esta é a razão deste divino imperativo: "Confiai no Senhor perpetuamente; porque o Senhor Deus é uma rocha eterna" (Is 26:4). A Bíblia assim adverte: "Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão" (Heb 10:35). E assim impõe: "Confiai nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante ele o vosso coração. Deus é o nosso refúgio" (Sal 62:8). Confiança!

"Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto" (Jeremias 17:5-8). Então, vou seguir firme! Crendo e confiando!

Confiança no Senhor é o melhor antídoto contra a angústia:
https://youtu.be/b1UWOkNBp68

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Ouvir, crer, aprender, guardar

Os meus quatro passos, sempre na cadência do Santo Espírito de Deus:

Precisamos ouvir. Pois Deus nos diz: "o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal" (Prov 1:33). Logo, se queremos viver, precisamos ouvir o Senhor que nos diz: "ouvi e a vossa alma viverá" (Isaías 55:3). Porém, isto significa ouvir a sua Palavra! Pois está escrito que "que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus" (Rom 10:17). Então, vamos ouvir!

Precisamos crer. Pois Jesus diz: "Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá" (Jo 11:25). Esta fé é atestada pelo batismo: "Quem crer e for batizado será salvo" (Mc 16:16). E ela deve ser baseada na Bíblia. Pois Jesus assim orou; "não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim" (Jo 17:20). Aleluia.

Precisamos aprender. Pois Jesus nos diz: "aprendei de mim" (Mt 11:29). E Paulo também diz: "O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei" (Fil 4:9). E Jesus diz que: "todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim" (Jo 6:45). E este é o seu testemunho: "para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito" (1 Cor 4:6). Amém, Senhor!

Precisamos guardar. Guardar a Palavra de Deus! Pois Deus nos diz: "Filho meu, guarda as minhas palavras" (Pv 7:1). Jesus disse: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra" (Jo 14:23). E mais ele diz: "se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte" (João 8:51). E guardar a fé, como Paulo: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé" (2 Tim 4:7). https://youtu.be/rNWFN-kbkIw

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Espírito de maledicência


Já no início de minha vida cristã, notei a existência de crentes cativos do espírito de maledicência. Na verdade, calabouços da maledicência aprisionam dois tipos de maldizentes: As vítimas de maledicentes que decidem revidar trocando mal por mal. E assim agindo, ofendidos se "amarram" aos que os ofendem, caindo prisioneiros da maledicência, ao usarem a mesma "arma" com que foram feridos. O outro tipo de maledicente é o que não precisa de motivo para criticar ou difamar; pois faz deste hábito, sua rotina de vida. E assim, ele se torna - há um só tempo, réu e vítima de um mal que condena; e prisioneiro de um destino do qual não consegue se livrar por si mesmo.

Na verdade, os maledicentes estão em todo lugar. Eles são vistos em instituições, famílias, e até igrejas. E agem como se vivessem um tipo de escravidão, dominados e usados pelo espírito de maledicência. Os tais chegam a maldizer até aqueles que dizem amar. Me preocupo com pessoas assim; pois não conseguem conversar com alguém sem falar mal de outro alguém. E como se tivessem veneno sob a língua, falam mal até dos que com elas vivem. Então, o maledicente é, ao mesmo tempo, torturador e torturado. Mas, nem tudo está perdido! Pois Jesus diz: "Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" (João 8:36). Enfim... Só mesmo Jesus para nos livrar deste mal.

Este é um texto muito valioso para esta análise: "Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?" (Tiago 4:8-12). Ele mostra a gravidade da mal (a maledicência) e a eficácia da cura (Jesus).

Esta canção é apropriada para vítimas de maledicência:
https://youtu.be/HS6T2u3oyJs

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 14 de setembro de 2021

Sem luta não há vitória

Em nossa jornada cristã, as lutas são grandes, mas a vitória é certa:

Em meu viver cristão, tenho aprendido que as bênçãos de Deus - assim como a eterna salvação, são parte de nossos direitos em Cristo. Mas, certas bênçãos especiais - para serem desfrutadas, exigem lutas aflitivas; as vezes, até contra boas pessoas, para serem alcançadas. Abraão lutou contra o inexplicável (Gen 15:7-18); e Jacó, até contra o anjo do Senhor (Gen 32:24-29). Amém.

