Cuidar da família: A responsabilidade que nunca deixaremos de ter.
A definição mais comum de responsabilidade é a que nos torna responsáveis por ações nossas, por ações de outrem, ou por valores à nós confiados. Então, dentre as inúmeras responsabilidades que todos nós temos, cuidar da família deve ser a mais importante. Mormente, os pais em relação aos seus filhos. E nós cristãos, devemos levar em conta as implicações desta responsabilidade.
Nesta madrugada, senti grande necessidade de orar por meus filhos. Pois, sendo eles "herança do Senhor" (Sl 127:3) me cabe cuidar deles. Sei que eles crescem e assumem seus deveres sociais e cidadãos, os quais incluem ter sua própria família. Mas, isto não exclui minha responsabilidade de interceder por eles e acompanhar seu viver; mesmo que achem desnecessário.
A Bíblia assim adverte aos pais: "E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor" (Ef 6:4). Infelizmente, o que mais vemos é: Pais que são rigorosos em demasia, provocando certa instabilidade em sua relação com seus filhos; e pais que são muito descuidados (as vezes, até cúmplices) nos desvios e desmandos de seus filhos.
Este texto - ainda que seja voltado para as viúvas, pode nos ajudar a entender o dever de cuidar da família: "Manda, pois, estas coisas, para que elas sejam irrepreensíveis. Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel" (1 Tm 5:7-8). E neste dever, está o de interceder por ela. https://youtu.be/5vULIBk4Be0
Cordialmente;
Bispo Calegari
Família maior bem que temos aqui na terra .
ResponderExcluir