terça-feira, 4 de maio de 2021

Vigiar e orar sempre


Examinando a Bíblia, percebo uma relação inseparável entre oração e vigilância; como se elas se completassem. E ao ler esta ordenança de Jesus - "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca" (Mt 26:41); vejo nela, o valor da oração para o fortalecimento do espírito e o valor da vigilância para disciplinar a carne. Assim, como não temos como prever o amanhã, Jesus nos adverte: "Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo" (Mc 13:33). Então, orar é sempre necessário para condicionar o espírito; tanto quanto, vigiar é preciso, para que a carne não escape ao nosso controle.

A Bíblia aponta que - logo após Jesus subir, os crentes "perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus e com seus irmãos" (At 1:14). E o apóstolo Paulo assim nos exorta: "Perseverai em oração, velando nela com ação de graças" (Cl 4:2). Ou seja: Oração sempre grata e perseverante. Os apóstolos abriram mão de qualquer ocupação que comprometesse sua vida de oração e ministério da palavra: "Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra" (At 6:4). E o vigiar é inerente ao orar: "E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração" (1 Pd 4:7). Glória a Jesus!

Na Bíblia, vemos Jesus assim finalizar o sermão escatológico: "Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar. E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra. Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem" (Lucas 21:33-36). E neste epílogo, o Senhor Jesus deixa explicita que devemos vigiar em todo tempo orando sempre.

Em qualquer hora, em qualquer lugar, vigiar e orar:
https://youtu.be/wtXbf82LzIY

Cordialmente;
Bispo Calegari

2 comentários:

Compartilhar