Me surpreende o número de crentes que vivem em busca de fórmulas criativas e milagrosas; tudo, na vã tentativa de alcançar sem esforço os seus objetivos. Geralmente, tais medidas terminam em desalento e frustração. Pois na vida, assim como certos frutos, as bênçãos estão nos galhos mais altos, da árvore da promessa e da oportunidade; mas só com lutas são colhidas. Glória a Jesus!

A Bíblia diz que "se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada" (Rom 8:17-18). Enfim... Fé para lutar e vencer!

Paulo disse que "Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos" (2 Cor 4:8-10). Lutar até vencer! https://youtu.be/JmKCMXXcV5o

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Jesus nos deu salvação


Meu Deus eterno! Ao orarmos a ti, devemos sempre agradecer a vigência da graça de Cristo. Pois foi por meio de seu sacrifício que a maldição do jardim do Éden foi quebrada pela benção do monte do Calvário; e as obras inauguradas por Satanás - após a queda no Jardim do Éden; foram desfeitas por Jesus - após seu sacrifício na cruz do Calvário. Porquanto, naquela rude cruz, Jesus "tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si" (Isaías 53:4). A mesma Palavra diz que ele "levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores" (Isaías 53:12). Aleluia! Pois em Jesus, temos a graça redentora!

Meu Senhor amado! Como faz bem saber que em Cristo, temos graça e paz - presente e futura! Pois ele morreu para que nele vivêssemos. Que maravilha! Penso que o mundo seria mais justo e menos triste, se todos os cristãos entendessem quão grande é a graça que salva. Então, haveria mais alegria e menos tristeza, mais louvor e menos rancor, mais adoração e menos murmuração, mais amor e menos ódio. Enfim, foi para isto que Jesus deu sua vida: Para formar entre judeus e gentios - o novo homem, nascido de novo, limpo do pecado, lavado no sangue do "Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" (João 1:29). Glória ao nome de Jesus!

A Bíblia assim nos diz: "Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como ele é justo. Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo" (1 Jo 3:7-8). Diz também que Jesus "tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados" (Isaías 53:4-5). Glória ao Senhor Jesus!

Pela cruz, Jesus me chamou e gentilmente me atraiu:
https://youtu.be/MB8Af0j3iEM

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 12 de setembro de 2021

Suspiro por teus átrios

Só vivendo cada dia em Jesus, gozaremos eterno descanso e paz:

Precisei levantar, no início da madrugada deste sábado, para tomar um chá. Logo em seguida, o meu corpo desejou o quarto de dormir e o meu espírito o lugar de oração. Agradeci ao meu Senhor o reforço que tive, do Espírito Santo; pois, ao invés de subir os degraus que me levariam ao quarto, eu desci o degrau que me levou a um frente-a-frente com o Senhor, no lugar de oração.

Na verdade, iniciar um momento de oração à sós com Jesus pode até exigir de nós algum esforço; mas o encerrar deste encontro se traduz em indizível descanso e agradável sensação de alívio. Glória a Deus! Se considerarmos nossa vida, em um dia pelo outro, veremos que os seus melhores momentos foram os passados na presença de Jesus. Pois ali, lutas são vencidas e dores superadas.

Ao examinar nas Escrituras, fico a pensar: Que o profeta assim adverte: "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto" (Isaías 55:6). E que o salmista assim responde: "Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores" (Salmos 34:4). O prazer de buscar a face de Jesus, compensa qualquer sacrifício. Glorificado seja o nosso Jesus!

