terça-feira, 16 de março de 2021

Loucura e loucura


Não é fácil definir (ou mesmo analisar) a natureza humana. E como é difícil entender a mente humana! Não é por acaso que as ciências que estudam a mente e seus derivados encontram tantas dificuldades na elaboração de tratamento ou mesmo de um diagnóstico. Talvez seja esta a razão da própria ciência conceituar o que era antes chamado de loucura, como "transtornos da mente". No mundo, há pessoas loucas tidas saudáveis (e vice-versa). Pois este sintoma é visto em doutos e indoutos; velhos e jovens; crentes e ateus. Daí a Bíblia dizer que os salvos por Deus - "mesmo os loucos, não errarão" o Caminho (Is 35:8). Aleluia! Amém.

Ao que tudo parece indicar, existem dois tipos de mente e dois tipos de natureza: 1. Existe a mente perturbada por excesso de saber ou afetada por surtos e transtornos - temporários ou permanentes. E existe a "mente de Cristo" (1 Cor 2:16). 2. Existe a natureza humana (a qual não renasceu em Cristo) que é herdeira do pecado e morte de Adão, resultante da Queda. E existe a nova natureza, recriada por meio do novo nascimento em Cristo Jesus, resultante de sua morte na Cruz. Isto que estou à dizer é confirmado nas Escrituras sagradas! Logo, tão real como o ar que eu respiro, a água que eu bebo, e a vida que eu vivo. Amém.

Este texto descortina o problema humano e a solução divina: "Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens" (1 Cor 1:21-25). Amém!

Obrigado Jesus! Por carregar sobre os ombros, a minha cruz:
https://youtu.be/kbk0-6Hy43o

Cordialmente;
Bispo Calegari

2 comentários:

Compartilhar