terça-feira, 18 de maio de 2021

Omissão e comissão

Um dia nós o conheceremos, como hoje somos conhecidos:

Hoje, ao ser instado a orar, comecei a refletir... Devemos orar pelo que precisamos fazer; e orar pelo que devemos evitar. Na verdade, a Bíblia está cheia de imperativos inerentes aos deveres que temos e de impeditivos aos atos impróprios que somos tentados a praticar. Pois na vida, corremos o risco de pecar por coisas más que fazemos; e por coisas boas que deixamos de fazer.

Na doutrina cristã, o pecado se resume nestas duas principais vertentes: Pecado por omissão (quando deixamos de fazer o que é certo); e pecado por comissão (quando fazemos o que é errado). Portanto, devemos estar atentos ao falar de Deus; pois a sua Palavra define os direitos e os deveres que temos. E dentre os deveres, se impõe o de não pecarmos contra a vontade do Pai.

A Bíblia diz que "Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado" (Tg 4:17). E atesta que este bem deve se estender até à que nos faz o mal: "se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo" (Lc 6:33). Quanto ao mal, não o devemos fazer; nem mesmo ao nosso pior inimigo. Louvado seja nosso Deus!

Oração de Salomão: "Ó Senhor meu Deus, tu fizeste reinar a teu servo em lugar de Davi meu pai; e sou apenas um menino pequeno; não sei como sair, nem como entrar. E teu servo está no meio do teu povo que elegeste; povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão. A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal" (1 Reis 3:7-9). Uma linda oração: https://youtu.be/NhIRxmLLOuA

Cordialmente;
Bispo Calegari

Um comentário:

Compartilhar