Ó meu Deus! "Quão amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos! A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo. O pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu os teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu" (Sl 84:1-3). https://youtu.be/0ZLzGscGfyA

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 11 de setembro de 2021

Banho de misericórdia


Faz tempo, percebi que o zelo humano (mesmo quando bem intencionado) pode se tornar instrumento de morte para vidas incapazes de suportar a dureza de um zelo despido de misericórdia. Desde então, eu tenho decidido que nunca devo empregar o meu zelo, sem antes o submeter a um banho de misericórdia. Pois, seja em uma igreja ou em uma casa, precisamos entender que o amor de Deus deve estar sempre acima daquele zelo excessivo que impõe cargas pesadas sobre pessoas (da família ou da igreja) pelas quais Jesus morreu. E digo isto, porque a salvação de uma alma é mais importante que a honra da liderança por nós exercida.

Fico a pensar... E se Deus nos medisse com a medida que as vezes medimos? Será que escaparíamos? Na verdade, ao pensar no zelo de Deus, eu percebo dois pontos que podem ajudar os zelosos de plantão: 1) Que o zelo de Deus é atenuado pelo amor que ele nos dedica; o qual é capaz de suportar as nossas mazelas. 2) Que o real sentido do salmo 69:9 é o atribuído pelos discípulos ao sofrer de Jesus, consumido que foi pelo zelo da obra do Pai (João 2:17). Enfim, o zelo sem amor pode causar muitos males aos outros. Pois, só o zelo mergulhado em amor e misericórdia pode levar uma vida a se doar por uma outra vida, mesmo mais rebelde.

Veja este texto: "Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor. Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito" (1 João 4:9-13). Nosso zelo deve ser imerso no divino amor.

Em meio à multidão, somente Jesus tinha a cruz sobre si:
https://youtu.be/UJ4S5yn_WFI

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Cristo vivendo em mim

Vemos tantos males neste mundo. E só Jesus nos pode livrar do mal:

Segundo a Bíblia, nós somos salvos pela graça (Ef 2:5), justificados pela fé (Rm 5:1) e comprados pelo sangue (Ap 5:9). E esta mesma Palavra declara que somos "santificados" por Deus, o Pai (Jd 1:1), "perdoados" por Deus, o Filho (Mc 2:5). e "enviados" por Deus, o Espírito Santo (At 16:6). Então, devemos pôr o coração e os olhos na Palavra - dando ouvidos ao que ela diz.

Neste mundo, perdidos estão os que se negam a abrir a porta de seu coração ao Senhor Jesus (Ap 3:20) preferindo dar lugar ao diabo, inimigo de nossas almas (Ef 4:27). Meu Jesus! É triste tanta gente (até mesmo entre pessoas que amamos) que se inclinam mais para os espírito enganadores (1 Tm 4:1) do que para a verdade que liberta (Jo 8:32). Infelizmente, isto se vê tempo todo.

Hoje vemos muitos se apresentando como salvadores; mas, o próprio Jesus nos alertou dizendo que "surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos" (Mt 24:24). Eles vivem entre nós confundindo tanta gente. Mas, só Jesus nos pode salvar; pois, ele é o "Salvador do mundo" (1 Jo 4:14). Meu Jesus!

A Bíblia declara que "Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más" (Jo 3:18-19). Enfim, para sermos salvos, basta crer e aceitar Jesus. https://youtu.be/8G6K4e7RVAU

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

O grande dia está perto


A Bíblia nos diz que "a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados" (1 Cor 15:50-52). Então, tal como as virgens prudentes, devemos perseverar em oração! Pois, este glorioso dia - tão aguardado pela Igreja de Jesus, está bem perto; e muitos crentes, como virgens loucas, serão por ele surpreendidos.

A Palavra de Deus diz que "o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça" (2 Ped 3:10-13). Vamos, em oração, manter a nossa chama sempre acesa.

Na Bíblia, o reino dos céus é tipificado por dez virgens adormecidas que ouviram "um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Então, todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta" (Mat 25:6-13). Desperta, Igreja noiva!

Jesus! Com o coração cheio de fé, espero este grande dia:
https://youtu.be/xZOeadHxpo4

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Perguntas e respostas

Sei que não tenho todas as respostas; porém, tenho o Deus as tem:

Aqui estou a pensar nas indagações que trago comigo (e são muitas) em cada manhã que me curvo diante do Senhor; como acabo de fazer. E, ao tentar buscar respostas para as mesmas, me dou conta que elas nem sempre têm resposta. Então, o Espírito me faz lembrar que se eu estou em Cristo, os "quando?", "para onde?" e "como chegar?" não devem toldar o meu viver.

Na verdade, Se neste mundo eu vivo cercado de perguntas; no mundo vindouro, terei todas as respostas. Pois Jesus, Senhor do saber e do conhecer, habita em mim pelo Seu Santo Espírito. E andar com Ele é sempre o melhor dos prazeres e a mais grata ventura. Sim! Conheço Deus o bastante para ter dele todas as respostas aos questionamentos que tenho. E com isto eu me sinto feliz!

A Bíblia diz que Deus, em um redemoinho, questionou o perplexo Jó: "Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel?" (Jó 38:4-5 ). Enfim, todos nós, cultos e incultos, podemos viver bem com nossas dúvidas, pois temos o Deus que possui todas as respostas.

Assim Deus nos falou: "Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes" (Jeremias 33:3). E o próprio Jesus assim nos desafia: "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas" (Mateus 11:29). Obrigado, Senhor Jesus! https://youtu.be/ht70dw14iVc

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 7 de setembro de 2021

A Bíblia e a Constituição


Hoje, dia em que se comemora a independência do Brasil, em plena madrugada em Petrópolis, pude percorrer as imaginárias praias do tempo e mergulhar no mar da graça que banha suas areias. Pois é o lugar onde a minha alma se renova e revigora e meu viver se refaz e recompõe. Todo crente precisa saber (se não sabe, deve buscar saber) que a vida só encontra seu rumo e real sentido, quando se deixa levar pelo Senhor, sob a luz do Seu olhar e a unção do Seu Espírito. Este saber tanto amplia o horizonte de sua fé, como lhe agrega valor à sua vida moral e espiritual. Gosto de pensar que - em dias bons ou ruins, Jesus sempre estará comigo.

A independência de nossa nação é importante conquista que precisa ser sacramentada no dia a dia de seu povo. E logo penso: Se Deus nos dá o direito de optar - errando ou acertando nas escolhas; por que homens que se julgam superiores acham que podem nos privar desse direito? Que a liberdade tem limites que devem ser respeitados, isto estou cansado de saber. Todavia, estes limites não são determinados por outros homens, quiçá tão imperfeitos como nós; mas, pelas leis que regulam o nosso viver no mundo. Leis estas definidas no Livro de Deus: A Bíblia; e no Livro da nação: A Constituição da República Federativa do Brasil.

Temos estes testemunhos declarados na Bíblia: Testemunho de Jesus: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada" (João 14:23). Testemunho do crente: "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti" (Sal 119:11). Testemunho profético: "Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo." (Apoc 1:3). Amém!

Temos na Constituição brasileira, estas declarações de igualdade: Igualdade entre os poderes: "São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário" (Artigo 2º). Igualdade entre os cidadãos: "Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade" (artigo 5º). Isto deve ser respeitado.

Obrigado por tua santa Palavra, meu Senhor Jesus:
https://youtu.be/YdIY559cLww

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

O meu socorro é Jesus

Fidelidade ao Senhor Jesus produzirá nos fiéis, os efeitos compensatórios:

Tenho sentido necessidade de em me dedicar mais ao Senhor. Não é só pelo fato de que tenho uma eterna dívida de gratidão para com Ele. Mas também, por ter conhecimento que dedicação a Deus tem efeito compensatório (alegria e paz estão entre eles). Estou convencido que não existirá no mundo, um prazer maior do que aquele que sentimos, mediante nossa dedicação ao Senhor Jesus.

Inúmeras vezes, pensei no drama de Asafe (conforme relato do salmo 73). Neste salmo, ele expõe seu conflito interior, ao ver a prosperidade dos maus e saúde dos ímpios; e foi por pouco que isto não o incluiu no rol dos condenados; pois, até pensou em negar sua fé e abandonar o seu Deus. Isso é assustador! Mormente, nestes dias cinzentos; dias em que a realidade é bem parecida!

O quadro de hoje revela pontos afins com os dias de Asafe: A robustez dos ímpios, a impunidade dos desonestos, a arrogância daqueles que se levantam contra Deus... E à isto se soma novo componente: A proliferação de muitos que se dizem cristãos, e cujas obras não demonstram tais dizeres, declarando aos quatro ventos que só é fiel quem prospera e enriquece. Porém, não negarei minha fé!

O salmista Asafe fraquejou e quase caiu: "Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos. Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios. Porque não há apertos na sua morte, mas firme está a sua força. Não se acham em trabalhos como outros homens, nem são afligidos como outros homens... Quando pensava em entender isto, foi para mim muito doloroso; Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles. Certamente tu os puseste em lugares escorregadios; tu os lanças em destruição" (Salmos 73:2-5, 16-18). Mas o Deus de amor o fortaleceu. Aleluia! https://youtu.be/AgW0Loonc2g

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 5 de setembro de 2021

Oração antes e depois


Na vida de um crente é bem comum festejar ganhos e lamentar perdas... E a oração, onde fica? Meu Senhor! Como é urgente orar, antes de vitórias e depois de fracassos! Penso que as grandes oposições que enfrentamos, ocorrem no percurso entre o ponto de partida e o de chegada ao lugar de oração. E não me refiro aos compromissos assumidos com pessoas ou tarefas; pois isto pode ser resolvido com a organização de nosso tempo. Estou falando de bloqueios espirituais. Quantas vezes, nos sentimos tomados por forte desejo de orar; mas... Não conseguimos chegar ao lugar de oração! E quando chegamos não sabemos nem o que dizer.

Estou convencido de que os empecilhos à oração - se gerados no inferno, vão desde fraqueza física e mental, tonturas, ânsia de vômito, até interrupções incomuns que dificultam a nossa chegada ao lugar de oração. Na verdade, os dias que vivemos, de crescente oposição a Deus e de maldade extrema, tendem a dificultar ainda mais a nossa vida devocional. Sei que não devo me preocupar em demasia com os obstáculos que tentam me impedir de orar; posto que eles são previsíveis e superáveis. O que me preocupa é o fato de que muitos crentes (até obreiros) não percebem que oração (antes, durante e após devocional) é poderosa arma de guerra.

Devemos pensar nesta advertência de Jesus: "Em verdade vos digo que não passará esta geração até que tudo aconteça. Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar. E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra. Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem" (Lucas 21:32-36). Vivendo neste mundo, precisamos orar!

Louvando ou clamando por socorro, orando sempre!
https://youtu.be/DSq1OKl6HsA

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 4 de setembro de 2021

Unção do Espírito Santo

Em tua presença eu acho descanso que não encontro em outro lugar:

Em madrugada alta, minha presença furtiva, no lugar de oração. Meu Senhor! Haverá lugar melhor e mais seguro? Obrigado Jesus! É lugar onde o teu Espírito está presente; e este "mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus" (Rm 8:16). Aleluia! E lugar onde eu vejo com clareza que a grandeza do forte rochedo e a leveza da pequena flor tem o mesmo valor.

Me sinto seguro ao pensar que o teu Espírito é presença inevitável! Então, "Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?" (Sl 139:7). Logo penso na palavra de Jesus que diz: "quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir" (Jo 16:13). Amém.

Estou certo de que a presença do Espírito nos torna sábios. Pois, sobre as coisas de Deus, Paulo assim se expressa: "As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais" (1 Cor 2:13). E o próprio Jesus diz: Ele "vos ensinará todas as coisas" (João 14:26). Glória a Deus!

A Bíblia diz: "a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis. E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda" (1 João 2:27-28). E esta unção nos vem pelo Espírito Santo de Deus! https://youtu.be/qBadOYnWfmU

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Conflito entre ser e ter


Tenho aprendido e afirmado que o ser humano deve ser valorizado; pois ele vale bem mais do que as coisas que possui. Logo, como ser humano que sou, tenho o meu próprio valor. Porém, Jesus nos adverte: "que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?" (Mat 16:26). Então, isto significa que o ser deve ser priorizado, acima do ter. Assim, se o ser é prioritário, o ter é utilitário. E todo cristão que se preza, não deve esquecer isto! Creio que o mundo seria melhor, se entendesse esta relação de causa e efeito; que é o ser antes do ter.

Infelizmente, a lógica da existência humana demonstra priorizar o ter, antes do ser. Todavia, segundo já propus em tempos atrás; a vida seria muito melhor se o ser amasse o ser e considerasse o ter, sempre do outro. Todavia, isto não cabe muito bem no raciocínio humano, tão egoísta. Pois, segundo a premissa humana, o ter é mais nosso que do outro. Como lidar com isto? Só mesmo deixando a Palavra de Deus transformar nosso homem interior. Pois, sendo de outro modo, o ser viverá a se lamentar, por não ter o que julga merecer. E de lamento em lamento, terá na vida dor e mágoa, sem ter nesta vida o que quer.

É importante entender esta premissa bíblica: "Se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros" (Filipenses 2:1-4). Pois, só entendendo seu real sentido, se entenderá a mensagem que postei.

Preciso aprender a amar e perdoar. Ensina-me Senhor!
https://youtu.be/ybbGnzUTcVE

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Pensamos e sentimos

Pensamentos e sentimentos, como eles nascem e para onde nos levam:

Estou convencido que os sentimentos e pensamentos são os responsáveis, pela maioria dos problemas que podem nos sufocar e aprisionar. Eles são tão influentes que podem nos tanger ao beco das desilusões e nos reduzir à morte em vida. Pois os pensamentos e os sentimentos revalidam o prazo de uma dor que já não existe; e podem até agigantar problemas que nada significam.

Vejo pessoas tornarem crônicas doenças que não deveriam ter este crédito. Vejo pessoas regarem como flor, uma dor gerada em seus sentimentos; e embalarem em um berço imaginário, lembranças e ideias que, já de há muito, deviam ter sido descartadas. Na verdade, aos poucos nos tornamos naquilo que pensamos e sentimos. Então, pense nas alegrias do céu e sinta Jesus em sua vida.

A Palavra nos diz: "De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus" (Fil 2:5). E também diz: "Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra" (Col 3:2). Enfim... "Se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus" (Col 3:1). Pois esta atitude instaura caminho para uma vida feliz!

Não me canso de pensar neste texto: "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus" (Filipenses 4:6-7). Ele ordena meu pensamento e acalma meu sentimento. https://youtu.be/wf5v4aFceA0

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

As gratas recordações


Em fria madrugada, me curvei perante o Senhor, na sala de meu filho que é pastor aqui em Cataguases. Meu Deus! Não há como medir o sentimento de um verdadeiro adorador; nem como evitar as lágrimas que insistem em rolar perante Jesus. Me lembrei de meu passado e recorri ao relicário... Revi o retalho de minha conversão - fruto de meus mentores e pais espirituais (Nair e Custódio, já falecidos) na grota de Cachoeira. Revi outro retalho, sendo discipulado na sapataria do Sgtº Silva e em sua casa, com sua esposa Francisca (hoje viúva com mais de 90 anos). Há mais relíquias em meu relicário imaginário... Ó meu Senhor Jesus! Muito obrigado!

Um poeta, em rasgo inspirativo, declarou que "de lembrança também se vive". Obrigado Senhor Jesus, pelas boas lembranças que carrego comigo! Hoje, logo pela manhã, Maria Célia & eu estaremos voltando à Petrópolis... Pois, indo e vindo de algum lugar, sempre retornaremos à nossa querida cidade das hortênsias. Meu Deus! No coração, existem tantos escaninhos para guardar as boas lembranças! Então, por que tantos insistem em encher seu coração de mágoa e rancor, de queixas e murmurações? Será que não percebem que louvar é melhor que lamentar, dizer bem que maldizer; enfim, recorrer às boas lembranças, ante os dias maus.

Se Habacuque tivesse escrito apenas este texto: "Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de corda)" (Hab 3:17-19); penso que isto já seria suficiente para o manter na relação de escritores das sagradas Escrituras.

Deus! Tu me fazes saber que feliz com Jesus sempre sou:
https://youtu.be/IkjbzQBYJ2Q

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar